Alunos da rede municipal de Aracati e pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) participaram na quarta-feira, 24, de uma aula-oficina sobre arte no contexto da cultura africana. A ocasião foi pensada para que os alunos, representados pelas escolas Apolinário Joaquim Monteiro (Córrego do Retiro) e Maria Auxiliadora (sede) pudessem aprender sobre história e questões sociais por meio da arte.
O objetivo da aula, ministrada no Teatro Municipal Francisca Clotilde, foi falar sobre a importância do papel do negro na independência do Brasil, através de sua luta por melhores condições de vida. Num segundo momento, aconteceu uma conversa sobre a estética africana, na oficina de Expressões Corporais, com exemplos de batuque, dança e da capoeira. O mediador foi Mestre Dody, coordenador da região Nordeste da Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira (Abadá-Capoeira).
O Abadá-Capoeira realiza aulas gratuitas às segundas, quartas e sextas-feiras na Academia da Saúde, praça atrás da Arena VT, das 18h às 19h, e no Centro Vida, nas segundas e quartas-feiras, das 9h às 10h e das 16h às 17h.