NOTÍCIAS

26-FEV-2021

Prefeitura de Aracati orienta e apoia artistas a captar recursos via leis de incentivo

#CULTURA POR PORTELA 26 DE FEVEREIRO DE 2021 666

Desde a aprovação da lei Federal "Aldir Blanc", que prevê auxílio financeiro ao setor cultural, apoiando os profissionais da área que sofreram forte impacto com as medidas de distanciamento social, a Secretaria de Turismo e Cultura do Aracati buscou incentivar e organizar os artistas, além de dar apoio técnico para criação de projetos artísticos, os quais posteriormente foram aprovados para receber o benefício.

Entre os projetos aprovados destacamos o Projeto de Intervenção Urbana em Canoa Quebrada, com a pintura das casas da Rua Francisco Eliziario, ação que acontecia como uma iniciativa popular e que passa agora a ter investimento governamental, dando um importante impulso e valorização ao projeto.

O documentário "Terceiro Ato" sobre a história do Teatro Aracatiense nas últimas duas décadas é outro projeto aprovado com incentivo e orientação da prefeitura, além de projetos diversos de artesanato, aquisições de obras de arte e de peças para fins promocionais e outros que ainda serão iniciados. Ao todo são 47 artistas, artesãos e grupos beneficiados com recursos desta lei, cujas autorizações para pagamento dos valores foram dadas pelo prefeito Bismarck Maia no início deste ano.

Um dos artistas beneficiados, Mauro Oceans, explica que o projeto de pintar as ruas que vinha acontecendo parou devido a pandemia, porém, "com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo a gente conseguiu pôr o projeto em prática", ressaltou.

Os repasses financeiros são para várias categorias, com verbas para ocupação de espaços culturais e diversas formas de artes ou manifestação artística. "O intuito da Prefeitura Municipal é ter cada vez mais parceria com os artistas locais e a comunidade, disponibilizando mais projetos e apoiando com subsídios técnicos para a difusão e crescimento dos artistas", conforme relatou a Superintendente de Promoção Turística e Cultural do Aracati, Denise Pontes.

 

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito