As ações incluem três postos de saúde móveis, 40 motos para ACS e uma van para deslocamento de pacientes que precisam de hemodiálise
Um pacote de investimento de quase R$ 2 milhões para melhorar o acesso aos serviços de saúde, principalmente das comunidades mais distantes do município, foi apresentado nesta quinta-feira, 23, pela Prefeitura do Aracati.
Ao todo, são R$ 1.917.000,00 investidos em 40 motos e novo fardamento para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuam fora da sede do Aracati; três "Postos de Saúde Móveis" e um veículo coletivo para pacientes que fazem hemodiálise em outras cidades. A cerimônia de entrega dos equipamentos aconteceu em frente ao Mercado Municipal, na Praça Marcelino Champagnat.
A aquisição das motos modelo Honda CG 160 Cargo foi pensada para melhorar o deslocamento de dezenas de ACS que precisam chegar a locais distantes e com isso, facilitar o acesso de moradores aos serviços básicos de saúde, independentemente da localidade onde residem. A necessidade de melhoria da logística deve-se à grande extensão territorial do Aracati, com mais de 1,2 mil km² (cerca de quatro vezes o território da capital, Fortaleza), justifica o prefeito Bismarck Maia.
Além das motos e capacetes, os ACS também receberam novo fardamento completo, para melhorar as condições de trabalho. O kit contém camisa com proteção ultravioleta, colete, calça, boné, mochila e tênis.
Em reunião prévia, com a Secretaria da Casa Civil, os agentes receberam orientações sobre como será a solicitação para usar as motos, bem como seus deveres e direitos no uso, como a utilização estrita apenas para o trabalho. Todos os agentes beneficiados assinaram um termo de compromisso concordando com as regras.
Já os ônibus estão sendo apresentados para a população desde o início desta semana, também na Praça Marcelino Champagnat. A programação dos postos nas comunidades será divulgada nas redes sociais e no site da Prefeitura do Aracati.
O prefeito Bismarck Maia agradeceu a destinação de recursos de emendas parlamentares pelo deputado federal Eduardo Bismarck, que viabilizaram a compra da van, dos postos móveis e das motos. "Não conheço outra cidade em que os Agentes tenham uma moto, do Governo Municipal, com a função de ir às mais longínquas localidades, muitas das quais talvez nunca tiveram maior atenção do poder público", concluiu.