O Centro Histórico de Aracati compreende a área histórica da cidade do Aracati, no estado brasileiro do Ceará,
Composto por ruas e monumentos arquitetônicos da época dos séculos XVIII, XIX e XX. O conjunto arquitetônico passou a ser considerado patrimônio nacional, sendo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em abril de 2000. A cidade possui 154.824m² de área de tombamento rigoroso, onde estão inseridos 275 imóveis. Ao redor desse espaço, existem 786.151 m², englobando 1.157 edificações, como parte do poligonal de entorno, espaço que circunda o tombamento rigoroso e que também é regulado por uma série de restrições quanto a intervenções físicas. Suas construções são datadas dos séculos XVIII, época do Ciclo do Gado, século XIX, Ciclo Comercial do Algodão, e século XX, Ciclo Industrial.
Localizado a 14 km da sede do município, é uma localidade rural e praieira, cercado por mangues, dunas, lagoas e um braço do Rio Jaguaribe, onde há uma camboa.
É uma praia rústica e que possuí atrações especiais. Formadas pelo represamento das águas do rio que nela desemboca e a consequente formação de uma lagoa piscina muito apreciada para o banho e que ao sangrar para o mar forma uma bela cachoeira. Mar calmo com pedras sobre a areia. Há uma vila de nativos próxima à orla.
O Portal da Prefeitura Municipal do Aracati utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.