O evento já é considerado parte importante do calendário da cidade atraindo visitantes e movimentando a economia local
A 2ª Feira do Agronegócio do Aracati teve sua abertura oficial na tarde desta quinta-feira, 30, com a presença do prefeito Bismarck Maia, da Banda Municipal Jacques Klein e encerrou a noite com o forró Pé de de Serra de Maria Marlene. Estão abertos a visitação, no Largo da Igreja Matriz, dezenas de stands e expositores de diversos segmentos ligados ao agronegócio durante toda a sexta-feira, 31.
O evento é uma iniciativa da Prefeitura do Aracati e do Banco do Brasil buscando fomentar e expandir o agronegócio na região. Nela os visitantes podem conferir produtos e insumos, comidas típicas regionais, divulgação de artigos da agricultura familiar e exposição de 40 animais (equinos, caprinos, bovinos, ovinos) e máquinas agrícolas de quatro fabricantes.
O caminhão do Banco do Brasil, do programa "Circuito de Negócios Agro", está realizando capacitações e atendimento especializado para financiamentos no setor. A novidade deste ano, é a "Caravana Mulheres no Topo", que apoia mulheres empreendedoras do segmento agro, buscando fomentar e profissionalizar práticas empresariais e de suporte agropecuário, com oferta de palestras sobre empreendedorismo e saúde, educação financeira e gestão do fluxo de caixa.
Embrapa e Ematerce também participam com suporte, dando assistência técnica aos produtores e interessados. A Feira do Agronegócio do Aracati também conta com tendas institucionais do Sisar, Adagri, UniJaguaribe, Faec/Senar.
Também integra a programação da Feira a solenidade de kits de pulverização, contendo máscara, avental, protetor facial, calça e jaleco, para agricultores que entregam embalagens usadas de agrotóxicos. O material será coletado para ser devidamente descartado, ajudando os produtores a cumprirem o que determina a legislação dos agrotóxicos.