Notícias

Aracati participou do 3º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef

POR SIMONE | 22 DE NOVEMBRO DE 2018 | 189
Aracati participou, nesta quarta-feira (21), na cidade de Fortaleza, do 3º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF para execução da atual edição 2017/2020. O encontro, realizado pela Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE) reuniu representantes de 169 municípios cearenses que juntos, trataram da metodologia, dos objetivos e das ações que devem ser implementadas e comprovadas para que o município conquiste a certificação ao final da edição, em 2020.

Para discutir os temas relacionados à educação, saúde e desenvolvimento social foram convidados os secretários municipais de educação, assistência social e saúde de todos os municípios inscritos. Os gestores discutiram experiências exitosas em cada uma das temáticas a serem trabalhadas, com destaque para as discussões sobre as ações relacionadas ao Programa Busca Ativa Escolar, ao tratamento adequado da Sífilis, aos indicadores de qualidade de educação infantil, à trajetória de sucesso escolar e ao esporte seguro e inclusivo.

Aracati contou com a presença do Secretário de Educação, Eduardo Neto; da representante da Secretaria de Saúde, Aurilene Batista; da representante da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, Nucilene Barbosa e da Articuladora Municipal do Selo Unicef, Andréa Pessoa.

Segundo o Secretário de Educação, Eduardo Neto, o Selo UNICEF é uma ferramenta de metodologia, de direcionamento e planejamento da gestão pública: "O Selo trabalha na perspectiva de direção de metas, de indicadores de resultados específicos, de ações específicas e intersetoriais entre as secretarias, ou seja, que possibilitam o diálogo entre elas para que problemas mais complexos possam ser resolvidos como um todo. A nossa participação e integração está sendo muito positiva para a conquista do Selo UNICEF 2017/2020", comentou.

Durante todo o encontro, os municípios tiveram a oportunidade de partilhar suas experiências a partir de cada realidade: "Através desses momentos de capacitações, o município poderá avaliar e monitorar os impactos na realidade das crianças e adolescentes, possibilitando aprimorar o acesso às políticas públicas municipais", concluiu Andrea Pessoa, Articuladora do Selo Unicef.

O Selo UNICEF

A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF conta com a participação de mais de 1.900 municípios de 18 estados brasileiros, que assumiram junto ao UNICEF o compromisso de implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A experiência com as edições anteriores comprova que os municípios certificados com o Selo UNICEF avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou participaram da iniciativa.

 

Deixe seu comentário