Malha viária municipal era de apenas 16 km e saltou 937% entre 2017 e 2022
Conectar as comunidades para facilitar o acesso a serviços públicos, acelerar o escoamento da produção agrícola e facilitar a fruição das nossas belezas naturais pelos turistas: com estas metas, a Prefeitura do Aracati executou um plano de pavimentação e construção de estradas que soma quase 150 km de intervenções entre 2017 e 2022.
Este número representa um crescimento de mais de 937% na malha rodoviária do Aracati. Antes destas obras - a maioria, executada com recursos próprios - o município tinha apenas 16 km de estradas para conectar uma área superior a 1,2 mil km².
Nesta estratégia, a Prefeitura do Aracati abriu novas estradas fundamentais para o desenvolvimento econômico do município, como o Rodoanel, na antiga estrada do dique; Beirada-Canoa, que vai encurtar o caminho entre a sede e a região das praias; e Santa Tereza-Jirau.
Até pouco tempo, moradores das mais diversas regiões do município precisavam se deslocar em estradas de péssima qualidade e que muitas vezes, nos períodos chuvosos, ficavam intransponíveis para a maioria dos veículos. Isso reprimia o fluxo de pessoas de um local para outro, atrasando ou diminuindo muitas relações comerciais, profissionais ou mesmo pessoais.
Entre as comunidades já beneficiadas com estradas concluídas temos: Cajueiro, Santa Tereza, Peixoto, Jirau, Teobaldos, Canavieira, Cumbe, Beirada, Preá, Aroeira, Tabuleiro do Cabreiro, Serrote do Cabreiro, Tábua Lascada, Outeiro, Córrego dos Rodrigues, Córrego da Nica, Pedregal, Pedra Redonda, Majorlândia, São Chico, Retirinho, Fontainha, Lagoa dos Porcos, Ferreiras, Canoa Quebrada, Quixaba, Lagoa do Mato e Vila da Volta.