A Prefeitura do Aracati, na tarde de terça-feira (08), realizou o lançamento do "Programa de Formação Socioemocional" para alunos da rede pública municipal, no auditório da Nova Escola Zé Melancia em Canoa Quebrada. A cerimônia foi transmitida através da página oficial da Prefeitura, para que professores, pais e alunos pudessem participar. A Secretaria Municipal de Educação traz, nesse momento, para as escolas do município, o programa Diálogos Socioemocionais, tecnologia educacional do Instituto Ayrton Senna para o desenvolvimento de competências socioemocionais dos nossos alunos do ensino fundamental, anos finais.
Sabemos que a educação tem que ser integral e, para tanto, é necessário que nossos alunos desenvolvam competências que vão auxiliá-los em toda sua jornada, no ambiente escolar e na vida. O programa traz conteúdos e ferramentas necessários para que o aluno desenvolva foco, determinação, organização, responsabilidade, tolerância ao estresse, curiosidade para aprender, empatia, e várias outras competências, que compõem a matriz SENNA de competências socioemocionais. Essa matriz está alinhada ao desenvolvimento previsto pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC e organiza competências fundamentais para formar cidadãos responsáveis e capazes de fazer boas escolhas para suas vidas.
A implementação do Diálogos Socioemocionais em Aracati será realizada pela SME por meio de parceria com a 3GEN, instituição de consultoria e treinamentos que estabeleceu um termo de cooperação técnica com o Instituto Ayrton Senna para a transferência da tecnologia. Os experientes agentes técnicos da 3GEN receberam formação do Instituto Ayrton Senna e estão certificados para formar educadores do município e realizar o acompanhamento da implementação da solução junto às equipes da Secretaria.
O prefeito Bismarck Maia disse estar se sentindo muito feliz e otimista com a parceria, além de extremamente responsável e fiscalizador em relação ao projeto. "Ficarei atento e cobrador para que dê certo. Daqui há 8 meses temos resultados aluno a aluno, com o envolvimento e foco deles", concluiu Bismarck.