O Trabalho abordou a formação das identidades étnicas e culturais da comunidade do São Chico e constatou suas origens africanas e indígenas
O Aracati, pela segunda vez consecutiva, se destaca no Ceará Científico, Etapa regional. Desta vez, o projeto vencedor foi: "Narrativas de resgate cultural no Aracati: O papel das histórias da comunidade do São Chico na preservação e revitalização das identidades étnico-raciais".
O estudo foi desenvolvido na EEF São Francisco, tendo à frente as alunas Maria Vitória Valente da Silva e Mariana Reinaldo da Silva, ambas do 9ª ano, sob orientação da professora Andréia Bernardo Valente e (co)orientação do formador técnico da Secretaria de Educação Professor Phellipe Pereira do Nascimento.
O trabalho resgata o papel das histórias da comunidade do São Chico na busca pela preservação e revitalização das identidades étnicas e culturais através de ações na comunidade, como entrevistas com os moradores, rodas de conversas e a produção da feira cultural. Através dele foi constatado que a comunidade possui origens africanas e indígenas.
Na terça-feira, 14, o projeto participou na cidade de Limoeiro do Norte da feira regional promovida pela Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação
- CREDE10/Russas, onde competiu com outros municípios da região na Categoria de Pesquisa Júnior - Ensino Fundamental II e obteve o 1ª lugar. Além do troféu e das medalhas de ouro, o trabalho segue para a Etapa Estadual em dezembro, no qual representará a cidade do Aracati e a CREDE 10/Russas.
O Ceará Científico é uma competição que objetiva incentivar e apoiar várias ações em educação científica, de forma que estudantes e professoras/es se envolvam no desenvolvimento de projetos/pesquisas no cotidiano escolar e na participação de eventos científicos e culturais. A competição sempre acontece nas etapas: escolar, regional e estadual.