CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Educação 05/04/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Aracati realiza Jornada Pedagógica com palestra de escritor Rossandro Klinjey

A Educação do Aracati preparou uma noite especial para a Jornada Pedagógica Educação Integral 2024. Na quinta-feira, 4, centenas de educadores, servidores e profissionais do município e região acompanharam as palestras do psicólogo e escritor Rossandro Klinjey e da Secretária Executiva de Cooperação com os Municípios do Ceará, Emanuelle Grace, num evento aberto ao público e que teve o intuito incentivar os presentes para novas soluções educacionais.

O renomado escritor Rossandro Klinjey, em sua fala, abordou o tema 'Pensando Fora da Caixa: As Estratégias Mentais para Criar o Novo'. Uma oportunidade única para expandir horizontes e revolucionar a forma como enxergamos a educação.

Já a educadora Emanuelle Grace falou sobre os desafios e a importância da ‘Governança Colaborativa no Ceará'. Foi uma noite histórica para a Educação aracatiense que, cada vez mais, vem se tornando referência para a região e o Ceará.

#Esporte 03/04/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Abertura dos Jogos Escolares do Ceará - Etapa Municipal 2024

Centenas de atletas de 36 escolas do Aracati participaram nesta terça-feira, 2, da abertura oficial dos Jogos Escolares do Ceará - Etapa Municipal. Os alunos desfilaram pela cidade até o Ginásio Municipal Senador Carlos Jereissati, onde aconteceu a cerimônia de abertura com juramento dos atletas, tocha olímpica e apresentação cultural.

Os locais das disputadas são Escola Beni Carvalho, Colégio Municipal, Escola Francisco Sabóia Barbosa, Cras Lourdes e o "Majestoso" (nosso Ginásio Municipal). A Prefeitura do Aracati acredita que o Esporte muda vidas e investe continuamente em locais e estrutura adequadas para a prática esportiva. O que vem formando uma nova geração de grandes atletas aracatienses.

Os mais de mil atletas competem, durante toda a semana, buscando ressaltar o espírito esportivo, companheirismo, fair play e o trabalho em equipe. Parabéns a todos os participantes a boa sorte nas competições que definirão os representantes do Aracati na próxima etapa dos Jogos.

#Educação 22/03/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Entrega de equipamentos, reajuste salarial de professores e cooperação para a criação de novas escolas estaduais

Em cerimônia realizada na quadra da nova Escola Francisco Sabóia Barbosa, neste dia 21, a Educação do Aracati recebeu grande investimento.

Além disso, foram entregues diversos novos equipamentos para as unidades educacionais, entrega de quatro vans para transportes, 48 novas nomeações (coordenador pedagógico, coordenador de apoio estudantil, coordenador de secretaria escolar, diretor escolar e assessor educacional), compromisso de reajuste salarial de 23,58% referente a progressão funcional para os professores e a assinatura de termo de cooperação técnica com o Governo do Estado para a doação de três terrenos para a construção de três novas escolas estaduais.

Em noite histórica para a Educação aracatiense, o prefeito Bismarck Maia reafirmou o compromisso da gestão de trabalhar incansavelmente para a melhoria da Educação do Aracati e mostrar os novos rumos que o município vem seguindo.

#Educação 08/02/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Formação para Cozinheiro Escolar e Auxiliar de Cozinha

Dezenas de profissionais da Educação participaram de uma formação, realizada pela equipe de nutricionistas, com o objetivo de reforçar as boas práticas de manipulação dos alimentos para assegurar a oferta de uma alimentação saudável e segura para os nossos alunos.

A capacitação aconteceu durante a tarde de quinta-feira, 8, na Escola São Marcelino Champagnat e contou com a participação dos cozinheiros escolares e auxiliares de cozinha.

Na ocasião, a equipe do Resgate Municipal também participou com uma palestra sobre primeiros socorros para serem usados em caso de acidentes ou emergências.

Em Aracati, mais de 11 mil alunos recebem diversas refeições diariamente em nossas unidades de ensino. O cuidado com a alimentação dos nossos alunos, é fortalecer nossa Educação!

#Educação 02/02/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Educadores do Japão e do Aracati participam de encontro de gestores

Servidores, que atuam na gestão da Educação Municipal, participaram de um encontro formativo com educadores do município japonês de Hadano. A formação aconteceu na manhã desta sexta-feira, 2, no auditório da Escola São Marcelino Champagnat.

A comitiva nipônica veio conhecer a educação do Aracati, apreender nossos métodos e passar conhecimentos sobre como a educação infantil é feita em seu país.

Nosso município é o único do Norte e Nordeste que realiza essa troca de conhecimentos pioneira entre as cidades, tendo inclusive, enviado professoras para estágio na Educação Municipal de Hadano.

A experiência foi proporcionada graças a parceria entre a Prefeitura do Aracati e a Japan International Cooperation Agency - JICA, ou Agência de Cooperação Internacional do Japão, uma agência governamental japonesa.

Para os educadores japoneses o Aracati faz um excelente trabalho inserindo novas tecnologias no aprendizado como tablets e a cultura maker, aspectos que ainda são poucos trabalhados no Japão. Além disso, a educação aracatiense, assim como a japonesa, valoriza as competências socioemocionais dos alunos. Aqui, desenvolvemos parceria com o Instituto Ayrton Senna para Formação Socioemocional e o projeto piloto do Governo do Estado, o Inteligentes, que busca proporcionar aos alunos sempre que sejam reflexivos, ativos e questionadores.

#Educação 15/12/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Aracati é destaque na cerimônia de premiação do 45° Concurso de Redação Cisne Branco A competição, promovido pela Marinha do Brasil, visa despertar nos adolescentes, pais e professores o interesse por temas de relevância nacional
#Educação 11/12/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Alunos da rede municipal recebem premiação do projeto "A Escola vai ao Cinema"

O lançamento da XIV edição do projeto "A Escola vai ao Cinema" aconteceu no Cine Bom Vizinho nesta segunda-feira, 11, com apoio da Prefeitura do Aracati. O projeto existe com a missão de contribuir para o processo de formação dos estudantes da rede pública do Aracati, Sobral, Limoeiro do Norte e Quixadá, proporcionando a esses estudantes a experiência inesquecível de ir ao cinema.

Durante o mês de setembro, os estudantes da Escola São Marcelino Champagnat participaram de uma oficina de animação realizada pela TUSCHE Produções em parceria com a Secretaria de Educação e Supermercado Pinheiro. Os alunos assistiram a filmes de animação, aprenderam técnicas e produziram um roteiro. O resultado foi a produção do curta-metragem de animação "Perseguição Além do Céu".

Os estudantes realizadores do curta de animação e os vencedores do concursos de redação participaram da solenidade de premiação.

3º lugar do concurso de redação:

Carla Samira da Costa - Escola de Ensino Fundamental José Bernardo de Sousa - 5º ano e Davi Cesar Batista Monteiro - Escola E. F. Zé Melancia - 8º ano

2º lugar do concurso de redação:

Mabelle Facundo Félix - Escola de Ensino Fundamental José Rocha Guimarães - 5º ano e Jasmim Lima Maia - Escola E. F. Zé Melancia - 7º ano

1º lugar do concurso de redação:

Samuel Freitas Ferreira - Escola de Ensino Fundamental José Bernardo de Sousa - 5º ano e Estefany Benicio Rocha - Escola de Ensino Fundamental Professor Régis Bernardo - 8º ano

#Educação 16/11/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Alunas aracatienses vencem Etapa Regional do Ceará Científico O Trabalho abordou a formação das identidades étnicas e culturais da comunidade do São Chico e constatou suas origens africanas e indígenas
#Educação 31/10/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Conferência Municipal de Educação 2023

O Conselho Municipal de Educação e a Secretaria de Educação do Aracati realizaram nesta terça-feira, 31, a Conferência Municipal de Educação 2023. O evento aconteceu na nova Escola Francisco Sabóia e reuniu centenas de gestores educacionais, professores, alunos, funcionários, familiares dos alunos da rede pública e privada para debater e sugerir propostas para a elaboração do Plano Nacional de Educação - PNE 2024/2034 - que norteará as ações para a Educação pelos próximos 10 anos.

A conferência também foi abrilhantada com a palestra da Professora Cristiane Holanda, Gestora da Coordenadoria de Justiça Restaurativa e Mediação da Secretaria de Proteção Social do Governo do Ceará, e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará com intercâmbio na Universidade de Valladolid na Espanha. Em sua fala ela abordou os temas: Educação Biocêntrica, Aprendizagem Cooperativa, Justiça Restaurativa, Metodologias Ativas, Competência Socioemocionais e Cultura de Paz.

#Educação 14/09/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Educação realiza Seminário Spaece 2023 Educação realiza Seminário Spaece 2023
#Educação 21/08/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Aracati tem 40 alunos selecionados para seletivas das Olimpíadas Internacionais de Astronomia 2024 Alunos terão preparação para as provas durante aulas de Ciências em suas escolas
#Educação 17/08/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Encontro “Aracati acontecendo na Educação” reunirá mais de 1.700 alunos Será uma manhã de entrega de premiações para escolas, professores e gestores; lançamentos do Spaece 2023 e do projeto “Aluno de Excelência”
#Educação 08/08/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO UECE inaugura campus em Aracati com cursos de Letras Português/Inglês e Matemática O evento contou com a participação do governador Elmano de Freitas por videoconferência e teve aula magna do professor Artur Bruno sobre a relevância do Aracati para o Ceará
#Educação 04/08/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Inauguração do Campus da Universidade Estadual do Ceará no Aracati Cerimônia terá aula magna com o professor Artur Bruno, assessor especial do Governo do Estado, sobre a relevância do Aracati para o Ceará
#Educação 02/08/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Nova escola de tempo integral Mirian Calixto terá mais de 300 alunos O novo equipamento será entregue na quinta-feira, 3, e fica ao lado do Centro Vida no Bairro Nossa Senhora de Lourdes
#Educação 28/06/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Naei promove curso de “Capacitação dos Transtornos do Neurodesenvolvimento Infantil - Autismo, TDAH e TOD” O público-alvo foi de familiares de crianças atendidas pelo Núcleo de Atendimento Especializado e Inclusão - NAEI e profissionais da Educação e Saúde
#Educação 21/06/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Nove escolas são Nota 10 Spaece 2022 Treze turmas de nove escolas receberam as conquistas pelo bom desempenho dos 2º e 5 º anos em avaliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE
#Educação 07/06/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Professoras aracatienses participam de estágio no Japão Aracati é pioneiro no Norte e Nordeste nessa parceria com escolas japonesas para troca de conhecimentos
#Educação 17/05/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Prefeitura do Aracati entrega R$ 9,3 milhões em kits pedagógicos e equipamentos escolares Serão beneficiados todos os 12 mil alunos, entrega será no Ginásio Municipal nesta quinta-feira, 18
#Educação 10/05/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Aracati ganhará escola regional de tempo integral e praça com areninha no Cumbe Além da escola com 12 salas de aula e da areninha, será entregue uma praça com parque infantil e academia
#Educação 04/05/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Comissão da UECE visita prévia para início das aulas

A Escola Gercina Nepomuceno recebeu visita técnica da Prefeitura do Aracati e da Universidade Estadual do Ceará (UECE) nesta quinta-feira, 4, para verificação dos últimos ajustes para o início das aulas.

