Cerca de 30 lagoas e açudes em três distritos e na sede serão beneficiadas com a ação
Mais de 30 lagoas e açudes do Aracati vão receber, nesta sexta-feira, 13, alevinos que vão garantir o repovoamento dos espelhos d'água com peixes. A ação é mais conhecida como "peixamento". Ao todo, serão 50 mil alevinos, da espécie tilápia, fornecidos pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).
Estes peixes devem reforçar tanto a segurança alimentar dos aracatienses, quanto propiciar a geração de renda por meio da pesca. A projeção da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SDARH) é que em cerca de dois meses os peixes atinjam a maturidade sexual e comecem a reproduzir, multiplicando a quantidade de indivíduos nas lagoas e açudes.
A primeira entrega será na localidade de Santa Tereza, a partir das 13 horas, com a presença do prefeito Bismarck Maia. Este distrito deverá receber metade dos alevinos, que serão distribuídos em 15 espelhos d'água (lagoas do Juá, das Pedras, da Quixaba, do Junco, das Caraúbas, do Jirau, do São João, do Pedro, do Teodósio e Nova; Cedro; Córrego dos Macacos, Lagoinha, Quixaba dos Paulos e Santa Tereza).
Em seguida, haverá peixamento em Córrego dos Fernandes (10 mil alevinos, distribuídos entre o Córrego dos Fernandes, Aroeiras e lagoas do Preá, dos Ferreira e da Cruz e Encantos); Barreira dos Vianas (mais 10 mil alevinos em Canapum, Outeiro, Venâncio, Cantinho de Cima, Córrego dos Gondins, Barreira dos Vianas, Tanque Salgado I e II, Morrinhos e Aroeiras Vilane), e por fim, outros cinco mil alevinos na sede (Sítio Caraço, Alto da Cheia, Cajueiro e Córrego Nova Esperança).
Outros peixamentos
De acordo com o titular da SDARH, Chico Rocha, a expectativa é que o Aracati receba do Governo do Estado do Ceará mais 100 mil alevinos até o final deste ano. O último peixamento realizado no município, em 2021, contou com 40 mil alevinos fornecidos pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).