Escolha dos representantes de 2023 será neste sábado, com DJ, banda e espetáculo musical
A valorização dos traços culturais locais é uma das tônicas do Carnaval do Aracati e, portanto, a escolha da Rainha e do Rei do período momino é um dos momentos mais esperados da programação. Nesta edição, os "monarcas" da festa serão eleitos com desfile e festa no sábado, 11, na Praça da Comunicação, a partir das 21h.
Estão concorrendo ao cargo de rainha seis aracatienses e mais quatro ao posto de rei. Os participantes vão se apresentar durante o espetáculo "Deu samba no mercado", um musical que homenageia o Mercado Público do Aracati, valorizando a economia criativa e o patrimônio histórico da cidade.
A escolha dos representantes de 2023 será feita em uma estrutura montada especialmente para o evento, com passarela, decoração que remete ao Mercado Municipal, apresentação do DJ Eliezio e da banda Amor a Mil
O espetáculo musical de apresentação dos candidatos terá embasamento histórico e um estudo das vivências dos comerciantes locais. A cenografia e figurinos terão como referência e inspiração, elementos comercializados no mercado, como: couro, palha, folhagens, artesanato e cereais e as músicas serão escolhidas para compor uma proposta orgânica com a temática.
Manifestação da Cultura Nacional
Este será o primeiro carnaval realizado desde o reconhecimento do Carnaval do Aracati como manifestação da Cultura Nacional, estabelecida pela Lei 14.279/21, que visa valorizar a cultura carnavalesca na cidade e consolidá-la como atrativo turístico. A estimativa é que Aracati receba cerca de 150 mil foliões por noite.
Serviço
Festa da Rainha do Carnaval - sábado, 11, a partir das 21h na Praça da Comunicação.