A Central de Regulação da Secretaria de Saúde do Aracati adotou novos protocolos para aperfeiçoar o atendimento e dar maior celeridade à demanda de marcação de consultas, exames e procedimentos médicos e odontológicos nas redes municipal e estadual de Saúde. Entre os dias 30 de março e 5 de abril, a equipe de atendimento foi ampliada, a fim de organizar novos processos que foram adotados e estão em teste constante. Desde então, foram agendados mais de 1400 exames, consultas e procedimentos diversos.
Foi criado um sistema para organizar uma fila de espera para que o usuário/paciente não tenha que voltar várias vezes à Central para conseguir seu agendamento. Agora, o usuário informa seus dados e quando o procedimento, seja exame, consulta ou outro for marcado, a Central de Regulação entrará em contato para confirmar. Acabaram-se as idas e vindas!
Não há mais os dias do final, ou início do mês, para marcação na Central de Regulação. Todo dia é dia de ir agendar seu exame. O paciente que for ao médico hoje, pode sair da consulta é ir direto à marcação, não importando que dia do mês é, ele será atendido e sua consulta marcada durante todo o mês, conforme a central for recebendo as vagas.
"Todo dia esse serviço estará aberto. Se você tem que fazer um exame. Não espere chegar no final do mês. Vá na Regulação e marque seu exame", explicou Fátima do Carmo, Coordenando dos novos procedimentos e Secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda. Ela também fala da importância do serviço não fechar para almoço: "Muitas pessoas só podem ir no horário de almoço, não podemos fechar nesse horário. Assim, como foi na vacinação", concluiu Fátima.
Para que o atendimento seja adequado e no nível que a população merece é fundamental que os atendimentos na Central de Regulação sejam espalhados ao longo do mês.
O horário de atendimento também mudou:
Será das 7h30 às 15h de segunda a quinta-feira e de 7h30 às 13h nas sextas-feiras.
Pontos importantes sobre o serviço
1. Atendimento à partir das 07h30, na Recepção da Central de Regulação com entrega de senha de acordo com a prioridade;
3. No auditório é feita a triagem e a separação das vagas de agenda;
4. A Central de Regulação não será fechada para o almoço;
5. O horário de atendimento é das 7h30 às 15h e às sextas-feiras das 7h30 às 13h. O resto do tempo será para serviços internos;
6. Nenhum (a) Servidor(a) Público poderá reter, sejam originais, sejam cópias, de documentos dos usuários ou seus pedidos médicos;
7. Requisitos: documento com foto, Carteira do SUS, comprovante de residência e pedido médico.