A Prefeitura do Aracati, um dos municípios que melhor está lidando com a pandemia no Ceará, realizará nos dias 07 e 08 de maio, um "Mutirão de Testagem de Covid-19" em todo o município.
Após o pico da segunda onda da doença e depois do município entrar na terceira fase da vacinação, o objetivo da iniciativa é buscar um mapeamento detalhado da situação do município em relação à disseminação da doença. Após o mutirão, a cidade que já realizou mais de 15.000 exames, terá testado quase 1/3 de sua população. Medidas preventivas, de monitoramento e até mesmo de abertura gradual da economia poderão ser tomadas com bases científicas precisas, por região, grupos populacionais, idade, etc...
Serão 55% dos testes realizados na SEDE do município, por conta da maior densidade populacional e de um maior número de potenciais focos de aglomeração, e 45% nas regiões de praia, das lagoas e nas divisas com o município de Mossoró, distantes 50Km da sede.
Na sede, uma grande estrutura será montada na novo Ginásio Carlos Jereissati, além das UBS's da Várzea da Matriz, do Pedregal e do Bairro de Fátima.
Nas demais localidades, a testagem irá ocorrer: Praias - Escola Municipal de Canoa Quebrada, Escola Municipal de Majorlândia e na UBS do Alto da Cheia/Cohab.
Interior - Escola Municipal de Santa Tereza, Escola Municipal do Cajueiro, Escola Municipal da Vila São José, UBS da Cacimba Funda, e Escola Municipal de Cajazeiras
Quem pode fazer o teste? Residentes de Aracati de 18 a 59 anos não vacinados, ou acima de 18 anos com sintomas de síndrome gripal.
Documentos necessários: Carteira do SUS, comprovante de residência e documento de identificação com foto.