CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Festa 20/10/2023 GABINETE DO PREFEITO Aracati comemora 181 anos de emancipação política com desfile cívico Aproximadamente 7.300 pessoas desfilarão, pela Rua Grande, homenageando a "Alegria de ser aracatiense"
#Emprego 05/07/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura de Aracati terá concurso para 57 áreas profissionais A previsão inicial é de 600 vagas de empregos efetivos na gestão municipal
#Gestão 13/06/2023 GABINETE DO PREFEITO Aracati recebeu Prêmio de Melhor Município em Governança e Gestão do Brasil A homenagem aconteceu no VIII Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União em Brasília, nesta terça-feira, 13
#Gestão 13/06/2023 GABINETE DO PREFEITO Aracati recebe nesta terça-feira, 13, prêmio de Melhor Município em governança e gestão A homenagem acontecerá no VIII Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União em Brasília
#Cultura 11/04/2023 GABINETE DO PREFEITO Aracati celebra 276 anos de fundação

Uma das primeiras povoações do Ceará, o Aracati comemora neste 11 de abril 276 anos de fundação. O primeiro vilarejo - nomeado como Santa Cruz de Aracati - foi oficialmente criado pela Resolução Régia de 11 de abril de 1747 e já em fevereiro de 1748 foi elevada a vila. Porém, há indícios de famílias morando na região desde o final do século 17. Em 1766, tornou-se distrito da então freguesia de Cascavel e em 25 de outubro de 1842 o Aracati passou a ser cidade.

A história de Aracati está intimamente ligada ao rio Jaguaribe e aos ciclos econômicos das charqueadas e do algodão. Estas atividades utilizaram o porto que durante décadas funcionou nas margens do rio. O traçado da cidade, com três vias largas paralelas ao rio (atualmente Coronel Alexanzito ou Rua Grande, Coronel Pompeu e Coronel Alexandrino) deve-se aos caminhos para escoar a mercadoria pelo porto.

Desta época restam várias edificações históricas, com seus célebres azulejos portugueses, concentradas principalmente na Rua Grande. Graças a este conjunto arquitetônico, Aracati foi reconhecido como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no ano 2000.

Do seu território foram desmembrados os municípios vizinhos de Fortim e Icapuí. Atualmente, Aracati tem 1.229 km² de extensão territorial (cerca de 3,5 vezes a área da capital, Fortaleza), distribuídos em sete distritos - Aracati (sede), Barreiras dos Vianas, Cabreiro, Córrego dos Fernandes, Jirau, Mata Fresca e Santa Teresa - e cerca de 82,5 mil habitantes, além de ser a maior economia das regiões do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste.

#Mulher 09/03/2023 GABINETE DO PREFEITO Encontro de Mulheres Inspiradoras foi o primeiro de uma série que será realizada em Aracati Com uma gestão liderada majoritariamente por mulheres, o Aracati se destaca no empoderamento feminino
#Jurídico 08/03/2023 GABINETE DO PREFEITO Executivo municipal participa da inauguração de nova sede do Ministério Público em Aracati

O Aracati ganhou nesta quarta-feira, 8, uma nova sede do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e participaram da cerimônia, representando o Poder Executivo Municipal, o prefeito Bismarck Maia juntamente com o secretário da Casa Civil Guilherme Bismarck, a chefe de gabinete Isabelle Costa e a procuradora do município Georgia Moura.

A inauguração aconteceu no Dia Internacional da Mulher e o prédio leva o nome da primeira promotora de Justiça do Ceará, Lucrécia Pinho. A solenidade foi dirigida pelo procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, e contou com a presença da vice-governadora, Jade Romero, representando o Poder Executivo do Ceará.

O prefeito Bismarck Maia enalteceu o investimento do Ministério Público no município. "Essa inauguração, para além da satisfação em receber uma nova sede do MP na cidade, tem um efeito simbólico pela homenagem às duas promotoras de Justiça no dia 8 de março. Os homens e mulheres que aqui buscarem atendimento terão um ambiente muito melhor e digno. O Aracati os recebe com muita alegria", concluiu.

A nova sede das Promotorias de Justiça de Aracati dispõe de seis gabinetes para Promotorias de Justiça, um ambiente exclusivo para a Secretaria Executiva da comarca, sala para a unidade descentralizada do DECON, auditório com capacidade para 30 pessoas, uma sala para realização de Acordo de Não Persecução Penal e para audiência e uma sala de reuniões, além de estacionamento privativo para 15 veículos. O empreendimento tem 500 m² de área construída e fica localizado na Rua Rio Jaguaribe, n° 933, bairro Vila São Cristóvão.

#Urbanismo 02/03/2023 GABINETE DO PREFEITO Antigos proprietários de casarões da Rua Grande são notificados sobre Revogação do Direito de Superfície Imóveis históricos estão em péssimo estado de conservação; com a revogação, a Prefeitura do Aracati poderá restaurar e conservar os casarões
#Agenda 28/02/2023 GABINETE DO PREFEITO Novo cartório eleitoral ocupa casarão antigo em Aracati

Aracati, Fortim e Icapuí receberam, na manhã desta terça-feira, 28, as novas instalações do Cartório da 8ª Zona Eleitoral do Aracati. O novo prédio fica na Rua Cel. Alexanzito (Rua Grande), 1032, um casarão histórico e recuperado para atender as demandas das três cidades abrangidas pela Zona Eleitoral.

Na cerimônia de inauguração, com presença da Banda Municipal Jacques Klein, o prefeito Bismarck Maia destacou o simbolismo de ter mais um órgão público ocupando um casarão na Rua Grande. "Agradecemos o apoio do Tribunal Eleitoral do Ceará em ajudar a preservar e revitalizar o patrimônio do Aracati com essas instalações. Em nossa gestão, vários prédios que estavam fechados, hoje, estão restaurados e servindo a comunidade como: Espaço das Artes, Aracaty Club e mais estão em processo de reforma como a casa de Adolfo Caminha", e reafirmou: "Tudo que é para o povo tem que ser do bom e do melhor".

O desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, explicou: "O novo prédio dará o conforto e a segurança necessários a todos que são atendidos. Essa sede nova é salubre, moderna e atenderá todas as exigências de atendimentos".

O Cartório Eleitoral atende de segunda a sexta-feira das 8h às 14h e para qualquer dúvida basta ligar pra o número 148.

#Desenvolvimento 16/01/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura do Aracati e Fundação Demócrito Rocha lançam livro Aracati, de velas prontas para o futuro A obra está disponível no site e será distribuída em locais de grande circulação, feiras, eventos e para investidores
#Saúde 28/07/2022 GABINETE DO PREFEITO Aracati inaugura seis unidades de saúde em menos de um mês.

São três novos postos, dois reformados e um ponto de apoio; mais uma UBS está em construção

O Aracati recebe, durante o mês de julho, mais quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) e um ponto de apoio para reforçar a atenção básica de saúde no município. São elas: UBS Pedregal I e II, que foram completamente reformadas; o novo Ponto de Apoio do Juá, e as novas UBS do Cajueiro, do Baixio e da Quixaba. Além disso, o posto de saúde (UBS) Cantinho de Cima está em fase final de construção.

As novas UBS são a da Comunidade do Baixio, inaugurada na quarta-feira, 27, e a da praia de Quixaba, entregue na quinta-feira, 28. No último dia 22, também foi inaugurado o posto do Cajueiro.

As UBSs disponibilizam atendimento de enfermagem, médico e distribuição de medicação.

Segundo o prefeito Bismarck Maia, "entre reformados e novos postos de saúde, já são mais de 30 unidades a serviço da população". O prefeito afirma ainda que a melhoria dos serviços de saúde é garantir muito mais qualidade de vida e bem estar para os aracatienses e visitantes.

#Melhoria 13/04/2022 GABINETE DO PREFEITO Posse dos Agentes Administrativos Comunitários

A Prefeitura do Aracati deu posse, na tarde de quarta (13/04), a 22 Agentes Administrativos Comunitários. Eles têm como atribuições: promover a facilitação de comunicação entre a população e a Administração Municipal, com a finalidade de avaliar as ações de governo e serviços prestados. Para isso, eles acompanharão a qualidade, funcionalidade e eficiência dos serviços oferecidos pela Administração Pública nas diversas regiões do Aracati.

Além disso, os Agentes receberem orientação específica de cada órgão da Administração Municipal para municiar os gestores com os resultados obtidos. Segundo o Prefeito Bismarck Maia, o papel deles é ajudar a resolver as demandas necessárias e concluiu dizendo que não se pode administrar sem essa parceria com a comunidade.

#Agenda 10/09/2021 GABINETE DO PREFEITO Trecho da CE-371 ligando Aracati a Itaiçaba é inaugurado

Na manhã de quarta (08/09), o Governo do Estado e as prefeituras do Aracati e Itaiçaba participaram da cerimônia de inauguração da Rodovia Dep. Salomão Pinheiro Maia, que é um trecho da CE-371 e foi realizada pelo Governo do Estado, por meio do Programa Ceará de Ponta a Ponta, para ligar o Aracati a Itaiçaba.

A rodovia auxilia quem transita pela Região Sul do Aracati e melhora a locomoção de milhares de pessoas diariamente. Há décadas, os moradores tinham o sonho da implantação de pavimentação asfáltica na estrada, que tem 12,3 quilômetros (km) de extensão e faz interligação com a BR-304 no Aracati.

A nova pavimentação também contribui para o escoamento da produção de peixes, camarões, agricultura e facilita o acesso a diversos serviços do município para moradores de Boca do Forno e outras comunidades.

#Saúde 31/05/2021 GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 62/2021 - de 31 de maio a 6 de junho de 2021

O novo decreto mantém as medidas de isolamento social rígido conta a Covid-19, com liberação de algumas atividadedes econômicas e tem validade de 31 de maio a 6 de junho de 2021.

- PROIBIDO -

? Aglomeração de pessoas em quaisquer espaços privados ou públicos, tais como calçadas, ruas, praças, calçadões, areninhas, ginásios, quadras; esportivas

? Som automotivos, como paredões de som, e equipamentos sonoros portáteis;

? Consumo de bebida alcoólica em espaços públicos;

? Circulação de pessoas de segunda à domingo, das 22h às 5h em espaços públicos;

? Aluguel de casas de veraneio;

? Prática esportiva coletiva, com mais de três pessoas;

? Excursões turísticas.

? O funcionamento de Parques aquáticos, lagoas, rios e piscinas públicas ou quaisquer outros locais de uso coletivo, incluindo o uso de piscinas em restaurantes, barracas de praia, hotéis e pousadas;

? Festas e eventos, de qualquer tipo, em ambientes fechados e abertos;

? Museus, cinemas e outros equipamentos culturais, público e privado;

? Feiras, feirões, e exposições de qualquer natureza, tanto em locais abertos como fechados, públicos ou privados.

.........................................................................................................................................

- LIBERADO -

Funcionamento de Instituições religiosas, prática esportiva e academias

? Celebrações presenciais até as 21h, com limite de 35% da capacidade e seguindo em protocolos sanitários;

? Uso de espaços públicos abertos exclusivamente para a prática esportiva individual, envolvendo a reunião de até 03 (três) pessoas;

? Academias de 6h às 21h, prática de atividades individuais, com agendamento, limite de 25% da capacidade simultaneamente e observados todos os protocolos sanitários.

.........................................................................................................................................

Comércio, serviços e locais de alimentação fora do lar

? Comércio de rua e serviços, na sede, de 07h às 16h;

? Comércio de rua e serviços nas localidades turísticas, de 10h às 21h;

? Restaurantes, na sede e nas localidades turísticas, 10h até às 21h;

? Barraca de praias de 10h às 17h, exclusivamente para a atividade de restaurante.

Obs. Todos com limitação de 50% da capacidade de atendimento simultâneo e regras de protocolo sanitário previstas para o setor.

.........................................................................................................................................

Restaurantes, Barracas de praia, Hotéis, Pousadas e afins

? Permissão de música ambiente, inclusive com músicos, e proibido espaço para dança e qualquer outra atividade que caracterize festas em restaurantes e afins;

? Limitação seis pessoas por mesa nos restaurantes e afins;

? Limitação do atendimento a consumo no local ou viagem, não permitir pessoas em pé, inclusive na calçada;

? Proibição de fila de espera na calçada.

.........................................................................................................................................

Autoescola, Buggy Turismo, Quadriciclo e Parapente

? Autoescolas: aulas práticas no horário de 6h às 18h, de segunda a sexta-feira, e de 6h às 19h, no sábado e domingo, com prévio agendamento e atendimento dos protocolos sanitários;

? Buggy Turismo - Até 50% da frota de buggy, limitada a até três passageiros, da mesma família no banco de trás do carro;

? Quadrículos e parapentes, cumpridas todas as medidas de proteção estabelecidas em protocolos geral e setoriais e proibida qualquer aglomeração.

.........................................................................................................................................

Autuação e Multas

Pessoas físicas que desobedecerem aos regramentos deste decreto estão sujeitas a pena de multa de até R$ 1.000,00 (mil reais) e as pessoas jurídicas no valor de até 75.000,00 (setenta e cinco mil reais).

Se, após a autuação, o estabelecimento tornar a infringir as regras sanitárias, será novamente autuado, ficando, de imediato, suspensas as suas atividades por sete dias.

#Saúde 26/04/2021 GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 44 MANTÉM AS MEDIDAS DE ISOLAMENTO SOCIAL RÍGIDO CONTRA A COVID-19 E LIBERA ALGUMAS ATIVIDADES

No município do Aracati fica ratificado os termos do Decreto Estadual nº 34.043, de 24 de abril de 2021, a manutenção da política de isolamento social rígido no Município de Aracati como medida necessária para o enfrentamento da pandemia, no período de 26 de abril a 02 de maio de 2021.

Confira atividades liberadas de segunda a sexta:

- Permitido o uso de espaços públicos abertos exclusivamente para a prática esportiva individual de segunda a sexta nos horários permitidos para circulação, exceto das 20h às 5h.

- Barracas de praia podem a funcionar, para a atividade de restaurante; das 09h às 15h, de segunda a sexta-feira, obedecendo os protocolos sanitários previstos para o setor, com limitação em 40% da capacidade e proibição do uso de piscinas e parques aquáticos.

- Academias poderão funcionar no horário de 6h às 18h de segunda a sexta, com horário marcado, respeitado o limite de 25% da capacidade de atendimento.

- Igrejas poderão realizar celebrações presenciais até às 19h de segunda a sexta, respeitando o limite de 25% da capacidade.

#Saúde 11/03/2021 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura do Aracati envia à Câmara Municipal de Aracati Projeto de Lei para aquisição de vacinas contra a Covid-19

O Prefeito Bismarck Maia enviou à Câmara Municipal, para ser votado em caráter urgentíssimo, Projeto de Lei que ratifica o protocolo de intenções firmado entre Município do Aracati e a Frente Nacional de Prefeitos, com a finalidade de adquirir vacinas para combate à pandemia do coronavírus, de forma direta e com recursos próprios.

Para que os Estados e Municípios possa ser abastecidos de forma adequada e suficiente com as vacinas contra a covid-19, o Supremo Tribunal Federal - STF, criou a possibilidade para que estes possam comprar vacinas e insumos contra Covid-19 diretamente dos fabricantes.

Desde o início desta pandemia, há cerca de um ano, a gestão pública do Aracati tem se pautado pelo forte empenho na busca de condições efetivas de minimizar seus efeitos para nossa população e este é mais um esforço para que, de forma mais rápida, possamos vacinar todas e todos os aracatienses, única maneira de voltar à vida normal.

Nossa prioridade é vida!

#Saúde 08/03/2021 GABINETE DO PREFEITO Aracati - Final de semana teve medidas mais restritivas devido à pandemia

Após as novas medidas anunciadas na noite de sexta-feira, 05, pelo prefeito Bismarck Maia, Aracati viveu um final de semana de certa tranquilidade, com algumas ocorrências.

O trabalho vigilante e permanente das equipes da Guarda Municipal - GM e da fiscalização do IQUAMA, com apoio de grande parcela da comunidade e da maioria dos empresários que cumprem, exemplarmente, os protocolos sanitários, conseguimos conter as aglomerações, condição fundamental para não disseminação do coronavírus.

Dezenas de veículos tiveram que retornar na barreira, pois não apresentaram comprovantes de residência ou reserva em pousadas. Além disso, o proprietário de uma residência em Majorlândia foi multado e seus inquilinos deixaram a casa, uma vez que está proibido o aluguel de imóveis de veraneio.

Houve denúncia de apenas uma festa, a qual recebeu a visita da GM, determinando a dispersão dos convidados.

Até o dia 21/03, o trabalho continuará incansável, no sentido de proteger a saúde da população.

A gestão municipal conta o apoio da comunidade e coloca à disposição o telefone 153 para quaisquer denúncias de descumprimento do decreto.

Nosso compromisso é com a vida!

#Saúde 22/02/2021 GABINETE DO PREFEITO Pandemia: o apelo é para que todos colaborem para passarmos mais rápido por esta tragédia

A pandemia que assola todo o mundo, com milhares de novos casos a cada dia, requer ações duras, porém necessárias, por parte da administração pública e a colaboração, imprescindível, da comunidade para tentar passar da melhor forma por este período.

Desde o último decreto municipal, de 17 de fevereiro, o trabalho da equipes de Guarda Municipal - GMA, dos fiscais do IQUAMA, Secretaria de Finanças, e dos Agentes de Saúde, sempre com apoio da PM-CE, têm feito o trabalho de conscientização e repressão, quando necessário, diariamente, seja nas barreiras sanitárias, nas visitas a estabelecimentos comerciais ou mesmo atendendo denúncias.

Nos últimos dias, foram aplicadas diversas notificações ou multas em restaurantes, academias e até mesmo em casa de aluguel, onde estavam hospedados cerca de 30 pessoas, além de interdição em estabelecimento comercial e apreensão de aparelho sonoro.

O apelo das gestões municipal e estadual é para que todos colaborem, buscando ficar em casa sempre que possível e cumprindo as orientações de médicos e especialistas como:

- USAR MÁSCARA;

- EVITAR TOCAR OU MESMO FICAR MUITO PRÓXIMO A OUTRA PESSOA;

- LAVAR AS MÃOS, SEMPRE;

- EVITAR AGLOMERAÇÃO.

Lembramos que o atual decreto vigora até dia 28/02/2021 e o trabalho das equipes continua de forma permanente e dedicada, sempre contando com a apoio dos aracatienses.

#Saúde 18/02/2021 GABINETE DO PREFEITO DECRETO 20/2021 PRORROGA O ISOLAMENTO SOCIAL E ESTABELECE MEDIDAS PREVENTIVAS PARA EVITAR A DISSEMINAÇÃO DA COVID-19

No município do Aracati, ficam prorrogadas ate o dia 28 de fevereiro de 2021 as medidas de isolamento social previstas no Decreto Municipal n° 17/2021 de 06 de fevereiro de 2021, sem prejuízo da observância ao disposto neste Decreto.

Confira os serviços públicos essenciais:

- farmácias;

- indústria;

- supermercados, exceto nas localidades turísticas que deverão funcionar até 20h;

- postos de combustíveis;

- hospitais e demais unidades de saúde, como serviços odontológicos e veterinários de emergência;

- laboratórios de análises clínicas;

- segurança privada;

- imprensa, meios de comunicação e telecomunicação em geral;

- funerárias.

#Saúde 10/02/2021 GABINETE DO PREFEITO Aracati define normas mais restritivas durante o período de Carnaval

A Prefeitura do Aracati editou decreto com novas regras para o combate ao covid-19, entre os dias 11 a 17 de fevereiro de 2021, quando aconteceriam as festividades de Carnaval 2021. Veja abaixo o que está proibido neste período:

? Comércio ambulante ou em banca/estrutura provisória de bebidas alcoólicas;

? Funcionamento de bares e clubes;

? Festas, de qualquer tipo, em restaurantes, barracas de praia, hotéis e outros estabelecimentos em ambientes fechados e abertos, promovidos por iniciativa pública ou particular;

? Uso/funcionamento dos equipamentos de som automotivos, popularmente conhecidos como paredões de som, e equipamentos sonoros portáteis, nas vias, praças, praias e demais logradouros públicos;

? Consumo de bebida alcoólica em espaços públicos, como praças, calçadões, calçadas, vias, praia, e relacionados, devendo ser consumida apenas enquanto o cliente estiver sendo atendido na mesa e nos limites do restaurante.

? Entrada de excursão de ônibus, topics e vans, tanto na sede como nas praias, permitido somente transporte interurbano.

Estão permitidos atendimento presencial em barracas de praia somente até as 15hs e o fechamento dos restaurantes, praças de alimentação, lojas de conveniência, comércio de rua, supermercados, lojas de autosserviços em postos deve se dar até às 20 horas.

Haverá barreiras sanitárias tanto na entrada da cidade e das praias, momento em que será obrigatória a apresentação de comprovante de residência ou de hospedagem.

Caso haja desobediência as regras, estão previstas a pena de multa de até R$ 1.000,00 (mil reais) as pessoas físicas e de R$ 10.000,00 (dez mil) a R$ 75.000,00 (setenta e cinco mil reais), para as pessoas jurídicas, além da interdição imediata, por 07 (sete) dias, do funcionamento de estabelecimentos.

Para a fiscalização conta-se com os fiscais do Instituto de Qualidade do Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Finanças e todo o contingente da Guarda Municipal. Ademais, como todos os anos ocorre no período de Carnaval, a cidade de Aracati receberá um grande contingente de Policiais Militares, afim de auxiliar e garantir o cumprimento das normas.

Nossa preocupação é com a vida!

#Saúde 26/01/2021 GABINETE DO PREFEITO DECRETO 014/2021 PROÍBE AGLOMERAÇÕES DURANTE O PERÍODO DE CARNAVAL NO ARACATI

No município do Aracati, fica determinada a proibição de realização de festejos e eventos carnavalescos outroras programados para ocorrer entre os dias 11 a 17 de feveriro de 2021.

Ficam proibidos:

-Funcionamento e circulação de paredões de som;

- Equipamentos sonoros portáteis nas vias, praças, praias;

- Consumo de bebida alcoólica em espaços públicos, devendo ser consumida apenas enquanto o cliente estiver sendo atendido e nos limites do restaurante.

O descumprimento do decreto implica em multa de até R$ 10 mil para pessoas físicas e R$ 75 mil para pessoas jurídicas. OS estabelecimentos ficam sujeitos a interdição imediata por sete dias. Em caso de reincidência, a interdição pode ser ampliada para 30 dias.

#Agenda 01/01/2021 GABINETE DO PREFEITO Discurso de Posse On-line do Prefeito Bismarck Maia e da Vice Denise Menezes do Aracati

Em noite importante no Paço da Liberdade, aconteceu o discurso da posse dos Eleitos do Poder Executivo, Prefeito Bismarck Maia e da Vice Denise Menezes, com presença do Deputado Federal Eduardo Bismarck e dos vereadores também eleitos.

O prefeito Bismarck Maia agradeceu pela oportunidade dada a ele e a Denise Menezes para dar continuidade ao projeto de desenvolvimento do Aracati. Muito sonhos foram concretizados e o Aracati não quer retornar a ser a "Terra do já teve" explicou o prefeito Bismarck.

Ele comprometeu-se a continuar batalhando pela saúde, educação e bem-estar da cidade. Dentro as novidades da administração, a ideia de transformar em duas a Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano. No projeto ela poderá ser dividida, sem aumento dos custos, em Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Os professores concursados do cadastro de reserva também devem ser chamados, de acordo com as necessidades, para o ano letivo que deve começar com as restrições impostas pela pandemia.

O prefeito revelou Germana Pinheiro, filha do ex-vereador e secretário José Raimundo Pinheiro, como a nova Secretária de Cidadania e Desenvolvimento Social e explicou que as novidades do secretariado devem ser reveladas aos poucos durante o início da gestão.

A Mesa diretora Eleita da Câmara Municipal ficou composta com: Ricardo Sales - Presidente, Artur Costa Lima - Vice, Ilda Souza - 1ª Secretária, Raimunda Lucia - 2ª Secretária.

<a href="https://www.facebook.com/bismarckmaiaoficial/videos/154511646147769/">Confira como foi a live!</a>

#Saúde 01/12/2020 GABINETE DO PREFEITO DECRETO 104/2020 PRORROGA ATÉ O DIA 06 DE dezembro A 4ª FASE DE RETOMADA DAS ATIVIDADES

No município de Aracati, fica prorrogada até o dia 06 de dezembro de 2020 a 4ª fase do processo de reabertura responsável das atividades econômicas e comportamentais do Estado do Ceará e o isolamento social.

O desempenho de quaisquer atividades já liberadas deverá guardar absoluta conformidade com as medidas sanitárias previstas nos correspondentes protocolos gerais e setoriais do Decreto Estadual n° 33.824 de 27 de novembro de 2020.

Em Aracati continuam liberadas as atividades já autorizadas anteriormente à publicação deste decreto, em razão do processo de reabertura responsável das atividades econômicas e comportamentais do Estado do Ceará.

Sempre que julgar necessário para o cumprimento do Decreto 104/2020, os servidores do Instituto de Qualidade do Meio Ambiente - IQUAMA e da Secretaria de Finanças solicitarão auxílio da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública Cidadã e Ordem Pública, que têm competência para atuar de ofício, inclusive para aplicação de multas.

#Saúde 03/08/2020 GABINETE DO PREFEITO DECRETO 73/2020 PRORROGA ATÉ O DIA 09 DE AGOSTO A 2ª FASE DE RETOMADA DAS ATIVIDADES

No município do Aracati, fica prorrogada até o dia 09 de agosto de 2020 a 2ª fase do processo de reabertura responsável das atividades econômicas e comportamentais do Estado do Ceará, observadas as regras específicas dispostas pelo município nos decretos nº 054 e 055 de 31 de maio de 2020 e alterações posteriores.

I - Cadeias liberadas com funcionamento pleno:

a) Indústria química e correlatos - Fabricação de cloro e álcalis; Fabricação de sabões e detergentes sintéticos; Fabricação de produtos de pastas celulósicas, papel, cartolina, papel-cartão e papelão ondulado não especificados anteriormente; fabricação de outros produtos químicos inorgânicos não especificados anteriormente; Fabricação de intermediários para plastificantes, resinas e fibras.

b) Indústria, comércio de artigos de couro e calçados; lojas de calçados; comércio atacadista de calçados.

c) Cadeia da construção civil - Fabricação de casas pré-moldadas de concreto; Fabricação de outros artefatos e produtos de concreto, cimento, fibrocimento, gesso e materiais semelhantes; Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas; Demolição de edifícios e outras estruturas; outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente.

d) Saneamento e reciclagem - Recuperação de materiais; Recuperação de sucatas de alumínio; Recuperação de materiais plásticos; Recuperação de materiais não especificados anteriormente.

e) Cadeia da saúde - Fabricação e comercialização de medicamentos homeopáticos para uso humano; Serviço de laboratório óptico; Serviços de prótese dentária; Comércio varejista de artigos médicos e ortopédicos; clínicas; Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementar; outras atividades de atenção à saúde humana não especificadas anteriormente.

f) Indústria metalurgia e afins - Fabricação de ferramentas, maquinários, tubos de aço, usinagem, tornearia e solda.

g) Energia - Estação de energia elétrica, Transmissão de energia elétrica; geradores.

h) Agropecuária - Obras de irrigação; Fabricação de tratores agrícolas, peças e acessórios; Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos

para agricultura e pecuária. Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias, Comércio varejista de plantas e flores

naturais, Criação de ovinos, Cultivo de outras fibras de lavoura temporária não especificadas anteriormente; Comércio atacadista e varejista de

alimentos para animais e utensílios de pesca; Criação de outros animais não especificados anteriormente.

i) Comércio e serviços de higiene e limpeza - Comércio atacadista de produtos de higiene pessoal; Comércio atacadista de produtos de higiene,

limpeza e conservação domiciliar; Comércio atacadista de embalagens; Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene

pessoal; Lavanderias; Higiene e embelezamento de animais doméstico.

II - Cadeias liberadas com trabalho presencial não superior a 40 % (quarenta por cento):

a) Indústria e comércio têxtil: Fabricação de estamparia e texturização em fios, tecidos, artefatos têxteis e peças do vestuário, - lojas de confecções;

Estamparia e texturização em fios, tecidos, artefatos têxteis e peças do vestuário; comércio varejista e atacado de suvenires, bijuterias e artesanato;

b) Indústria e serviços de apoio - cabelereiros, manicures e barbearias.

c) Comunicação, publicidade e editoraria - Impressão de livros materiais publicitário e serviços de acabamento gráfico.

d) Cadeia moveleira - Comércio varejista de móveis; lojas de móveis, eletrodomésticos.

e) Cadeia automotiva - Comércio por atacado de automóveis, camionetas e utilitários novos e usados; Comércio por atacado e varejo de peças e

acessórios novos para veículos automotores; Comércio a varejo de motocicletas e motonetas usadas; Comércio a varejo de peças e acessórios novos para motocicletas e motonetas.

f) Tecnologia da informação - Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação; Comércio atacadista de equipamentos elétricos de uso pessoal e doméstico; Comércio atacadista de equipamentos de informática; Comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação.

g) Comércio de artigos do lar - utensílios de casa; Comércio atacadista de outros equipamentos e artigos de uso pessoal e doméstico; Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo.

h) Móveis e madeireira - Fabricação de móveis e produtos de madeira.

i) Logísticas e transporte - Manutenção de bicicletas.

j) Comércio de outros produtos - Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes;

k) Comércio de livro e revistas - livrarias; Comércio varejista de livros.

l) Comércio de artigos de escritório - papelarias; Comércio atacadista de artigos de escritório e de papelaria.

m) Serviços contábeis e advocatícios, escritórios e similares.

III - Ficam liberadas, na forma, condições e percentuais previstos na Tabela III, do Anexo II, do Decreto Estadual nº 33.693, de 25 de julho de 2020, as seguintes atividades:

a) Alimentação fora do lar - Restaurantes e similares; lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares; serviços ambulantes de alimentação, cantinas,

serviços de alimentação privativos com 40% (quarenta por cento) dos trabalhadores, com 50% (cinquenta por cento) da capacidade total e somente na sede do Município.

b) Atividades de organizações religiosas - A celebração de cerimônias religiosas, com ocupação de 20% (vinte por cento) da capacidade do espaço e uma pessoa por cada 2m², atendidas as medidas de segurança definidas em protocolo específico para a atividade.

c) Esporte, cultura e lazer - Fabricação e Comércio varejista especializado de instrumentos musicais e acessórios; Produção teatral; produção musical, produção de espetáculo de dança, com 40% (quarenta por cento) da capacidade; A prática esportiva individual de corridas, sendo vedados pelotões e aglomerações; A prática esportiva individual e os serviços de assessoriais esportivas desde que as atividades sejam praticadas em ambiente privado, não comercial, aberto ao ar livre (sem cobertura).

#Saúde 26/07/2020 GABINETE DO PREFEITO DECRETO 72/2020 PRORROGA O ISOLAMENTO SOCIAL RÍGIDO E ENTRA NA 2ª FASE DE RETOMADA DAS ATIVIDADES ATÉ O DIA 02 DE AGOSTO

A Prefeitura do Aracati, com o Decreto 72/2020, prorroga a "Política de Isolamento Social Rígido" instituída pelo Decreto 52/2020 e inicia a "2ª FASE DE RETOMADA DAS ATIVIDADES" até o dia 02 de agosto de 2020.

A recomendação é para as pessoas manterem o isolamento domiciliar, o distanciamento social e o uso de máscaras obrigatório em vias públicas e ambientes fechados.

Ficam liberadas:

a) Alimentação fora do lar - Restaurantes e similares; lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares; serviços ambulantes de alimentação, cantinas, serviços de alimentação privativos com 40% (quarenta por cento) dos trabalhadores, com 50% (cinquenta por cento) da capacidade total e somente na sede do Município;

b) Atividades de organizações religiosas - A celebração de cerimônias religiosas, com ocupação de 20% (vinte por cento) da capacidade do espaço e uma pessoa por cada 7m², atendidas as medidas de segurança definidas em protocolo específico para a atividade;

c) Esporte, cultura e lazer - Fabricação e comércio varejista especializado de instrumentos musicais e acessórios; produção teatral; produção musical, produção de espetáculo de dança, com 40% (quarenta por cento) da capacidade; a prática esportiva individual de corridas, sendo vedados pelotões e aglomerações; a prática esportiva individual e os serviços de assessoriais esportivas desde que as atividades sejam praticadas em ambiente privado, não comercial, aberto ao ar livre (sem cobertura).

Os serviços de alimentação fora do lar deverão funcionar de 09h às 16h.

#Saúde 20/07/2020 GABINETE DO PREFEITO DECRETO 69/2020 PRORROGA O ISOLAMENTO SOCIAL RÍGIDO E A 1ª FASE DE RETOMADA DAS ATIVIDADES ATÉ 31 DE JULHO

No município de Aracati, fica prorrogada até o dia 31 de julho de 2020 a 1ª fase do processo de reabertura responsável das atividades econômicas e comportamentais do Estado do Ceará, observadas as regras específicas dispostas pelo município nos decretos ns° 054 e 055 de 31 de maio de 2020 e alterações posteriores.

A recomendação é para as pessoas manterem o isolamento domiciliar, o distanciamento social e o uso de máscaras obrigatório em vias públicas e ambientes fechados.

As atividades econômicas e comportamentais já liberadas no município de Aracati, deverão, durante a prorrogação do isolamento social, manter-se obedientes a todos os condicionantes estabelecidos para a operação, em especial as medidas sanitárias definidas no decreto municipal n° 054/2020 de 31 de maio de 2020, para o seguro funcionamento da atividade.

Reabertura responsável das atividades das 8h às 17h.

a ) Comércio de artigos de couro e calçados,

b) Comércio têxtil e roupas.

c ) Comercio de livro e revistas,

d ) Comércio de artigos de escritório.

e) Comércio de artigos do lar;

f) Cadeia moveleira;

g) Comércio o serviços de higiene e limpeza;

h) Serviços contábeis e advocatícios, com no máximo 3 (três) funcionários por escritório;

i) Agropecuária - novas autorizações;

j) Tecnologia da informação;

#Saúde 12/07/2020 GABINETE DO PREFEITO DECRETO 67/2020 PRORROGA O ISOLAMENTO SOCIAL RÍGIDO E A 1ª FASE DE RETOMADA DAS ATIVIDADES ATÉ 19 DE JULHO

No município de Aracati, fica prorrogada até o dia 19 de julho de 2020 a 1ª Fase do processo de reabertura responsável das atividades econômicas e comportamentais do Estado do Ceará, observadas as regras específicas dispostas pelo município nos decretos ns° 054 e 055 de 31 de maio de 2020 e alterações posteriores.

A recomendação é para as pessoas manterem o isolamento domiciliar, o distanciamento social e o uso de máscaras obrigatório em vias públicas e ambientes fechados.

As atividades econômicas e comportamentais já liberadas no município de Aracati, deverão, durante a prorrogação do isolamento social, manter-se obedientes a todos os condicionantes estabelecidos para a operação, em especial as medidas sanitárias definidas no decreto municipal n° 054/2020 de 31 de maio de 2020, para o seguro funcionamento da atividade.

Reabertura responsável das atividades das 8h às 17h.

a ) Comércio de artigos de couro e calçados,

b) Comércio têxtil e roupas.

c ) Comercio de livro e revistas,

d ) Comércio de artigos de escritório.

e) Comércio de artigos do lar;

f) Cadeia moveleira;

g) Comércio o serviços de higiene e limpeza;

h) Serviços contábeis e advocatícios, com no máximo 3 (três) funcionários por escritório;

i) Agropecuária - novas autorizações;

j) Tecnologia da informação;

#Saúde 12/07/2020 GABINETE DO PREFEITO DECRETO 66/2020 DISPÕE SOBRE O ATENDIMENTO BANCÁRIO NO MUNICÍPIO DE ARACATI

Os atendimentos bancários darão prioridade aos seguintes serviços:

I. - Saque INSS sem cartão;

II. - Saque Seguro Desemprego sem cartão;

III. - Saque benefícios sociais sem cartão;

IV. - PIS e FGTS sem cartão e senha;

V. - Desbloqueio de senha e cartão de contas;

VI. - Outros benefícios sociais.

#Saúde 06/07/2020 GABINETE DO PREFEITO DECRETO 63/2020 PRORROGA O ISOLAMENTO SOCIAL RÍGIDO E ENTRA NA 1ª FASE DE RETOMADA DAS ATIVIDADES ATÉ O DIA 12 DE JULHO

A Prefeitura do Aracati, com o Decreto 63/2020, prorroga a "Política de Isolamento Social Rígido" instituida pelo Decreto 52/2020 e inícia a "1ª FASE DE RETOMANDA DAS ATIVIDADES" até o dia 12 de julho de 2020.

A recomendação é para as pessoas manterem o isolamento domiciliar, o distanciamento social e o uso de máscaras obrigatório em vias públicas e ambientes fechados.

As atividades econômicas e comportamentais já liberadas no município de Aracati, deverão, durante a prorrogação do isolamento social, manter-se obedientes a todos os condicionantes estabelecidos para a operação, em especial as medidas sanitárias definidas no decreto municipal n° 054/2020 de 31 de maio de 2020, para o seguro funcionamento da atividade.

Reabertura responsável das atividades das 8h às 17h.

a ) Comércio de artigos de couro e calçados,

b) Comércio têxtil e roupas.

c ) Comercio de livro e revistas,

d ) Comércio de artigos de escritório.

e) Comércio de artigos do lar;

f) Cadeia moveleira;

g) Comércio o serviços de higiene e limpeza;

h) Serviços contábeis e advocatícios, com no máximo 3 (três) funcionários por escritório;

i) Agropecuária - novas autorizações;

j) Tecnologia da informação;

#Saúde 30/06/2020 GABINETE DO PREFEITO DECRETO 60/2020 PRORROGA O ISOLAMENTO SOCIAL RÍGIDO E A FASE DE TRANSIÇÃO ATÉ O DIA 06 DE JUlHO

A Prefeitura do Aracati, com o Decreto 60/2020, prorroga a "Política de Isolamento Social Rígido" instituida pelo Decreto 52/2020. A FASE DE TRANSIÇÃO vai até o dia 06 de julho de 2020.

A recomendação é para as pessoas manterem o isolamento domiciliar, o distanciamento social e o uso de máscaras obrigatório em vias públicas e ambientes fechados. Necessário: confinamento, proteger pessoas do grupo de risco, controle da circulação de veículos, controle da entrada no município, controle de saída das pessoas.

As atividades econômicas e comportamentais já liberadas no município de Aracati, deverão, durante a prorrogação do isolamento social, manter-se obedientes a todos os condicionantes estabelecidos para a operação, em especial as medidas sanitárias definidas no decreto municipal n° 054/2020 de 31 de maio de 2020, para o seguro funcionamento da atividade.

#Saúde 26/06/2020 GABINETE DO PREFEITO Praias permanecem fechadas em Aracati

A Prefeitura do Aracati, tomou a decisão de fechar o acesso à toda extensão de praia do município para efeito de turismo e/ou lazer. A Guarda Municipal em parceria com Detran fará a devida fiscalização. Além de coibir, serão aplicadas multas a todos os veículos, carros, motos, etc... que estejam na região de praias e lagoas que não sejam de moradores e/ou pessoas que comprovadamente trabalhem nessas localidades.

A ação é imprescindível a ajudar o combate a contaminação de nossa população pelo vírus COVID19.

#Saúde 16/06/2020 GABINETE DO PREFEITO DECRETO 59/2020 PRORROGA O ISOLAMENTO SOCIAL RÍGIDO E A FASE DE TRANSIÇÃO ATÉ O DIA 30 DE JUNHO

A Prefeitura do Aracati, com o Decreto 59/2020, prorroga a "Política de Isolamento Social Rígido" instituida pelo Decreto 52/2020. A FASE DE TRANSIÇÃO vai até o dia 30 de junho de 2020.

A recomendação é para as pessoas manterem o isolamento domiciliar, o distanciamento social e o uso de máscaras obrigatório em vias públicas e ambientes fechados. Necessário: confinamento, proteger pessoas do grupo de risco, controle da circulação de veículos, controle da entrada no município, controle de saída das pessoas.

As atividades econômicas e comportamentais já liberadas no município de Aracati, deverão, durante a prorrogação do isolamento social, manter-se obedientes a todos os condicionantes estabelecidos para a operação, em especial as medidas sanitárias definidas no decreto municipal n° 054/2020 de 31 de maio de 2020, para o seguro funcionamento da atividade.

#Prefeito 04/06/2020 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Bismarck Maia é escolhido para receber Ordem do Mérito Naval

O Prefeito Bismarck Maia recebeu, na tarde desta quinta (04/06), acompanhado da Primeira-dama Glaucia Maia e do Sec. da Casa Civil Guilherme Bismarck no Paço da Liberdade, uma carta do Comandante da Marinha entregue pelo Capitão-Tenente Falcão, via Capitania dos Portos de Aracati.

O documento comunica da escolha do Prefeito Bismarck Maia para receber a medalha da Ordem do Mérito Naval, que na ocasião, agradeceu a honraria e a deferência ao Ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Costa Lima Albuquerque. A condecoração é dada as personalidades que se destacam pelos relevantes serviços prestados à Marinha e será entregue em uma data futura, em Brasília.

#Saúde 21/04/2020 GABINETE DO PREFEITO Atualizações importantes no Novo Decreto Municipal 50/2020
#Administração 29/03/2020 GABINETE DO PREFEITO Decreto prorroga medidadas de isolamento para enfrentar o Covid-19 em Aracati-CE

DECRETO Nº 39 /2020 de 28 de Março de 2020, Aracati - CE

DISPÕE SOBRE A PRORROGAÇÃO DAS MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO DA EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA DE IMPORTÂNCIA INTERNACIONAL DECORRENTE DE

INFECÇÃO HUMANA PELO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

#Administração 20/03/2020 GABINETE DO PREFEITO Agências Bancárias e Lotéricas Fechadas

Atenção ao decreto que delibera sobre as medidas de enfrentamento contra o Coronavírus (COVID 19) no Aracati. "Decreto determina a suspensão de atendimento nas agências bancárias, lotérica e correspondentes bancários hoje (20/03/2020), e será criado um plano com medidas para que o atendimento acorra dia 23, sem causar perigo de contaminação."

#Saúde 18/03/2020 GABINETE DO PREFEITO Coronavírus: Decreto proíbe visitação as praias do Aracati e eventos com aglomeração de pessoas

O Prefeito Bismarck Maia assinou, hoje (18/03), um decreto que determina a adoção de medidas preventivas de combate e prevenção a propagação do Covid-19.

Entre as ações está a suspenção de atividades que promovam aglomerações que excedam 20 pessoas; festas públicas; eventos; shows; funcionamento de: cinemas, teatros, museus e outros tipos de exibição pública; atividades culturais esportivas em: Arenas, Quadras esportivas e Estádio Municipal.

Também fica terminantemente proibido o ingresso em postos turísticos como Canoa Quebrada, Majorlândia, Quixaba, Cumbe, Lagoa do Mato, Fontainha e Retirinho. Assim como: excursões, passeios, caravanas e atividades que ocasionem aglomeração de pessoas e contato com os residentes dessas localidades.

O impedimento tem validade do dia 18 até o dia 31, de março de 2020.

#Emprego 05/03/2020 GABINETE DO PREFEITO "Programa Estudante tem Vez 2020" é lançado com 244 vagas de estágio remunerado para estudantes O Estudante tem Vez fornece renda para dezenas de estudantes aracatienses dos níveis superior, técnico e médio.
#Segurança 19/02/2020 GABINETE DO PREFEITO NOTA SOBRE A SEGURANÇA DO CARNAVAL DO ARACATI 2020

NOTA SOBRE A SEGURANÇA DO CARNAVAL DO ARACATI 2020.

#Educação 23/01/2020 GABINETE DO PREFEITO Aracati ganha polo de uma Universidade Federal

A Prefeitura do Aracati, na quarta-feira (22), recebeu representantes da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), no Paço da Liberdade, para a assinatura histórica do convênio de instalação de um polo de Educação EAD no município.

A Unilab do Aracati já iniciou com as inscrições de dois cursos de pós-graduação: "Gestão Pública" e "Gestão em Saúde" e nesse semestre também estará disponível o "Ciência é 10", pós-graduação voltada para formação de professores do 6º ao 9º ano. Todos com previsão de início das aulas ainda no primeiro semestre de 2020.

Importante lembrar que o Aracati será a primeira cidade da região, Litoral Leste, a ter um Polo de uma universidade federal, além de ser um sonho de muitas gerações, explicou o Prefeito Bismarck Maia. Felicidade e emoção marcaram a fala do Deputado Federal Eduardo Bismarck, ao explanar a sua luta para trazer a UNILAB para o Aracati. O polo será no prédio da Escola de Tempo Integral Darcy Ribeiro (Rua Teófilo Pinto, 200 - bairro Farias Brito), em Aracati.

#Emprego 11/05/2019 GABINETE DO PREFEITO Homologação do Resultado Final dos Concursos - EDITAL 08.01-B/2018, EDITAL 01.02/2019 e EDITAL 05.02/2019 O Prefeito Municipal do Aracati torna público o resultado final dos Concursos Edital 08.01-B/2018 e Edital 01.02/2019, para provimento de vagas no quadro do quadro de efetivos e formação de cadastro de reserva da Prefeitura Municipal do Aracati.


Edital 08.01-B/2018 (Nível Médio e Técnico)
Cargos: Agente Administrativo, Almoxarife, Técnico em Agricultura, Técnico em Edificações, Técnico em Informática, Técnico em Secretaria Escolar, Técnico em Tradução e Interpretação de Libras.

Professor de Ciências Humanas, Professor de Ciências Naturais, Professor de Matemática, Professor de Educação Física, Professor de Educação Especial, Professor de Informática, Professor de Inglês, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Arte, Professor Polivalente.

Edital 01.02/2019 (Nível Superior)
Cargos: Administrador, Advogado, Arquiteto, Assistente Social, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional, Turismólogo, Médico Veterinário.
EDITAL 05.02/2019 (Nível Fudamental, Médio, Técnico e Superior)
Cargos: Cozinheiro Escolar, Agente de Educação Infantil, Cuidador Educacional, Entrevistador CadÚnico, Técnico em Agrimensura, Técnico em Agropecuária, Técnico em Arquivo, Técnico em Desenho da Construção Civil (Cadista), Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Saneamento, Técnico em Turismo.
#Cultura 29/03/2019 GABINETE DO PREFEITO Recital de boas vindas às delegações de todo o Brasil O prefeito Bismarck Maia ofereceu, na noite de ontem, 28, um recital de boas vindas aos participantes da 30ª Reunião Técnica do Conaci, a qual contou com a presença de delegados de mais de 20 Estados brasileiros, do Distrito Federal e da Controladoria Geral União - CGU. Pela primeira vez a cidade do Aracati recebe um evento governamental tão representativo, o que, nas palavras do prefeito, deve se tornar uma constante no que depender da administração municipal. O recital ocorreu no Teatro Francisca Clotilde e foi executado brilhantemente pela Banda Jaques Klein, regida pelo maestro Anderson Nascimento.
#Emprego 21/03/2019 GABINETE DO PREFEITO Provas do quarto concurso público da atual gestão acontecem neste domingo A Prefeitura do Aracati tornou público, no dia 03 de dezembro de 2018, o Edital Nº 12.01/2018. Referente a Concurso Público para níveis fundamental, médio, técnico e superior. As provas escritas serão neste domingo, dia 24 de março de 2019, às 13h e o certame é para o provimento de 90 vagas; sendo 15 vagas para cargo de Nível Fundamental, 37 vagas para cargos de Nível Médio, 16 vagas para cargos de Nível Técnico e 22 vagas para cargos de Nível Superior.

As vagas são de provimento efetivo e formação de cadastro de reserva para atendimento às demandas que venham a surgir nos quadros da Prefeitura, durante o prazo de validade do concurso público, mediante condições estabelecidas no Edital e em seus anexos. Depois de 20 anos sem Concurso Público, no Aracati, a atual gestão realiza o quarto Concurso Público Municipal, o que demonstra compromisso e responsabilidade com a cidade.


Quantitativo de inscritos por cargo:

Cozinheiro Escolar: 364
Agente de Educação Infantil: 726
Cuidador Educacional: 139
Entrevistador CadÚnico: 627
Técnico em Agrimensura: 13
Técnico em Agropecuária: 47
Técnico em Arquivo: 12
Técnico em Desenho da Construção Civil (cadista): 84
Técnico em Meio Ambiente: 66
Técnico em Recursos Humanos: 50
Técnico em Saneamento: 49
Técnico em Turismo: 51
Analista de Fundos de Investimento: 6
Analista de Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas: 42
Analista de Políticas Públicas: 95
Analista de Sistemas: 144
Arquivista: 10
Auditor de Controle Interno: 129
Engenheiro Ambiental: 51
Engenheiro Eletricista: 29
Jornalista: 70
Médico Perito: 7
Nutricionista: 133

Quantitativo de inscritos que desejam concorrer às vagas destinadas à pessoa com deficiência, por cargo:

Cozinheiro Escolar: 1
Agente de Educação Infantil: 3
Cuidador Educacional: 4
Entrevistador CadÚnico: 10
Analista de Sistemas: 4

As provas acontecem em Aracati e Fortaleza a partir das 13hs no horário do Ceará.

Locais das provas:

Aracati: Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ). Rodovia CE-040, s/nº - Aeroporto, Aracati - CE, 62800-000.

Fortaleza: Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Av. da Universidade, 2431 - Benfica, Fortaleza - CE, 60020-180.

#DireitosHumano 09/03/2019 GABINETE DO PREFEITO Dia da Mulher é comemorado com várias homenageadas A Prefeitura do Aracati realizou, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o evento: "A arte de ser mulher". O encontro aconteceu, na noite de sábado (09), no Teatro Francisca Clotilde e contou com a presença da prefeita interina, Denise Menezes e teve como objetivo homenagear a dedicação e a força das mulheres que constroem, a cada dia, a sua própria história e a história da nossa cidade.

As homenageadas da noite receberam o "Troféu Monalisa", o nome da premiação foi dado em memória de Monalisa Rocha, aracatiense vítima de feminicídio e serve como um símbolo para representar a força e a criatividade da mulher aracatiense.

As aracatienses escolhidas para a honraria foram: a escritora Maria do Socorro de Matos, a labirinteira Joana Pereira de Andrade, a artista plástica Maria José Pinheiro da Costa, a música Maria Helena Fiuza Lima Costa, a artesã e promotora cultural Maria de Fátima dos Santos.

A prefeita interina, Denise Menezes, fez questão de agradecer publicamente o prefeito Bismarck Maia, pela oportunidade de estar prefeita em uma comemoração importante como o Dia Internacional da Mulher. O que demostra a preocupação do gestor com a representatividade feminina. Na ocasião também ocorreram a palestra: "Violência Contra a Mulher", com Daciane Barreto, coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, em Fortaleza e o lançamento do livro: "Resistência - Mulheres do Ceará com Dilma".
#Agenda 05/03/2019 GABINETE DO PREFEITO Decreto sobre o funcionamento do trânsito na Quarta-feira de Cinzas A Prefeitura do Aracati informa que excepcionalmente, nesta Quarta-feira de Cinzas (06/03), a Rua Coronel Alexandrino (Rua do Comércio) estará fechada das 12h às 16h para o Arrastão do Bloco dos Loucos com Felipão.
#Planejamento 31/01/2019 GABINETE DO PREFEITO Governo do Estado do Ceará promove reunião com prefeituras do Vale do Jaguaribe para desenvolvimento do Plano Municipal A Secretaria das Cidades do Governo Estadual reuniu-se, na manhã de hoje (31), no município do Aracati, com representantes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE, Prefeituras do Aracati e Icapuí, bem como representantes da sociedade civil, para iniciar o planejamento do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais - Vale do Jaguaribe, que busca incrementar a capacidade fiscal e institucional desses governos para que possam ampliar sua capacidade de investimento na área de desenvolvimento urbano e contribuir para o desenvolvimento regional.

O objetivo é a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de forma a possibilitar a criação de instrumentos de gestão pública relacionados aos componentes do saneamento básico. Aos municípios compete o acompanhamento dos projetos com a ajuda da população, por meio da realização de audiências públicas e criação de uma comissão. O prazo para a finalização do trabalho é Agosto de 2019.
#Administração 17/12/2018 GABINETE DO PREFEITO Curto recesso de Final de Ano na Prefeitura do Aracati mantém serviços essenciais A prefeitura do Aracati decretou recesso de fim de ano, no período entre 24 e 28 de dezembro de 2018 e ponto facultativo no dia 31 de dezembro. Durante esses dias, serão normalmente assegurados os trabalhos desenvolvidos pela Segurança Pública, limpeza pública, atendimento médico-hospitalar (especialmente os serviços de urgência e emergência) e de cadastro do bolsa família, garantido dessa forma que as necessidades da população sejam atendidas.



Conforme o decreto, entre os dias 17 e 21 desse mês, os órgãos e repartições da prefeitura funcionarão apenas internamente, sem atendimento ao público, exceto para as Secretarias de Saúde, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Gerência de Fiscalização e Tributação da Secretaria de Finanças, bem como para as Comissões Permanente de Licitação e a de Licitação de Obras e Serviços de Engenharia, considerando a importância da realização de medidas de controle interno para a abertura de um novo exercício e encerramento dos processos administrativos de prestação de contas.
#DireitosHumano 20/11/2018 GABINETE DO PREFEITO ARACATI AGORA TEM CONSELHO PARA CUIDAR DOS DIREITOS DA PESSOA LGBT A Câmara Municipal do Aracati, cidade a 140km da capital cearense, Fortaleza, votou e aprovou por unanimidade nesta última segunda-feira (19), um projeto de Lei do prefeito Bismarck Maia sobre a criação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa LGTB. Segundo o projeto, o Conselho estará inserido na estrutura da Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, vinculado a Coordenadoria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa LGBT e será um órgão propositivo, consultivo, normativo, deliberativo e fiscalizador.

O novo conselho, que segue uma política de inclusão de minorias que a gestão tem procurado implementar desde janeiro de 2017, tem por objetivo propor, deliberar e contribuir na normatização, além de acompanhar e fiscalizar as Políticas Públicas relativas aos direitos das Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e será um centro permanente de debates entre diversos setores do Município.

Garantia da Cidadania

A gestão Bismarck Maia entende que a defesa dos direitos e o combate à discriminação LGBT devem ser compreendidos sob a aplicação dos direitos humanos para todos, pois um estado democrático de direitos busca a igualdade e a universalidade entre os cidadãos. ¨Nos mais diferentes setores temos nos pautado por construir com a sociedade civil políticas públicas que garantam a todos o exercício da cidadania e que se adéquem as especificidades de cada grupo¨, pontuou o prefeito Bismarck Maia.

A Coordenadora Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa LGBT, Preta Gil, explica que a criação do conselho é mais um marco histórico para as políticas públicas de direitos humanos para LGBT em Aracati, e o controle social é fundamental para efetivação desta nova mentalidade de gerir e encontrar soluções para os diversos setores com integram a sociedade. “Com a criação desse Conselho, estamos tendo uma oportunidade única, de aprofundar o debate entre a Sociedade Civil Organizada e o Poder Público, acerca das demandas da população LGBT”, avalia Preta Gil.

