Aracati é pioneiro no Norte e Nordeste nessa parceria com escolas japonesas para troca de conhecimentos
Duas professoras da rede municipal do Aracati participaram de estágio em escolas japonesas com o intuito de trocar experiências e conhecimentos entre o sistema de ensino das escolas japonesas e o das escolas municipais aracatienses. O Aracati é o único município do Norte e Nordeste que realiza essa troca de conhecimentos pioneira.
As professoras Artemizia Ribeiro e Nildene Nogueira foram selecionadas para um estágio de duas semanas em escolas nas cidades de Yokohama e Hadano. A experiência foi proporcionada graças a parceria entre a Prefeitura do Aracati e a Japan International Cooperation Agency - JICA, ou Agência de Cooperação Internacional do Japão, uma agência governamental do Japão.
Em 2018, aconteceu a primeira visita de uma comissão vinda do Japão para desenvolvimento do convênio. Nisso, 13 escolas do Aracati já vinham desenvolvendo o "Competências para a Vida", que é um projeto que busca desenvolver o aluno no socioemocional, ou seja, sua relação com outras pessoas e entender as suas emoções para compreender as dos outros. Esse projeto foi construído pela facilitadora Mayumi Suzuki e representantes da JICA para ser usado no Aracati.
Em 2020, aconteceu nova visita dos representantes japoneses em nossa cidade, houve e renovação do convênio feita pelo prefeito Bismarck Maia, e criou-se a proposta para que nossas professoras fossem para o estágio. Após a pandemia, a viagem foi concretizada, agora em 2023, oportunizando as profissionais do Aracati conhecerem as propostas educacionais de perto e como funcionam as escolas japonesas de ensino infantil e fundamental.
Para as professoras, a experiência de estágio mostrou que o Aracati está bem desenvolvido em alguns aspectos, como a inserção da tecnologia de tablets, que os alunos das escolas japonesas só passaram a usar durante o período da pandemia. No Aracati, as escolas já usavam os tablets para com intuito educativo há mais tempo.
Além disso, a educação aracatiense também vem desenvolvendo as competências socioemocionais dos alunos através da parceria com programada do Instituto Ayrton Senna para Formação Socioemocional. E no projeto piloto do Governo do Estado, o Inteligentes, que buscam proporcionar aos alunos sempre que sejam reflexivos, ativos e questionadores.
"A acolhida de 20 minutos, antes das aulas, com reflexões que estimulam os alunos, vem acontecendo no Aracati desde 2023 e no Japão, já é uma prática enraizada", revelou a professora Artemizia Ribeiro. Esse exemplo é de uma prática que por coincidência foi implantada com a mesma duração de 20 minutos, que é praticada no Japão. Isso mostra que estamos em caminhos próximos no pensar a educação.
A importância de entender o socioemocional dos alunos é entender como eles estão se sentindo e como podem se entender como seres humanos para ter um melhor aproveitamento educacional é o objetivo no Aracati e nas escolas japonesas. "Percebemos a vontade muito grande dos gestores japoneses em priorizar a educação, e é algo que o Aracati também está buscando estar à frente nesse desenvolvimento", concluiu a professora Nildene Nogueira.