Com uma gestão liderada majoritariamente por mulheres, o Aracati se destaca no empoderamento feminino
As condições de vida das mulheres e a igualdade de gênero serão objetos de discussão de diversos encontros permanentes que serão realizados pela Prefeitura do Aracati.
O prefeito Bismarck Maia determinou a instituição de um grupo para organizar outros encontros para debater as questões femininas, durante o primeiro "Encontro de Mulheres Inspiradoras", que celebrou o Dia Internacional da Mulher, no Teatro Municipal Francisca Clotilde na noite desta quarta-feira, 8.
"Proponho que nós criemos aqui uma mesa, e isso vai se desenvolver para outras discussões sobre minorias, uma mesa permanente de discussões sobre a mulher. Até o final deste governo nós vamos fazer isso", afirmou o prefeito. Os encontros devem debater todas as questões relativas à maior participação da mulher na sociedade, o empoderamento feminino e a garantia dos seus direitos.
O anúncio foi feito no final do bate-papo, que contou com mulheres que fazem a diferença no município, que abordaram as suas trajetórias, lutas, conquistas e a importância do engajamento feminino na sociedade.
As convidadas foram Edvania Virgínio (empreendedora e CEO da confeitaria BomD'Vanni), que falou sobre "Empreendedorismo e empoderamento da mulher"; Artemizia Ribeiro (educadora), que abordou "O conhecimento na emancipação feminina", e Glaucia Maia (arquiteta e primeira-dama do Aracati), que trouxe o tema "A ressignificação do papel da primeira dama e seus resultados na vida da população".
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Aracati, Fátima do Carmo, comandou a mesa e apresentou dados sobre violência contra a mulher, a disparidade de condições no mercado de trabalho e a representação política.
Fechando o evento, Bismarck Maia lembrou das conquistas da gestão com investimentos que garantiram melhores condições para as mulheres servidoras municipais exercerem suas funções. "As mulheres estão se empoderando com determinação, mas a parcela de responsabilidade do homem é muito grande. Temos que ter uma visão clara dessas diferenças, para que sejam exterminadas".
Participação feminina na gestão
A Prefeitura do Aracati já superou a paridade de gênero na composição do secretariado: de 20 órgãos administrativos, 14 são geridos por mulheres, uma proporção de 70%. As pastas com maior orçamento são comandadas por mulheres - Educação, Saúde e Infraestrutura, que juntas somam R$ 225 milhões, ou 65,5% dos R$ 344 milhões previstos para o orçamento deste ano.