A Prefeitura do Aracati, permanentemente, trabalha em diversas frentes para minimizar os transtornos causados pelas fortes chuvas. Diversos órgãos e dezenas de profissionais vêm realizando trabalhos, além de uma vigília constante para garantir o bem-estar da população. Existe, desde 2018, um Grupo de Trabalho (GT) permanente que monitora os índices pluviométricos diários, discute e age para minimizar os efeitos danosos das chuvas nas localidades. Este grupo é formado pela Casa Civil, Gabinete Pessoal, Seinfra, Defesa Civil, Guarda Municipal, entre outras secretarias.
Somente entre os dias 19, 20 e 21 de fevereiro de 2024, o somatório das chuvas chega a 189,50 milímetros, número próximo das chuvas de janeiro e fevereiro de 2023. Lembrando que 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Apenas no dia 20 de fevereiro foi registrado no bairro N. S. de Lourdes 110 milímetros de chuva.
Com o aumento das chuvas, os trabalhos de nossas equipes continuam em ritmo acelerado para melhorar a vida de todos os aracatienses. Apenas no último ano, foram feitas limpezas em 33 unidades de bocas de lobo, nove grandes canais, 2.808 árvores podadas, 28.600m³ de retirada de entulhos, 323.700 m² de limpeza de sarjetas e mais 18 obras de pavimentações e drenagens.
Entre os serviços realizados permanentemente e refeitos nos últimos dias estão: limpeza de canais de águas pluviais na Maloca, N. S. de Lourdes, Aterro, R. S. Pedro (V. S. Rafael), C. Vida, Marezinha à C. da Espinha, V. São José; limpeza dos bueiros no F. Brito (Velame), R. A. Calixto; limpeza da galeria da R. T. João Paulo; recuperação de tampas da galeria da R. T. João Paulo, C. S. Francisco; desobstrução de bueiros da Av. D. do Mar, R. Cel. Alexanzito, V. S. Cristóvão; substituição de manilhas no Cumbe; limpeza das caixas de drenagem da R. C. João Paulo, manilhamento no campo de Quixaba, Boca do Forno acesso a Varzinha; limpeza ao redor do platô de Majorlândia para escoamento de águas pluviais.
Mas é muito importante que a população também faça sua parte, não descartando lixo em locais inapropriados.