Servidores, que atuam na gestão da Educação Municipal, participaram de um encontro formativo com educadores do município japonês de Hadano. A formação aconteceu na manhã desta sexta-feira, 2, no auditório da Escola São Marcelino Champagnat.
A comitiva nipônica veio conhecer a educação do Aracati, apreender nossos métodos e passar conhecimentos sobre como a educação infantil é feita em seu país.
Nosso município é o único do Norte e Nordeste que realiza essa troca de conhecimentos pioneira entre as cidades, tendo inclusive, enviado professoras para estágio na Educação Municipal de Hadano.
A experiência foi proporcionada graças a parceria entre a Prefeitura do Aracati e a Japan International Cooperation Agency - JICA, ou Agência de Cooperação Internacional do Japão, uma agência governamental japonesa.
Para os educadores japoneses o Aracati faz um excelente trabalho inserindo novas tecnologias no aprendizado como tablets e a cultura maker, aspectos que ainda são poucos trabalhados no Japão. Além disso, a educação aracatiense, assim como a japonesa, valoriza as competências socioemocionais dos alunos. Aqui, desenvolvemos parceria com o Instituto Ayrton Senna para Formação Socioemocional e o projeto piloto do Governo do Estado, o Inteligentes, que busca proporcionar aos alunos sempre que sejam reflexivos, ativos e questionadores.