Lei Federal reconheceu folia do Aracati; expectativa é atrair ao menos 400 mil pessoas por noite
Todo cearense sabe que o maior e mais tradicional carnaval do Estado é no Aracati. E em 2023 a folia retorna ainda maior e mais estruturada, com previsão de quebrar o recorde de 410 mil pessoas/noite registrado na última edição, em 2020.
Para tanto, a Prefeitura do Aracati elaborou uma programação que inicia já na quarta-feira, 15, e contempla os trios elétricos na Coronel Pompeu, no circuito "Avenida Viva"; desfile de escolas de samba e cortejos de blocos e cordões tradicionais na Rua Grande, famosa por seus casarões tombados; e shows durante o dia na Praia de Majorlândia. Ao todo, serão mais de 30 atrações musicais, quatro trios elétricos e cerca de mil postos de trabalho gerados.
O Carnaval Aracati 2023 terá um simbolismo ainda maior: além de ser o primeiro após a pausa de dois anos imposta pela pandemia, será o primeiro depois do reconhecimento do Carnaval do Aracati como manifestação da Cultura Nacional. Este reconhecimento veio por meio da Lei 14.279/2021, proposta pelo deputado federal Eduardo Bismarck, e tem como objetivo valorizar a cultura do carnaval na cidade e consolidá-la como atrativo turístico.
Avenida Viva
Com trios elétricos entre 21h e 4h, saindo da rodoviária e do Largo da Matriz, a Avenida Viva (Av. Coronel Pompeu) será palco para nomes de peso nacional, como Nattan (sexta-feira, 17/02), Zé Vaqueiro (sábado, 18/02), Xand Avião e É o Tchan! (domingo, 19/02), Pabllo Vittar e Solange (segunda-feira, 20/02) e Mari Fernandez e Matheus Fernandes (terça-feira, 21/02).
Artistas cearenses também vão comandar trios: Zé Cantor, Luís Marcelo e Gabriel, Marcos Lessa, Zé Paulo, Caio Brito, Larissa e Patrulha. Também há trios puxados por artistas do Aracati: Los Kakos, Swingão The Clapton, Merson DJ, DJ Jeff K2, Louca Mania, Elvis Oliveira, Aldynha Vox, La Maquina, Serfano Giló, Safadin Cantor, Jackson Sobreira, Anderson Ferrer DJ, Pegue Axé, Barra de Aço e Amor A Mil. Cerca de 60% da programação é composta por cantores e bandas locais.
Blocos Alternativos saem na quinta-feira, 16, em trios elétricos: Bloco Bob com Márcia Fellipe e Júnior Petinho e Pé de Pano com Aldair Playboy e André Luvi.
Carnaval Cultural
As apresentações dos tradicionais blocos, cordões e escolas de samba do Aracati acontecerão no domingo, 19, e segunda-feira, 20, com concentração a partir das 15h30, na Praça da Coluna. Às 18h começam os cortejos pela Rua Grande. Logo após os blocos desfilarem, até o Museu Jaguaribano, uma outra formação, os bloquinhos de cada denominação, seguirão em cortejo pelo mesmo percurso, ampliando o tempo de apresentação e valorizando as tradições sonoras do Aracati.
As atrações do Carnaval Cultural, organizado pela Labes (Liga Aracatiense de Blocos e Escolas de Samba) com apoio da Prefeitura, serão: Bonecos da Vila, Abre Alas, Ali Amados, Maracaty Nação Bons Ventos, Papangus e Karambolas, no domingo, 19; e Universo Negro, Caveira, Índios, Ciganos, Cabe +1 na segunda-feira, 20. Canoa Quebrada também recebe, no mesmo dia, cordão da Freedom, na rua Dragão do Mar.
Majorlândia
Em Majorlândia os shows em área ao lado do Platô começam sábado, 18, com Levizin e Caio Brito, e seguem no domingo, 19, com Elvis Oliveira e Louca Mania, segunda-feira, 20, com Raissa e Serfano Giló e finalizam na terça-feira, 21, com The Clapton e Larissa.
Só diversão
Para todo mundo curtir em segurança, a Prefeitura do Aracati também vai promover, até sábado, 18, campanha "Na avenida só diversão, violência não", com blitzes educativas em locais estratégicos, como rodoviária e acessos para as CE 040 e 304. O objetivo é promover a cultura de paz no Carnaval, com respeito aos diferentes corpos e à diversidade, além de divulgar canais como Disque 100 (denúncias de exploração e abuso infantil) e Ligue 180 (denúncia de violência contra a mulher).
Outra orientação é sobre a restrição da circulação com vasilhames de vidro. Os foliões poderão receber nas entradas da arena garrafas PET lacradas para depositar bebidas em vasilhames de vidro.
Arenas Gastronômicas
Os foliões terão duas Arenas Gastronômicas inéditas para recarregar as baterias: uma na Praça da Comunicação, próximo ao início do percurso, e outra no Largo da Matriz, no final do percurso. Também haverá ilhas ao longo da Avenida Viva e nos becos para vendedores ambulantes, carrinhos de drinks e trailers. Ao todo, foram cadastrados mais de 900 empreendedores que vão gerar trabalho e renda no Carnaval.
Beco Mix
O espaço voltado para o público LGBTQIAP+ fica em uma das laterais do Mercado Municipal e terá uma programação com DJs entre 21h e 4h. Quem vai apresentar seus sets serão os DJs Sant, Caio Régis, Aisha, Rachid, Ferrucio, Amabilis e Villans.
Para além da folia
Os foliões que quiserem aproveitar as praias do Aracati vão encontrar uma nova estrutura: platôs que valorizam a paisagem natural em Majorlândia, Quixaba e Lagoa do Mato; novas praças e áreas de contemplação e convivência; além de novos acessos e comunidades pavimentadas em piso intertravado de concreto. Entre o destaque está a Estrada da Natureza, que facilitou o acesso às belíssimas praias de Quixaba, Lagoa do Mato, Retirinho e Fontainha. Entre 2017 a 2022, o Aracati somou quase 150 km de obras em pavimentação e construção de novas estradas.