NOTÍCIAS

16-NOV-2023

Contagem regressiva para o 6º Festival de Gastronomia e Cultura de Aracati

O maior evento gastronômico/cultural do Ceará acontece entre os dias 17 e 19 de novembro entre os casarões históricos da Rua Grande

#Festa POR PORTELA 16 DE NOVEMBRO DE 2023

Conhecido por valorizar e revelar talentos gastronômicos, artísticos e musicais, o 6º Festival de Gastronomia e Cultura de Aracati acontecerá entre os dias 17 e 19 de novembro, com programação gratuita e muitas atrações locais e nacionais.

Em 1km de extensão com as mais diversas atrações gastronômicas e culturais, a programação deve contar com mais de 50 atrações artísticas, entre shows, exposição, teatro e dança, e mais 70 expositores com o melhor da gastronomia. Tudo isso na encantadora Coronel Alexanzito, a histórica "Rua Grande".

Realizado pela Prefeitura do Aracati em parceria com o Sebrae, o evento acontece no coração do Aracati, entre os casarões tombados.

São esperadas milhares de pessoas por noite, a exemplo de outras edições, que devem curtir a experiência do Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati, a qual inclui as delícias da culinária cearense e mundial, atrações ocupando prédios históricos como o do Teatro Francisca Clotilde, o Espaço das Artes e o Aracaty Clube. Também é uma vitrine para o artesanato aracatiense, com artesãos que recebem consultoria da Prefeitura do Aracati e do Sebrae, e para a agricultura familiar.

"Estamos unidos e trabalhando muito para que em 2023, o Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati continue com o sucesso de todos os anos e que esta seja a maior edição, pois temos um público cativo e o esforço é superar o ano anterior, com recorde de vendas para os comerciantes e muita divulgação artística e cultura", explicou o prefeito de Aracati Bismarck Maia.

Programe-se

Durante os três dias de festa serão dezenas de atrações musicais. Entre as confirmadas, na sexta-feira, 17, no palco principal do evento, montado em frente à Câmara Municipal, muita MPB com Marcos Lessa; a mistura de ritmos da cearense Superbanda e muito forró, com o consagrado sanfoneiro Waldonys.

No sábado, 18, o palco principal contará com apresentações do pagodeiro Serfano Giló; da banda Os Transacionais e suas versões de músicas clássicas e a presença de um dos maiores sambistas em atividade, Diogo Nogueira.

Na última noite da festa, domingo, 19, teremos como atrações principais: o pagode do Grupo À Vontade; novos sucessos do forró com Aldynha Vox e muito forró das antigas com Marcelo di Holanda & Matheus Farias.

Confira as atrações

O Festival tem seus pontos de destaque como o Selfpoint oficial na entrada da feira; o Estande dos Chefs, que fica em frente ao Museu Jaguaribano; o Palco Principal em frente à Câmara Municipal; seis lounges e sete ilhas de estandes gastronômicos, além das casas que se transformam em restaurantes nestes dias.

Chefs confirmados

Marina Araujo

Marina é cozinheira de comida brasileira, diretora do Mercado AlimentaCE e chef executiva do restaurante Raiz Cozinha Brasileira. Também participou dos programas The Taste Brasil e Que Seja Doce, ambos da GNT, sendo vencedora do último programa.

Sales Jr.

Sales estudou na Le Cordon Bleu, Escola de artes culinárias em Paris, denominada a melhor do mundo. Sócio-proprietário do Orla Praia Club. Chef de cozinha da Donkey Head Cervejaria e tem experiência internacional no restaurante Clover Grill em Paris.

Bruno Modolo

O chef e sommelier, estudou no Senac São Paulo e no The Culinary Institute of America nos Estados Unidos. Atua como professor da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, e consultor de empresas no mundo gastronômico.

Estação Carnes Prime

Neste ano, a equipe vem com os chefs: Harryson Feitosa, Rafael Félix, Ênio Lima, Boa Jatahy, André Victor para trabalhar a famosa técnica do Fogo de Chão, que consiste em pendurar as peças de carne para elas agregarem o sabor do defumado, no fogo feito no chão. A Estação Carnes Prime vem com meia tonelada de carne, dentre elas estarão a manta de cordeiro do tauá, coxa e sobrecoxa de frango defumada, costela, steak de picanha e maminha e cupim.

Espaço das Artes

O Casarão terá a exposição de 100 obras de arte de 16 artistas regionais e de projeção nacional e internacional sob a curadoria de Nathalie Nicolas, além disso, acontece a II Mostra de Cinema Del Picchia. O Espaço da Artes segue como uma opção para os apreciadores da boa arte em diversas mídias.

Praça Doutor Leite

Durante os três dias pode-se conhecer mais sobre as tipologias do artesanato criado com carinho e dedicação pelos talentosos artesãos da região e saborear os produtos da culinária típica feita pelos produtores da agricultura familiar.

Beco do Meio Ambiente (Beco das Uvas)

O Festival de Gastronomia e Cultura sempre está comprometido com as ações de conscientização sobre o meio ambiente e sustentabilidade e terá uma programação especial voltada para esses temas no Beco do Meio Ambiente (Beco das Uvas), com exposição de aves migratórias, simulador com separação de resíduos sólidos e exposições. Ao longo da avenida haverá ilhas ecológicas com tambores de lixos orgânicos e recicláveis, e coletores orientando a população sobre o descarte correto do lixo. Além disso, será possível trocar seu lixo reciclável por mudas de plantas.

SERVIÇO

6º Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati

Quando: 17 a 19 de novembro de 2023, sempre a partir das 18h

Onde: Rua Grande (Coronel Alexanzito), Centro Histórico do Aracati

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 4 dia(s)

Projeto Fila Zero na Saúde do Aracati

O Projeto Fila Zero já está em seu pleno funcionamento, e nessa segunda (13) e terça-fei [...]

#Tecnologia Há 4 dia(s)

BALCÃO VIRTUAL DA PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO

O atendimento ao público interno e externo será realizado também de forma remota, pelo [...]

#Cultura Há 5 dia(s)

Entrega da Restauração da Casa Adolfo Caminha e da Nova Biblioteca Municipal

É com grande alegria que a Prefeitura de Aracati convida você para a cerimônia de entreg [...]

#Desenvolvimento Há 8 dia(s)

Primeiro carregamento de doações do Aracati para o Rio Grande do Sul

A corrente do bem do Aracati para ajudar, com doações, às vítimas das enchentes no Rio G [...]

#Esporte Há 8 dia(s)

Entrega de Equipamentos para a Escolinha de Triathlon Formando Campeões Núcleo Aracati

Os atletas da Escolinha de Triathlon Formando Campeões Núcleo Aracati receberam nesta qu [...]

#Cultura Há 8 dia(s)

Chamada Pública para os grupos Juninos do São João 2024

O São João do Aracati 2024 está se aproximando, e a partir de segunda-feira(13), os grup [...]

#Saúde Há 8 dia(s)

Projeto Fila Zero na Saúde do Aracati

O Projeto Fila Zero já está em seu pleno funcionamento, e a partir da próxima segunda-fe [...]

#Segurança Há 8 dia(s)

Maio Amarelo: A Paz no Trânsito começa com você

Maio Amarelo é uma importante campanha que busca conscientizar a sociedade sobre a impor [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito