A taxa de mortalidade infantil é o número de crianças de uma localidade, que morre antes de completar um ano de vida, a cada mil crianças nascidas vivas. A falta de instrução a gestante, ausência de acompanhamento médico, a falta de limpeza pública, deficiência na assistência hospitalar são alguns fatores que causam a mortalidade infantil.
O Aracati, depois de grandes investimentos em saúde pública, tem a satisfação de conquistar o 1º lugar no Ceará, ou seja, conseguir a menor taxa de mortalidade infantil do Estado. Apenas 2,15% de mortes a cada mil nascidos e lidera entre os 10 melhores indicadores municipais de 2019 no Ceará. A conquista vem de uma junção do trabalho de muitos profissionais, e metas como: foco na vacinação, no atendimento em Postos de Saúde e com os agentes comunitários de saúde. Lembrando que 70% dos custos da atenção primária a saúde é mantida com recurso municipal e os outros 30% são recursos federais.
Desde 2017, a gestão tem buscado ampliar a quantidade e qualidade de atendimentos de saúde, bem como o acompanhamento e o bem estar social. O Sistema de Saúde do Aracati é extremamente importante para a população de toda a região. Com equipamentos como: o Hospital Municipal Eduardo Dias - HMED, Postos de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento - UPA, Hospital Maternidade Santa Luiza, Centro de Especialidades Odontológicas -CEO, Policlínica, Central de Regulação.