Novos equipamentos vão reestruturar o setor; entrega ocorre nesta quarta-feira, 14, às 14h30
O setor de Fisioterapia do Município, instalado no Hospital Municipal Eduardo Dias - HMED, será totalmente reestruturado e reequipado. Os novos instrumentos vão ampliar os tratamentos oferecidos e serão entregues na tarde de quarta-feira, 14, às 14h30, pelo prefeito Bismarck Maia.
Para a fisioterapia motora, foram adquiridos dois discos de equilíbrio e propriocepção, caneleiras de 1, 2 e 3 kg, cones, bolas suíças, bolas feijão, halteres de 1, 2 e 3 kg, preensor palmar (três unidades), theraband (cinco unidades), eletrodos flexíveis reutilizáveis, rolo, dois ciclos ergômetros, uma esteira, uma bicicleta e cinco macas. Para a fisioterapia respiratória, serão dois novos exercitadores respiratórios.
O reforço no setor de Fisioterapia do HMed é mais uma melhoria entregue neste ano pela Prefeitura do Aracati para ampliar o atendimento especializado à população. Em setembro, o HMED ganhou a sua primeira certificação, após 41 de funcionamento, de acordo com todas as normas da Vigilância Sanitária.
Novo HMED
Ao todo, são 82 leitos distribuídos em Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Clínica Traumatológica. Além desses setores, o prédio está em obra para comportar a ampliação do Centro Cirúrgico e Sala de Recuperação Pós-anestésica, ocupando uma área de 5.729,71 m² com todos os ambientes climatizados.
Em suas novas instalações o piso e a pintura aplicados, finalmente são os apropriados para hospital e no andar superior, todas as estruturas foram reformadas: Internação, Ambulatório, Bloco Administrativo, Unidade de Terapia de Urgência - UTU, recepções, banheiros, Centro Cirúrgico, Sala de Recuperação Pós-anestésica e Emergência.
Em 2021 o hospital recebeu um novo Centro de Imagem com equipamentos de última geração, como os aparelhos de ultrassonografia e tomografia computadorizada. No mesmo ano, a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Xavier Maia - UPA foi transferida e hoje funciona de forma integrada ao HMED, o que permitiu um melhor fluxo de pacientes, e a agilidade na mobilidade para todos que necessitam do serviço, principalmente em casos urgentes.