39 comunidades foram beneficiadas com peixes da espécie tilápia
O maior peixamento da história do Aracati aconteceu nesta quarta-feira, 1º, com 39 lagoas, córregos e açudes do Aracati recebendo 93 mil alevinos de tilápia. As entregas aconteceram durante manhã e tarde em todas as regiões do Aracati, em uma ação conjunta entre Prefeitura e Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Governo do Estado. A ação visa aumentar o repovoamento dos espelhos d'água em todo o município.
Em 2022, o Aracati recebeu um total de 50 mil alevinos, também da espécie tilápia. Mas, com as entregas de 2023, tivemos um aumento de 40 mil peixes a mais para reforçar tanto a segurança alimentar dos aracatienses, quanto propiciar a geração de renda por meio da pesca. Além disso, a distribuição de alevinos contribui para a preservação dos recursos hídricos.
A projeção da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SDARH) é que em cerca de dois a três meses, os peixes atinjam a maturidade sexual e comecem a reproduzir, multiplicando a quantidade de indivíduos nas lagoas e açudes. A cada ano, os esforços aumentam para que o programa seja mais exitoso e melhore a vida de mais pessoas.
As localidades beneficiadas pelo peixamento foram: Santa Tereza, Lagoa do Juá, Lagoa das Pedras, Lagoinha, Córrego dos Macacos, Lagoa de Quixaba, Quixaba dos Paulos, Lagoa do Junco, Lagoa das Caraúbas, Lagoa do Jirau, Lagoa do São João, Lagoa do Pedro, Lagoa do Teodósio, Cedro, Lagoa Nova, Lagoa das Panelas, Lagoa dos Porcos, Córrego dos Fernandes, Lagoa do Preá, Lagoa da Cruz e Encantos, Lagoa dos Ferreiras, Aroeiras, Canapum, Outeiro, Venâncio, Cantinho de Cima, Córrego dos Gondins, Barreira dos Vianas, Tanque Salgado I e II, Morrinhos, Aroeira Vilane, Sítio Caraço, Alta da Cheia, Cajueiro e Córrego Nova Esperança, Carnaúba I e Umari.