Notícias

Assentamento Campo Verde recebe 52 kits de fogões sustentáveis

POR PORTELA | 05 DE DEZEMBRO DE 2018 | 257
A Prefeitura do Aracati fará a entrega, na tarde desta quinta (06), de 52 kits de fogões sustentáveis e chaminés ao Assentamento Campo Verde, em Cajazeiras, localidade rural do Aracati. Eles foram doados pelo Governo do Estado do Ceará através da Secretaria das Cidades e são para famílias cadastradas no Cadastro Individual de Benefícios (CADIB). O Assentamento Campo Verde fica depois da região central da comunidade de Cajazeiras, numa região distante da sede do município, 58 km do Centro.

Os ganhos com o uso dos kits são muitos, tanto para a saúde das pessoas quanto para o meio ambiente. Eles são 96% mais eficientes que o fogão tradicional, pois são construídos com tijolos refratários que mantém o calor dentro da estufa e economizam lenha. Além de ter uma tubulação que expele o gás para fora da casa, tem uma gaveta para acondicionar a lenha, uma outra para as cinzas e um forno. Tudo projetado para que o equipamento não ofereça riscos de queimaduras e nem comprometa a qualidade do ar respirado por quem estiver utilizando o equipamento. Segundo Paulo Rosas, gerente do projeto da Secretaria Estadual das Cidades, apenas em 2018 o Governo está distribuindo 3.000 (três mil) kits de fogões e chaminés no Ceará.

De acordo com estudos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis (IDER), a instalação dos fogões ecoeficientes promove uma redução de cerca de 40% no consumo de lenha, de 28% nos casos de queimaduras e de 46% nos de doenças respiratórias.

 

Deixe seu comentário