A Prefeitura do Aracati dará início a uma parceria inédita em seu sistema educacional. Seguindo exemplos bem sucedidos em centenas de escolas e em municípios de vários estados, incluindo São Paulo e Ceará, a educação fundamental do Aracati, agora, conta com o apoio e conhecimento do Instituto Ayrton Senna.
A data para lançamento do projeto será no dia, 08 de junho, às 16h em cerimônia transmitida em live na página oficial da Prefeitura do Aracati (https://www.facebook.com/prefeituradoaracati/). Nela, será apresentado o projeto da plataforma de monitoramento socioemocional do Instituto Ayrton Senna. Com ele, professores e gestores terão à sua disposição os instrumentos necessários para o acompanhamento socioemocional de seus estudantes.
A secretária de educação, Ana Mello, explica que está sendo montando uma proposta de perspectiva de educação integral no Aracati. Assim, é necessário a incorporação de novas e mais flexíveis estratégias de aprendizado. A educação sociemocional vem como uma necessidade de preparar os alunos para serem pessoas mais autônomas, criativas, responsáveis. Além de aprenderem a colocar em prática melhores atitudes, desenvolver habilidades para controlar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia e manter relações sociais positivas, tomando decisões de maneiras mais responsáveis.
Sobre os Diálogos Socioemocionais:
O objetivo é possibilitar, de forma intencional e planejada, o desenvolvimento pleno de estudantes, preparando esses jovens para enfrentar os desafios do século 21.
1) formações de gestores e professores realizadas presencialmente e a distância para entendimento, customização e implementação na escola;
2) instrumentos e metodologias para o acompanhamento do desenvolvimento de competências socioemocionais pelos professores junto aos estudantes, por meio de conversas e devolutivas que permitem o planejamento e o replanejamento de atividades para o alcance de objetivos individuais dos alunos;
3) instrumentos e metodologias para o acompanhamento do andamento da política educacional pela Secretaria de Educação e
4) uma comunidade de prática, por meio da qual os docentes compartilham e comentam atividades criadas por eles para potencializar o desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes nas aulas.