Sua construção foi iniciada em 1779. Originalmente, a cadeia pública funcionava na parte térrea, e a câmara, no pavimento superior.
Juntamente com o Centro Histórico de Aracati, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN) em abril de 2000. Até o ano de 1988 era possível ver os presos em suas celas que davam de frente para a Av. Coronel Alexanzito (famosa Rua Grande). Esta era a forma de fazer com que estes se envergonhassem do delito que haviam cometido e a população os conhecesse. Somente após este ano é que foi construído um novo presídio para cidade e a cadeia deixou de ter sua funcionalidade carcerária. Atualmente ainda funciona a Câmara dos Vereadores de Aracati na parte superior e inferior.
Localizado a 14 km da sede do município, é uma localidade rural e praieira, cercado por mangues, dunas, lagoas e um braço do Rio Jaguaribe, onde há uma camboa.
É uma praia rústica e que possuí atrações especiais. Formadas pelo represamento das águas do rio que nela desemboca e a consequente formação de uma lagoa piscina muito apreciada para o banho e que ao sangrar para o mar forma uma bela cachoeira. Mar calmo com pedras sobre a areia. Há uma vila de nativos próxima à orla.
O Portal da Prefeitura Municipal do Aracati utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.