NOTÍCIAS

14-ABR-2023

Mutirão de atendimento da Central de Regulação do Aracati aperfeiçoa serviços para zerar fila de marcações

Mais de 2 mil agendamentos foram realizados desde a adoção dos novos processos; iniciativa é completar a outras ações, como reforma do HMed e de postos de saúde

#Saúde POR PORTELA 14 DE ABRIL DE 2023

A adoção de novos protocolos de atendimento pela Central de Regulação da Prefeitura do Aracati, em vigor desde o dia 30 de março, resultou nas duas primeiras semanas em ao menos 2 mil agendamentos de exames, consultas e procedimentos diversos durante uma ação que envolveu servidores de vários órgãos para desafogar a fila de espera. A equipe foi ampliada e os procedimentos adotados estão em constante aperfeiçoamento, mesmo após o fim do mutirão, para agilizar a marcação nas redes de saúde pública municipal e estadual.

Nos primeiros dias, o mutirão de marcações realizou o acolhimento dos pacientes no Teatro Francisca Clotilde, posteriormente encaminhados para o auditório da Central, onde são realizadas as marcações e inserções nas filas de espera.

Com os novos processos, os usuários não precisam mais voltar várias vezes à Central para conseguir seu agendamento e podem fazê-lo todos os dias, desde que tenha a guia médica. Antes, os pacientes marcavam exames e procedimentos apenas no início e no fim de cada mês.

Atualmente, tanto as marcações podem ser feitas todos os dias, quanto os procedimentos que não têm disponibilidade imediata são incluídos em uma relação e a marcação é feita por servidores, que comunicam ao usuário a data, o horário e o local da consulta ou procedimento.

Estas mudanças, que dão mais dignidade ao atendimento à população, complementam várias ações da Prefeitura do Aracati já consolidadas na área da saúde. São elas: reforma e oferta de novos serviços no Hospital Municipal Dr. Eduardo Dias (HMed); novo Centro de Imagens do HMed; transferência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para área anexa ao hospital, compondo o Complexo de Saúde do Aracati; ampliação da rede de atenção primária; além de reforma e construção de postos de saúde e pontos de apoio.

Na Atenção Básica, o município conta com 22 Unidades Básicas de Saúde - UBSs com equipes da Saúde da Família, atuando em todas as regiões do Aracati. São quatro novas UBSs: Baixio, Cajueiro, Quixaba e Cantinho e, em breve, Canoa Quebrada. As UBSs dos bairros Pedregal e Cajazeiras também foram completamente reformadas.

Novas UBSs, Postos Móveis e Pontos de Apoio

Também foram inauguradas três Unidades de Saúde Móveis (ônibus equipados para atendimentos), que se revezam prestando serviço nas comunidades mais isoladas da Região Sul, Região das Lagoas e Mata Fresca. Vale lembrar que Aracati possui cerca de 1,25 mil km².

Também houve reformas em dez Pontos de Apoio, que servem como base para atendimentos médicos e Programa Saúde da Família. As unidades requalificadas ficam na praia de Fontainha e nos distritos Juá, Lagoa das Caraúbas, Lagoa dos Ferreiras, Lagoa do Pedro, Lagoa dos Porcos, Lagoinha, Lagoa da Quixaba, Tanque Salgado I e Córrego dos Macacos.

HMed

Em 2017, o HMed chegou a enfrentar processo para fechamento por não conformidade com as regras definidas pela Vigilância Sanitária. Após uma série de intervenções, a unidade recebeu, após 41 anos de fundação, sua primeira certificação de funcionamento de acordo com todas as normas da Vigilância Sanitária.

Atualmente, são 82 leitos distribuídos em Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Clínica Traumatológica; setores de Internação, Ambulatório e Bloco Administrativo reformados; Unidade de Terapia de Urgência - UTU; recepção e banheiros requalificados; Centro Cirúrgico; Sala de Recuperação Pós-anestésica e Emergência.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 4 dia(s)

Projeto Fila Zero na Saúde do Aracati

O Projeto Fila Zero já está em seu pleno funcionamento, e nessa segunda (13) e terça-fei [...]

#Tecnologia Há 4 dia(s)

BALCÃO VIRTUAL DA PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO

O atendimento ao público interno e externo será realizado também de forma remota, pelo [...]

#Cultura Há 5 dia(s)

Entrega da Restauração da Casa Adolfo Caminha e da Nova Biblioteca Municipal

É com grande alegria que a Prefeitura de Aracati convida você para a cerimônia de entreg [...]

#Desenvolvimento Há 8 dia(s)

Primeiro carregamento de doações do Aracati para o Rio Grande do Sul

A corrente do bem do Aracati para ajudar, com doações, às vítimas das enchentes no Rio G [...]

#Esporte Há 8 dia(s)

Entrega de Equipamentos para a Escolinha de Triathlon Formando Campeões Núcleo Aracati

Os atletas da Escolinha de Triathlon Formando Campeões Núcleo Aracati receberam nesta qu [...]

#Cultura Há 8 dia(s)

Chamada Pública para os grupos Juninos do São João 2024

O São João do Aracati 2024 está se aproximando, e a partir de segunda-feira(13), os grup [...]

#Saúde Há 8 dia(s)

Projeto Fila Zero na Saúde do Aracati

O Projeto Fila Zero já está em seu pleno funcionamento, e a partir da próxima segunda-fe [...]

#Segurança Há 8 dia(s)

Maio Amarelo: A Paz no Trânsito começa com você

Maio Amarelo é uma importante campanha que busca conscientizar a sociedade sobre a impor [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito