Dezenas de crianças e adolescentes aracatienses contribuíram com ideias para a conferência
A VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente aconteceu durante toda quarta-feira, 23, no Centro Vida, em Aracati. A realização foi do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA e pela Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social. Em 2022, o encontro teve como tema: "VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente: Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades de crianças e adolescentes".
O tema foi abordado com a fala da Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará - CEDCA-CE, Mônica Gondim, que ministrou a conferência magna. As Conferências Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente são espaços de debate e de discussões sobre temas relacionados a política de direitos para a criança e o adolescente e acontecem a cada dois anos.
Na ocasião, também estiveram reunidos diversos segmentos das políticas sociais e da sociedade civil; juntamente com as crianças e adolescentes usuárias dos CRAS Litoral e do CRAS Lourdes, além de alunos da rede pública municipal e estadual de ensino. Todos esses segmentos juntos, participaram da elaboração de sugestões de políticas públicas que beneficiem a sociedade e que estejam de encontro aos anseios das crianças e adolescentes do Aracati. Para a Secretária de Cidadania e Desenvolvimento Social, Evania Lucena, "foi um momento para eles dizerem o que pensam, o que sentem, o que querem para o seu futuro".