Notícias

30ª REUNIÃO TÉCNICA DO CONACI ACONTECE EM ARACATI

#CONTROLE | POR PORTELA | 22 DE MARÇO DE 2019 | 493
Entre os dias 28 e 29 de março acontece, no Aracati, a 30ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (RTC), evento que pela primeira vez, será em uma cidade do interior. O CONACI é uma instituição que congrega os órgãos centrais de controle interno do país e é formado por seus membros fundadores, filiados e associados. Os membros filiados são a Controladoria Geral da União, as Controladorias Gerais dos Estados e as Controladorias Gerais dos Municípios.

O CONACI, além de realizar as Reuniões Técnicas (RTC), também faz um encontro anual. Em 2019, serão quatro reuniões técnicas e o encontro anual, sendo que o Aracati tem privilégio de sediar a primeira RTC do ano. Nela os conselheiros debatem os assuntos pautados, sempre focando nas quatro macro funções do controle interno que são: auditoria, correição, prevenção e transparência. A partir desses eixos os órgãos presentes demonstram as suas experiências, além de fomentar parcerias entre as entidades.

A Controladoria do Aracati foi a primeira do interior do Brasil a fazer parte do conselho e tem parcerias com diversas entidades (CGU, CGE-CE, AGE-PA, CGM-RECIFE e CGM-BH), advindas de sua associação, para que experiências e conhecimentos sejam trocados e difundidos, inclusive através de atuações mútuas: “É o momento mais rico que existe no Brasil sobre a questão do controle interno e Aracati vai ter a honra de receber as melhores cabeças pensantes do país sobre o tema”, explica Rodrigo Mesquita, Controlador Geral do Município.

Links

SITE DO CONACI

 

 

Deixe seu comentário