NOTÍCIAS

23-SET-2021

Conaci promove XVII Encontro Nacional de Controle Interno

#Controle POR SOL 23 DE SETEMBRO DE 2021

O EN vai acontecer em Curitiba, e conta com temas relevantes para contribuir com a melhoria da gestão no Brasil, por meio do Controle.

O XVII Encontro Nacional de Controle Interno vai acontecer nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, em Curitiba, no Paraná. Nesta edição, diante das medidas de restrição devido à pandemia, apenas membros do Conselho vão estar presentes, após todos os protocolos e medidas de segurança recomendadas pela OMS, e demais interessados pelos temas vão poder acompanhar o evento de forma virtual. A iniciativa é promovida pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com a Controladoria-Geral do Estado do Paraná (CGE-PR). Durante a programação, referências da área do controle vão abordar assuntos atuais de interesse da administração pública e das controladorias do Brasil. A transmissão será no canal do Conaci, no YouTube, e ao vivo.

A abertura conta com a presença do governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior, do presidente do Conaci, Leonardo Ferraz, e do controlador e anfitrião do evento, Raul Siqueira. A professora e filósofa da Organização Internacional Nova Acrópole Brasil, Oina, Lúcia Helena Galvão, vai proferir a palestra magna com o tema "Sua Ética é Jiló ou Chocolate?". Logo após a primeira apresentação, o Ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, vai falar palestrar sobre "O desafio de implementação da Política de Governança para a melhoria do índice de competitividade do Brasil". Para finalizar o primeiro dia, o especialista em Compliance e Gestão de Riscos, Rodrigo Pironti, vai proferir a palestra "Desafios da LGPD ao Poder Público e o papel das Controladorias".

Para abrir o segundo dia de atividades, o Conaci vai lançar o segundo livro do órgão, intitulado "Controle Interno Contemporâneo", uma coletânea dos melhores artigos submetidos no I Concurso Nacional de Artigos Científicos do Conselho Nacional de Controle Interno, no último ano. Em seguida, Raul Siqueira vai apresentar o Programa de Integridade e Compliance do Estado do Paraná, "Do planejamento, hoje uma realidade". E, para terminar o Encontro com chave de ouro, a voz da conformidade na premiada Compliance Podcast Network, Thomas Fox, vai falar sobre "A Profissão de Compliance em 2025 e além" (The Compliance Profession in 2025 and Beyond), com tradução simultânea.

Confira a programação completa:

30 de setembro

8h30 Abertura

• Presença do governador Ratinho Junior.

9h - Palestra Magna

o Lúcia Helena Galvão

Lúcia Helena Galvão é professora de filosofia e poetisa. Há mais de 30 anos na profissão, é uma das palestrantes mais antigas e ativas. Nascida no Rio de Janeiro, reside hoje em Brasília, onde ministra aulas sobre os mais variados temas: ética, sociopolítica, simbologia, história da filosofia, entre outros. Poetisa, já publicou quatro livros, além de produzir artigos e crônicas frequentemente publicados pela imprensa de todo o país. Profere ainda palestras e conferências regularmente para grandes públicos no Brasil e em outros países. Na internet é um fenômeno nas redes sociais e Youtube, onde possui milhares de seguidores e acumula mais de 50 milhões de visualizações em suas palestras.

10h15 - Apresentação: "O desafio de implementação da Política de Governança para a melhoria do índice de competitividade do Brasil."

o Ministro do TCU, Augusto Nardes

João Augusto Ribeiro Nardes é Ministro do Tribunal de Contas da União. Augusto Nardes é graduado em administração de empresas pela Fundames, em Santo Ângelo, pós-graduado em política do desenvolvimento e mestre em estudos de desenvolvimento, pelo Institut Université d'Études, em Genebra, na Suíça.

11h - Apresentação: Desafios da LGPD ao Poder Público e o papel das Controladorias

o Dr. Rodrigo Pironti

Advogado. Pós-Doutor em Direito pela Universidad Complutense de Madrid. Doutor e Mestre em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Diretor Executivo e Financeiro do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo - IBDA. Autor das obras: Processo administrativo e controle da atividade regulatória (Ed. Fórum), Sistema de controle interno: uma perspectiva do modelo de gestão pública gerencial (Ed. Fórum), Ensaio avançado de controle interno (Ed. Fórum); Compliance e gestão de riscos nas empresas estatais (Ed. Fórum). Compliance nas Contratações Públicas (Ed. Forum), Coordenador das Obras: Direito administrativo contemporâneo: estudos em memória ao professor Manoel de Oliveira Franco Sobrinho (Ed. Fórum); Serviços públicos, estudos dirigidos (Ed. Fórum) Lei de Responsabilidade Fiscal (Ed. Forum), Compliance, Gestão de Riscos e Combate à Corrupção (Ed. Fórum), Compliance no Setor Público (Ed. Forum) e Lei Geral de Proteção de Dados: um novo cenário de Governança Corporativa (Ed. Forum) e Lei Geral de Proteção de Dados no Setor Público (Ed. Forum).

