A unidade ficará às margens da BR-304 e proporcionará o descarte correto e reciclagem de resíduos
O Aracati ganhará uma Central Municipal de Resíduos - CMR, que será um local moderno e equipado para tratar e destinar de forma adequada os resíduos gerados em nosso município. Isso significa mais saúde e qualidade de vida para todos os aracatienses, além de contribuir para a preservação do meio ambiente e gerar renda por meio da reciclagem.
A sede da CMR será construída próxima ao Detran, na BR-304, e terá um investimento de R$ 1.407.955,28 em sua primeira etapa. O equipamento será financiado através do Consórcio Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - COMARES - UCV, proveniente do programa Índice de Qualidade Municipal - IQM, da Secretaria de Meio Ambiente do Ceará.
O recurso financeiro é garantido graças às metas anuais, que a Prefeitura do Aracati vem cumprindo, tanto que desde o início da participação, o Aracati vem recebendo nota máxima pelas etapas cumpridas. Isso garante os recursos do ICMS ecológico, que é enviado para o consórcio gerir e adquirir os equipamentos dos municípios que participam.
A Central também terá o apoio de Ecopontos espalhados pelo município, que estimularão o descarte correto de resíduos sólidos pelos munícipes, além da implantação do sistema de coleta seletiva porta-a- porta no município.
Com essa nova aquisição, Aracati dá um importante passo para a construção de uma cidade mais sustentável e comprometida com o futuro.
O que terá na CMR?
Escritório de Apoio Administrativo
Galpão de Triagem de resíduos secos
Local onde ocorrerá a separação e enfardamento dos resíduos secos como (plásticos, papelão, papel, garrafas pet's e etc).
Galpão de Compostagem
Local onde os resíduos orgânicos serão tratados e transformados em adubo orgânico para agricultura.
Pátio de Resíduos Verdes
Local onde ocorrerá a segregação e trituração dos resíduos de podas urbanas utilizando um Equipamento Picado Florestal.
Pátio de Resíduos de Construção Civil
Local onde receberá resíduos provenientes de construções, onde serão segregados por meio de peneira móvel de RCC e que terão posteriormente outras destinações.