Notícias

Dose Zero contra o Sarampo tem início na quinta dia 22 de agosto

#AGENDA | POR PORTELA | 22 DE AGOSTO DE 2019 | 314
A partir de quinta-feira (22/08), todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o Sarampo em todo o país. Chamada de Dose Zero, essa estratégia busca proteger esse grupo, que é vulnerável ao vírus e tem maior risco de ter complicações causadas pela doença. O objetivo é intensificar a vacinação desse público alvo, que é mais suscetível a casos graves e óbitos, pois, atualmente, 11 estados estão com surto ativo da doença.

Ao completar 12 meses, essas crianças devem retornar ao posto de vacinação para começar o esquema vacinal, respeitando o prazo de 30 dias entre as doses. A segunda dose deve ser aplicada aos 15 meses. O Calendário Nacional de Vacinação oferta a proteção contra o Sarampo. São duas doses para pessoas de 1 a 29 anos e 1 dose para pessoas de 30 a 49 anos. Vale lembrar que quem já está vacinado não precisa receber a vacina.

A Prefeitura do Aracati vai oferecer todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, Hepatite B, Penta, Inativada Poliomielite (VIP), Oral Poliomielite (VOP), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba) e DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche) e a campanha vai até o dia 25 de outubro. A vacinação tem eficácia comprovada, prevenindo doenças e em alguns casos erradicando-as, como é o caso da poliomielite, que não existe no Brasil desde o início dos anos 90 devido às políticas de prevenção do Sistema Único de Saúde.

Segundo a Coordenadora de Imunização, Adriana Bravo, doenças como sarampo e pólio já foram eliminadas do nosso país, mas ainda acontecem em outros países, inclusive desenvolvidos. "Essas doenças já causaram sequelas gravíssimas em nossas crianças, como retardos de desenvolvimento e crescimento, paralisia infantil e surdez. Com a vacinação nos protegemos", explicou Adriana.

 

Deixe seu comentário