Evento beneficia trabalhadores e empresários do Centro e demais localidades; pesquisa em parceria com a Uni Jaguaribe vai mensurar impacto econômico
Músicos, roadies, produtores, cordeiros, seguranças, técnicos de som e de luz, vendedores ambulantes, garçons, camareiros, apoio, catadores, cozinheiros e auxiliares A lista de profissionais envolvidos em um evento do porte do Carnaval Aracati 2023 é imensa. A estimativa é de aproximadamente 1,5 mil postos de trabalho gerados no período.
A maior parte é de vendedores ambulantes: são 934 empreendedores e auxiliares cadastrados pela Prefeitura do Aracati, que vão trabalhar com isopores, trailers, carrinhos e barracas para venda de comida e de bebida, entre os dias 16 e 22 de fevereiro.
Neste ano, foi adotada uma estratégia de organização para priorizar empreendedores cadastrados para o pré carnaval. Com isso, vendedores que já tinham trabalhado na festa com Bell Marques, no último dia 21, foram atendidos de forma organizada e confortável, com hora marcada e efetuaram a confirmação da inscrição para o carnaval e emissão de guia em cerca de 15 minutos. A expectativa é aproveitar esta base de cadastro para os próximos grandes eventos. Também foram cadastrados 45 catadores de materiais recicláveis.
O Carnaval tem impacto positivo não somente para vendedores e envolvidos no circuito Avenida Viva, no Centro, e beneficia também as praias. Somente em Canoa Quebrada, devem ser contratados entre 150 e 200 profissionais, de acordo com projeção da Asdecq (Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada).
Ainda segundo a entidade, a grande maioria dos profissionais dos setores de alimentação, bebidas e hospedagem dobram os turnos, multiplicando a renda com horas extras. A Asdecq projeta ainda que bugueiros, guias de quadriciclo, instrutores de parapente, jangadeiros e outros profissionais que fazem passeios turísticos terão agenda cheia, possibilitando faturamento igual ou superior a quase um mês de faturamento somente nos dias de carnaval.
Pesquisa de Impacto
Para mensurar os efeitos do Carnaval Aracati 2023 com exatidão, alunos e técnicos da Uni Jaguaribe (Centro Universitário do Vale do Jaguaribe) e do IVJ (Instituto Vale do Jaguaribe) estarão em campo a partir da sexta-feira, 17, aplicando questionários de impacto do evento.
A pesquisa será coordenada por especialistas em Estatística do curso superior em Gestão e vai focar em duas dimensões: impacto do carnaval na economia do município como um todo e nos estabelecimentos voltados para o turismo.
Serão 15 pesquisadores focados em três perfis de entrevistados (turista, morador e iniciativa privada), atuando em pontos estratégicos da sede e nas praias de Canoa Quebrada e Majorlândia. Os questionários tem 49 perguntas de múltipla escolha.