Equipes de engenharia e de coordenação da universidade foram recebidas pelas secretárias de Turismo e Cultura e de Infraestrutura, Andresa Guedes e Cindy Caracas, respectivamente, e corpo técnico.

A partir do semestre 2023.2, a escola vai sediar os primeiros cursos (Letras e Pedagogia) da UECE em Aracati. A cessão do prédio não causou prejuízo para os alunos da escola, que foram transferidos para outras unidades reformadas e ampliadas.

Posteriormente, o campus UECE Aracati será transferido para área doada recentemente pela Prefeitura do Aracati. O terreno, com 20 mil metros quadrados, fica às margens da BR 304.

#Esporte 27/04/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Abertura dos Jogos Escolares do Ceará Etapa Aracati 28 escolas participam das disputas em cinco polos esportivos
#Educação 03/04/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Aracati doará área para campus da UECE O terreno de 20.000 m² fica ao lado do Detran, na BR-304
#Educação 08/03/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 41 alunos da rede pública do Aracati recebem bolsa de iniciação científica da OBA Os estudantes foram selecionados devido ao bom desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia
#Educação 06/01/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Aracati cumpre requisitos e receberá R$ 1,8 milhão a mais para a Educação Recursos do VAAR são distribuídos a municípios que atingem uma série de critérios; no Ceará, apenas 71 cidades foram contempladas
#Educação 29/11/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Alunos da rede municipal iniciam provas do SPAECE Em Aracati milhares de alunos de 90 escolas realizam a avaliação Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará
#Educação 08/09/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Aracati recebe a nova Escola Francisco Sabóia Barbosa

A Escola Francisco Sabóia Barbosa, após um processo de reconstrução, será entregue à comunidade aracatiense nesta quinta-feira, 8. O novo equipamento conta com oito salas de aula, sala de Atendimento Educacional Especializado - AEE, Sala de Reforço Escolar, Sala de Professores, Salas Administrativas, Cantina e ginásio esportivo coberto. Os ambientes são climatizados e as aulas serão com lousa digital e tablets para aplicação de tecnologias entre os alunos.

O antigo prédio, localizado na Rua Duque de Caxias, foi construído em 1965. Ele foi recebido pela gestão em péssimas condições e com o tempo, teve que ser desativado. O prédio foi demolido e, hoje, virou uma nova e moderna estrutura educacional, pensada para dar o maior conforto e qualidade de aprendizado aos alunos.

Ao todo, foram investidos R$1.767.636,96 de reais e a obra foi executada num período de oito meses. A escola conta com 255 estudantes matriculados no Ensino Fundamental I, entre os 1° e 5° anos.

Serviço

Inauguração da Nova Escola Francisco Sabóia Barbosa

Dia: 8/9 (Quinta-Feira)

Horário: 18h30

Local: Rua Duque de Caxias, 1990

#Educação 18/08/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Seminário de Gestores da Educação do Aracati reúne profissionais de 56 unidades de ensino

O Pacto de Aprendizagem firmado prevê ensino que respeite a equidade e fortaleça o desenvolvimento dos alunos

Gestores de 56 unidades de ensino do município participaram do "Seminário Gestores da Educação do Aracati: gestão para equidade da aprendizagem". Como o tema do evento sugeriu, os diálogos ocorreram em prol da busca pela equidade no ambiente educacional. Ou seja: para que o processo de ensino ofereça oportunidade de aprendizado para todos os alunos, de acordo com suas necessidades.

O seminário ocorreu no Aracaty Club na quarta-feira, 17, e foi dividido em dois momentos. Inicialmente, aconteceu o Painel de Conhecimentos, com falas de professores e discussão sobre: Gestão Democrática, Gestão de Currículo e Gestão do Tempo Pedagógico.

Na outra parte do seminário, aconteceu o "Pacto pela Aprendizagem", no qual foram firmadas novas metas para a educação do município, a serem alcançadas pela Prefeitura do Aracati, por meio da Secretaria de Educação.

Essas metas consistem em elevar os índices de aprendizagem dos alunos com maior foco nas turmas que serão avaliadas. Cada unidade escolar também terá como meta elevar seu resultado no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica - Spaece 2022.

#Educação 16/07/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Entrega de 1.000 Tablets para alunos da rede pública municipal

A Prefeitura do Aracati realizou na manhã de sexta, 15, a entrega simbólica de 1.000 novos tablets para a rede pública de ensino municipal. Ao todo, os equipamentos serão destinados a 38 unidades de ensino que incluem escolas, centros de educação infantil, Núcleo de Atendimento Especializado e Inclusão - NAEI, Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA.

Com essa entrega e somando aos outros 2.035 já entregues, a Prefeitura totaliza 3.035 tablets para serem usados por alunos e servidores e melhorar a inclusão digital de todos. "A coisa mais importante para vocês é a educação, para sonharem com o que querem ser. Então, a gente procura fazer a nossa parte e ajudar no sonho de vocês", explicou o prefeito Bismarck Maia.

#Educação 25/05/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Alunos aracatienses se destacam no PETECA 2021

A Secretaria de Educação realizou a cerimônia de Premiação dos Vencedores do PETECA 2021 na manhã de terça, 24, na Escola Integral Professor Onélio Porto (Colégio Municipal). O Programa Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente - PETECA, é iniciativa do Ministério Público do Trabalho e existe há 14 anos. O concurso consiste em selecionar e premiar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos das escolas municipais e objetiva promover a conscientização da sociedade em geral acerca dos diretores das nossas crianças e adolescentes.

Nessa edição do Peteca, o Aracati conquistou o 2º lugar nacional na categoria Desenho com o aluno, João Petrus da Silva, da Escola Zé Melancia e 2º lugar estadual na categoria Música com a aluna, Ana Lívia Ávila Braga, do Centro Educacional Raízes e Asas. A Prefeitura do Aracati parabeniza a todos os alunos e educadores pelo desempenho.

Confira a lista dos vencedores na Etapa Municipal do Prêmio Peteca 2021:

Categoria Poesia

GRUPO 1

1º LUGAR: LARA CASTRO PEREIRA (Escola Edmar Sena)

2º LUGAR: SAMUEL LAYON SILVA DE SENA (Escola José Nonato)

3º LUGAR: MARIA EMELLY TEIXEIRA PINHEIRO (Escola Francisco Saboia)

GRUPO 2

1º LUGAR: GABRIEL BERNARDO NOGUEIRA (Escola Integral Profº Onélio Porto)

2º LUGAR: EVELINE FERNANDES DA SILVA (Escola Francisco Fernandes)

3º LUGAR: SARA COELHO DA SILVA, ALICE DA SILVA VIANA (Escola José Bernardo)

GRUPO 3

1ºLUGAR: ANA JULIA DE SENA LIMA (Escola Edmar Sena)

2º LUGAR: KETLY SILVA BARBOSA (Escola Margarida Gondim)

3º LUGAR: LEILA BARBOSA DA SILVA (Centro Educacional Raízes e Asas)

Categoria Desenho

GRUPO 1

1º LUGAR: JOÃO PETRUS DA SILVA (Escola Zé Melancia)

2º LUGAR: RAVI JALES MAIA (Escola Integral Darcy Ribeiro)

3º LUGAR: LEANDRO DE OLIVEIRA MONTEIRO (Escola Domingos Costa)

GRUPO 2

1º LUGAR: JHENNIFER KELLY DA SILVA MELO (Escola Antônio Monteiro)

2º LUGAR: CRISTIAN MONTEIRO DE OLIVEIRA, JOÃO LUCAS RIBEIRO DA SILVA (Escola Integral Profº Onélio Porto)

3º LUGAR: LUIZ GUILHERME DO NASCIMENTO FIRMINO (Centro Educacional Raízes e Asas)

GRUPO 3

1º LUGAR: ALÍCIA RIBEIRO DA SILVA, LARA MARJORYE DA COSTA MOREIRA (Escola Integral Profº Onélio Porto)

2º LUGAR: CIBELLE COSTA SANTOS (Escola Antônio Monteiro)

3º LUGAR: FELIPE RENATO ALVES DA SILVA (Escola São Marcelino)

Categoria Música

GRUPO 1

1º LUGAR: KEMYLLY MONTE DA SILVA (Escola Integral Darcy Ribeiro)

GRUPO 2

1º LUGAR: ANA LIVIA AVILA BRAGA (Centro Educacional Raízes e Asas)

2º LUGAR: FERNANDA EVELLY FERREIRA LIMA (Colégio Municipal)

GRUPO 3

1º LUGAR: MARJORIE DOS SANTOS FERREIRA SILVA (Escola São Marcelino)

Categoria Conto

GRUPO 1

1º LUGAR: SARA GABRIELLY GONDIM (Escola Margarida Gondim)

2º LUGAR: IASMIM KELLY BABROSA (Escola Auxiliadora)

3º LUGAR: MANUEL RAVICK LIMA DE SOUZA (Escola Antônio Monteiro)

GRUPO 2

1º LUGAR: ANA CECILIA MEDEIROS VIEIRA (Escola Francisco Amaral)

2º LUGAR: GABRIELA REBECA LIMA SOARES (Escola Margarida Gondim)

3º LUGAR: TAYLLA REBECA CRUZ MELO (Escola Zé Melancia)

GRUPO 3

1º LUGAR: NICOLLY MONTEIRO DOS SANTOS (Escola Régis Bernardo)

2º LUGAR: LEILA BARBOSA DA SILVA (Centro Educacional Raízes e Asas)

3º LUGAR: ABIMAEL CARSOSO DE OLIVEIRA (Escola Francisco Amaral)

Escolas que representaram nosso município na etapa estadual em todas as categorias:

Categoria Música

Escola Integral Darcy Ribeiro

Centro Educacional Raízes e Asas

Escola São Marcelino

Categoria Desenho

Escola Zé Melancia

Escola Antônio Monteiro

Escola Integral Profº Onélio Porto

Categoria Conto

Escola Margarida Gondim

Escola Francisco Amaral de Lima

Escola Profº Régis Bernando

Categoria Poesia

Escola Edmar Sena

Escola Integral Profº Onélio Porto

Escola Edmar Sena

#Educação 23/05/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Inauguração da Creche em Tempo Integral Armando Dias

Pedregal ganha nova creche

A Prefeitura do Aracati inaugurou mais uma creche, localizada na comunidade Pedregal, na sexta-feira, 20. A nova escola vai beneficiar crianças das comunidades Pedra Redonda, Volta e Vila Grega, além do próprio Pedregal.

O Centro de Edução Infantil (CEI) Armando Dias foi inaugurado pelo prefeito Bismarck Maia e vai receber 300 crianças na fase pré-escolar (até cinco anos). O início das aulas será imediato, aproveitando as matrículas já existentes para este ano letivo, informa a Secretaria Municipal da Educação.

Serão 10 salas de aula, um lactário, sala de professores, cozinha, direção, recepção, secretaria escolar, banheiros, área de lazer, brinquedoteca, três banheiros infantis, depósito, sala multiuso, fraldário, almoxarifado, lavanderia, rouparia, despensa, copa dos funcionários e banheiros dos funcionários. Ao todo, foram investidos R$ 1.868.415,60 oriundos do Tesouro Municipal e Ministério da Educação, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

#Infraestrutura 19/05/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Izolda Cela vem ao Aracati anunciar ações em parceria com o município

Governadora e prefeito inauguraram CCI e assinaram obras de serviço para nova estrada de Canoa e duas areninhas

Uma série de ações nas áreas da educação, logística e esportes, frutos da parceria entre a Prefeitura do Aracati e o Governo do Estado do Ceará, foram lançadas no município pela governadora Izolda Cela e pelo prefeito Bismarck Maia, nesta quinta-feira, 19.

Na primeira parte da agenda, foi inaugurado o Centro Cearense de Idiomas (CCI). Em seguida, os gestores assinaram ordens de serviço para importantes obras no município: a nova estrada para Canoa Quebrada e as areninhas das comunidades de Quixaba e Cajueiro.

O CCI foi oficialmente inaugurado - apesar de já estar em funcionamento desde o início do ano - e oferece cursos de línguas estrangeiras para alunos da rede pública de ensino do Aracati e também de Fortim. A unidade do Aracati, no Shopping Bom Vizinho, atende 375 estudantes, distribuídos em 16 turmas de inglês e de espanhol.

"O Centro Cearense de Idiomas que foi entregue ao Aracati, propõe a melhor condição para que os jovens estudantes sejam proficientes no domínio de uma segunda língua. Ele abre oportunidades para os jovens e aqui, numa região turística, isso é essencial", afirmou a governadora Izolda Cela.

As seleções acontecem todo semestre e os cursos têm duração total de três anos. Todas as salas têm no máximo 25 alunos e contam com recursos midiáticos para facilitar a aprendizagem do idioma. O material didático e o fardamento são fornecidos gratuitamente.

Posteriormente, governadora e prefeito foram à comunidade Beirada e assinaram as ordens de serviço. O novo acesso para Canoa terá 3,83 km e vai encurtar a distância entre a sede do Aracati e a praia. A nova via deve ficar pronta em 12 meses e vai conectar a comunidade de Beirada à região das praias. Ao todo, serão investidos R$ 4.102.979,20 milhões. A estrada integra o projeto Ceará de Ponta a Ponta, de melhoria e expansão da infraestrutura viária, em parceria com os municípios.

Ainda na comunidade Beirada, foram assinadas as ordens de serviço para a construção de duas areninhas. O secretário dos Esportes e Juventude, Rogério Pinheiro, também esteve presente.

"Estou super feliz, recebemos a primeira Governadora do Ceará. Gravem na memória de vocês, cada canto da Beirada, daqui há cinco anos vocês vão ver toda a prosperidade dessa região. Existem obras, existem benefícios e existem conquistas, que são maiores para a população e para o seu desenvolvimento", declarou o prefeito Bismarck Maia.

#Educação 03/05/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Seleção de bolsistas para o Programa Pacto pela Aprendizagem

A Prefeitura do Aracati, por meio da Secretaria de Educação, torna público o Processo Seletivo para bolsistas do Programa Pacto pela Aprendizagem no Ceará. As bolsas são para: Acompanhamento Pedagógico em Pedagogia, Língua Portuguesa e Matemática.

As inscrições serão gratuitas e deverão ocorrer no período de 04/05/22 a 05/05/22, devendo os candidatos realizá-las por meio da entrega dos documentos solicitados, no horário de 8:00h às 11:00 horas e 13:30h às 17:00 horas, na sede dos Conselhos, localizado na Rua Coronel Alexandrino, nº 1211, Centro.

#Educação 09/04/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Entrega de Novos Kits Escolares para alunos e professores

A Prefeitura do Aracati, por meio da Secretaria de Educação, entregou na manhã de quinta (07/04) os Novos Kits de Material Escolar para alunos e professores da rede municipal. A cerimônia oficial de entrega aconteceu no Ginásio da Escola Onélio Porto (Colégio Municipal).

Ao todo, serão entregues aproximadamente 12 mil kits com material escolar diverso para professores e alunos do Infantil II, III, IV, V, do 1º ao 9º ano e EJA. Eles são compostos de acordo com as necessidades pedagógicas de cada faixa etária e levam itens como: Fardamento escolar, tênis, sandália, cadernos, mochilas, lápis, borracha, estojo, squeeze, cola, giz de cera, massa de modelar, lápis de cor, régua, apontador e tesoura sem ponta.

#Educação 14/03/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO: NOTA DE ESCLARECIMENTO

FAMÍLIAS E COMUNIDADE ESCOLAR

Vimos esclarecer que a falta de professores em nossas escolas é decorrente de uma ordem judicial suspendendo a seleção de professores substitutos para preencherem as vagas dos professores afastados temporariamente com atestados médicos, licença maternidade, função comissionada e etc.

Infelizmente o Município se encontra impossibilitado, por ordem judicial, de suprir a atual carência de professores. Assim, faz-se necessário aguardar a resolução da matéria judicialmente para que a prestação do serviço educacional da rede municipal de ensino do Aracati volte a ser ofertada dentro da normalidade.

#Educação 28/01/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Seleção Simplificada para professores substitutos 2022

A Prefeitura do Aracati, por meio da Secretaria de Educação, divulga o Edital N° 003/2022 que dispõe sobre a realização de processo seletivo simplificado destinado a formação de banco de recursos humanos para contratações por tempo determinado de professores substitutos.

A seleção será realizada mediante avaliação de experiência profissional (análise curricular e entrevista de caráter classificatório e eliminatório). Os cargos são para: Professor Polivalente, Professor de Ciências Humanas, Professor de Ciências da Natureza, Professor de Educação Física, Professor de Língua Inglesa, Professor de Informática, Professor de AEE, Professor de Arte, Professor de Libras, Professor de Língua Portuguesa.

As inscrições serão realizadas no dia 31 de janeiro a 02 de fevereiro de 2022, nos horários de 8:00 às 11:00 h e de 13:30 às 17:00 h, no Colégio Municipal, localizado na Rua Padre Pacheco, nº 147, Aracati, CEP: 62.800-000.

#Educação 10/12/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Diálogos Socioemocionais e a interação escolar

Na quinta (09/12), a Secretaria de Educação realizou o encontro: "Diálogos Socioemocionais e a interação escolar" com alunos e servidores da Educação no Colégio Municipal.

O socioemocional é um componente curricular que visa uma educação integral, fundamentado em uma metodologia que envolve a avaliação formativa. A 3Gen em 2021 deu o suporte através das formações realizadas com professores e o evento marcou a culminância do que foi desenvolvido nas escolas, apresentando como esse componente contribui para o desenvolvimento de habilidades que favorecem atitudes e valores frente a situações vivenciadas no cotidiano.

#Educação 09/12/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Formatura do ABC no Aracaty Club

Nas últimas semanas, o Aracaty Clube foi palco da realização do sonho de centenas de crianças, com a formatura dos Doutores do ABC! Ao todo, formaram-se 232 alunos de 09 escolas e creches do ensino municipal. Noite memorável todos os formandos e suas famílias, estampando o sorriso e a alegria de ser aracatiense.

#Esporte 04/12/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Inauguração do Complexo Esportivo e de Lazer do Colégio Municipal

A Prefeitura do Aracati inaugurou, na tarde de sexta (03), a etapa final da reforma do Escola de Ensino Fundamental Prof. Onélio Porto, conhecida como Colégio Municipal. O evento foi realizado seguindo as normas sanitárias e os decretos de isolamento, com participação da comunidade escolar, população, vereadores e lideranças locais. A inauguração também foi transmitida na página oficial da Prefeitura do Aracati.

A gestão Bismarck Maia recebeu vários equipamentos em situação precária. Um deles foi o Colégio Municipal que estava com estrutura comprometida e várias salas em péssimas condições. Além da quadra poliesportiva que estava com a cobertura caindo e foi proibida para uso.

Hoje, a escola conta com todas as salas climatizadas, salas com lousas digitais, auditório moderno, sala com laboratório maker, ginásio poliesportivo com vestiário e piscina semiolímpica.

#Educação 23/08/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Seminário Gestores da Educação do Aracati 2021

A Prefeitura do Aracati, por meio da Secretaria de Educação, realizou, durante manhã e tarde de quinta-feira (19/08), na Escola Zé Melancia, o Seminário de Gestores da Educação 2021. O evento contou com a presença de diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino e representantes da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 10. O objetivo do seminário foi planejar ações de reestruturação do Projeto Político Pedagógico (PPP) das instituições escolares, bem como a pactuação de propostas pedagógicas para o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem para uma educação de excelência na rede pública municipal do Aracati.

Na ocasião, o prefeito Bismarck Maia fez a entrega simbólica de fardamento, kit de materiais didáticos e de alimentação escolar para todos os alunos da rede pública de ensino, como também homenageou escolas e profissionais de educação que receberam a Gratificação de Mérito Educacional.

#Educação 30/07/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Comunicado da Secretaria de Educação sobre as aulas no segundo semestre de 2021

Estimados profissionais de educação, alunos, alunas, famílias e comunidade escolar.

Antes de tudo, desejamos encontrar vocês e os seus familiares com saúde, o maior bem neste momento e em paz.

Estamos retornando remoto a partir de 02 de agosto e nos organizando para o retorno presencial, tão logo estejamos com todos os nossos profissionais de educação imunizados e com o índice de contaminação abaixo de 0,50.

Assim, pensando no bem-estar e na importância da vida, comunicamos que não temos data definida para o retorno às aulas presenciais em nosso município.

Por fim, informamos que estamos atentos à mudança de cenário, a fim de se verificar possibilidades para um retorno gradual e seguro.

#Educação 30/07/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO KITS DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DO ARACATI BENEFICIAM MAIS DE 11 MIL ALUNOS

A Prefeitura do Aracati, por meio da Secretaria de Educação, vem preparando os kits da alimentação escolar municipal dentro das normas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE e com material da melhor qualidade, seguindo orientação de uma profissional da Nutrição.

Os kits montados, atualmente, totalizam mais de 60 toneladas de alimentos selecionados e são destinados a 11.871 alunos matriculados na rede municipal e trazem os gêneros alimentícios adquiridos para a distribuição, que atendem as exigências do Programa Nacional da Alimentação Escolar - PNAE.

#Educação 29/07/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Encontro Pedagógico para formação de Coordenadoras do Aracati

A Prefeitura do Aracati, por meio da Sec. de Educação, realizou entre os dias 19 a 23 de julho o Encontro Pedagógico com o tema: "Compreender e ressignificar a prática da coordenação pedagógica". As reuniões aconteceram na Escola de Ensino Integral Darcy Ribeiro e abordaram: Função do coordenador escolar, Reuniões pedagógicas e engajamento com a comunidade escolar, Planejamento escolar, Currículo e Acompanhamento pedagógico.

O objetivo do encontro foi auxiliar o coordenador pedagógico no planejamento de ações para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem. Ele foi feito para orientar os coordenadores em pontos que eram necessários para o seu trabalho dentro de uma escola na perspectiva pedagógica: quais suas atribuições; como fazer o planejamento e auxiliar o professor; os benefícios de um bom acompanhamento pedagógico; formação continuada de professores e também foi proposto como o coordenador pedagógico pode elaborar reuniões/encontros com as famílias, porque é muito importante a interação entre família e escola. Ver menos

#Educação 01/07/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ETAPA ARACATIENSE DO PETECA 2021 ACONTECE COM APRESENTAÇÕES DE MÚSICA, CONTO, POESIA E DESENHO

Nos dias 24 e 25 de junho, aconteceu a etapa aracatiense do Prêmio Peteca para escolha de melhor conto, música, desenho e poesia. O Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA) é desenvolvido desde 2008 pelo o Ministério Público do Trabalho do Ceará e as Secretarias Estadual e Municipais da Educação no estado, em parceria com outros órgãos e entidades do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

Em Aracati, várias escolas municipais participam todos os anos da disputa e algumas conseguem até ser destaque estadual e nacional. Esse ano, o evento foi em formato de conferência on-line. Com participação de professores, coordenadoras, diretoras e pais. Nele, os alunos apresentaram seus trabalhos para julgamento de especialistas em cada segmento e as obras vencedoras representarão o Aracati na etapa estadual.

CATEGORIAS

Os trabalhos são divididos em categorias, no Grupo 1 - 4° e 5° ano, Grupo 2 - 6° e 7° ano e Grupo 3 - 8° e 9° ano. Devem ter como objetivo serem inéditos, feitos pelos alunos e neles é avaliado o respeito ao tema e a criatividade.

As escolas vencedoras e que seguirão para a etapa estadual são:

Modalidade Música

Grupo 1 : Escola em Tempo Integral Darcy Ribeiro

Grupo 2: Centro Educacional Raízes e Asas

Grupo 3: Escola São Marcelino Champagnat

Modalidade Conto

Grupo 1: Escola Margarida Gondim

Grupo 2: Escola Francisco Amaral Lima

Grupo 3: Escola Prof. Regis Bernardo de Souza

Modalidade Poesia

Grupo 1: Escola Edmar Sena

Grupo 2: Escola Prof. Onélio Porto (Colégio Municipal)

Grupo 3: Escola Edmar sena

Modalidade Desenho

Grupo 1: Escola Zé Melancia

Grupo 2: Escola Prof. Antônio Monteiro

Grupo 3: Escola Prof. Onélio Porto (Colégio Municipal)

Vídeos dos trabalho nos links:

#Educação 09/06/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Cerimônia on-line marca a parceria entre Educação do Aracati e Instituto Ayrton Senna

A Prefeitura do Aracati, na tarde de terça-feira (08), realizou o lançamento do "Programa de Formação Socioemocional" para alunos da rede pública municipal, no auditório da Nova Escola Zé Melancia em Canoa Quebrada. A cerimônia foi transmitida através da página oficial da Prefeitura, para que professores, pais e alunos pudessem participar. A Secretaria Municipal de Educação traz, nesse momento, para as escolas do município, o programa Diálogos Socioemocionais, tecnologia educacional do Instituto Ayrton Senna para o desenvolvimento de competências socioemocionais dos nossos alunos do ensino fundamental, anos finais.

Sabemos que a educação tem que ser integral e, para tanto, é necessário que nossos alunos desenvolvam competências que vão auxiliá-los em toda sua jornada, no ambiente escolar e na vida. O programa traz conteúdos e ferramentas necessários para que o aluno desenvolva foco, determinação, organização, responsabilidade, tolerância ao estresse, curiosidade para aprender, empatia, e várias outras competências, que compõem a matriz SENNA de competências socioemocionais. Essa matriz está alinhada ao desenvolvimento previsto pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC e organiza competências fundamentais para formar cidadãos responsáveis e capazes de fazer boas escolhas para suas vidas.

A implementação do Diálogos Socioemocionais em Aracati será realizada pela SME por meio de parceria com a 3GEN, instituição de consultoria e treinamentos que estabeleceu um termo de cooperação técnica com o Instituto Ayrton Senna para a transferência da tecnologia. Os experientes agentes técnicos da 3GEN receberam formação do Instituto Ayrton Senna e estão certificados para formar educadores do município e realizar o acompanhamento da implementação da solução junto às equipes da Secretaria.

O prefeito Bismarck Maia disse estar se sentindo muito feliz e otimista com a parceria, além de extremamente responsável e fiscalizador em relação ao projeto. "Ficarei atento e cobrador para que dê certo. Daqui há 8 meses temos resultados aluno a aluno, com o envolvimento e foco deles", concluiu Bismarck.

#Educação 07/06/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Aracati em parceria com o Instituto Ayrton Senna para melhorar a educação municipal

A Prefeitura do Aracati dará início a uma parceria inédita em seu sistema educacional. Seguindo exemplos bem sucedidos em centenas de escolas e em municípios de vários estados, incluindo São Paulo e Ceará, a educação fundamental do Aracati, agora, conta com o apoio e conhecimento do Instituto Ayrton Senna.

A data para lançamento do projeto será no dia, 08 de junho, às 16h em cerimônia transmitida em live na página oficial da Prefeitura do Aracati (https://www.facebook.com/prefeituradoaracati/). Nela, será apresentado o projeto da plataforma de monitoramento socioemocional do Instituto Ayrton Senna. Com ele, professores e gestores terão à sua disposição os instrumentos necessários para o acompanhamento socioemocional de seus estudantes.

A secretária de educação, Ana Mello, explica que está sendo montando uma proposta de perspectiva de educação integral no Aracati. Assim, é necessário a incorporação de novas e mais flexíveis estratégias de aprendizado. A educação sociemocional vem como uma necessidade de preparar os alunos para serem pessoas mais autônomas, criativas, responsáveis. Além de aprenderem a colocar em prática melhores atitudes, desenvolver habilidades para controlar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia e manter relações sociais positivas, tomando decisões de maneiras mais responsáveis.

Sobre os Diálogos Socioemocionais:

O objetivo é possibilitar, de forma intencional e planejada, o desenvolvimento pleno de estudantes, preparando esses jovens para enfrentar os desafios do século 21.

1) formações de gestores e professores realizadas presencialmente e a distância para entendimento, customização e implementação na escola;

2) instrumentos e metodologias para o acompanhamento do desenvolvimento de competências socioemocionais pelos professores junto aos estudantes, por meio de conversas e devolutivas que permitem o planejamento e o replanejamento de atividades para o alcance de objetivos individuais dos alunos;

3) instrumentos e metodologias para o acompanhamento do andamento da política educacional pela Secretaria de Educação e

4) uma comunidade de prática, por meio da qual os docentes compartilham e comentam atividades criadas por eles para potencializar o desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes nas aulas.

#Educação 08/04/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Chamada Pública para Aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar

A Prefeitura do Aracati realiza Chamada Pública Nº 001/2021-SEDUCA para Aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar, destinados a composição da alimentação escolar dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Os interessados devem apresentar até o dia 13/04/2021, a documentação no endereço: Rua Santos Dumont, 1146 - Farias Brito, Aracati. Horário: das 7h 30 às 11h 30 e 13h 30 às 17h 30.

Informações da licitação

Tipo: MENOR PREÇO

Data da abertura: 14/04/2021

Valor estimado: R$ 1.581.256,00

Objeto da licitação: AQUISIÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E DO EMPREENDEDOR FAMILIAR RURAL,DESTINADO AO ATENDIMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR/PNAE, DE RESPONSABILIDADE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ARACATI - CEARÁ.

Local da abertura: SALA DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

Data da abertura: 14/04/2021

Hora da abertura: 09:00

#Educação 01/04/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Entregas de Kits Educacionais para Alunos e Professores

A Prefeitura do Aracati e a Secretaria de Educação estão entregando para todos os alunos da rede pública municipal, do infantil II ao 9º ano, kits de materiais didáticos com mochila, caderno pautado, caderno de desenho, lápis grafite, massa de modelar, lápis de cor, apontador e livros didáticos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD.

Também estão sendo entregues kits pedagógicos para os professores, com caderno, agenda, estojo, caneta, borracha, lápis, squeeze e camisa.

#Educação 04/03/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Alunas da Escola Francisco Amaral Lima são aprovadas no IFCE e IFRN

A Escola de Ensino Fundamental Francisco Amaral Lima em Cacimba Funda é destaque nas seleções dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Campus Aracati) e do Rio Grande do Norte (Campus Mossoró).

2020 foi um ano de muitos desafios para a educação em todo o mundo e no Aracati não foi diferente. Mesmo sem aulas presenciais durante quase o ano todo, os alunos e as atividades continuaram no mesmo ritmo e horário, de forma remota, com a participação das famílias e, com muita dedicação, sete alunas passaram nas seleções dos IFCE e IFRN.

Maria Clara dos Santos Bezerra passou no IFRN em 1º lugar no Curso de Informática e agradeceu ao esforço de todos da escola. "Eles foram de extrema importância para a minha aprovação e isso prova que o ensino público pode fazer a diferença na educação do nosso país", completou.

Já Maria Lara Abreu Dutra agradeceu a Deus, a família e todos da escola por ter sido aprovada no IFRN e no IFCE. Disse que seus pais tiveram pouco acesso à educação, mas hoje são os principais incentivadores para que ela e sua irmã, Maria Luiza (aprovada no IFCE), pudessem estudar.

A agilidade do município, por meio da Secretaria de Educação, em procurar atender e orientar as atividades na modalidade remota, foi fundamental para que as turmas não ficassem ociosas e lograssem um bom desempenho.

Parabéns as alunas aprovadas:

- Maria Fernanda Guastella dos Santos - IFRN

- Talyta Auany Rebouças da Costa - IFRN

- Islany Gabriela da Silva - IFRN

- Maria Clara dos Santos Bezerra - IFRN (1º lugar em Informática)

- Maria Eloisa Oliveira dos Santos - IFRN

- Maria Lara Abreu Dutra - IFCE e IFRN

- Maria Luiza Abreu Dutra - IFCE

#Emprego 02/03/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Convocação de Professores da Seleção Pública Simplificada 2021

A Secretaria de Planejamento e Administração do Aracati convoca os professores aprovados no Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de profissionais destinados ao preenchimento de vagas na Secretaria de Educação do Município.

Os cargos são para professor polivalente, professor de matemática e ensino religioso. Os candidatos convocados devem comparecer a sua respectiva Unidade de Lotação, entre os dias 03 e 04 de março, entre às 08h às 17h, de segunda a quinta-feira, portando a documentação referida no Edital do Processo Seletivo.

#Emprego 15/01/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 169 NOVOS PROFESSORES CONVOCADOS DENTRO DAS VAGAS DE CADASTRO DE RESERVA DE CONCURSO EM ARACATI

O PREFEITO MUNICIPAL DE ARACATI convoca os candidatos aprovados, classificados e não classificados dentro das vagas (cadastro de reserva), no Concurso Público Municipal regido pelo Edital 07.04/2018. Ao todo, são 169 novos professores efetivos para a rede municipal de ensino.

Os convocados devem comparecer entre os dias 18 a 27 de janeiro de 2021, no Fundo Municipal de Seguridade Social (Cel. Alexandrino, 484, Centro, Aracati). No horário: 7h 30 às 11h 30 e 13h 30 às 17h 30. Confira no link o edital e a documentação necessária para levar.

#Educação 15/12/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Alunos da Rede Pública de Ensino Fundamental do Aracati ganham 110 medalhas na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

A 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) ocorreu, em 2020, de forma virtual devido à pandemia do Covid-19. Anualmente participam dela alunos de escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e a participação das escolas ocorre de forma voluntária.

Há uma fase única onde são aplicadas provas contendo 10 questões, cada, sendo 7 de Astronomia e 3 de Astronáutica. Além disso, os alunos são divididos em níveis de acordo com o ano escolar. Nível 1 (1º ao 3º ano), Nível 2 (4º ao 5º ano), Nível 3 (6º ao 9º ano), Nível 4 (ensino médio). Para obter medalhas de ouro, prata e bronze também há divisão de acordo com o nível e a nota.

A comissão organizadora da OBA conta com um grande número de profissionais do Brasil todo, entre doutores, mestres, especialistas, graduandos e bolsistas. Atualmente, o presidente da comissão é o Prof. Dr. João Batista Garcia Canelle, membro do Instituto de Física da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). (Demais membros: http://www.oba.org.br/site/?p=conteudo&pag=conteudo&idconteudo=705&idcat=8&subcat).

Além das medalhas, todos os estudantes que realizaram as provas recebem certificados e brindes surpresas enviados pela comissão organizadora pelos correios. A rede pública municipal de educação do Aracati teve 14 escolas inscritas e todas tiveram alunos medalhistas nos diferentes níveis (1, 2 e 3). Ao todo foram 21 medalhas de ouro, 32 medalhas de prata, 57 medalhas de bronze. A premiação deve ocorrer quando as medalhas e certificados forem enviados, previstos para o mês de fevereiro de 2021.

OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Medalhas

Escola

Ouro

Prata

Bronze

Colégio Municipal

1

1

EEF Adolfo Caminha

2

1

3

EEF. Antonieta Cals

11

13

16

EEF Centro Educacional Raízes e Asas

1

EEF Domingos Costa Teobaldo

1

1

E.E.F. Francisco Amaral Lima

2

6

9

EEF Francisco Saboia Barbosa

3

1

5

EEF José Bezerra Filho

2

5

EEF Moisés Marques

1

3

2

EEF Profº Antônio Monteiro

1

1

4

EEF Profª Gercina Nepomuceno

1

EEF Profº Régis Bernardo de Souza

2

4

EEF São Marcelino Champagnat

1

4

EEF Virgínia Rodrigues Uchôa

1

1

Total

21

32

57

Fonte de informações: http://www.oba.org.br/

Secretaria Municipal de Educação de Aracati.

Responsável:

Secretaria Municipal de Educação

Secretária Municipal de Educação: Ana Lúcia da Costa Mello

Técnica pedagógica Ciências da Natureza: Taís Coutinho Parente

#Educação 25/11/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ABERTAS AS MATRÍCULAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PARA 2021

A Prefeitura Municipal do Aracati informa sobre o período de matrículas para a educação infantil, o ensino fundamental e a educação de jovens e adultos - EJA na rede pública municipal em 2021; com o objetivo de assegurar o acesso dos alunos às unidades públicas de ensino e a sua permanência no processo de escolarização.

<b>As matrículas podem ser feitas de 18 a 30 de novembro, das 07h às 11h e das 13h às 17h. No local onde o aluno vai estudar.</b>

<b>Documentos necessários - Ensino Infantil</b>

a) Certidão de Nascimento e/ou Registro Geral - RG;

b) Comprovante de endereço no nome do (a) pai/mãe ou responsável legal;

c) CPF do pai/mãe ou responsável legal;

d) Carteira de vacinação atualizada;

e) CPF do aluno;

f) Cartão do Programa Bolsa Família, se for o caso;

g) Nº do NIS do aluno;

h) Cartão do Sistema Único de Saúde.

<b>Documentos necessários - Ensino Fundamental e EJA</b>

a) Certidão de Nascimento e/ou Registro Geral - RG;

b) CPF do aluno;

c) CPF do pai/mãe ou responsável legal;

d) Comprovante de endereço no nome do(a) pai/mãe ou responsável legal;

e) Comprovante de escolaridade anterior, em caso de prosseguimento de estudos.

f) Cartão do Programa Bolsa Família, se for o caso.

g) Carteira de vacinação atualizada.

#Educação 24/07/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Inauguralive da Nova Escola do Cajueiro com Aldynha Vox

O prefeito Bismarck Maia participou, ontem (23/07), da cerimônia de inauguração da Nova Escola E.E.F. José Bernardo de Souza no Cajueiro. Essa é mais uma obra feita totalmente do zero. Lembrando que a Educação do Aracati ainda continua por meio da "Escola Virtual", enquanto durar o isolamento necessário da pandemia, mas a comunidade ganhou mais uma nova e moderna escola para quando as aulas presenciais voltarem. A escola conta com seis salas de aulas, biblioteca, sala de informática, secretaria, sala de professores, sala da gestão, cantina e banheiros com acessibilidade. Os alunos receberão uma escola climatizada, com wi-fi, tablets e lousa de vidro e lousa digital.

#Educação 16/07/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Inauguração da Nova Escola Moisés Marques em Cajazeiras

O prefeito Bismarck Maia participou, hoje (16/07), da cerimônia de inauguração da Nova Escola Moisés Marques em Cajazeiras, uma obra feita totalmente do zero. Lembrando que a Educação do Aracati ainda continua por meio da "Escola Virtual", enquanto durar o isolamento necessário da pandemia, mas a comunidade ganhou uma nova e moderna escola para quando as aulas presenciais voltarem.

A escola conta com seis salas de aulas, biblioteca, sala de informática, secretaria, sala de professores, sala da gestão, cantina e banheiros com acessibilidade. Os alunos receberão uma escola climatizada, com wi-fi, tablets e lousa de vidro e lousa digital.

#Educação 30/06/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Entrega da Sede da Unilab Polo Aracati

O Perfeito Bismarck Maia, juntamente com secretários municipais e o Deputado Eduardo Bismarck receberam, hoje (30/06), a comitiva da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) para a entrega do prédio que será a sede da Unilab Polo Aracati. Estavam presentes no grupo: o Reitor da Unilab, professor Roque Albuquerque; a vice-reitora, professora Cláudia Carioca; o pró-reitor de Planejamento, Célio Ferreira; o diretor do Instituto de Educação a Distância, Manoel Ribeiro e arquiteta Carina Leite.

O campus será instalado no prédio da Escola de Tempo Integral Darcy Ribeiro (Rua Teófilo Pinto, 200 - bairro Farias Brito), em Aracati, e foi uma conquista do Deputado Federal Eduardo Bismarck. O polo inclusive recebe uma reforma, em fase de conclusão, para atender as necessidades da Unilab.

O prefeito do Aracati, Bismarck Maia destacou que é um sonho antigo de todos, uma universidade pública federal no Aracati, através da instituição intensifica a formação de produção de conhecimento, que retorna para a cidade através da contribuição no desenvolvimento.

SERVIÇO

A Unilab Polo Aracati inclusive já teve inscrições para dois cursos de especialização.

#Educação 14/05/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Entrega de Kits de Alimentação nas Escolas do Aracati

A Secretaria de Educação iniciou, hoje (14/05), a distribuição dos Kits de Alimentação nas escolas municipais e a entrega dos itens respeita critérios técnicos estabelecidos pelo Governo Federal. Os referidos Kit’s possuem conteúdo suficiente para suprir 15 (quinze) dias, e todos os produtos obedecem cardápio elaborado pela nutricionista que servirá de orientação para os pais/responsáveis pelos alunos.

A distribuição inicia com os já cadastrados e que já vinham recebendo a alimentação escolar. Durante as entregas, estão abertos os cadastramentos dos demais beneficiários que não se cadastraram e que possuem interesse em ser contemplados.

Importante salientar que todas as escolas seguem plano estratégico elaborado seguindo e respeitando os Decretos Municipais em combate ao Coronavírus. Dentre algumas destas ações pode-se citar: a higienização na manipulação dos alimentos e recipientes, há a diferenciação de horários para evitar aglomerações bem como o distanciamento obrigatório de 1m entre os pais/responsáveis que fazem a retirada dos gêneros alimentícios nas escolas e outros.

#Educação 25/03/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Alunos do Aracati continuam recebendo merenda escolar

Seguindo a determinação do Prefeito sobre os cuidados em face ao Novo Coronavírus, medidas importantes e eficazes de proteção à população foram e estão sendo tomadas.

Uma dessas, foi a suspensão das aulas físicas para garantir o isolamento social, que se mostra a ação mais eficaz de combate e controle a essa pandemia. A Administração estendeu as medidas para reforçar o isolamento e garantiu a distribuição da alimentação escolar, mesmo com a suspensão das aulas. Sabe-se que, algumas vezes, essa é a única alimentação diária nutritiva das nossas crianças.

Esta ação importante requer cuidados e atenção para seguir o protocolo de segurança necessário nesse período, a Secretaria de Educação fornece, diariamente, em média, 2.000 refeições para as crianças matriculadas, a partir de um cardápio elaborado por nutricionistas.

Após análise rigorosa, profissionais da Educação optaram em fornecer a alimentação em detrimento de levar a cesta básica, para garantir uma alimentação nutritiva, manipulação correta e já pronta para o consumo, garantindo, uma vez ao dia, uma alimentação adequada e cumprindo o objetivo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

É a Prefeitura do Aracati no combate ao coronavírus junto com a população!

#Educação 13/03/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Inauguração da NOVA ESCOLA Zé Melancia em Canoa Quebrada

Canoa Quebrada, praia do município de Aracati, 136km de Fortaleza, receberá uma nova Escola com capacidade para 550 alunos, que será entregue nesta sexta-feira 13/03/2020, pelo prefeito Bismarck Maia. A nova escola é um marco para educação do Aracati, sobretudo, porque a escola antiga havia sido demolida na gestão anterior e passou dois anos sem nunca ter iniciado as obras da reforma.

Assim que assumiu, o Prefeito Bismarck Maia imediatamente contratou módulos de containers e criou uma 'Escola Provisória' de alto padrão. Crianças que por dois anos estudaram de forma improvisadas, divididas entre sala da Associação Comunitária de Canoa Quebrada e na Vila do Estevão, passaram a estudar na escola provisória, com salas climatizadas e adequadas a um melhor aprendizado.

Mas para esta gestão só isso não bastava. Era preciso dar a melhor e mais bem estruturada escola para as nossas crianças, e assim foi feito.

A prefeitura do Aracati construiu, em outro terreno bem maior, uma escola totalmente nova. Com área total de 1808,97m², a infraestrutura em padrão de alta qualidade, conta com 14 salas de aula, todas climatizadas com ares-condicionados, quadros brancos no formato 360 graus, rodeando toda a sala, piso porcelanato, Sala Atendimento Educacional Especializado - AEE, auditório com capacidade para 200 pessoas; cantina equipada, parque infantil, secretaria, sala de professores, coordenação, diretoria e WC infantis e juvenis com acessibilidade. Todas as salas terão lousas digitais touchscreen e um tablet por aluno. O Padrão considerado como de alto rendimento pedagógico é de um tablet por quatro alunos. A escola contará também com uma impressora 3D para aulas práticas.

Além disso, todos os alunos já estão recebendo seus uniformes completo com o kit contendo tênis, caderno, livro, lápis, lápis de cor e material de higiene, assim como os professores receberão seus kits com nécessaire, caderno, lápis, canetas, squeeze, farda e mochilas. O novo equipamento destaca-se pelo alto nível que irá contribuir na oferta de educação de qualidade.

#Emprego 03/03/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SELEÇÃO PÚBLICA PARA A CONTRAÇÃO TEMPORÁRIA DE GUARDA-VIDAS

Estão abertas as inscrições ao Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação temporária de guarda-vidas para atuarem na Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Segurança Pública do Aracati.

Ao todo, serão 10 (dez) vagas distribuídas nas praias e piscinas escolares do município. As inscrições devem ser feitas presencialmente nos dias: 11 e 12 de março de 2020. Nos horários de 8h às 11h e das 14h às I7h, na SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ARACATI - Rua Coronel Alexandrino, 1102. Bairro: Centro. Aracati-CE.

#Emprego 29/02/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SELEÇÃO PÚBLICA PARA A CONTRAÇÃO TEMPORÁRIA DE NUTRICIONISTAS EM ARACATI

O MUNICÍPIO DE ARACATI, por intermédio da SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, considerando o disposto no artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal e na Lei Municipal n° 304/2017, TORNA PÚBLICO, para o conhecimento dos interessados, que estão abertas as inscrições ao Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação temporária de Nutricionistas para atuarem de acordo com as necessidades da Secretaria Municipal de Educação.

Ao todo, serão 04 (quatro) vagas e as inscrições devem ser feitas presencialmente no dia 09 de março de 2020 das 8h às 11h e das 14h às 17h, na SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ARACATI - Rua Coronel Alexandrino, 1102. Bairro: Centro. Aracati-CE, podendo ser prorrogadas por necessidade de ordem técnica e/ou operacional.

#Educação 28/02/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CHAMADA PÚBLICA PARA BANCO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA IDADE CERTA - MAISPAIC

Aberta chamada pública para composição de Banco de Bolsas de Pesquisa e Extensão Tecnológica no âmbito do Programa Aprendizagem na Idade Certa - MAISPAIC. Os profissionais devem atuar como formadores nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, nos Eixos de Alfabetização, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, dos Anos Finais do Ensino Fundamental, das Competências Socioemocionais e de Gestão e Avaliação, com o intuito de realizar ações pedagógicas a partir de formações continuadas de professores e gestores escolares, conforme estabelecido no edital.

As inscrições estarão abertas no período: 03 e 04 de março de 2020. Nos horários de 8h às 11h e das 13h às I6h, na SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ARACATI - Rua Coronel Alexandrino, 1102. Bairro: Centro. Aracati-CE.

#Educação 30/01/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA CREDENCIAMENTO DE INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS PRIVADAS NO PROGRAMA ESTUDANTE TEM VEZ A Prefeitura Municipal do Aracati, Ceará, por intermédio da Secretaria Municipal da Casa Civil, torna público o presente Edital de Chamada Pública e convida as instituições
educacionais privadas a participarem do processo de credenciamento no âmbito do Programa Estudante Tem Vez, instituído pela Lei Municipal n° 361, de 5 de dezembro de 2017 e regulamentado pelo Decreto n° 016, de 14 de março de 2018.
#Educação 13/09/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SEMANA DA INCLUSÃO 2019 VEM COM O TEMA: ACORda INCLUSÃO! A prefeitura do Aracati. por meio da Secretaria de Educação, realiza entre os dias 16 a 20 de setembro de 2019 a Semana da Inclusão com o tema ACORda INCLUSÃO. O Núcleo de Atendimento Especializado e Inclusão - NAEI é o órgão responsável pela elaboração da semana, que tem uma ampla programação dedicada a cuidar dos estudantes com necessidades especiais na cidade de Aracati. O NAEI tem o objetivo de viabilizar o acompanhamento dos alunos e familiares para uma melhor adaptação no ambiente educacional, como também proporcionar assistência através de atendimento especializado.


- Abertura da Semana da Inclusão nas Escolas e Divulgação nas Mídias
Data: 16/09/2019


- Atividade: Oficina de Libras
Mediadores: Intérpretes
Público Alvo: Alunos
Local: Escolas
Data: 16 a 20/09/2019
Horário: 13 h

- Atividade: Cinema
Público Alvo: Alunos atendidos no
NAEI e AEE
Local: Cine Bom Vizinho
Data: 17/09/2019
Horário: 8 h

- Atividade: Diálogo com as famílias
Mediadores: Profissionais do NAEI
Público Alvo: Famílias
Local: Teatro Francisca Clotilde
Data: 17/09/2019
Horário: 14 h

- Atividade: Apresentação de Teatro
Mediador: Aureliano
Público Alvo: Familiares e alunos.
Local: Teatro Francisca Clotilde
Data: 18/09/2019
Horário: 14 h

- Atividade Lúdica Psicomotora
Mediadores: Equipe de Fisioterapia
Público Alvo: Alunos do NAEI e AEE.
Local: Praça Dom Luiz
Data: 19/09/2019
Horário: Tarde 14 h 30min


- Atividade: Lanche Inclusivo reflexivo
Mediadores: Profissionais do NAEI
Público Alvo: Famílias e alunos
Local: NAEI
Data: 20/09/2019
Horário: 8 h

Inclusão é um ato de amor de mão dupla.


Núcleo de Atendimento Especializado e Inclusão-NAEI
Rua Cel. Alexanzito, 538 Fone: 34462448 Ramal 201
E-mail: naei.aracati2017@gmail.com

#Emprego 31/08/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SELEÇÃO PÚBLICA PARA COMPOSIÇÃO DE BANCO DE RECURSOS HUMANOS DE COZINHEIRO ESCOLAR PARA NECESSIDADES TEMPORÁRIAS O MUNICÍPIO DE ARACATI, por intermédio da SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, considerando o disposto no artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal e na Lei Municipal n° 304/2017, divulga e estabelece normas específicas para a abertura de inscrições e a realização de processo seletivo simplificado destinado a formar um banco de recursos humanos de cozinheiros escolares, para suprir carências temporárias e atender necessidade de excepciona! interesse público das Unidades de Ensino do Sistema de Educação do Município de Aracati.
#Emprego 26/06/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Seleção Pública para Composição de Banco de Recursos Humanos Temporário de Professores do Aracati Edital 09/2019 - SME A Secretaria de Educação do Município do Aracati divulga abertura de Seleção Pública, através de processo seletivo simplificado, para composição de Banco de Recursos Humanos de professores. As vagas são para atender necessidade temporária nas Unidades de Ensino do Sistema de Educação do Município do Aracati. Além de contratação de professores para fins de implementação de programas, tradutor intérprete de libras e educação de jovens e adultos.

Modalidades e Disciplinas:
Educação Infantil - Anos Iniciais do Ensino Fundamental - EJA I e II
Anos Finais do Ensino Fundamental - EJA III e IV: Língua Portuguesa, Geografia, História, Matemática, Educação Física, Atendimento Educacional Especializado (AEE), Tradutor Intérprete de Libras.

As inscrições serão entre os dias: 01 a 04 de julho de 2019 das 8h às 11h 30 e das 13h 30 às 17h na Sede da Secretária de Educação: Rua Coronel Alexandrino, 1102, Centro, Aracati-CE. CEP: 62.800-000.

Faz-se necessário o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 30,00 (trinta reais) através de DEPÓSITO IDENTIFICADO, Banco Bradesco, na Conta Corrente 1.240-8, Agência 0685-8, em nome de SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA. O comprovante deve ser anexado a ficha de inscrição.


#Emprego 05/04/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Nova Chamada do Edital de Convocação dos Bolsistas/Estagiários aprovados no Programa Estudante Tem Vez Nº 05/2018 A Prefeitura Municipal do Aracati, através da Secretaria de Educação, convoca os aprovados na seleção do Edital do "Programa Estudante tem vez" Nº 05/2018. As vagas são para estudantes de nível médio, técnico, profissionalizante e superior. Confiram no Edital de Convocação.
#Emprego 21/03/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Edital de Convocação dos Bolsistas/Estagiários aprovados no Programa Estudante Tem Vez Nº 05/2018 A Prefeitura Municipal do Aracati, através da Secretaria de Educação, convoca os aprovados na seleção do Edital do "Programa Estudante tem vez" Nº 05/2018. As vagas são para estudantes de nível médio, técnico, profissionalizante e superior. Confiram no Edital de Convocação.
#Educação 14/03/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO RESULTADO FINAL DA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE MEDIADORES E FACILITADORES DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO 2019 ATUALIZADA COM O RESULTADO PRELIMINAR DO PROCESSO
#Educação 01/02/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Secretaria da Educação realiza planejamento pedagógico de 2019 Entre os dias 30 de janeiro a 01 de fevereiro, a Prefeitura do Aracati, por meio da Secretaria de Educação, realizou as atividades da Jornada Pedagógica 2019. A atividade contou com a presença do Secretário de Educação e de 527 educadores, entre eles professores, coordenadores e diretores das escolas da rede municipal. Esse ano, o encontro teve como tema a “Ressignificação de Saberes Pedagógicos na Terra dos Bons Ventos” e entre as atividades ocorreram: palestras, plenária, orientações e mesa redonda.
#Educação 04/01/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Abertas as Matrículas e Rematrículas para a rede municipal de ensino do Aracati A Prefeitura do Aracati, por meio da Secretaria de Educação, informa que as matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2019 na rede municipal de ensino estão abertas até o dia 11 de janeiro de 2019.

As inscrições deverão ser realizadas por pais ou responsáveis legais na escola onde o aluno estuda. Vale ressaltar, no caso das matrículas novas, que os mesmos deverão procurar o local mais próximo de sua residência para matricular o estudante.

O município informa que a distribuição de vagas na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos, será de acordo com a disponibilidade física de cada Unidade Escolar, obedecendo à faixa etária do aluno.
#Educação 06/12/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Aracati é um dos municípios vencedores do Prêmio Peteca 2018 O município do Aracati foi classificado entre os vencedores do Prêmio Peteca 2018 Nível I (4º e 5º anos) e Nível II (6º e 7º anos). A solenidade de entrega de prêmios será nesta sexta-feira (07), das 8h às 13h, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em Fortaleza, com a apresentação de trabalhos dos ganhadores dos primeiros lugares nas categorias Conto, Curta-Metragem, Desenho, Esquete Teatral, Música e Poesia.

Prêmio Peteca

O Prêmio Peteca 2018 consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos das escolas dos municípios cearenses que participam do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente - Peteca.

Todos os trabalhos inscritos abordaram o tema trabalho infantil, destacando um ou mais de seus aspectos, como causas, consequências, formas, cenários, políticas públicas, programas, projetos e ações de prevenção e enfrentamento, bem como profissionalização do adolescente.

A pequena Gessina Martins de Sousa, aluna do EEF Centro Educacional Raízes e Asas, mostrou muito talento e trouxe o primeiro lugar ao Aracati, na categoria Música nível I com o tema “Direito à Educação”.

Já na modalidade Desenho nível I, o aluno Antony Gabriel de Sousa Torquato, da Escola José Rocha Guimarães, no Baixio, levou o segundo lugar com o tema “Trabalho Infantil”. O segundo lugar da modalidade Esquete Teatral Nível I foi para os alunos da Escola Antônio Monteiro, no Pedregal, com o tema “Tempo de Caju”.

Para a Coordenadora Municipal do Prêmio Peteca, Silvanice Barbosa, a participação do município foi imensamente enriquecedora, onde o mais importante foi o engajamento, principalmente dos educandos: "Concorremos com as modalidades música, desenho e enquete teatral para a Etapa Estadual e mais uma vez conseguimos destaque. Nosso município foi finalista na categoria música, onde demonstramos a nossa satisfação e alegria. Os dados apontam que o trabalho infantil vem diminuindo, bem como a frequência de alguns educandos, que era comprometida pelo trabalho", frisou.
#Emprego 29/11/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Sai o gabarito do concurso para professor do Aracati O gabarito preliminar do Concurso Público para o provimento de 164 vagas para o cargo de Professor da Educação Básica II da Prefeitura do Aracati já está disponível. E hoje (28) e quinta (29) os candidatos terão o prazo previsto no edital para entrada com recursos referente as questões. O resultado da classificação deve ser divulgado no dia 06 de dezembro. Segundo a banca organizadora, todo o processo aconteceu sem incidentes e do total de 2.118 inscritos, 392 não compareceram a realização das provas, sendo que foram 142 faltosos em Fortaleza e 250 em Aracati.

A Prefeitura Municipal do Aracati realizou o certame através da Associação Cearense de Estudos e Pesquisas (ACEP), no último domingo (25/11), com provas escritas que se destinam ao provimento efetivo e formação de cadastro de reserva para atendimento às demandas que venham a surgir nos quadros da administração pública, durante o prazo de validade da seleção.

Patrícia Barreto, uma das concorrentes achou a linguagem da prova complexa, mas entende a necessidade de uma prova complexa devido aos cargos serem de nível superior. Fabrícia Barbosa fui uma das candidatas que gostou da prova, pois se preparou bem, ela é professora na rede pública municipal, mas espera realizar a conquista de ser aprovada e dar estabilidade a sua carreira.
Das Vagas
As vagas são: 17 para Professor de Ciências Humanas; seis para Professor de Ciências Naturais; 18 para Professor de Matemática; 11 para Professor de Educação Física; oito vagas para Professor de Educação Especial; 10 vagas para Professor de Informática; 28 vagas para Professor de Inglês; 18 vagas para Professor de Língua Portuguesa; 05 vagas para Professor de Arte; 43 vagas para Professor Polivalente.
#Educação 27/11/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Diretores de Escolas do Aracati participam de Fórum promovido por Faculdade Pitágoras Gestores Educacionais de Aracati participaram na tarde desta segunda-feira (26/11) da 1º edição do Fórum de Diretores, realizado pela Faculdade Pitágoras, em parceria com a Aliança Brasileira pela Educação. O encontro sistemático com as lideranças das escolas públicas, teve como principal objetivo a troca de experiências, fortalecendo a liderança da figura do diretor e instigando melhorias no ambiente educacional.

O Fórum teve duração de três horas, com pauta de atividades dinâmicas. Os convidados tiveram a oportunidade de aprender ferramentas de gestão aplicadas para sala de aula e assistir a palestras motivacionais, dentre elas a do Secretário de Educação do município, Eduardo Neto.

"Precisamos trabalhar essa gestão a partir da construção de metas e indicadores, para que a comunidade escolar e a sociedade como um todo, tenham uma ideia para onde está indo a educação do município, qual é o objetivo daquela escola; e que a gente possa ter ações mais estratégicas e mais assertivas naquilo que é a nossa missão maior, que é a aprendizagem do aluno", explicou o Secretário Eduardo Neto.

Para Kelsilene Barros, coordenadora da célula da Educação Infantil, é muito gratificante essa parceria da Faculdade com as lideranças das escolas públicas: "Todo Fórum é bem-vindo, sobretudo quando se trata de falar da gestão, que é algo muito próprio da educação. Sem uma gestão qualificada, as escolas ficam deficientes; então esse momento é de grande importância, porque nós conseguimos vislumbrar uma escola mais atuante, participativa", defende.

A Diretora da Pitágoras, professora Débora Castro, aproveitou a oportunidade para anunciar aos diretores a parceria da instituição com a Prefeitura e Governo do Estado para promover a inovação em empreendedorismo no Vale do Jaguaribe e Litoral Leste.

#Educação 23/11/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Professores realizam concurso no Aracati neste domingo A Prefeitura Municipal do Aracati realiza, através da Associação Cearense de Estudos e Pesquisas (ACEP), no próximo domingo (25/11), a partir das 13hs (horário do Ceará) as provas escritas do Concurso Público para o provimento de 164 vagas para o cargo de Professor da Educação Básica II, de provimento efetivo e formação de cadastro de reserva para atendimento às demandas que venham a surgir nos quadros da administração pública, durante o prazo de validade da seleção.

O concurso para professor de educação básica se inscreve em mais uma iniciativa do prefeito Bismarck Maia em modernizar e renovar o quadro de servidores públicos, de forma transparente, democrática e de acordo com o interesse público que o gestor vem implementando com a realização de seleções e concursos em diferentes áreas.

Aniele Marques é professora contratada da rede municipal desde 2013 e vê com o concurso a oportunidade de se tornar uma servidora efetiva do município, bem como conquistar estabilidade em sua carreira. "Uma vez me disseram que o seu único concorrente é você mesmo e acredito nisso, pois dependo unicamente de mim, o meu ato de nomeação. Ele pode vir através do meu próprio esforço", explica.

O recém nomeado secretário de educação, professor Eduardo Neto Moreira de Souza, disse que o prefeito Bismarck Maia quer garantir uma educação de qualidade e com isso precisa de: estrutura adequada, bom aprendizado das crianças e boas condições de trabalho para os professores. "O município faz muito tempo que não adota a prática do concurso. Então, o quadro efetivo precisa ser oxigenado, renovado. A educação tem uma demanda enorme de servidores e é importante ter um quadro de profissionais fazendo carreira na educação", concluiu.



Das Vagas

As vagas são: 17 para Professor de Ciências Humanas; seis para Professor de Ciências Naturais; 18 para Professor de Matemática; 11 para Professor de Educação Física; oito vagas para Professor de Educação Especial; 10 vagas para Professor de Informática; 28 vagas para Professor de Inglês; 18 vagas para Professor de Língua Portuguesa; 05 vagas para Professor de Arte; 43 vagas para Professor Polivalente.



SERVIÇO:
Locais da Provas:
Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ) - Rodovia CE-040, s/nº - Aeroporto, Aracati - CE.
Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (FEAACS) - Av. da Universidade, 2431 - Benfica, Fortaleza - CE.
Horário: 13h (horário do Ceará)
Dia: 25/11/2018 (domingo)

Quantitativo de inscritos por cargo:

Professor de Ciências Humanas: 205
Professor de Ciências Naturais: 107
Professor de Matemática: 155
Professor de Educação Física: 241
Professor de Educação Especial: 41
Professor de Informática: 52
Professor de Inglês: 88
Professor de Língua Portuguesa: 225
Professor de Arte: 39
Professor Polivalente: 941
Quantitativo de inscritos que desejam concorrer às vagas destinadas à pessoa com deficiência, por cargo:

Professor de Ciências Humanas: 1
Professor de Ciências Naturais: 0
Professor de Matemática: 2
Professor de Educação Física: 5
Professor de Educação Especial: 1
Professor de Informática: 3
Professor de Inglês: 0
Professor de Língua Portuguesa: 2
Professor de Arte: 1
Professor Polivalente: 9

TOTAL: 2.118 inscritos.
VAGAS: 164




#Finança 16/10/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Novo Prefeito Mirim do Aracati é eleito nesta terça-feira A Prefeitura do Aracati, por meio da Secretaria de Finanças, em parceria com as Secretarias de Educação, Turismo, Cultura e Coordenadoria da Juventude, realizou na manhã desta terça-feira, 16 de outubro, no Cine Teatro Francisca Clotilde, a abertura do Programa de Educação Fiscal: Projeto Prefeito Mirim do ano de 2018, cujo tema foi: “Aqui eu moro, Aqui eu cuido!”.
O Objetivo do evento é desenvolver o espírito de cívico e o exercício da cidadania das crianças e jovens. “O Prefeito Mirim, que vai participar durante o ano do acompanhamento de muitas ações do governo municipal, é parte do projeto de educação fiscal que trata da cidadania dos jovens do ensino básico do Aracati, a fim de contribuir para o desenvolvimento social, incentivar a democracia e o interesse do aluno sobre o nosso município em todos os seus aspectos”, afirma o Secretário de Finanças, Gustavo Montenegro.
O mandato do Prefeito Mirim tem duração de um ano, onde o escolhido para o cargo irá colaborar para o desenvolvimento da cidadania, através da elaboração de propostas, exposições, participações de discussões e análises de soluções de problemas do público de sua faixa etária.
Luis André, Prefeito Mirim de 2017, soube representar bem seus eleitores, desempenhando com bastante zelo e responsabilidade suas funções: “Estou muito feliz em ter contribuído com o meu município durante o meu mandato. Espero que o novo prefeito também possa realizar um bom trabalho”.
Os alunos que se candidataram ao cargo de prefeito mirim, tiveram o tempo de um minuto para defender as suas propostas. De cada turma, os três candidatos mais aplaudidos concorreram com os outros três candidatos das outras turmas, através de um bate-papo com o Secretário de Finanças. Após a conversa, foram escolhidos três finalistas através de aplausos do público para uma nova votação, que foi decidida pelos alunos presentes por meio de voto eletrônico.
“Toda a escola participa do processo, desde o levantamento das problemáticas até a campanha. É como se fosse uma eleição mesmo, com campanha, exposição de propostas e votação. Esse envolvimento constrói a consciência cidadã nos alunos”, afirma a Secretária de Educação, Theresa Zaranza.
Após a apuração dos votos, o estudante Levi de Sena, foi eleito o novo Prefeito Mirim do Aracati para o ano de 2018. “Durante o meu mandato quero estar presente em ações e eventos que envolvam crianças e jovens e acompanhar as atividades do prefeito, sugerindo o que for melhor para o nosso município. Estou muito feliz com a vitória”, afirma o garoto de 9 anos estudante da Escola de Ensino Fundamental Edmar Sena na comunidade do Cabreiro.

#Educação 05/10/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Educação realiza Encontro de Sensibilização dos Coordenadores Pedagógicos para o SPAECE 2018 A Secretaria de Educação do Município realizou na manhã desta sexta-feira (05), no auditório da Escola de Ensino Fundamental em Tempo Integral Darcy Ribeiro, um encontro de sensibilização dos Coordenadores Pedagógicos para o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) 2018.

“O propósito da reunião foi trabalhar a sensibilização dos nossos gestores para que essa mobilização chegue até as escolas, pois se os professores estiverem motivados para o processo, consequentemente os alunos também estarão”, afirmou Artemísia Ribeiro, Técnica Pedagógica.

A Secretária de Educação, Theresa Zaranza comentou sobre a importância do momento: “A participação de todos os envolvidos, sobretudo, dos Diretores e Professores é fundamental para o sucesso dessa avaliação, desde a aplicação à divulgação dos resultados, por isso é necessário esse encontro, para sensibilizarmos esses profissionais nesse processo", ressaltou.


O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) é uma avaliação externa em larga escala que avalia o nível de leitura dos alunos do 2º ano (SPAECE-Alfa) e o domínio das competências e das habilidades esperadas para as demais etapas de escolaridade nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática dos alunos do 5º e 9º anos do EF, das 1ª, 2ª e 3ª séries do EM e nas turmas da EJA do EF (2º segmento) e da EJA do EM (1º e 2º períodos). Foi implementado em 1992 pelo Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Educação (SEDUC).

Esse sistema tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da Rede Pública de ensino.
#DireitosHumano 28/09/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação é parceira na realização da Primeira Roda de Conversa da Comunidade Surda de Aracati A Associação de Surdos de Aracati (ASA) realizou na manhã desta sexta-feira, 28 de setembro, no Cine Teatro Francisca Clotilde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a primeira Roda de Conversa da Comunidade Surda do município.


O evento teve como objetivo celebrar o mês do empoderamento da comunidade e cultura surda e também promover interação, socialização e espaço linguístico dos usuários de Libras, proporcionando visibilidade para essa discussão.

“A associação foi criada para minimizar as barreiras de comunicação que nós surdos sofremos. Por isso, decidimos realizar esse evento, para provocar o nosso município a respeito da surdez”, afirma Levi de Sousa Silva, presidente da ASA.

A conversação em libras é uma atividade presente na ASA. A associação tem intérpretes que facilitam a comunicação entre surdos e ouvintes por meio da Língua Brasileira de Sinais. Para a intérprete em libras, Tânia Santos, a língua de sinais é mutável assim como a linguagem verbal. Têm expressões próprias e faz parte da cultura da comunidade surda. “Para eles, ter uma língua é uma questão de pertencimento e inclusão”, explica.

A roda de conversa debateu temas como inclusão, lutas e experiências das pessoas com deficiência da comunidade surda de Aracati, além de debate e apresentação do coral da ASA. Para a intérprete Joana Bernardo, a promoção de rodas de conversas como essa, não só cria momentos de empoderamento de jovens e adultos surdos como dá visibilidade às demandas das comunidades surdas.

"Precisamos não só educar, transmitir conhecimentos, mas influir na vida das crianças e adolescentes surdos para transformá-los em cidadãos, para que lutem pelos seus direitos e conquistem seu espaço", destaca a Secretária de Educação, Theresa Zaranza.

Saiba mais
O dia mundial do surdo é comemorado no mês de setembro. O mês ficou conhecido como "Setembro Azul" e estabelece a divulgação das lutas e conquistas da comunidade surda pelos direitos linguísticos e culturais.
A comunidade surda conquistou o reconhecimento nacional sobre a Língua Brasileira de Sinais, Libras, oficializada pela Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 e homologada pelo Decreto nº 5.626/2005. Tal decreto reconhece a libras como a primeira língua do surdo, sendo o português considerado como segunda língua, defendendo a inserção de professores bilíngues e intérpretes nas escolas.

#Educação 21/09/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Tecnologia Educacional é tema de capacitação em Aracati O Município do Aracati, na administração do prefeito Bismarck Maia, vem dando um salto de qualidade no quesito educação, no uso da tecnologia de informação associada ao processo ensino aprendizagem. As escolas da rede municipal de ensino estão sendo equipadas com ferramentas tecnológicas modernas, como tablets e lousas digitais.

Além da aquisição desses equipamentos, existe um processo de capacitação dos docentes, que vem sendo realizado pela técnica Lídia Medeiros. Na manhã desta sexta-feira, 21 de setembro, a formação aconteceu com os técnicos da Secretaria de Educação. "Essas ferramentas tecnológicas têm como objetivo, facilitar o trabalho do professor, permitindo que ele tenha um melhor desempenho em reproduzir o conteúdo em sala de aula, estendendo a metodologia usada, na incorporação do uso da internet e de novas práticas interativas, eficazes e atraentes, buscando a atenção dos alunos", afirma Lídia.

"Quando você traz a tecnologia para a sala de aula você cria um estímulo e o aluno se vê motivado a aprender cada vez mais. Com isso, a disciplina acaba tendo um ganho muito grande e você pode trazer ferramentas que eles estão bem habituados como vídeos, músicas e outros", ressalta Francisca Helenice.

A Secretária Municipal da Educação, Theresa Zaranza comemorou os novos investimentos, considerando um feito histórico no setor do ensino: "Uma forma de elevar a educação, investindo em novas práticas e estimulando os alunos a aprenderem de forma diferenciada, aumentando o potencial de aprendizado. Isso, sem dúvida, mostra que a educação em Aracati nunca passou por uma transformação e avanço tão significativo", ponderou.

#Educação 15/09/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Escola Zé Melancia realiza Encontro de Educação e Cultura Durante a manhã de sábado, 15 de setembro, foi realizada a primeira edição do Encontro de Educação e Cultura. O evento, realizado pela Escola de Ensino Fundamental Zé Melancia, aconteceu na sede da própria instituição de ensino, localizada em Canoa Quebrada. O Encontro teve o objetivo de promover o diálogo entre o ensino, a aprendizagem e o conhecimento nos campos da educação e da cultura em sintonia com a comunidade escolar e com os debates originados nos espaços das salas de aula das turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos da instituição.

O tema do evento foi "Canoa Quebrada: de Dragão do Mar a Zé Melancia", abordando, então, em suas temáticas as multifacetas da praia paradisíaca localizada no Litoral Leste do Estado do Ceará, a qual representa muito mais que um destino turístico, mas uma comunidade plenamente rica em sua história, arte, cultura e economia. De acordo com o Coorenador Pedagógico da escola, Tiego Cruz, foi um momento ímpar para a integração e o diálogo dos conhecimentos produzidos no âmbito da formação escolar, assim como estimular a articulação entre os mais variados níveis de ensino.

A Secretária de Educação, Theresa Zaranza, comentou sobre importância da relação entre escola e comunidade: "Momentos como esse são importantes para promover a participação de familiares e moradores no processo de formação dos alunos". O evento contou com uma programação de trabalhos diversos através de comunicação oral e exposições sob o olhar da transdisciplinaridade, envolvendo núcleo gestor, corpo docente, corpo discente, colaboradores e comunidade.
#Esporte 12/09/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Comunidade da Lagoa do Preá recebe quadra de esportes reformada A Prefeitura do Aracati inaugura mais um equipamento público de qualidade. Nesta quarta-feira (12), a partir das 19h, a comunidade da Lagoa do Preá recebe a nova quadra de esporte. Na ocasião da entrega estarão presentes secretários, vereadores, autoridades municipais e a prefeita interina Denise Menezes.

As quadras esportivas têm como objetivo fortalecer o convívio entre pessoas de todas as idades, oferecendo lazer, esporte e proporcionando uma melhor qualidade de vida à população. A reforma faz parte de um extenso pacote de obras públicas realizado pela gestão Bismarck Maia.

"A quadra por si só é um equipamento de política pública, contribuindo com o esporte e socialização de uma comunidade", concluiu Roberto Souza, Gerente Executivo da Secretaria de Esportes.

O equipamento passou por reforma e recebeu pintura completa, conserto de grades de proteção, iluminação e arquibancadas. Para os moradores, a reforma chegou em boa hora, incentivando os jovens para a prática de esportes e para o combate às drogas: "Tida como o principal ponto de lazer da comunidade, a restauração da quadra além de elevar o incentivo ao esporte aos jovens e adultos, traz inúmeros benefícios para as manifestações culturais, religiosas e esportivas que agora terão um espaço aberto para toda a comunidade" comentou Bruno Nunes, morador da localidade.
#Educação 04/09/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Prefeitura entrega kits e equipamentos para alunos da rede municipal de ensino A Prefeitura do Aracati, por meio da Secretaria Municipal de Educação realiza nesta quarta-feira (05), às 9h, no Ginásio do Colégio Marista, a entrega de novos kits e equipamentos que foram adquiridos para abastecer a rede municipal de ensino. A aquisição visa garantir um ensino de qualidade e contribuir ainda mais com o desenvolvimento dos estudantes aracatienses.

Serão 8611 alunos do Ensino Fundamental e 3149 da Educação Infantil que receberão do prefeito Bismarck Maia tênis, papetes, mochilas, 18 lousas digitais e 622 tablets.
O chefe do executivo destaca o esforço da administração municipal para que esses materiais possam ser distribuídos aos alunos do município: "Encontramos a prefeitura cheia de problemas financeiros e administrativos, mas com muito trabalho e organização conseguimos fazer com que nosso planejamento estratégico pudesse acontecer de forma concreta. Dentro da missão da nossa administração, o desenvolvimento social por meio da educação é um de nossos pilares, daí a importância de proporcionar mais qualidade para os alunos", ressaltou.

"É assim que cuidamos dos nossos alunos e que o estudante da Rede Municipal de Ensino do Aracati é valorizado. Todos com condições para frequentar a escola e se preparar para o futuro. Estamos cumprindo o compromisso que assumimos com pais e estudantes", afirmou a Secretária de Educação, Theresa Zaranza.

#Educação 31/08/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Professores do Ensino Fundamental I se reúnem para escolha de livros didáticos A Prefeitura do Aracati, na gestão do prefeito Bismarck Maia, por meio da Secretaria de Educação, reuniu na manhã desta sexta-feira, 31 de agosto, na Escola de Ensino Fundamental em Tempo Integral Darcy Ribeiro, professores do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de ensino com o propósito de escolher os livros didáticos para o quadriênio de 2019 a 2022.

A escolha dos livros didáticos contempla as séries de 1º ao 5ºano do Ensino Fundamental e acontece através do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) seguindo o modelo implantado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na oportunidade, foram avaliadas e selecionadas obras didáticas para áreas de Linguagens (Língua Portuguesa, Educação Física e Arte), Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas (História e Geografia).

A Secretária de Educação Theresa Zaranza disse que a participação de cada docente é de suma importância para a escolha dos livros: "O livro didático tem sido um apoio importante para o trabalho do professor e uma fonte permanente para a aprendizagem do aluno. Por isso, sua escolha reveste-se de muita responsabilidade, que deve ser compartilhada com os docentes", afirma.

Para o professor Ezequiel, o momento da escolha é muito importante, porque é durante as discussões com os colegas que surge a oportunidade de avaliar as obras: "Durante esse processo nos é permitido conhecer as possibilidades e limites de cada uma das obras, cabendo a nós professores, decidirmos quais são os aspectos realmente significativos", declara.
#Educação 01/08/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Aracati lança Concurso com vagas para professor da Educação Básica II A Prefeitura Municipal do Aracati torna pública a realização de concurso público para o provimento de 164 (cento e sessenta e quatro) vagas para o cargo de Professor da Educação Básica II, de provimento efetivo e formação de cadastro de reserva para atendimento às demandas que venham a surgir nos quadros da Prefeitura, durante o prazo de validade da seleção, mediante condições estabelecidas no EDITAL Nº 07.04/2018 e em seus anexos.

As provas escritas serão no dia 25 de novembro, com início às 13h, e as vagas são: 17 (dezessete) vagas para Professor de Ciências Humanas; 06 (seis) vagas para Professor de Ciências Naturais; 18 (dezoito) vagas para Professor de Matemática; 11 (onze) vagas para Professor de Educação Física; 08 (oito) vagas para Professor de Educação Especial; 10 (dez) vagas para Professor de Informática; 28 (vinte e oito) vagas para Professor de Inglês; 18 (dezoito) vagas para Professor de Língua Portuguesa; 05 (cinco) vagas para Professor de Arte; 43 (quarenta e três) vagas para Professor Polivalente.


O concurso para professor de educação básica se inscreve em mais uma iniciativa do prefeito Bismarck Maia em modernizar e renovar o quadro de servidores públicos, de forma transparente, democrática e de acordo com o interesse público que o gestor bem implementando com a realização de seleções e concurso em diferentes áreas. Ainda este ano, a expectativa é que a Prefeitura do Aracati lance um amplo concurso para o quadro geral, com vagas para profissionais que atenderão as diferentes secretarias e autarquias públicas do município. As inscrições serão do dia 21/08/2018 à 23/09/2018 e estão, assim como o edital, disponíveis no site da organizadora.
#Educação 31/07/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Prefeitura do Aracati inaugura primeira Creche em Tempo Integral nesta quarta-feira .
#Educação 25/06/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Busca ativa escola! Busca ativa escola dia 28 de junho de 2018 às 8 Horas no auditório da escola Darcy Ribeiro.
www.aracati.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 12:53:12