Notícias

Aracati realiza as Conferências Livres Municipais durante todo o mês de setembro

As Conferências Livres propõem ações para o fortalecimento da participação de crianças e adolescentes nas políticas sociais do município

POR PORTELA | 12 DE SETEMBRO DE 2018 | 171
A Prefeitura do Aracati por meio da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e a Comissão do Selo Unicef realizam, durante todo o mês de setembro, as conferências livres municipais. Na tarde desta terça-feira (11), na Escola Darcy Ribeiro, equipes do CRAS Lourdes debateram o eixo "Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes".

O que são as Conferências Livres?

As conferências livres são momentos de construção de propostas voltadas para a afirmação da proteção integral das crianças e adolescentes nas políticas públicas do município, fortalecendo as estratégias e ações de enfrentamento das violências e considerando a diversidade. Durante as conferências, serão trabalhados cinco eixos: 1- Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social, 2- Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes, 3- Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes, 4- Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes e 5- Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

"Vemos os adolescentes participando, debatendo assuntos relevantes para a melhoria dos direitos das crianças e adolescentes, falando por exemplo sobre o processo econômico do país, sobre homofobia, políticas públicas. Plantamos a semente para depois colhermos os frutos", destacou Rosimeire Brígido Ribeiro, presidente do CMDCA.

Para Kelly Maria, participante do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), as conferências livres dão a oportunidade para que os jovens participem das políticas públicas: "Acho importante para eles conhecerem as nossas necessidades, o que realmente está faltando nas nossas escolas e no município", comentou.

As onferências livres municipais são momentos de preparação que antecedem a I Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes que acontecerá dia oito de novembro em Aracati. A preparação desse encontro deve mobilizar todo o país, por meio da realização das conferências livres municipais, regionais e estaduais.

 

Deixe seu comentário