Atenção para conter a violência

A vereadora Maria Ilda de Sousa diz que a criação do Conselho vai possibilitar a garantia dos direitos, bem como contribuir e fiscalizar as políticas públicas relativas aos direitos LGBT. “Devido o Brasil ser um país que tem um alto nível de violência contra a pessoa LGBT, essa Lei vem para trazer uma maior segurança e respeito para essas pessoas, já que o conselho pode ser um interlocutor com as diversas autoridades municipais no sentido de criar uma rede de proteção social”, afirma a parlamentar.

Rafael Barbosa, que se apresenta como Satine Maijorie, revela que desde a escola a população LGBT é discriminada devido aos moldes da sociedade. “O Conselho é um passo muito importante que o município vem dando em relação as políticas públicas LGBT, pois vai lutar pela melhora da qualidade de vida desta parcela da população que tem suas demandas também”, completou.

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa LGBT será composto por oito membros titulares e seus respectivos suplentes, representando o Poder Público Municipal e oito membros titulares e seus respectivos suplentes, representando a Sociedade Civil Organizada. Ele é organizado com: Mesa Diretora (Presidente, Vice-presidente e Secretário Executivo); Plenário; Grupos de Trabalho, Comissões e Câmaras Temáticas. As vagas dos representantes da Sociedade Civil Organizada, devem ser ocupados por: militantes, organizações/coletivos com atuação na defesa e promoção dos direitos da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, com atuação devidamente comprovada, e exercida no Município de Aracati, selecionados por meio de Fórum Eletivo.





#Esporte 09/11/2018 GABINETE DO PREFEITO Reinauguração da quadra do Córrego da Nica A Comunidade do Córrego da Nica distante pouco mais de seis quilômetros da sede do município foi a beneficiada, na noite de quinta-feira (08), com a reinauguração de mais uma quadra poliesportiva. A Quadra do Córrego da Nica já é a 9ª reinaugurada, depois de reforma, apenas no ano de 2018. O prefeito Bismarck Maia, secretários, autoridades municipais participaram da cerimônia juntamente com a população da localidade. Na ocasião, aconteceram partidas amistosas com os atletas locais.

A Córrego da Nica é uma região produtora da cidade, com destaque para a pecuária e caprinocultura, a região tem abundância de água o que permite manter essas atividades. Muitos moradores também trabalham na cidade e nas praias, principalmente em Canoa Quebrada, devido à proximidade e a oferta de empregos no Turismo.

Francisco Ferreira dos Santos, conhecido como Chicão, é dono do comércio mais antigo no Córrego da Nica o “Bar do Talo”. Ele agradece o investimento na estrutura da nova quadra e também o posto de saúde, que fica ao lado, e passa por reforma. A população espera cada vez mais melhorias, pois é uma região que ficou algum tempo esquecida pelo poder público. Entre as novidades para o Córrego da Nica o prefeito garantiu que a quadra será coberta e a comunidade ganhará uma areninha no local onde fica o campinho de areia.

A gestão Bismarck Maia espera com as dezenas de obras que realiza, preparar o Aracati para os novos tempos. Modernizar a infraestrutura de todo o município e prepará-lo para um mundo competitivo através também de capacitação e educação da população. Tornar o Aracati uma cidade reconhecida como exemplo de boa gestão é um forte desejo do prefeito Bismarck Maia.

#MeioAmbiente 22/09/2018 GABINETE DO PREFEITO Nota de esclarecimento da Prefeitura do Aracati A praia de Canoa Quebrada está situada em Área de Proteção Ambiental - APA, criada pela lei Municipal n° 40, de 20 de março de 1998, cujo objetivo é o controle e o ordenamento da ocupação e uso dos ecossistemas da orla marítima de Aracati, incluindo dunas e falésias.

A Prefeitura do Aracati realiza constantemente monitoramentos na estrutura física das falésias e no entorno destas áreas, verificando pontos de erosão e de construções irregulares.

Na manhã desta sexta-feira (21), equipes da Defesa Civil do Estado e do Município, juntamente com as Secretarias de Infraestrutura, de Meio Ambiente, de Segurança e o Instituto de Qualidade do Meio Ambiente (Iquama) intensificaram a vistoria do local, bem como de áreas próximas ao deslizamento, momento em que foram interditadas três escadas de acesso à praia, além do local da construção atingida pelo desmoronamento da falésia.

Tendo em vista a ação civil impetrada em 2009 pelo Ministério Público para a retirada das barracas localizadas na orla de Canoa Quebrada e, entendendo sua importância para o turismo local, o município do Aracati já havia ingressado com pedido junto à Superintendência do Patrimônio da União (SPU), objetivando a garantia de um novo espaço para a realocação das barracas de praia.

Ainda sobre o desmoronamento de falésias, que são Áreas de Preservação Permanente - APP, ocorrido nesta terça-feira (18), a Prefeitura do Aracati reafirma que as devidas providências estão sendo tomadas, objetivando a preservação do meio ambiente e garantia da segurança e o trânsito das pessoas no local e que, embora haja interdições, os banhistas e turistas continuam tendo acesso à praia por meio de outros pontos.

Prefeitura do Aracati, as pessoas em primeiro lugar.
#Município 24/08/2018 GABINETE DO PREFEITO Governo do Estado do Ceará considera improcedente a denúncia sobre a distribuição do leite do PAA em Aracati
#Agenda 24/08/2018 GABINETE DO PREFEITO Bismarck Maia recebe homenagem em Brasília Bismarck Maia recebe homenagem em Brasília
#Agenda 02/08/2018 GABINETE DO PREFEITO Nesta quinta tem Roda de Conversa na Vila da Volta A Prefeitura do Aracati promove mais uma Roda de Conversa e, desta vez, será a comunidade da Vila da Volta que irá receber os gestores municipais. O encontro será nesta quinta-feira (02), às 19h, próximo ao posto de saúde. Estarão presentes secretários, autoridades municipais, vereadores, a vice-prefeita Denise Menezes e o Prefeito Bismarck Maia.

O projeto Roda de Conversa é uma oportunidade de a comunidade expor suas demandas e ser ouvida pela gestão municipal. A prefeitura estará aberta ao diálogo para junto aos moradores realizar uma conversa olho no olho, esclarecendo dúvidas e tomando nota das dificuldades dos moradores da localidade.

A comunidade da Vila da Volta tem como principais demandas: o abastecimento d´água, a reforma do chafariz, a pavimentação da via principal que liga a CE 040 à comunidade, a cobertura da quadra de esportes, a pavimentação nas principais vias, a construção de uma nova escola, a reabertura do projeto da Secretaria de Cidadania e Assistência Social voltado para as crianças e idosos.

"A comunidade também tem como reinvindicação a presença de uma enfermeira ou técnica de enfermagem para ficar diariamente no posto de saúde do l
ocal", destacou o vereador Marcos Monteiro.

Vila da
Volta

Vila da Volta é uma comunidade do município do Aracati cercada por manguezais às margens do rio Jaguaribe. A localidade, distante cerca de 13 quilômetros do centro de Aracati, possui aproximadamente 1200 habitantes. A principal característica do local é a tranquilidade, sendo um lugar ideal para quem procura descansar em meio às belezas naturais da comunidade. As regatas, que acontecem todos os anos, já são uma tradição entre os moradores. Atualmente, a base da economia é a indústria da pesca.
#Prefeito 21/06/2018 GABINETE DO PREFEITO Assinada Ordem de Serviço do Programa Sinalize que prevê mais de 30 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica A Prefeitura do Aracati e o Governo do Estado do Ceará, representado pelo Secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, assinaram nesta quarta-feira (20.06), a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras do Programa Sinalize -Programa de Segurança no Trânsito - em Aracati. 30 mil metros quadrados de asfalto e sinalização horizontal e vertical. As ruas asfaltadas serão: Rua Vila São Rafael, Rua Armando Praça, Rua Nossa Senhora dos Prazeres, Rua Beni Carvalho, Rua Rui Barbosa, Rua Coronel Alexandrino.
www.aracati.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 11:02:26