12h Encerramento primeiro dia.

01 de outubro

8h50 - Abertura

9h Palestra "The Compliance Profession in 2025 and Beyond (A Profissão de Compliance em 2025 e além) - com tradução simultânea

Tom Fox - O americano Thomas Fox é advogado há 30 anos. Atua como consultor independente, auxiliando empresas com conformidade, anticorrupção e antissuborno.

Autor do livro: "The Compliance Handbook", 2ª edição publicado em junho de 2021. Além disso, Tom é autor de 19 livros sobre liderança empresarial, conformidade e ética e governança corporativa, incluindo o best-sellers internacionais "Lições Aprendidas sobre Conformidade e Ética" e "Melhores Práticas sob a FCPA e Lei de Suborno", bem como sua premiada série "Fox on Compliance". Tom é a voz da conformidade na premiada Compliance Podcast Network.

10h15 Lançamento do livro do CONACI

10h30 Apresentação: Programa de Integridade e Compliance do Estado do Paraná.

Do Planejamento, hoje uma Realidade.

o Raul Siqueira

Raul Clei Coccaro Siqueira é especialista em ética e compliance pela Society of Corporate Compliance and Ethics (SCCE) e pela Legal, Ethics & Compliance (LEC), membro do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (IBRADEMP) e do Instituto Paranaense de Compliance (IPACOM). Secretário Geral da Comissão de Gestão Pública, Transparência e Controle da Administração e Conselheiro da Comissão de Direito da Cidade da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná.

No Estado do Paraná, dentre suas experiências profissionais incluem a de Procurador Jurídico e Controlador Geral do Serviço Social Autônomo ParanaCidade, bem como da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná, Coordenador Jurídico da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba - COMEC, Assessor Jurídico da Casa Civil do Paraná (CC) e da Secretaria de Estado do Governo (SEEG), Assessor Jurídico da Secretaria Especial do Controle Interno do Paraná, Assessor Jurídico do Instituto de Tecnologia do Paraná - TECPAR, dentre outros.

12h Encerramento oficial

 

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Esporte Há 7 dia(s)

Aracati chega a marca de 45 areninhas com a inauguração das areninhas de Majorlândia, Quixaba e Cajueiro

O Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura do Aracati realizaram a cerimônia oficial de [...]

#Saúde Há 9 dia(s)

Aracati recebe a 11ª Turma de Residência Multiprofissional em Saúde

Nesta semana, ocorreu o acolhimento, a apresentação dos serviços da Rede de Atenção em S [...]

#Empreendedorismo Há 10 dia(s)

Sebrae realiza Encontro de Secretários de Desenvolvimento Econômico e Agentes de Desenvolvimento do Litoral Leste

O Sebrae Regional Leste realizou, na sede de Aracati, o I Encontro Anual da Rede de Agen [...]

#AssistênciaSocial Há 10 dia(s)

O programa Vale-gás social beneficiará mais 772 famílias aracatienses neste mês de abril

O início da entrega dos vales aconteceu nesta terça-feira, 16, no Cras Lourdes pela manh [...]

#Saúde Há 14 dia(s)

HMED e UPA recebem comitiva do Governo do Estado para visita técnica

A Secretária de Saúde do Estado, Tânia Coelho esteve nesta sexta-feira, 12, realizando v [...]

#Saúde Há 14 dia(s)

Entrega de camisetas para as praticantes de atividade física dos projetos 'Geração Saúde' e 'Mova-se'

As aracatienses que participam de atividades físicas, proporcionadas pelos projetos Gera [...]

#Controladoria Há 16 dia(s)

CGM PARTICIPA DE CURSO PROMOVIDO PELA RECIGP SOBRE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO SETOR PÚBLICO

Nesta terça-feira (09/04), aconteceu o encerramento do curso de Planejamento Estratégico [...]

#Controladoria Há 16 dia(s)

PGM E CGM PROMOVEM A CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES DA COMISSÃO PROCESSANTE DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR

Visando a melhoria dos serviços públicos, bem como a garantia da lisura nos Procedimento [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito