CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 17/04/2024 SECRETARIA DA SAÚDE Aracati recebe a 11ª Turma de Residência Multiprofissional em Saúde

Nesta semana, ocorreu o acolhimento, a apresentação dos serviços da Rede de Atenção em Saúde do município e o reconhecimento do território de abrangência da Turma XI da Residência Multiprofissional em Saúde do Município!

A 11ª Turma de residentes conta com nove profissionais, divididos em duas ênfases de atuação: Saúde da Família e Comunidade e Vigilância em Saúde. A Equipe Multiprofissional atuará durante dois anos no município, iniciando as atividades em abril de 2024 com a Territorialização e encerrando com a Mostra de Atividades Exitosas.

Desejamos boas-vindas a cada profissional; juntos, construiremos um legado de sucesso na área da saúde.

#Saúde 12/04/2024 SECRETARIA DA SAÚDE Entrega de camisetas para as praticantes de atividade física dos projetos 'Geração Saúde' e 'Mova-se'

As aracatienses que participam de atividades físicas, proporcionadas pelos projetos Geração Saúde e Mova-se, mantidos pela Secretaria de Saúde, receberam na quinta-feira, 11, um total de 100 blusas para a prática esportiva.

O material entregue foi para 30 integrantes do Mova-se, grupo organizado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Secretaria de Saúde e que se encontra todas as segundas e quartas-feiras no Largo da Igreja Matriz para suas atividades.

As outras 70 blusas foram para as participantes do projeto Geração Saúde, que realiza suas práticas nas terças e quintas-feiras no Largo da Igreja Matriz e nas segundas e quartas-feiras na Praça da Coluna. A Geração Saúde tem como alunas, as pacientes dos Postos de Saúde da Matriz e Bairro de Fátima.

Todas essas práticas são oferecidas sempre em locais públicos e de forma gratuita e nos finais de semana acontecem viagens com os membros dos dois projetos para praticar as atividades em nossas belas praias. O que valoriza ainda mais os exercícios e o aprendizado para um bom condicionamento físico e uma melhor saúde.

#Saúde 12/04/2024 SECRETARIA DA SAÚDE HMED e UPA recebem comitiva do Governo do Estado para visita técnica

A Secretária de Saúde do Estado, Tânia Coelho esteve nesta sexta-feira, 12, realizando visita técnica ao Hospital Municipal Eduardo Dias (HMED) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Xavier Maia.

O HMED, nos últimos anos, tornou-se um hospital referência no Ceará, contando com 82 leitos distribuídos em Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Clínica Traumatológica. Além desses setores, o prédio está em obra para comportar a ampliação do Centro Cirúrgico e Sala de Recuperação Pós-anestésica, ocupando

uma área de 5.729,71 m² com todos os ambientes climatizados.

A reforma proporcional novo piso e a pintura apropriados para hospital e no andar superior, todas as estruturas foram reformadas: Internação, Ambulatório, Bloco Administrativo, Unidade de Terapia de Urgência - UTU, recepções, banheiros, Centro Cirúrgico, Sala de Recuperação Pós-anestésica e Emergência.

Em 2021, o hospital recebeu um novo Centro de Imagem com equipamentos de última geração, como os aparelhos de ultrassonografia e tomografia computadorizada. No mesmo ano, a UPA Xavier Maia foi transferida e hoje funciona de forma integrada ao HMED, o que permitiu um melhor fluxo de pacientes, e a agilidade na mobilidade para todos que necessitam do serviço, principalmente em casos urgentes.

#Saúde 14/03/2024 SECRETARIA DA SAÚDE Pedregal recebe ação de combate ao Aedes aegypti

Nesta quinta-feira, 14, a ação de combate ao Aedes ocorreu na comunidade do Pedregal. A ação contou com a participação da equipe da Unidade Básica de Saúde do Pedregal, do Setor de Endemias e da Escola Antônio Monteiro. Todos mobilizados na campanha de combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Juntos, vamos eliminar os criadouros do mosquito e promover um ambiente mais saudável para todos!

#Saúde 12/03/2024 SECRETARIA DA SAÚDE Continuam as ações de combate ao Mosquito da Dengue em Majorlândia

As ações contra o mosquito Aedes aegypti acontecem em vários locais do Aracati e são realizadas por diversas equipes. Na segunda-feira, 11, a equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde de Majorlândia, juntamente, com os alunos e servidores da Escola Antonieta Calls, realizaram um ação pelas ruas da localidade de Majorlândia.

A ação consistiu em blitz educativa, visitas domiciliares dos agentes de saúde e de endemias, recolhimento de materiais que possam ser criadouros do mosquito.

Juntos, vamos eliminar os criadouros do mosquito e promover um ambiente mais saudável para todos!

#Saúde 07/03/2024 SECRETARIA DA SAÚDE Continuam as ações de combate ao Mosquito da Dengue

As ações contra o mosquito Aedes aegypti acontecem em vários locais do Aracati e são realizadas por diversas equipes. No Dia D contra a Dengue (2/3), os AJAs (Agentes Jovem Ambiental) participaram orientando a população sobre a prevenção e cuidados sobre o acúmulo de água e proliferação do mosquito em Canoa Quebrada, Lagoinha, São Chico, Córrego das Ubaranas, Retirinho e Córrego dos Macacos.

O setor de Endemias do município, em parceria com o NASF (Núcleos de Apoio à Saúde da Família), vem realizando palestras sobre "Educação em Saúde - Combate às Arboviroses" nas escolas. Na segunda-feira, 4, a orientação foi na Escola São Marcelino Champagnat e na quarta-feira, 6, na Escola Miriam Calixto. A temática trabalhada foi Arboviroses: prevenção, ciclo do mosquito, contaminação e tipos de doenças provocadas. Todo esse assunto foi discutido de forma lúdica e dinâmica.

#Saúde 02/03/2024 SECRETARIA DA SAÚDE Dia D contra a Dengue em Canoa Quebrada

Dia D contra a Dengue em Canoa Quebrada O "Dia D" de mobilização contra a Dengue aconteceu neste sábado, 2, na praia de Canoa Quebrada e teve a participação dos servidores de diversos secretarias e da comunidade, além de alunos da Escola Zé Melancia. As atividades consistiram em blitz educativa, panfletagem, visitas domiciliares dos agentes de endemias e de saúde, recolhimento de materiais que possam ser criadouros do mosquito, como pneus e garrafas pet e visitas aos estabelecimentos comerciais para afixação de cartazes explicativos.

O "Dia D" foi realizado em todo o país e é importante lembrar que a administração municipal, se antecipando às orientações do Ministério da Saúde, criou um Comitê de Combate ao mosquito, composto por diversas secretarias e que já aprovou uma série de ações e iniciativas, como a criação de brigadas escolares, realização de limpezas preventivas em locais públicos, confeccionação de materiais de comunicação, realização de mutirões em diversas localidades, entre outras.

#Saúde 27/02/2024 SECRETARIA DA SAÚDE Campanha de Doação de Sangue no HMED

Dezenas de aracatienses participaram nesta terça-feira, 27, da Campanha de Doação de Sangue e cadastro para Doação de Medula Óssea promovida pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) em parceria com a Prefeitura do Aracati. Os atendimentos foram agendados previamente e as doações feitas até às 16h no Hospital Municipal Eduardo Dias (HMED) com toda a estrutura necessária e apoio da nossa Saúde. Parabéns às dezenas de doadores de todo o Aracati por exercerem sua cidadania com esse ato e por fazerem a diferença na vida das pessoas que precisam das doações.

#Saúde 26/01/2024 SECRETARIA DA SAÚDE Entrega de 1.336 peças de fardamento para servidores da Saúde

Os investimentos continuam em todos os setores e na quinta-feira, 25, foi dia dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde - UBSs, Unidade de Pronto Atendimento - UPA e Hospital Municipal Eduardo Dias - HMED receberem novos fardamentos. No total, são 1.336 peças do tipo blusa polo, pijama e jaleco para os servidores do administrativo, assistencial, serviços gerais, copeiros, coordenações, fisioterapia, assistente social, maqueiros, recepcionistas, porteiros, faturamento, nutricionistas, cozinheiras, auxiliar de cozinha, radiologistas, motoristas.

O uso de uniformes com material adequado na área da saúde é de extrema importância para assegurar não apenas a segurança e o conforto dos profissionais, mas também a integridade do ambiente hospitalar. Tecidos respiráveis e ergonomicamente projetados promovem o conforto durante jornadas prolongadas. Além disso, uniformes de qualidade reforçam a identificação rápida e confiável da equipe de saúde, otimizando a coordenação no atendimento aos pacientes e transmitindo uma imagem profissional que inspira confiança e respeito, elementos cruciais para o ambiente de trabalho.

#Saúde 21/11/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Mutirão de 190 Cirurgias de Cataratas no Hospital Municipal Eduardo Dias

A Saúde do Aracati está realizando um mutirão para 190 pacientes receberem cirurgia de Catarata, entre os dias 21 e 22 de novembro, no Hospital Municipal Eduardo Dias - HMED em uma ação da Prefeitura do Aracati e Governo do Estado do Ceará.

As cirurgias são destinadas a pacientes cadastrados e que estão na fila de espera da Central de Regulação. Os pacientes também recebem um kit exclusivo com óculos de proteção e colírio para manter os cuidados no pós-operatório e garantir o sucesso do procedimento.

Este é um esforço para atender às necessidades oftalmológicas da nossa população, promovendo mais saúde e bem-estar e realizar o sonho de melhorar a visão e qualidade de vida de muitos aracatienses!

#Saúde 11/11/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Dia D de Vacinação Antirrábica na sede

O dia D de vacinação antirrábica é neste sábado, 11! A vacinação antirrábica para os pets, em diversos postos da cidade vai até às 16h. A vacinação é a maneira mais segura de proteger nossos animais de estimação contra a raiva, uma doença séria que pode ser transmitida para os seres humanos. Leve seu animalzinho com segurança, usando guia e coleira. Lembrando que a vacina é gratuita e destinada a cães e gatos a partir dos 3 meses de idade.

A campanha de vacinação antirrábica continua nos dias 14 A campanha de vacinação antirrábica continua no dia 14 de novembro nas localidades do Cumbe, Canavieira e dia 16 na Vila São José, Sítio São José e Canapum; sempre das 8h às 11h. A vacina antirrábica é fundamental para prevenir a raiva e garantir a saúde dos bichinhos de estimação.

#Saúde 07/11/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Dia de Doação de Sangue no HMED

Os aracatiense participaram em peso de mais uma Campanha de Doação de Sangue em parceria com o Hemoce no Hospital Municipal Eduardo Dias - HMED. Ao todo, aconteceram 196 doações de sangue e 14 cadastros para doação de medula óssea nesta terça-feira, 7. Doar sangue é doar vida, parabéns a todos os participantes.

#Saúde 07/11/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Mutirão de consultas oftalmológicas atende mais de 140 pacientes

O Hospital Municipal Eduardo Dias - HMED recebeu na terça-feira, 7, mais de 140 pacientes para consultas oftalmológicas pré-operatórias das cirurgias de catarata, coordenadas pela Central de Regulação, conforme a lista de espera dos pacientes. Após as avaliações, 125 pacientes estão aptos para receber as cirurgias entre os dias 21 e 22 de novembro no HMED.

#Saúde 28/09/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Aracati disponibiliza Serviço de Atendimento Domiciliar em Saúde Equipe de enfermagem atende pacientes acamados em casa, propiciando conforto e melhor acompanhamento na recuperação
#Saúde 27/09/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Aracati recebe 12 novos médicos do Programa Mais Médicos Os profissionais devem iniciar os atendimentos na próxima segunda-feira, 2 de outubro
#Saúde 21/06/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Profissionais da Saúde recebem capacitação sobre Esquistossomose A capacitação realizou uma busca ativa na comunidade de Santa Tereza como atividade prática
#Saúde 02/06/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Inaugurada a Unidade Básica de Saúde de Cantinho de Cima

A inauguração da primeira Unidade Básica de Saúde - UBS da comunidade de Cantinho de Cima ocorreu na manhã desta quinta-feira, 1°. A UBS terá atendimento médico, odontológico, de enfermagem, vacinação, dispensação de medicação, procedimentos como coleta do citopatológico, curativos, administração de medicações. O funcionamento é de segunda a quinta-feira de 7h30 às 11h30 e de 13h30 às 17h30 e nas sextas-feiras de 8h às 14h.

O equipamento conta com área total de 179,74 m² e teve investimento de R$ 441.124,73 reais. A edificação conta com recepção, sala de farmácia, sala de vacina, sala de esterilização, sala de preparo, sala de procedimentos, enfermaria, sala de médicos, odontologia e banheiros.

A moradora Francisca da Silva agradeceu pelas conquistas que a gestão está levando ao Cantinho: "A estrada pavimentada, a reforma da escola e agora recebemos essa prenda tão importante, eu agradeço demais", concluiu.

Na Atenção Básica, o município conta com 23 Unidades Básicas de Saúde - UBSs com equipes da Saúde da Família, atuando em todas as regiões do Aracati. São quatro novas UBSs: Baixio, Cajueiro, Quixaba e Cantinho e, em breve, Canoa Quebrada. As UBSs dos bairros Pedregal e Cajazeiras também foram completamente reformadas.

Também foram inauguradas três Unidades de Saúde Móveis (ônibus equipados para atendimentos), que se revezam prestando serviço nas comunidades mais isoladas da Região Sul, Região das Lagoas e Mata Fresca e houve reformas em dez Pontos de Apoio, que servem como base para atendimentos médicos e Programa Saúde da Família. As unidades requalificadas ficam na praia de Fontainha e nos distritos Juá, Lagoa das Caraúbas, Lagoa dos Ferreiras, Lagoa do Pedro, Lagoa dos Porcos, Lagoinha, Lagoa da Quixaba, Tanque Salgado I e Córrego dos Macacos.

#Saúde 31/05/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Comunidade do Cantinho de Cima ganha Unidade Básica de Saúde A inauguração do Posto de Saúde acontecerá nesta quinta-feira, 1º
#Saúde 14/04/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Mutirão de atendimento da Central de Regulação do Aracati aperfeiçoa serviços para zerar fila de marcações Mais de 2 mil agendamentos foram realizados desde a adoção dos novos processos; iniciativa é completar a outras ações, como reforma do HMed e de postos de saúde
#Saúde 10/04/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Central de Regulação aperfeiçoa serviços para zerar a fila de marcações

A Central de Regulação da Secretaria de Saúde do Aracati adotou novos protocolos para aperfeiçoar o atendimento e dar maior celeridade à demanda de marcação de consultas, exames e procedimentos médicos e odontológicos nas redes municipal e estadual de Saúde. Entre os dias 30 de março e 5 de abril, a equipe de atendimento foi ampliada, a fim de organizar novos processos que foram adotados e estão em teste constante. Desde então, foram agendados mais de 1400 exames, consultas e procedimentos diversos.

Foi criado um sistema para organizar uma fila de espera para que o usuário/paciente não tenha que voltar várias vezes à Central para conseguir seu agendamento. Agora, o usuário informa seus dados e quando o procedimento, seja exame, consulta ou outro for marcado, a Central de Regulação entrará em contato para confirmar. Acabaram-se as idas e vindas!

Não há mais os dias do final, ou início do mês, para marcação na Central de Regulação. Todo dia é dia de ir agendar seu exame. O paciente que for ao médico hoje, pode sair da consulta é ir direto à marcação, não importando que dia do mês é, ele será atendido e sua consulta marcada durante todo o mês, conforme a central for recebendo as vagas.

"Todo dia esse serviço estará aberto. Se você tem que fazer um exame. Não espere chegar no final do mês. Vá na Regulação e marque seu exame", explicou Fátima do Carmo, Coordenando dos novos procedimentos e Secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda. Ela também fala da importância do serviço não fechar para almoço: "Muitas pessoas só podem ir no horário de almoço, não podemos fechar nesse horário. Assim, como foi na vacinação", concluiu Fátima.

Para que o atendimento seja adequado e no nível que a população merece é fundamental que os atendimentos na Central de Regulação sejam espalhados ao longo do mês.

O horário de atendimento também mudou:

Será das 7h30 às 15h de segunda a quinta-feira e de 7h30 às 13h nas sextas-feiras.

Pontos importantes sobre o serviço

1. Atendimento à partir das 07h30, na Recepção da Central de Regulação com entrega de senha de acordo com a prioridade;

3. No auditório é feita a triagem e a separação das vagas de agenda;

4. A Central de Regulação não será fechada para o almoço;

5. O horário de atendimento é das 7h30 às 15h e às sextas-feiras das 7h30 às 13h. O resto do tempo será para serviços internos;

6. Nenhum (a) Servidor(a) Público poderá reter, sejam originais, sejam cópias, de documentos dos usuários ou seus pedidos médicos;

7. Requisitos: documento com foto, Carteira do SUS, comprovante de residência e pedido médico.

#Saúde 29/03/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Central de Regulação adota novos procedimentos para diminuir filas Novo protocolo vai aperfeiçoar atendimento; acolhimento ocorre no Teatro Francisca Clotilde até o dia cinco de abril
#Saúde 15/03/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Pré-conferências Municipais de Saúde debatem direitos e defesa do SUS Na quinta, 16, acontecerá a pré-conferência aberta à população no Colégio Municipal
#Saúde 27/02/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Reforço contra a Covid-19 - Fase 1

A Prefeitura do Aracati começa a aplicar doses de reforço da vacina bivalente contra a covid-19 nesta terça-feira, 28! Esta vacina é uma atualização e, por isso, protege contra um maior número de cepas do vírus.

As vacinas serão aplicadas em fases, priorizando populações mais vulneráveis. A Fase 1 é voltado para idosos a partir de 70 anos e pessoas de 12 anos em diante dos grupos: abrigados e trabalhadores de longa permanência; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Importante levar sua carteira de vacinação e quem é imunocomprometido levar documento que comprove.

OBS: As demais fases em breve terão suas datas de vacinação divulgadas.

Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos.

Fase 3: gestantes e puérperas.

Fase 4: profissionais da saúde.

Fase 5: pessoas com deficiência permanente, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional.

SERVIÇO

Vacina de Reforço Fase 1

Terça a quinta-feira (28/2 a 2/3) de 8h às 11h e das 14h às 17h.

Sexta-feira (3/3) de 8h30 às 13h.

Local: UBS Abengruta ll

#Saúde 15/12/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Novos equipamentos de Fisioterapia são entregues ao HMED Aparelhos para tratamentos de fisioterapia motora e respiratória ampliam tratamentos ofertados na rede pública do Aracati
#Saúde 14/12/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeitura entrega novos equipamentos de fisioterapia para o HMED Novos equipamentos vão reestruturar o setor; entrega ocorre nesta quarta-feira, 14, às 14h30
#Saúde 23/09/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Hospital Municipal Eduardo Dias ganha sua primeira certificação junto a Vigilância Sanitária

O Hospital Municipal Eduardo Dias - HMED do Aracati recebeu, após 41 anos de existência, sua primeira certificação de funcionamento de acordo com todas as normas da Vigilância Sanitária. Mesmo em atividade há dezenas de anos, o HMED pela primeira vez conseguiu superar essa etapa de qualidade em serviço prestado. Tudo isso, graças a novos processos de trabalho e a nova estrutura adquirida com a reforma e ampliação nessa gestão.

A implantação de equipe multiprofissional de saúde, que antes não existia, seguindo todas as normas técnicas foi fundamental para essa conquista. Tudo isso, seguindo rigorosos processos de trabalho exigidos para que a certificação fosse conquistada. Um desses exemplos de procedimentos é o trabalho que a equipe multiprofissional realiza diariamente na cozinha do hospital, para garantir que as refeições sejam as mais adequadas possíveis.

Sobre maquinário, a aquisição do autoclave foi um importante ponto, pois é um equipamento essencial para a esterilização de instrumentos diversos utilizados no hospital. Antes o HMED estava com todos os tipos de deficiências como móveis e maquinários antigos, além de problemas como formigueiros, cupinzeiros, estrutura física precisando de reforma. Além de não cumprir as normas sanitárias.

Agora, Aracati e região podem contar com uma estrutura que é considerada a melhor do interior do estado para um hospital municipal. Com a disponibilidade de equipamentos e maquinários novos e dentro dos padrões necessários para funcionamento.

Novo HMED

Ao todo, são 82 leitos distribuídos em Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Clínica Traumatológica. Além desses setores, o prédio está em obra para comportar a ampliação do Centro Cirúrgico e Sala de Recuperação Pós-anestésica. Ocupando uma área de 5.729,71 m² com todos os ambientes climatizados.

Em suas novas instalações o piso e a pintura aplicados, finalmente são os apropriados para hospital e no andar superior, todas as estruturas foram reformadas: Internação, Ambulatório, Bloco Administrativo, Unidade de Terapia de Urgência - UTU, recepções, banheiros, Centro Cirúrgico, Sala de Recuperação Pós-anestésica e Emergência.

Em 2021, com os constantes investimentos da Gestão, o hospital recebeu um novo Centro de Imagem com equipamentos de última geração, como os aparelhos de ultrassonografia e tomografia computadorizada. No mesmo ano, a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Xavier Maia - UPA foi transferida de bairro e, hoje, funciona de forma integrada ao HMED, o que permitiu um melhor fluxo de pacientes, e a agilidade na mobilidade para todos que necessitam do serviço, principalmente em casos urgentes.

#Saúde 22/09/2022 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Fontainha recebe nova praça e unidade de saúde

A praia de Fontainha receberá nesta quinta-feira, 22, um ponto de apoio da saúde e uma nova praça. A Unidade de Saúde de Fontainha é um equipamento reformado e funcionará como um ponto de apoio para os atendimentos realizados pela equipe da Unidade Básica de Saúde do São Chico junto à população local. A Praça da Fontainha é um local de convivência feito do zero para atender as necessidades da população e reforçar as opções de lazer da bela praia.

A unidade de saúde funcionará todas as terças-feiras pela manhã e tarde com realização de exames citopatológicos, vacinas, puericultura e atendimentos de enfermagem. Antes, os atendimentos aconteciam no espaço da associação local, uma construção que não era adequada aos atendimentos.

A nova praça conta com academia ao ar livre, parque infantil, área verde, paisagismo, bancos, lixeiras e iluminação em postes de eucalipto. Tudo pensado para melhorar as opções de convivência da comunidade local, visitantes e turistas. A obra teve o período de execução de 90 dias, conta com área total de 461,95 m² e teve o investimento de R$ 288.358,91 reais.

Serviço

Inauguração da novas Unidade de Saúde e Praça da Fontainha

Dia: 22/09 (Quinta-Feira)

Horário: 18h30

Local: Praia de Fontainha

#Saúde 08/09/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Ações do mês dedicado ao aleitamento materno atendem mais de 500 mães e gestantes

Durante o mês de agosto, as equipes de Estratégia Saúde da Família do Aracati estiveram realizando ações referentes ao Agosto Dourado, mês dedicado ao aleitamento materno, em todas as Unidades Básicas de Saúde - UBS.

As capacitações atenderam mais de 500 mulheres, entre mães com filhos de até seis meses e gestantes. Nelas, foram ensinadas as melhores práticas para amamentação e cuidado com o bebê.

O leite materno é essencial para a sobrevivência, a nutrição e o desenvolvimento nos primeiros meses de vida e no início da infância, o leite materno é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o "alimento de ouro" para os bebês.

#Saúde 25/08/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Entrega de seis motos para ações dos Agentes de Endemias do Aracati

Os supervisores das Endemias do Aracati receberam nesta quinta-feira, 25, seis motos que serão usadas na sede e comunidades para reforçar o combate às arboviroses. As motos entregues, em cerimônia no Paço da Liberdade, são similares às recebidas pelas Agentes Comunitárias de Saúde, modelo Honda CG 160 Cargo, e de uso exclusivo em serviço.

No início do mês, os servidores das Endemias receberam 53 kits com equipamentos da melhor qualidade contendo: bolsas, botas, coletes, calças, blusas, meias, boné árabe, boné comum e cinto. Amaral Silva, um dos supervisores das Endemias, afirmou: "a aquisição das motos nos ajuda muito nas visitas diárias e nos dará a possibilidade de realizar nosso trabalho da forma mais digna para o bem da Saúde do Aracati".

O município tem uma extensão de pouco mais de 1,2 mil km² e quem trabalha na Saúde realizando visitas ganha tempo e melhor condição de trabalho com um veículo. São investimentos como esses, que vem melhorando a qualidade de vida do aracatiense e dando melhores condições de trabalho aos servidores.

#Saúde 11/08/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Aracati reequipa UBSs e Agentes de Saúde e recebe novo ônibus para hemodiálise

Um pacote de equipamentos que vão reestruturar o sistema de saúde do Aracati foi entregue pelo prefeito Bismarck Maia, na quinta-feira, 11, no Teatro Municipal Francisca Clotilde. Serão beneficiados os agentes de Endemias e da Vigilância Sanitária, além de Unidades Básicas de Saúde (UBS), e pacientes que precisam passar pelo tratamento de hemodiálise.

Ao todo, são 63 kits com fardamento completo para os agentes, 20 novos computadores para os postos de saúde e o segundo ônibus com elevador para transportar pacientes de hemodiálise que precisam fazer o tratamento em outros municípios. Durante a solenidade, o prefeito Bismarck Maia anunciou que os coordenadores das Endemias receberão seis motos para facilitar o atendimento em comunidades mais distantes, a exemplo da iniciativa pioneira já adotada para os Agentes Comunitários de Saúde, que receberam motos, fardamento e equipamentos em julho último.

Os kits contém bolsas, botas, coletes, calças, blusas, meias, boné árabe, boné comum e cinto. Foram distribuídos 53 para os servidores das Endemias e dez para os da Vigilância Sanitária. Já os 20 novos computadores vão ajudar a agilizar o atendimento nas UBSs.

Em sua fala, o prefeito Bismarck ressaltou: "a comunidade vendo nossos servidores com equipamentos da melhor qualidade, exercendo bem suas funções e com tudo novo; sente um sentimento de pertencimento, de orgulho pelas coisas do Aracati".

#Saúde 08/08/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Aracati inicia campanhas contra poliomielite e de multivacinação

A Campanha Nacional de Vacinação iniciou 08 de agosto e todos os postos da rede municipal estão abertos para vacinação de segunda a sexta-feira

Todos as Unidades Básicas de Saúde de Aracati já estão recebendo as crianças e adolescentes para vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. A campanha ocorre em todo o território nacional, de 8 de agosto a 9 de setembro. O objetivo é vacinar todas as crianças e adolescentes nas respectivas faixas etárias de cada vacina e evitar novos surtos de doenças consideradas controladas.

A Poliomielite ou Paralisia Infantil é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus que não tem cura, mas pode ser prevenida com a vacina, aplicada em crianças menores de cinco anos. Mesmo as crianças já vacinadas devem receber uma nova dose do imunizante.

Já a Multivacinação contempla vacinas como BCG, Pentavalente, Pneumo 10, HPV, Meningo ACWY, Meningo C, Rotavírus, Febre Amarela e Tríplice Viral, aplicadas em crianças e adolescentes de até 15 anos de idade.

A caderneta de vacinação, cartão do SUS ou documento de identificação com foto são necessários para quem vai se vacinar, além do uso da máscara nos postos. As Unidades de Saúde estão abertas de segunda a quinta-feira das 8h às 11h30 e 13h30 às 17h.

#Saúde 29/07/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Animais de estimação já estão sendo atendidos pelo VetMóvel do Aracati

Animais de estimação já estão sendo atendidos pelo VetMóvel do Aracati

A unidade dispõe de consultório completo para atender os pets

O primeiro VetMóvel do Aracati já está atendendo os pets dos aracatienses desde a manhã de quinta-feira, 28. O equipamento, instalado em veículo novo, conta com ambulatório e sala de atendimento para oferecer atendimento veterinário aos pets do Aracati em diversos bairros e comunidades.

Inicialmente, serão ofertados os serviços de vacinação Antirrábica, teste de Leishmaniose, consultas e pré-cadastro dos cães e gatos. Os primeiros atendimento estão acontecendo na Praça São Marcelino Champagnat das 8h às 14h, entre os dias 28 de julho a 05 de agosto. A programação será divulgada semanalmente, no site e nas redes sociais da Prefeitura do Aracati.

Essa conquista é um marco na política de bem-estar animal. O prefeito Bismarck Maia considera que o Vetmóvel

"é para a população do Aracati, mas mais específicamente aos que amam os animais. O Vetmóvel será bastante operacional, prestando serviço aos nossos animaizinhos".

#Saúde 28/07/2022 GABINETE DO PREFEITO Aracati inaugura seis unidades de saúde em menos de um mês.

São três novos postos, dois reformados e um ponto de apoio; mais uma UBS está em construção

O Aracati recebe, durante o mês de julho, mais quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) e um ponto de apoio para reforçar a atenção básica de saúde no município. São elas: UBS Pedregal I e II, que foram completamente reformadas; o novo Ponto de Apoio do Juá, e as novas UBS do Cajueiro, do Baixio e da Quixaba. Além disso, o posto de saúde (UBS) Cantinho de Cima está em fase final de construção.

As novas UBS são a da Comunidade do Baixio, inaugurada na quarta-feira, 27, e a da praia de Quixaba, entregue na quinta-feira, 28. No último dia 22, também foi inaugurado o posto do Cajueiro.

As UBSs disponibilizam atendimento de enfermagem, médico e distribuição de medicação.

Segundo o prefeito Bismarck Maia, "entre reformados e novos postos de saúde, já são mais de 30 unidades a serviço da população". O prefeito afirma ainda que a melhoria dos serviços de saúde é garantir muito mais qualidade de vida e bem estar para os aracatienses e visitantes.

#Saúde 22/07/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Aracati recebe o HEMOCE para doações de Sangue no Hospital Municipal Eduardo Dias - HMED

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará - Hemoce realizará, em parceria com a Prefeitura do Aracati, um dia para doação de sangue no Hospital Municipal Eduardo Dias - HMED. O Data das doações será na próxima quinta-feira, 27, das 8h às 16h. Para realizar a doação é necessário reservar um horário no site do Hemoce, ou pelos telefones (85) 3101.2305, (85) 996817597 (Whatsapp). Os candidatos para doação de sangue com idade de 16 a 17 anos devem apresentar o Termo de Consentimento assinado pelo responsável legal, disponível em www.hemoce.ce.gov.br.

O que é preciso para doar sangue com segurança?

- Estar saudável;

- Estar bem alimentado;

- Ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24horas;

- Pesar acima de 50kg;

- Ter entre 16 e 69 anos, com a primeira doação até 60 anos;

- Beber pelo menos 2 copos de água antes da doação.

SERVIÇO

Local: HMED

Dia: 27/07/2022

Horário: 8h às 16h

Reserve seu horário pelo link:

doador.hemoce.ce.gov.br

(85) 3101.2305

(85) 996817597 (Whatsapp)

#Saúde 19/07/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Inauguração das Novas Instalações da UBS Pedregal I e II

A comunidade do Pedregral recebeu na última quinta, 14, as novas instalações no Posto de Saúde Pedregal I e II. A unidade oferta serviço de atendimento médico, enfermagem, odontológico e vacinação. Ao todo, são 13 salas para melhor atender a comunidade do Pedregal com farmácia, sala de procedimentos e consultório para equipe multiprofissional.

Ela está localizada na Travessa Armando Rocha (sem número). O funcionamento é de segunda a quinta-feira das 7h 30 às 11h 30 e das 13h 30 às 17h 30, na sexta-feira é das 8h às 14h. O telefone pra contato é (88) 3421-1140.

#Saúde 23/06/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Cerca de R$ 2 milhões são investidos na melhoria do acesso à saúde em Aracati

As ações incluem três postos de saúde móveis, 40 motos para ACS e uma van para deslocamento de pacientes que precisam de hemodiálise

Um pacote de investimento de quase R$ 2 milhões para melhorar o acesso aos serviços de saúde, principalmente das comunidades mais distantes do município, foi apresentado nesta quinta-feira, 23, pela Prefeitura do Aracati.

Ao todo, são R$ 1.917.000,00 investidos em 40 motos e novo fardamento para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuam fora da sede do Aracati; três "Postos de Saúde Móveis" e um veículo coletivo para pacientes que fazem hemodiálise em outras cidades. A cerimônia de entrega dos equipamentos aconteceu em frente ao Mercado Municipal, na Praça Marcelino Champagnat.

A aquisição das motos modelo Honda CG 160 Cargo foi pensada para melhorar o deslocamento de dezenas de ACS que precisam chegar a locais distantes e com isso, facilitar o acesso de moradores aos serviços básicos de saúde, independentemente da localidade onde residem. A necessidade de melhoria da logística deve-se à grande extensão territorial do Aracati, com mais de 1,2 mil km² (cerca de quatro vezes o território da capital, Fortaleza), justifica o prefeito Bismarck Maia.

Além das motos e capacetes, os ACS também receberam novo fardamento completo, para melhorar as condições de trabalho. O kit contém camisa com proteção ultravioleta, colete, calça, boné, mochila e tênis.

Em reunião prévia, com a Secretaria da Casa Civil, os agentes receberam orientações sobre como será a solicitação para usar as motos, bem como seus deveres e direitos no uso, como a utilização estrita apenas para o trabalho. Todos os agentes beneficiados assinaram um termo de compromisso concordando com as regras.

Já os ônibus estão sendo apresentados para a população desde o início desta semana, também na Praça Marcelino Champagnat. A programação dos postos nas comunidades será divulgada nas redes sociais e no site da Prefeitura do Aracati.

O prefeito Bismarck Maia agradeceu a destinação de recursos de emendas parlamentares pelo deputado federal Eduardo Bismarck, que viabilizaram a compra da van, dos postos móveis e das motos. "Não conheço outra cidade em que os Agentes tenham uma moto, do Governo Municipal, com a função de ir às mais longínquas localidades, muitas das quais talvez nunca tiveram maior atenção do poder público", concluiu.

#Saúde 21/06/2022 SECRETARIA DA SAÚDE APRESENTAÇÃO DE 03 NOVOS POSTOS DE SAÚDE MÓVEIS

Venha conhecer as instalações e aproveite os serviços médicos, odontológicos e de enfermagem.

Serviços:

Atendimento de enfermagem;

Atendimento médico;

Atendimento odontológico;

Exame citopatológico;

Realização de curativos;

Vacinação de COVID e H1N1;

Testes rápidos: HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C e Verificação de sinais vitais: pressão arterial e glicemia.

- 21 a 24/06

- 07h30 as 13h

- Em Frente ao Mercado Municipal

- Praça Marcelino Champagnat

#Saúde 21/06/2022 SECRETARIA DA SAÚDE ENTREGA DE 40 MOTOS E FARDAMENTOS PARA AGENDE COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Para os agentes comunitários de saúde.

Com os novos equipamentos, os Agentes Comunitários de Saúde, poderão continuar desenvolvendo seu trabalho com qualidade, garantindo mais agilidade e melhorando o atendimento nas suas visitas domiciliares.

- 23/06

- 10h

- Em Frente ao Mercado Municipal

Praça Marcelino Champagnat

#Saúde 21/06/2022 SECRETARIA DA SAÚDE ARACATI CONTA COM TRÊS NOVOS POSTOS DE SAÚDE MÓVEIS JÁ EM FUNCIONAMENTO

A Prefeitura do Aracati fez a apresentação de três novos "Postos de Saúde Móveis" na manhã de hoje, 21. As modernas instalações ficam em três ônibus e são projetadas para atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem. O investimento promete ser um marco na facilitação de atendimentos aos moradores de diversas localidades do Aracati. Com as três unidades, os atendimentos podem ser divididos, ou concentrados em apenas um local, e seu deslocamento pode ser feito de acordo com as necessidades de cada região da cidade.

As unidades contam, cada uma, com consultório odontológico e médico. Inicialmente estão programados atendimento de enfermagem, atendimento médico, atendimento odontológico, exame citopatológico, realização de curativos, vacinação de COVID e H1N1. Além de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C e verificação de sinais vitais: pressão arterial e glicemia.

A apresentação dos novos equipamentos segue até sexta-feira, 24, na Praça Marcelino Champagnat, em frente ao Mercado Municipal, com atendimento entre 7h30 e 13h. Em breve, será divulgado o cronograma dos próximos locais a serem atendidos pelo benefício.

#Saúde 26/05/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Ação de luta antimanicomial em Majorlândia

A Prefeitura do Aracati promoveu; em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS AD, o CAPS Geral e a Residência Integrada da Saúde; na quarta, 25, uma ação, ainda em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial (18 de Maio), com usuários dos CAPS, do Grupo de Hidroginástica do CAPS e artesãos do Grupo Esperançar em Majorlândia.

No primeiro momento, foi explicado o sentido da liberdade, e a importância da proximidade da família no tratamento, evitando o máximo de internações. Além disso, houve atividades com dinâmica, karaokê e confraternização no lanche.

#Saúde 10/03/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Hemoce perto de você!

Doações na quinta-feira (17/03) das 8h às 16h!

Reserve um horário pelo site: doador.hemoce.ce.gov.br

Mais informações:

(85) 3101-2305

(85) 99681-7597

#Saúde 09/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Café da manhã especial na “Praia Acessível” em Majorlândia

Dando sequência as atividades do Dia da Mulher. A Prefeitura do Aracati, por meio da Secretária de Cidadania e Desenvolvimento Social, realizou, na manhã de hoje (09/03), o Café da Manhã Especial com as mulheres que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV e outros serviços ofertados no CRAS, na "Praia Acessível", em Majorlândia.

Entre as participantes do encontro, estava Ana Paula, 40 anos, moradora do Campo Verde. Ela sofreu um acidente há nove anos e ficou com várias sequelas, inclusive, deficiência física, e ficou sem andar. Na ação de hoje foi a primeira vez desde o acidente, que Ana Paula teve a sensação de voltar ao mar.

Foram atendidos casos semelhantes de idosos que estavam há mais de três anos sem ir à praia e principalmente, sem o banho relaxante do mar. O Projeto da Praia Acessível, é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará e do Governo Municipal de Aracati, voltado para proporcionar inclusão social e bem estar às pessoas com mobilidade reduzida, de forma segura e com todo tratamento digno e acolhedor.

#Saúde 04/03/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Aracati realiza mais um Mutirão de Cirurgias Traumatológicas

As cirurgias acontecem todas as segundas, quartas, quintas, sextas e sábados no novo Hospital Municipal Eduardo Dias - HMED e a previsão é que apenas, no mês de março, sejam realizadas 37 cirurgias realizadas pelos médicos traumatologistas da unidade. As operações fazem parte de ações da Prefeitura do Aracati para suprir demandas existentes na saúde e dar melhor qualidade de vida a população.

#Saúde 19/02/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeitura Entrega três Ambulâncias Semi-UTIs em Aracati

O Prefeito Bismarck Maia entregou, na manhã de sexta (18/02), três ambulâncias Semi- UTIs para os aracatienses. Como forma de prestar contas à população, as ambulâncias saíram em comboio do Paço da Liberdade, percorrendo o centro da cidade até finalizar o percurso com a entrega no Hospital Municipal Eduardo Dias - HMED. Com esses equipamentos, a gestão reafirma o seu compromisso em cuidar das pessoas.

Hoje, o Aracati passa a ter seis ambulâncias e, em breve, chegarão mais três, perfazendo assim um total de nove ambulâncias para melhor atender a população. Os novos veículos foram adquiridos com recursos próprios do município, no valor total de R$ 669.675,00 (Seiscentos e sessenta e nove mil, seiscentos e setenta e cinco reais).

#Saúde 13/01/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Unidade Sentinela disponibiliza atendimento de enfermagem e teste de Covid para toda a população

A Unidade Sentinela fica na Antiga UBS do Campo Verde ofertando atendimento de enfermagem e testagem para COVID-19 seguindo os critérios clínicos (Pacientes Sintomáticos e Pacientes Assintomáticos que tiveram contato com algum paciente positivo dentro do período correto para realização do exame).

O atendimento é de segunda a quinta-feira das 07h30 às 11h e das 13h30 às 17h e às sextas-feiras das 08h às 13h30.

#Saúde 11/01/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Inaugurada Nova Unidade de Básica de Saúde do Campo Verde

A comunidade da região do Campo Verde, agora, conta com novas instalações em sua Unidade Básica de Saúde - UBS.

Ela fica na Travessa dos Prazeres, n°: 90 e conta com novas estruturas para melhor atender a população.

O atendimento é de segunda a sexta-feira das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h e sexta- feira das 08h às 14h.

#Saúde 10/12/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Vacinação contra COVID-19 - 13 a 17 de dezembro

PRIMEIRA DOSE

Pessoas de 12 anos e acima que estão cadastradas no saúde digital.

Doses disponíveis nas UBS'S: Campo Verde e Canoa Quebrada

SEGUNDA DOSE

CORONAVAC - Para quem tomou a primeira há 15 dias ou mais.

PFIZER - Para quem tomou a primeira dose há 21 dias ou mais.

Doses disponíveis nas UBS'S: Campo Verde e Canoa Quebrada.

TERCEIRA DOSE

Para pessoas com 18 anos e acima com 120 dias da segunda dose.

Doses disponíveis nas UBS'S: Campo Verde, Canoa Quebrada, Fátima e São Rafael.

- Segunda a Quinta (13/12 a 16/12)

- 08h às 11h e 14h às 16h

- Sexta(17/12)

- 9h às 13h

* É muito importante completar o ciclo vacinal para ficar imunizado.

* Não esqueça de levar a Carteirinha de Vacinação e um documento com foto.

#Saúde 08/12/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Oportunidade de Pós-graduação na Unilab

O Polo de Aracati da UNILAB está com inscrições para o "EDITAL IEAD Nº 11/2021". Para se candidatar a uma das vagas do curso de "Especialização em Gestão em Saúde" o candidato deverá possuir formação superior ou graduação em curso reconhecido pelo Ministério da Educação. As vagas podem ser ocupadas por candidatos que residem no Polo de atuação da UNILAB em Aracati ou nas cidades circunjacentes.

As inscrições são de forma on-line até o dia 20/12/2021 e ao todo são 35 vagas.

#Saúde 04/11/2021 SECRETARIA DA SAÚDE D de Vacinação Contra a Raiva para cães e gatos

Em Aracati, o Dia "D" de Vacinação Antirrábica acontece, sábado (06), em 16 pontos de vacinação. O horário será das 8h às 16h com intervalo para almoço. Após o Dia D, será feita uma avaliação para repescagem dos animais que não forem vacinados.

O Setor de Endemias está aberto de segunda a sexta, e antes e depois do Dia D, recebendo animais para vacinação. Não deixe de vacinar seu animal de estimação e passar a informação adiante, a Raiva é uma doença que também pode infectar humanos.

SERVIÇO:

Horário de funcionamento das Endemias: segunda a quinta das 7h 30 às 11h 30 e das 13h 30 às 17h 30 e nas sextas das 8h às 14h.

Endereço: Rua C, S/N - Tabajara, Aracati - CE

Locais de Vacinação no Dia D - 06/11

1. CRECHE DO CASTELO - MARLENE SOARES

2. TIRO DE GUERRA 10/014

3. POSTO DE SAÚDE VARZEA DA MATRIZ

4. CAPELA DO BAIRRO DE FÁTIMA

5. PRAÇA DA VILA SÃO RAFAEL

6. PRAÇA DO CAMPO VERDE

7. PRAÇA DA COLUNA

8. PRAÇA DO FARIAS BRITO

9. PRAÇA DA MATRIZ

10. PRAÇA DA COMUNICAÇÃO

11. SEDE DA ENDEMIAS - ANTIGA UPA

12. GINÁSIO MUNICIPAL

13. HOSPITAL MUNICIPAL

14. POSTO DE SAÚDE ABENGRUTA I

15. PEDREGAL - POSTO DE SAÚDE

16. PRAÇA DR. LEITE

Confira o cronograma de vacinação nas comunidades previsto para novembro:

03/11 - PEDRA REDONDA/ MÃE BRANCA

04/11 - VILA SÃO JOSÉ, CÓRREGO DA PRISCILA

05/11 - CÓRREGO DO RETIRO, LAGOA DO MATO

08/11 - VILA DA VOLTA

09/11 - TABULEIRO DO CABREIRO, SERROTE, CABREIRO

10/11 - SANTA TEREZA

11/11 - CANAVIEIRA, CUMBE

12/11 - ANGICOS, CÓRREGO DOS FERNANDES

16/11 - CÓRREGO DOS RODRIGUES

17/11 - CÓRREGO DA NICA, CARAÇO

18/11 - BAIXIO

19/11 - QUINDERÉ I E II

22/11 - BEIRADA

23/11 - CÓRREGO DA ESPERANÇA, JOÃO JOSÉ

24/11 - LAGOA DO JIRAU

25/11 - LAGOA DO PEDRO

26/11 - TOEDÓSIO, LAGOA NOVA

29/11 - LAGOA PREÁ

30/11 - TIMBAÚBA, MORRINHOS

#Saúde 13/08/2021 SECRETARIA DA SAÚDE LISTAS DE VACINAÇÃO E AGENDAMENTO PARA COVID-19

VEJA NO SITE ABAIXO

#Saúde 11/08/2021 SECRETARIA DA SAÚDE AGENDADOS PARA 1ª DOSE - 25 a 29 ANOS - DIA 13/08

CONFIRA A LISTA ABAIXO

#Saúde 10/08/2021 SECRETARIA DA SAÚDE COMO TOMAR A SEGUNDA DOSE DA VACINA CORONAVAC

Você que tomou sua primeira dose da vacina Coronavac há 15 dias ou mais, agora ficou mais fácil tomar a segunda dose.

A partir de AMANHÃ (12/08), compareça nas UBSs de Fatima ou Campo Verde e se vacine.

* Documentos obrigatórios: Carteirinha de vacinação e documento com foto

* Horários:

Segunda a Quinta (08h às 11h / 14h às 16h)

Sexta (08h às 13h)

#Saúde 09/08/2021 SECRETARIA DA SAÚDE AGENDADOS PARA 1ª DOSE - 30 a 39 anos - DIAS 10, 12 e 13/08

CONFIRA A LISTA ABAIXO

#Saúde 07/08/2021 SECRETARIA DA SAÚDE LISTA PARA 2ª DOSE DE ASTRAZENECA - QUINTA 12/08

CONFIRA O LINK ABAIXO

#Saúde 06/08/2021 SECRETARIA DA SAÚDE AGENDADOS PARA 1ª DOSE - 30 a 39 ANOS - DIA 09/08

CONFIRA A LISTA ABAIXO

#Saúde 06/08/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Aracati inicia Barreira Sanitária no Aeroporto Dragão do Mar

A partir desta semana, todos os voos comerciais que pousarem no Aeroporto Dragão do Mar, com passageiros com destino à cidade do Aracati, passarão pela barreira sanitária ali instalada, para testagem de covid-19. A ação é realizada por profissionais da Sec. Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Estadual e visa a proteção de nossa população, sobretudo contra a variante Delta do coronavirus.

#Saúde 05/08/2021 SECRETARIA DA SAÚDE AGENDADOS PARA 1ª DOSE 40 a 60 ANOS e 2º DOSE CORONAVAC - DIA 06/08

CONFIRA A LISTA ABAIXO

#Saúde 04/08/2021 SECRETARIA DA SAÚDE VACINAÇÃO PARA 2ª DOSE DE ASTRAZENECA - PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO - 10/08

CONFIRA O LINK ABAIXO

#Saúde 02/08/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Nova e ampliada UPA do Aracati funcionará integrada ao HMED

A Prefeitura do Aracati pensando em melhorar os atendimentos da saúde na cidade, que atende pacientes de toda a região, planejou uma nova Unidade de Pronto Atendimento do Aracati. A UPA Dr. Xavier Maia foi transferida para funcionar integrada ao Hospital Municipal Dr. Eduardo Dias e ao lado da Policlínica Dr. José Hamilton. Criando um verdadeiro polo de saúde para o aracatiense.

A Nova Upa do Aracati funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana, e terá sua estrutura ampliada. A integração com a Unidade de Infectologia, onde são tratados os casos de Covid-19, e com o novo Centro de Imagem, garantem um serviço completo de atendimento para a população. Além disso, os atendimentos padrões continuarão sendo realizados como: serviço médico e de enfermagem, exames laboratoriais, eletrocardiogramas e exames de imagens (raio-x).

A estrutura conta com: 3 Consultórios Médicos, 5 leitos de Observações de Curta Duração, 4 leitos de Observação Masculina, 4 leitos de Observação Feminina, 3 leitos de Pediatria, Sala de Estabilização, Sala de Procedimentos de Pequeno Porte, Sala de coletas de Swab, Sala de Medicações, Sala de Nebulização, Farmácia Satélite, Posto de Enfermagem, Depósito de Material de Limpeza, Assepsia, Expurgo, Sala de Administração e Gerência de Enfermagem, Repouso para Profissionais, 2 Recepções e 8 Banheiros.

ATENÇÃO PARA O INÍCIO DOS ATENDIMENTOS:

03 e 04 de agosto: apenas Urgência e Emergência (Eixo Vermelho do HMED)

05 de agosto: Todos os atendimentos.

Endereço: Rua Armando Praça (entre o CEO e a Policlínica).

Contato: 88 3421- 1844

#Saúde 29/07/2021 SECRETARIA DA SAÚDE AGENDADOS PARA 1ª DOSE - 30 a 60 ANOS e 2ª Dose de Coronavac - DIA 30/07

CONFIRA A LISTA ABAIXO

#Saúde 23/07/2021 SECRETARIA DA SAÚDE HMED recebe tanque de oxigênio líquido para abastecimento geral da unidade

O Hospital Municipal Eduardo Dias - HMED recebeu na quinta-feira (22), o tanque criogênico que disponibilizará uma maior capacidade de oxigênio hospitalar para todo o hospital que atende Aracati e cidades vizinhas.

Ainda vivemos em estado de pandemia e uma das características marcantes do coronavírus é a infecção do sistema respiratório. Isso demanda o oxigênio hospitalar. Ele é feito em processo industrial com ar captado, filtrado, comprimido e resfriado. Depois é purificado com a retirada de contaminantes e o nitrogênio, argônio e o oxigênio são separados. O oxigênio resfriado ganha forma líquida ou gasosa e é armazenado em tanques.

O oxigênio medicinal não é essencial apenas para tratar os pacientes com Covid, também é usado em casos de cirurgias que necessitam de anestesia com a inalação de medicamentos.

#Saúde 22/07/2021 SECRETARIA DA SAÚDE AGENDADOS PARA 1ª DOSE - 30 a 60 ANOS - DIA 23/07 - ERRATA

CONFIRA A LISTA ABAIXO

#Saúde 21/07/2021 SECRETARIA DA SAÚDE VACINAÇÃO PARA 2ª DOSE DE CORONAVAC - 22/07

CONFIRA A LISTA DE LOCAIS ABAIXO

#Saúde 13/07/2021 SECRETARIA DA SAÚDE VACINAÇÃO PARA 2ª DOSE DE ASTRAZENECA - 16/07 - MUNICIPAL

VEJA A LISTA ABAIXO

#Saúde 13/07/2021 SECRETARIA DA SAÚDE VACINAÇÃO PARA 2ª DOSE DE ASTRAZENECA - 15/07 - INTERIORES

VEJA A LISTA POR LOCAL ABAIXO

#Saúde 12/07/2021 SECRETARIA DA SAÚDE LISTA DE AGENDADOS PARA VACINAÇÃO - 13/07

CONFIRA A LISTA ABAIXO

#Saúde 08/07/2021 SECRETARIA DA SAÚDE LISTA DE AGENDADOS PARA VACINAÇÃO - 09/07

CONFIRA A LISTA ABAIXO

#Saúde 07/07/2021 SECRETARIA DA SAÚDE LISTA DE AGENDADOS PARA VACINAÇÃO - 08/07

CONFIRA A LISTA ABAIXO

#Saúde 06/07/2021 SECRETARIA DA SAÚDE LISTA DE AGENDADOS PARA VACINAÇÃO - 07/07

CONFIRA A LISTA ABAIXO

#Saúde 04/07/2021 SECRETARIA DA SAÚDE LISTA DE PESSOAS DE 40 a 49 ANOS PARA VACINAÇÃO NO INTERIOR - TERÇA 06/07
#Saúde 03/07/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Vacinação de 35 a 59 anos agendados no site do estado. Vacinação de 35 a 59 anos agendados no site do estado.
#Saúde 01/07/2021 SECRETARIA DA SAÚDE LISTA DE PESSOAS DE 40 a 59 ANOS VACINAÇÃO NA SEXTA 02/07 - COLÉGIO MUNICIPAL

CONFIRA O LINK ABAIXO

#Saúde 30/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE LISTA DE PESSOAS DE 39 a 42 ANOS e GESTANTES/PUÉRPERAS PARA VACINAÇÃO NA SEXTA 02/07

CONFIRA A LISTA ABAIXO

#Saúde 29/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Eleição da Mesa Diretora do Conselho de Saúde do Aracati

No último dia 28 de junho, foi eleita e empossada a mesa diretora da saúde do Aracati, sendo esta composta pela Sra. Ana Lúcia da Costa Mello, como Presidente, representando a administração municipal e pelo Sr. Marcelo Domaceno Coelho, como Vice-presidente, representante de profissional da saúde.

Como Secretário Geral foi eleito o Sr. Francisco Garcia de Sousa Júnior, representante de usuários e como Secretária Adjunta, a Sra. Sofia Pessoa da Silva, também representante de usuários.

#Saúde 28/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE LISTA DE PESSOAS DE 43 a 59 ANOS PARA VACINAÇÃO NA QUARTA 30/06

CONFIRA A LISTA NO LINK ABAIXO

#Saúde 25/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE LISTA DE PESSOAS DE 40 a 59 E COMUNIDADES DO INTERIOR PARA VACINAÇÃO DE COVID-19 NO DIA 29 de JUNHO

ATENÇÃO! NESTA TERÇA, DIA 29 DE JUNHO, tem vacinação itinerante nas comunidades, PARA PESSOAS DE 40 A 59 ANOS que ainda não foram vacinadas ou PERDERAM A PRIMEIRA DOSE POR QUALQUER MOTIVO!!! Das 9h da manhã até a 1h da tarde: PS da Cacimba Funda, Escola Moisés Marques em Cajazeiras e PS do São Chico.

#Saúde 21/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE LISTA DE PESSOAS DE 50 a 59 PARA A VACINAÇÃO DE COVID-19 NO INTERIOR NO DIA 22 de JUNHO

CONFIRA O LINK DOS LOCAIS ABAIXO.

#Saúde 21/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE LISTA DE PESSOAS DE 40 a 59 PARA VACINAÇÃO DE COVID-19 NO DIA 23 de JUNHO - COLÉGIO MUNICIPAL
#Saúde 18/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE LISTA DE PESSOAS DE 50 a 59 PARA VACINAÇÃO DE COVID-19 NO DIA 19 de JUNHO

Mutirão de vacinação contra a Covid-19 para o público geral de 50 a 59 anos, cadastrados no Saúde Digital, e agendado para receber a imunização no sábado (19/06).

SIMBORA SE VACINAR?

- Sábado (19 de junho) - 09h às 16h no Colégio Municipal.

Atenção! Verifique se o seu nome está na lista publicada no site e compareça no horário agendado.

Uso de máscara é obrigatório!

#Saúde 16/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE LISTA DE PESSOAS DE 50 a 59, COMORBIDADE E PCD PARA A VACINAÇÃO DE COVID-19 NO INTERIOR DIA 18 de JUNHO

Atenção moradores das comunidades! A Vacinação Itinerante do Aracati acontecerá no dia 18 de junho nestes quatro locais selecionados das 9h às 12h.

Confira se seu nome está nas listas para receber a imunização:

#Saúde 14/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE LISTA DE PESSOAS DE 50 a 59 e PCD PARA A VACINAÇÃO DE COVID-19 ENTRE OS DIAS 16 e 17 DE JUNHO

LISTA DA QUARTA 16/06 - 50 a 59 anos <button><a href="http://formularios.aracati.ce.gov.br/wp-content/uploads/2021/06/50-a-59-quarta-16.pdf">AQUI </a> </button><br>

LISTA DA QUARTA 16/06 - PCD <a href="http://formularios.aracati.ce.gov.br/wp-content/uploads/2021/06/pcd-quarta-16.pdf">AQUI </a> <br>

LISTA DA QUINTA 17/06 - 50 a 59 anos <a href="http://formularios.aracati.ce.gov.br/wp-content/uploads/2021/06/50-a-59-quinta-17.pdf">AQUI </a> <br>

LISTA DA QUINTA 17/06 - PCD <a href="http://formularios.aracati.ce.gov.br/wp-content/uploads/2021/06/pcd-quinta-17.pdf">AQUI </a> <br>

#Saúde 12/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE LISTA DE PESSOAS COM COMORBIDADES PARA VACINAÇÃO DA COVID-19 ENTRE OS DIAS 14 E 15 DE JUNHO
#Saúde 11/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Vacinação contra a Covid-19 para o público geral de 50 a 59 anos

A Prefeitura do Aracati, realizará neste sábado (12), das 9h às 17h um grande mutirão de vacinação contra a Covid-19 na E.E.F. Prof. Onélio Porto, conhecida como Colégio Municipal. O objetivo será vacinar pessoas dos 50 aos 59 anos, que estão cadastradas no <a href="https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/#/boas-vind">site Saúde Digital</a>.

A listagem com os nomes de quem será imunizado está no site da prefeitura dividida em turnos de aplicação: manhã e tarde. As pessoas poderão comparecer ao local de vacinação somente com o cadastro confirmado via lista.

Lembrando que é obrigatório apresentar documento com foto e cartão de vacinação.

<a href="https://aracati.ce.gov.br/informa.php?id=436/">Maiores informações</a>


Prefeitura do Aracati, alegria de ser aracatiense.

#Saúde 09/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE LISTA DE PESSOAS PARA VACINAÇÃO DA COVID-19 DE 11 A 12 DE JUNHO Puérperas, Gestantes e 50 a 59 anos
#Saúde 31/05/2021 GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 62/2021 - de 31 de maio a 6 de junho de 2021

O novo decreto mantém as medidas de isolamento social rígido conta a Covid-19, com liberação de algumas atividadedes econômicas e tem validade de 31 de maio a 6 de junho de 2021.

- PROIBIDO -

? Aglomeração de pessoas em quaisquer espaços privados ou públicos, tais como calçadas, ruas, praças, calçadões, areninhas, ginásios, quadras; esportivas

? Som automotivos, como paredões de som, e equipamentos sonoros portáteis;

? Consumo de bebida alcoólica em espaços públicos;

? Circulação de pessoas de segunda à domingo, das 22h às 5h em espaços públicos;

? Aluguel de casas de veraneio;

? Prática esportiva coletiva, com mais de três pessoas;

? Excursões turísticas.

? O funcionamento de Parques aquáticos, lagoas, rios e piscinas públicas ou quaisquer outros locais de uso coletivo, incluindo o uso de piscinas em restaurantes, barracas de praia, hotéis e pousadas;

? Festas e eventos, de qualquer tipo, em ambientes fechados e abertos;

? Museus, cinemas e outros equipamentos culturais, público e privado;

? Feiras, feirões, e exposições de qualquer natureza, tanto em locais abertos como fechados, públicos ou privados.

.........................................................................................................................................

- LIBERADO -

Funcionamento de Instituições religiosas, prática esportiva e academias

? Celebrações presenciais até as 21h, com limite de 35% da capacidade e seguindo em protocolos sanitários;

? Uso de espaços públicos abertos exclusivamente para a prática esportiva individual, envolvendo a reunião de até 03 (três) pessoas;

? Academias de 6h às 21h, prática de atividades individuais, com agendamento, limite de 25% da capacidade simultaneamente e observados todos os protocolos sanitários.

.........................................................................................................................................

Comércio, serviços e locais de alimentação fora do lar

? Comércio de rua e serviços, na sede, de 07h às 16h;

? Comércio de rua e serviços nas localidades turísticas, de 10h às 21h;

? Restaurantes, na sede e nas localidades turísticas, 10h até às 21h;

? Barraca de praias de 10h às 17h, exclusivamente para a atividade de restaurante.

Obs. Todos com limitação de 50% da capacidade de atendimento simultâneo e regras de protocolo sanitário previstas para o setor.

.........................................................................................................................................

Restaurantes, Barracas de praia, Hotéis, Pousadas e afins

? Permissão de música ambiente, inclusive com músicos, e proibido espaço para dança e qualquer outra atividade que caracterize festas em restaurantes e afins;

? Limitação seis pessoas por mesa nos restaurantes e afins;

? Limitação do atendimento a consumo no local ou viagem, não permitir pessoas em pé, inclusive na calçada;

? Proibição de fila de espera na calçada.

.........................................................................................................................................

Autoescola, Buggy Turismo, Quadriciclo e Parapente

? Autoescolas: aulas práticas no horário de 6h às 18h, de segunda a sexta-feira, e de 6h às 19h, no sábado e domingo, com prévio agendamento e atendimento dos protocolos sanitários;

? Buggy Turismo - Até 50% da frota de buggy, limitada a até três passageiros, da mesma família no banco de trás do carro;

? Quadrículos e parapentes, cumpridas todas as medidas de proteção estabelecidas em protocolos geral e setoriais e proibida qualquer aglomeração.

.........................................................................................................................................

Autuação e Multas

Pessoas físicas que desobedecerem aos regramentos deste decreto estão sujeitas a pena de multa de até R$ 1.000,00 (mil reais) e as pessoas jurídicas no valor de até 75.000,00 (setenta e cinco mil reais).

Se, após a autuação, o estabelecimento tornar a infringir as regras sanitárias, será novamente autuado, ficando, de imediato, suspensas as suas atividades por sete dias.

#Saúde 28/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE ARACATI RECEBE 19º LOTE DE VACINAS CONTRA A COVID-19

Na tarde de hoje, 28/05, a Secretaria de Saúde do Aracati recebeu 2.222 novas doses da vacina Astrazeneca e Pfizer contra a Covid-19.

O Aracati está na 3ª fase da Vacinação, que é indicada para pessoas que apresentam comorbidades conforme Plano Nacional de Vacinação e orientações do Governo do Estado. Vieram também vacinas para: gestantes e puérperas, profissionais da educação, força de segurança e salvamento, trabalhadores portuários e aeroportuários.

Nossa prioridade é com a vida!

#Saúde 27/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE VENTILADORES PULMONARES PARA UTI CHEGAM EM ARACATI

Aracati acaba de receber 10 Ventiladores Pulmonares Ânima A420 para utilização na Unidade de Terapia Intensiva - UTI do HMED (Hospital Municipal Eduardo Dias). O equipamento possui os principais modos respiratórios utilizados para tratamento de pacientes com síndrome respiratória aguda causada pelo COVID-19.

O Governo do Estado em parceria com a Prefeitura estão prestes a entregar as 10 Unidades de Terapia Intensiva - UTI e 10 Unidades de Terapia Semi-Intensiva para a população, aguardando apenas a chegada e instalação do tomógrafo e do tanque criogênico.

Cuidar das pessoas. Este é o novo Aracati.

#Saúde 24/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Dia D - 29 de Maio: Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza

Para acelerar a vacinação contra a Influenza (gripe H1N1) e aumentar a cobertura vacinal nos grupos prioritários, a Secretaria de Saúde de Aracati fará um dia "D" de vacinação em todas as unidades básicas de saúde.

Poderão receber a imunização: crianças com idade entre seis meses até menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres em período pós-parto de até 45 dias), trabalhadores da saúde, pessoas acima de 60 anos e professores das redes pública e privada de ensino.

Data: 29/05/2021

Horário: 8h às 17h

Local: Unidades Básicas de Saúde

A Caderneta de Vacinação será necessária, pois haverá oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para estes grupos durante a campanha.

#Saúde 20/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Sec. de Saúde realiza atividade para combater o abuso e exploração de crianças e adolescentes

Na manhã de quinta, dia 20/05, a Secretaria de Saúde, por meio da Equipe Multiprofissional e Residência Integrada em Saúde, realizou atividade de conscientização em alusão a campanha de "Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes". A atividade ocorreu no Centro da cidade e foi mais uma, dentre várias, iniciativas da semana do 18 de maio, que promovem a prevenção da violência contra crianças e adolescentes.

#Saúde 19/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Aracati recebe 18º lote de vacinas contra a Covid-19

Na manhã de hoje, 19/05, a Secretaria de Saúde do Aracati recebeu mais 440 novas doses da vacina contra a Covid-19, e continuamos na 3ª Fase da Vacinação, que é indicada para pessoas que apresentam comorbidades conforme Plano Nacional de Vacinação e orientações do Governo do Estado.

Nossa prioridade é com a vida!

#Saúde 06/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE ARACATI REALIZARÁ MUTIRÃO DE TESTAGEM PARA A COVID-19

A Prefeitura do Aracati, um dos municípios que melhor está lidando com a pandemia no Ceará, realizará nos dias 07 e 08 de maio, um "Mutirão de Testagem de Covid-19" em todo o município.

Após o pico da segunda onda da doença e depois do município entrar na terceira fase da vacinação, o objetivo da iniciativa é buscar um mapeamento detalhado da situação do município em relação à disseminação da doença. Após o mutirão, a cidade que já realizou mais de 15.000 exames, terá testado quase 1/3 de sua população. Medidas preventivas, de monitoramento e até mesmo de abertura gradual da economia poderão ser tomadas com bases científicas precisas, por região, grupos populacionais, idade, etc...

Serão 55% dos testes realizados na SEDE do município, por conta da maior densidade populacional e de um maior número de potenciais focos de aglomeração, e 45% nas regiões de praia, das lagoas e nas divisas com o município de Mossoró, distantes 50Km da sede.

Na sede, uma grande estrutura será montada na novo Ginásio Carlos Jereissati, além das UBS's da Várzea da Matriz, do Pedregal e do Bairro de Fátima.

Nas demais localidades, a testagem irá ocorrer: Praias - Escola Municipal de Canoa Quebrada, Escola Municipal de Majorlândia e na UBS do Alto da Cheia/Cohab.

Interior - Escola Municipal de Santa Tereza, Escola Municipal do Cajueiro, Escola Municipal da Vila São José, UBS da Cacimba Funda, e Escola Municipal de Cajazeiras

Quem pode fazer o teste? Residentes de Aracati de 18 a 59 anos não vacinados, ou acima de 18 anos com sintomas de síndrome gripal.

Documentos necessários: Carteira do SUS, comprovante de residência e documento de identificação com foto.

#Saúde 04/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Aracati recebe 14º lote de vacinas contra a Covid-19 e lote de vacinas contra Influenza

Na manhã de terça-feira, 04/05, a Secretaria de Saúde do Aracati recebeu mais 1.335 novas doses da vacina contra a Covid-19 e 1.510 doses da vacina contra a Influenza.

Nossa prioridade é com a vida!

#Saúde 03/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Decreto Municipal 46/2021 mantém o isolamento e libera algumas atividades

VEJA ATUALIZAÇÕES DO DECRETO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL:

LIBERADO:

- Até 50% da frota de Buggy turismo, limitado a três passageiros sentados no banco de trás, da mesma família. Liberados Quadriciclos e Parapentes. ATENÇÃO: Proibido qualquer aglomeração.

- As aulas práticas de autoescolas poderão ser das 6h às 18h (segunda a sexta-feira) e de 6h às 15h (sábado e domingo) com agendamento.

- Barracas de praia poderão funcionar no horário de 09h às 15h, todos os dias, somente para restaurantes.

COMÉRCIO DE RUA, SERVIÇOS E RESTAURANTES

Segunda à sexta:
- Comércio de rua e serviços podem funcionar das 07h às 13h, com 40% da capacidade.
- Restaurantes na sede das 10h às 16h, com 40% da capacidade.
- Nas localidades turísticas, comércio de rua, serviços e restaurantes podem funcionar das 12h às 18h, com 40% da capacidade.

Finais de semana:

- Comércio de rua pode funcionar das 07h às 13h, com 40% da capacidade.

- Restaurantes na sede das 10h às 16h, com 40% da capacidade.

- Nas localidades turísticas comércio de rua e restaurantes podem funcionar das 12h às 17h, com 40% da capacidade.

INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS

- Celebrações presenciais até às 19h, de segunda a sexta-feira e até às 17h nos finais de semana, com limite de 25%, e a recomendação para celebrações, preferencialmente, de forma virtual.

PROIBIDO


- Aglomeração em quaisquer espaços privados ou públicos e a circulação de segunda à sexta das 20h às 5h e nos finais de semana das 19h às 5h.
- Funcionamento de parques aquáticos, lagoa, rio e piscina pública ou quaisquer outros locais de uso coletivo.
- Feiras, feirões, e exposições de qualquer natureza, em locais abertos ou fechados, públicos ou privados.
- Qualquer esporte coletivo.

#Saúde 28/04/2021 SECRETARIA DA SAÚDE ARACATI INICIA A 3ª FASE DA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

A Prefeitura do Aracati iniciou, na manhã de hoje, 28/04, a 3ª Fase da vacinação contra a Covid-19, que é indicada para pessoas que apresentam comorbidades conforme Plano Nacional de Vacinação e orientações do Governo do Estado.

Novamente, a cidade do Aracati segue como o primeiro município do Ceará a avançar de fase na etapa de vacinação, isso demonstra o compromisso e seriedade com que a saúde do aracatiense vem sendo tratada.

Como nas outras fases, a vacinação segue com hora e local marcado pelas equipes de saúde e, inicialmente, serão vacinadas pessoas já cadastradas no E-SUS - Aracati, que tem de 18 a 59 anos e possuam uma ou mais das comorbidades.

Para quem ainda não se cadastrou e pertence a este grupo, a orientação é que devem procurar a Unidade de Saúde de seu bairro/região ou seu Agente Comunitário de Saúde (ACS), para realizar seu cadastro, apresentando exames, prescrição médica (de até 60 dias passados), relatório médico, ou algo similar que comprovem sua comorbidade.

#Saúde 26/04/2021 GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 44 MANTÉM AS MEDIDAS DE ISOLAMENTO SOCIAL RÍGIDO CONTRA A COVID-19 E LIBERA ALGUMAS ATIVIDADES

No município do Aracati fica ratificado os termos do Decreto Estadual nº 34.043, de 24 de abril de 2021, a manutenção da política de isolamento social rígido no Município de Aracati como medida necessária para o enfrentamento da pandemia, no período de 26 de abril a 02 de maio de 2021.

Confira atividades liberadas de segunda a sexta:

- Permitido o uso de espaços públicos abertos exclusivamente para a prática esportiva individual de segunda a sexta nos horários permitidos para circulação, exceto das 20h às 5h.

- Barracas de praia podem a funcionar, para a atividade de restaurante; das 09h às 15h, de segunda a sexta-feira, obedecendo os protocolos sanitários previstos para o setor, com limitação em 40% da capacidade e proibição do uso de piscinas e parques aquáticos.

- Academias poderão funcionar no horário de 6h às 18h de segunda a sexta, com horário marcado, respeitado o limite de 25% da capacidade de atendimento.

- Igrejas poderão realizar celebrações presenciais até às 19h de segunda a sexta, respeitando o limite de 25% da capacidade.

#Saúde 23/04/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Reunião com as equipes da Atenção Primária da Saúde

Os profissionais da Atenção Primária à Saúde do Aracati estiveram ontem, (22), no Teatro Francisca Clotilde em reunião com o prefeito Bismarck Maia, para um momento de reconhecimento pelo excelente desempenho profissional que vêm realizando e discutir formas de melhoria na prestação deste importante serviço à população.

O momento também foi para conhecer os relatórios detalhados de cada UBS e sua região, ouvir anseios e necessidades de todas as equipes do município, visando mudanças qualitativas no atendimento à comunidade.

Aracati figura nos primeiros lugares entre as cidades do Estado do Ceará no quesito efetividade na vacinação contra a Covid-19 e muito se deve ao brilhante, dedicado e afetivo trabalho desempenhado por cada membro da equipe de saúde.

#Saúde 19/04/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Saúde do Aracati avança com construção de UTIs no HMED

Aracati em breve alcançará uma conquista histórica na Saúde, que servirá para toda a região. Serão 10 Unidades de Terapia Intensiva -UTI e 10 Unidades de Terapia Semi-Intensiva. Devido a necessidade de leitos em todo o Ceará, elas já estão sendo instaladas em local provisório no HMED, onde também estão sendo construídas duas novas salas de cirurgia com todos os equipamentos de qualidade e de última geração.

Há anos Aracati necessitava de instalações mais adequadas para atendimento à população, porém, somente agora, com uma atuação firme e decidida da gestão, teremos melhores condições para nosso povo e também das cidades vizinhas.

#Saúde 14/04/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Iniciada vacinação dos profissionais de Segurança da linha de frente contra a Covid-19

Durante toda a manhã de quarta, 14, na sede da Guarda Municipal do Aracati, ocorreu a primeira etapa da vacinação, em primeira dose, contra o Coronavírus, para Guardas Municipais, Bombeiros, Policiais Militares, Policiais Rodoviários Federais e Policiais Civis, que atuam na linha de frente do combate à pandemia.

#Saúde 09/04/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Aracati recebe 1.425 doses no 11º lote de vacinas

Na manhã de sexta-feira, 09, a Secretaria de Saúde do Aracati recebeu mais 1.425 novas doses, na 11ª remessa de vacinas contra a Covid-19. Sendo 485 para aplicação da primeira dose e 940 para aplicação da segunda dose nas pessoas que estão na Segunda Fase da vacinação.

A vacinação está sendo agendada para que não haja aglomerações, nem desconforto para os aracatienses quando da vacinação. Desta forma, pedimos que aguarde o contato do seu Agente Comunitário de Saúde. Todos tem que respeitar o horário de agendamento para não existir aglomeração. Não precisam chegar antes da hora marcada.

Se você está na faixa etária da segunda fase e tem dúvidas de como proceder para ser imunizado, entre em contato com seu Agente Comunitário de Saúde - ACS, ou com a equipe de enfermagem da região/bairro para maiores informações.

Nossa prioridade é com a vida!

#Saúde 05/04/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Aracati recebe mais 3.330 doses no 10º lote de vacinas

Na manhã de sexta-feira, 02, a Secretaria de Saúde do Aracati recebeu mais 3.330 novas doses, na 10ª remessa de vacinas contra a Covid-19. Sendo 3.150 aplicações de segunda dose e 180 de primeira dose.

A vacinação está sendo agendada para que não hajam aglomerações, nem desconforto para os aracatienses quando da vacinação. Desta forma, pedimos que aguarde o contato do seu Agente Comunitário de Saúde.

Se você está na faixa etária da segunda fase e tem dúvidas de como proceder para ser imunizado, entre em contato com seu Agente Comunitário de Saúde - ACS, ou com a equipe de enfermagem da região/bairro para maiores informações.

Nossa prioridade é com a vida!

#Saúde 01/04/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Aracati avança na vacinação contra a covid-19: mais de 10 mil doses aplicadas

A cidade de Aracati atingiu hoje, 01/04, mais de 10 mil doses de vacinas aplicadas contra o coronavírus, isso representa 99,3% de efetividade na utilização das vacinas recebidas. Parabéns a toda equipe da Saúde que, com dedicação, alcança a excelência no servir ao público.

Com isso, atingimos mais de 11% da população imunizada com, pelo menos, a primeira dose da vacina.

#Saúde 26/03/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Aracati recebe 9º lote de vacinas

No final da tarde de hoje, 26, chegaram ao Aracati mais 2.030 novas doses, na 9ª remessa de vacinas contra a Covid-19.

A vacinação está sendo agendada para que não hajam aglomerações, nem desconforto para os aracatienses quando da vacinação. Desta forma, pedimos que aguarde o contato do seu Agente Comunitário de Saúde.

Se você está na faixa etária da segunda fase e tem dúvidas de como proceder para ser imunizado, entre em contato com seu Agente Comunitário de Saúde - ACS, ou com a equipe de enfermagem da região/bairro para maiores informações.

Nossa prioridade é com a vida!

#Saúde 22/03/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Aracati inicia a vacinação contra a Covid-19 para pessoas de 60 a 74 anos

A cidade do Aracati já se encontra, desde o dia 19, na segunda fase de imunização contra a Covid-19, por isso, se você está na faixa etária entre 60 e 74 anos fique atento às orientações.

Para melhor organizar, houve uma divisão em três grupos, que são de 60 a 65 anos, de 66 a 70 anos e de 71 a 74 anos e as doses estão sendo divididas de forma igualitária entre essas faixas etárias.

Mas, atenção: primeiramente, as equipes de saúde entrarão em contato com os idosos e/ou com seus familiares para agendamento da vacina, evitando, assim, aglomerações nos postos de saúde.

Estes idosos estão cadastrados no E-SUS Aracati, atualizado em 2020, mas, se você pertence a este grupo prioritário, e tem dúvidas se realizou o cadastro do E-SUS, entre em contato com sua equipe de saúde e esclareça suas dúvidas.

Os idosos que não podem se deslocar, continuam recebendo as doses em casa e é importante salientar que as equipes de saúde continuam rastreando idosos com 75 anos ou mais, ainda não imunizados, para serem vacinados.

Nossa prioridade é com a vida!

#Saúde 21/03/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Aracati recebe o maior lote de vacinas até o momento

Na noite de ontem, 20, chegaram em nossa cidade mais 2.640 novas doses, na 8ª remessa de vacinas contra a Covid-19.

A destinação para este novo lote de imunizantes, indicada pelo Governo do Estado, é para finalizar a primeira dose aos idosos da primeira fase, ou seja, os acima de 75 anos e uma parte para a segunda dose aos idosos desta mesma faixa etária.

As demais são para primeira dose dos aracatienses entre 60 e 74, pertencentes ao grupo da segunda fase de vacinação.

Se você está na faixa etária da segunda fase e tem dúvidas de como proceder para ser imunizado, entre em contato com seu Agente Comunitário de Saúde - ACS, ou com a equipe de enfermagem da região/bairro para maiores informações.

Nossa prioridade é com a vida!

#Saúde 20/03/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Aracati avança para Segunda Fase da Vacinação contra o Coronavírus

Durante todo o feriado desta sexta-feira (19), nossas competentes e dedicadas equipes da Saúde realizaram mutirão de vacinação com idosos da Segunda Fase de vacinação contra a Covid-19, de 74 a 60 anos.

Foram imunizados 720 pessoas com a primeira dose, de um público estimado de 5.664 nesta faixa etária, conforme nosso cadastro.

Os idosos com dificuldade de locomoção continuarão recebendo suas doses em casa.

Se você está na faixa etária desta fase e tem dúvidas de como proceder para ser imunizado, entre em contato com seu Agente Comunitário de Saúde - ACS, ou com a equipe de enfermagem da região/bairro para maiores informações.

Destacamos que o Aracati foi um dos municípios que avançou para a Segunda Fase, pois atingiu a meta de mais de 80% do público da Primeira Fase.

Nossa prioridade é com a vida!

#Saúde 17/03/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Mais de mil doses chegaram na 7ª Remessa de Vacinas contra a Covid-19

A Prefeitura do Aracati recebeu, hoje (17/03), a 7ª remessa de doses para imunização contra o novo coronavírus. Mais uma vez, a secretária de saúde, Andresa Guedes, esteve representando o prefeito Bismarck Maia para receber as vacinas. Ao todo são: 1.220 doses para idosos de 75 anos em diante. Terminado essa faixa etária, as vacinas continuam em ordem decrescente a partir de quem tem 74 anos. Lembrando que as vacinações seguem conforme orientação do Governo do Estado do Ceará e do Programa Nacional de Imunização.

#Saúde 11/03/2021 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura do Aracati envia à Câmara Municipal de Aracati Projeto de Lei para aquisição de vacinas contra a Covid-19

O Prefeito Bismarck Maia enviou à Câmara Municipal, para ser votado em caráter urgentíssimo, Projeto de Lei que ratifica o protocolo de intenções firmado entre Município do Aracati e a Frente Nacional de Prefeitos, com a finalidade de adquirir vacinas para combate à pandemia do coronavírus, de forma direta e com recursos próprios.

Para que os Estados e Municípios possa ser abastecidos de forma adequada e suficiente com as vacinas contra a covid-19, o Supremo Tribunal Federal - STF, criou a possibilidade para que estes possam comprar vacinas e insumos contra Covid-19 diretamente dos fabricantes.

Desde o início desta pandemia, há cerca de um ano, a gestão pública do Aracati tem se pautado pelo forte empenho na busca de condições efetivas de minimizar seus efeitos para nossa população e este é mais um esforço para que, de forma mais rápida, possamos vacinar todas e todos os aracatienses, única maneira de voltar à vida normal.

Nossa prioridade é vida!

#Saúde 10/03/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Centenas de kits de medicamentos contra a Covid-19 são confeccionados semanalmente

A Prefeitura do Aracati, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua a produzir Kit de medicamentos para tratar pessoas acometidas pelo coronavírus.

São três tipos diferentes de Kits indicados de acordo com os sintomas que o paciente apresenta e, para atender a demanda municipal e garantir que não falte medicação, a Secretaria de Saúde tem produção diária de centenas de kits para abastecer todas as unidades básicas de saúde, UPA e HMED.

Ao apresentar os primeiros sintomas da doença, o paciente deve ir ao posto de saúde mais próximo, o quanto antes.

Lembrando que só devemos consumir medicamentos com prescrição médica.

Nossa prioridade é a saúde!

#Saúde 10/03/2021 SECRETARIA DA SAÚDE 6ª Remessa de Vacinas contra a Covid-19 já está no Aracati

A Prefeitura do Aracati recebeu, hoje (10/03), a 6ª remessa de doses para imunização contra o novo coronavírus. Na ocasião, a secretária de saúde, Andresa Guedes, esteve representando o prefeito Bismarck Maia. Ao todo são: 270 doses para idosos com 75 anos ou mais e 160 para a 2ª Dose dos idosos vacinados na 4ª remessa. As vacinações seguem conforme orientação do Governo do Estado do Ceará e do Programa Nacional de Imunização.

#Saúde 08/03/2021 GABINETE DO PREFEITO Aracati - Final de semana teve medidas mais restritivas devido à pandemia

Após as novas medidas anunciadas na noite de sexta-feira, 05, pelo prefeito Bismarck Maia, Aracati viveu um final de semana de certa tranquilidade, com algumas ocorrências.

O trabalho vigilante e permanente das equipes da Guarda Municipal - GM e da fiscalização do IQUAMA, com apoio de grande parcela da comunidade e da maioria dos empresários que cumprem, exemplarmente, os protocolos sanitários, conseguimos conter as aglomerações, condição fundamental para não disseminação do coronavírus.

Dezenas de veículos tiveram que retornar na barreira, pois não apresentaram comprovantes de residência ou reserva em pousadas. Além disso, o proprietário de uma residência em Majorlândia foi multado e seus inquilinos deixaram a casa, uma vez que está proibido o aluguel de imóveis de veraneio.

Houve denúncia de apenas uma festa, a qual recebeu a visita da GM, determinando a dispersão dos convidados.

Até o dia 21/03, o trabalho continuará incansável, no sentido de proteger a saúde da população.

A gestão municipal conta o apoio da comunidade e coloca à disposição o telefone 153 para quaisquer denúncias de descumprimento do decreto.

Nosso compromisso é com a vida!

#Saúde 26/02/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Profissionais da Saúde continuam com o Mutirão de Vacinação contra o Covid-19

Os servidores da Saúde do Aracati continuam com a vacinação nas casas dos idosos que são grupos prioritários: acima de 80 anos e acima de 75 anos acamados. As vacinas estão sendo destinas a todas as regiões da cidade e a Prefeitura segue as determinações do Plano Nacional de Imunização - PNI e as orientações do Governo do Estado do Ceará.

#Saúde 25/02/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Aracati recebe 4ª remessa de Vacinas contra Covid-19

O Governo do Estado enviou, na noite de ontem (24/02), 780 doses de vacinas para combater o novo coronavírus. Em Aracati, a vacinação continua para os grupos prioritários, ou seja, idosos acima de 80 anos, idosos acima de 75 anos acamados. A nova remessa são vacinas dos Laboratório Sinovac/Butantan e AstraZeneca/Fiocruz.

A Prefeitura do Aracati continuará a vacinar, por meio de mutirões, os idosos em suas residências e segue as determinações do Plano Nacional de Imunização - PNI e as orientações do Governo do Estado do Ceará.

Nossa preocupação é com a vida!

#Saúde 22/02/2021 GABINETE DO PREFEITO Pandemia: o apelo é para que todos colaborem para passarmos mais rápido por esta tragédia

A pandemia que assola todo o mundo, com milhares de novos casos a cada dia, requer ações duras, porém necessárias, por parte da administração pública e a colaboração, imprescindível, da comunidade para tentar passar da melhor forma por este período.

Desde o último decreto municipal, de 17 de fevereiro, o trabalho da equipes de Guarda Municipal - GMA, dos fiscais do IQUAMA, Secretaria de Finanças, e dos Agentes de Saúde, sempre com apoio da PM-CE, têm feito o trabalho de conscientização e repressão, quando necessário, diariamente, seja nas barreiras sanitárias, nas visitas a estabelecimentos comerciais ou mesmo atendendo denúncias.

Nos últimos dias, foram aplicadas diversas notificações ou multas em restaurantes, academias e até mesmo em casa de aluguel, onde estavam hospedados cerca de 30 pessoas, além de interdição em estabelecimento comercial e apreensão de aparelho sonoro.

O apelo das gestões municipal e estadual é para que todos colaborem, buscando ficar em casa sempre que possível e cumprindo as orientações de médicos e especialistas como:

- USAR MÁSCARA;

- EVITAR TOCAR OU MESMO FICAR MUITO PRÓXIMO A OUTRA PESSOA;

- LAVAR AS MÃOS, SEMPRE;

- EVITAR AGLOMERAÇÃO.

Lembramos que o atual decreto vigora até dia 28/02/2021 e o trabalho das equipes continua de forma permanente e dedicada, sempre contando com a apoio dos aracatienses.

#Saúde 18/02/2021 GABINETE DO PREFEITO DECRETO 20/2021 PRORROGA O ISOLAMENTO SOCIAL E ESTABELECE MEDIDAS PREVENTIVAS PARA EVITAR A DISSEMINAÇÃO DA COVID-19

No município do Aracati, ficam prorrogadas ate o dia 28 de fevereiro de 2021 as medidas de isolamento social previstas no Decreto Municipal n° 17/2021 de 06 de fevereiro de 2021, sem prejuízo da observância ao disposto neste Decreto.

Confira os serviços públicos essenciais:

- farmácias;

- indústria;

- supermercados, exceto nas localidades turísticas que deverão funcionar até 20h;

- postos de combustíveis;

- hospitais e demais unidades de saúde, como serviços odontológicos e veterinários de emergência;

- laboratórios de análises clínicas;

- segurança privada;

- imprensa, meios de comunicação e telecomunicação em geral;

- funerárias.

#Saúde 10/02/2021 GABINETE DO PREFEITO Aracati define normas mais restritivas durante o período de Carnaval

A Prefeitura do Aracati editou decreto com novas regras para o combate ao covid-19, entre os dias 11 a 17 de fevereiro de 2021, quando aconteceriam as festividades de Carnaval 2021. Veja abaixo o que está proibido neste período:

? Comércio ambulante ou em banca/estrutura provisória de bebidas alcoólicas;

? Funcionamento de bares e clubes;

? Festas, de qualquer tipo, em restaurantes, barracas de praia, hotéis e outros estabelecimentos em ambientes fechados e abertos, promovidos por iniciativa pública ou particular;

? Uso/funcionamento dos equipamentos de som automotivos, popularmente conhecidos como paredões de som, e equipamentos sonoros portáteis, nas vias, praças, praias e demais logradouros públicos;

? Consumo de bebida alcoólica em espaços públicos, como praças, calçadões, calçadas, vias, praia, e relacionados, devendo ser consumida apenas enquanto o cliente estiver sendo atendido na mesa e nos limites do restaurante.

? Entrada de excursão de ônibus, topics e vans, tanto na sede como nas praias, permitido somente transporte interurbano.

Estão permitidos atendimento presencial em barracas de praia somente até as 15hs e o fechamento dos restaurantes, praças de alimentação, lojas de conveniência, comércio de rua, supermercados, lojas de autosserviços em postos deve se dar até às 20 horas.

Haverá barreiras sanitárias tanto na entrada da cidade e das praias, momento em que será obrigatória a apresentação de comprovante de residência ou de hospedagem.

Caso haja desobediência as regras, estão previstas a pena de multa de até R$ 1.000,00 (mil reais) as pessoas físicas e de R$ 10.000,00 (dez mil) a R$ 75.000,00 (setenta e cinco mil reais), para as pessoas jurídicas, além da interdição imediata, por 07 (sete) dias, do funcionamento de estabelecimentos.

Para a fiscalização conta-se com os fiscais do Instituto de Qualidade do Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Finanças e todo o contingente da Guarda Municipal. Ademais, como todos os anos ocorre no período de Carnaval, a cidade de Aracati receberá um grande contingente de Policiais Militares, afim de auxiliar e garantir o cumprimento das normas.

Nossa preocupação é com a vida!

#Saúde 09/02/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Chegada do 3º Lote de Vacinas é mais segurança para Profissionais da Saúde Aracatiense

A Prefeitura do Aracati recebeu, na noite de ontem (08/02), seu 3º lote de vacinas contra a Covid-19. As vacinas enviadas pelo Governo do Estado são todas Coronavac, sendo: 893 destinadas aos profissionais da saúde, que receberão a 2ª dose e 430 para profissionais da saúde, que receberão a 1ª dose. O programa de imunização da Secretaria de Saúde do Estado segue, e com essa etapa, chegaremos ao total de 68% de vacinados entre os profissionais da saúde do Aracati. Somando quem receberá a 1ª ou a 2ª das duas doses previstas.

#Saúde 26/01/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Atualização de Cadastro da Vacina para Covid-19 em Aracati

- O cadastro digital é uma ferramenta para atualização dos cadastros já realizados pela equipe de saúde.

- Se por acaso você não estiver cadastrado na unidade de saúde local, as informações presentes no formulário serão utilizadas para uma atualização com suas informações e ajudarão no momento da vacinação.

- Em caso de dúvidas, procure o agente comunitário de saúde de sua localidade e peça orientações.

IMPORTANTE: Todos os idosos que compõe o grupo da PRIMEIRA FASE (população acima de 75 anos e acima de 60 anos que vivem em abrigos e casas de repouso) receberão as vacinas em sua casa. Ou seja, não precisam ir ao Hospital ou Posto de Saúde. Entrem em contato com os agentes de saúde para saber quando será a vacinação.

#Saúde 26/01/2021 GABINETE DO PREFEITO DECRETO 014/2021 PROÍBE AGLOMERAÇÕES DURANTE O PERÍODO DE CARNAVAL NO ARACATI

No município do Aracati, fica determinada a proibição de realização de festejos e eventos carnavalescos outroras programados para ocorrer entre os dias 11 a 17 de feveriro de 2021.

Ficam proibidos:

-Funcionamento e circulação de paredões de som;

- Equipamentos sonoros portáteis nas vias, praças, praias;

- Consumo de bebida alcoólica em espaços públicos, devendo ser consumida apenas enquanto o cliente estiver sendo atendido e nos limites do restaurante.

O descumprimento do decreto implica em multa de até R$ 10 mil para pessoas físicas e R$ 75 mil para pessoas jurídicas. OS estabelecimentos ficam sujeitos a interdição imediata por sete dias. Em caso de reincidência, a interdição pode ser ampliada para 30 dias.

#Saúde 25/01/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Novos lotes de vacina contra a Covid-19 chegam e tem início a vacinação em idosos no Aracati

Aracati recebeu hoje, 25 de janeiro, novos lotes de Vacinas contra a Covid-19.

Ao todo, são 233 unidades destinadas para os profissionais de saúde e mais 480 vacinas para a população idosa acima de 75 anos e idosos acima de 60 anos que vivem em abrigos e casas de repouso.

São lotes de duas vacinas distintas, a Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac e também da vacina Oxford/AstraZeneca.

A prefeitura já preparou toda uma estrutura de logística para que os grupos desta segunda etapa de vacinação sejam imunizados o mais rápido possível. E lembra que toda a distribuição das vacinas ficará a cargo do HMED, sob orientação técnica da Secretaria de Saúde do Município, seguindo os mais rigorosos protocolos de conservação e manuseio.

Além disso, a Prefeitura possui estoques próprios de seringas e EPi's (equipamentos de proteção individual) para profissionais de saúde suficientes para que, tão logo novas doses da vacina cheguem, toda a população seja imunizada. Ter uma estrutura organizada previamente para a vacinação certamente foi decisivo para que a cidade recebesse a vacina já neste primeiro lote.

"Receber um segundo lote de vacinas uma semana depois de iniciarmos a vacinação em Aracati é prova do reconhecimento de que a cidade tem demonstrado organização e proatividade no combate à pandemia", destacou o prefeito Bismarck Maia.

O calendário com as datas de imunização da população em geral será distribuído em breve, de acordo com o cronograma do governo do Estado do Ceará.

- ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO DA VACINA PARA COVID19 EM ARACATI -

- O cadastro digital é uma ferramenta para atualização dos cadastros já realizados pela equipe de saúde.

- Se por acaso você não estiver cadastrado na unidade de saúde local, as informações presentes no formulário serão utilizadas para uma atualização com suas informações e ajudarão no momento da vacinação.

- Em caso de dúvidas, procure o agente comunitário de saúde de sua localidade e peça orientações.

IMPORTANTE: Todos os idosos que compõe o grupo da PRIMEIRA FASE (população acima de 75 anos e acima de 60 anos que vivem em abrigos e casas de repouso) receberão as vacinas em sua casa. Ou seja, não precisam ir ao Hospital ou Posto de Saúde. Entrem em contato com os agentes de saúde para saber quando será a vacinação.

#Saúde 19/01/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Aracati inicia a vacinação contra a Covid-19

Aracati é uma das vinte cidades do Ceará a receberem, ainda na segunda feira, dia 18 de janeiro, as primeiras doses da vacina contra a Covid-19.

A prefeitura já preparou toda uma estrutura de logística para que os grupos desta primeira etapa de vacinação sejam imunizados o mais rápido possível.

Serão vacinados inicialmente os profissionais de saúde (prioritariamente aqueles que atuam no combate à doença), idosos acima de 75 anos, idosos acima de 60 anos e deficientes que residam em asilos e abrigos e a população indígena, que somam 293 pessoas. Toda a distribuição das vacinas ficará a cargo do Hospital Municipal Doutor Eduardo Dias - HMED, sob orientação técnica da Secretaria de Saúde do Município, seguindo os mais rigorosos protocolos de conservação e manuseio.

Além disso, a Prefeitura possui estoques próprios de seringas e EPi's (equipamentos de proteção individual) para profissionais de saúde suficientes para que, tão logo novas doses da vacina cheguem, toda a população seja imunizada. Ter uma estrutura organizada previamente para a vacinação certamente foi decisivo para que a cidade recebesse a vacina já neste primeiro lote.

Isso é prova de que o Aracati está sendo bem cuidado e que os esforços da prefeitura para o combate à pandemia desde seu início, ainda em março de 2020, estão sendo reconhecidos.

O calendário com as datas de imunização da população em geral será distribuído em breve, de acordo com o cronograma do governo do Estado do Ceará.

Em Aracati, foram dois profissionais da saúde os primeiros vacinados:

- Francisco Herlon de Ávila Rodrigues (Técnico de Enfermagem no Setor COVID), profissional que atua há 11 anos na Saúde;

- Filomena Maria De Freitas Silva (Enfermeira na Central de Coletas de Swab e Teste rápido Covid-19), que trabalha há 28 anos na Saúde.

Os demais profissionais e integrantes desta primeira fase serão inoculados nos próximos dias.

[ATUALIZADA]

Dose aplicadas em profissionais que trabalham na Saúde.

HMED- 106 doses

UPA- 60 doses

HSLM- 37 doses

Policlinica- 30 doses

Unidade de Saúde Bairro de Fatima- 35 doses

Total - 268 doses

#Saúde 14/01/2021 SECRETARIA DA SAÚDE ARACATI JÁ CONTA COM ESTOQUE DE 40.000 MIL SERINGAS E AGULHAS PARA A VACINAÇÃO CONTRA O COVID-19

O Prefeito Bismarck Maia e equipe da Secretaria de Saúde revelaram, na tarde de hoje (14/01), os números do município para a grande operação que será a vacinação contra o covid-19. Segundo o prefeito Bismarck o Aracati está pronto para "Guerra" e já conta com:

- 40.000 Seringas e Agulhas em estoque.

- Mais de 200 profissionais prontos para atendimento, inclusive em casas: agentes de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipe "Melhor em Casa", Centro de Referência em Saúde - Cerest, equipe administrativa e de logística.

O Aracati irá seguir as fases e todos os processos de acordos com a orientação do Governo do Estado do Ceará.

#Saúde 10/12/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Isolamento para Coronavírus no HMED

A Prefeitura do Aracati continua ampliando seus esforços para melhor tratar a pandemia do Coronavírus! No Novo Hospital Municipal Doutor Eduardo Dias - HMED, o setor de "Isolamento para Covid-19" é composto por três ambientes: a Unidade de Tratamento de Urgência - UTU, com: 4 ventiladores mecânicos, bomba de infusão, desfibrilador e monitores multiparâmetros; existem também a área para pacientes que testaram positivos e a área com pacientes suspeitos. A capacidade máxima do setor é de 27 leitos.

#Saúde 01/12/2020 GABINETE DO PREFEITO DECRETO 104/2020 PRORROGA ATÉ O DIA 06 DE dezembro A 4ª FASE DE RETOMADA DAS ATIVIDADES

No município de Aracati, fica prorrogada até o dia 06 de dezembro de 2020 a 4ª fase do processo de reabertura responsável das atividades econômicas e comportamentais do Estado do Ceará e o isolamento social.

O desempenho de quaisquer atividades já liberadas deverá guardar absoluta conformidade com as medidas sanitárias previstas nos correspondentes protocolos gerais e setoriais do Decreto Estadual n° 33.824 de 27 de novembro de 2020.

Em Aracati continuam liberadas as atividades já autorizadas anteriormente à publicação deste decreto, em razão do processo de reabertura responsável das atividades econômicas e comportamentais do Estado do Ceará.

Sempre que julgar necessário para o cumprimento do Decreto 104/2020, os servidores do Instituto de Qualidade do Meio Ambiente - IQUAMA e da Secretaria de Finanças solicitarão auxílio da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública Cidadã e Ordem Pública, que têm competência para atuar de ofício, inclusive para aplicação de multas.

#Saúde 24/11/2020 SECRETARIA DA SAÚDE SECRETARIA DA SAÚDE DO ARACATI NO ENFRENTAMENTO A COVID-19

Devido às inúmeras dúvidas da população, profissionais da saúde da Secretaria de Saúde do Município do Aracati, prepararam esta mensagem para a população.

Os sintomas aparecem a partir do 3º dia depois do contato com alguém confirmado para COVID-19. Os sintomas se assemelham aos de uma virose.

<b>1ª fase: </b>

- Dor no corpo - Mialgia

- Moleza no corpo

- Dor nos Olhos - Dor retro orbital

- Ardor nos Olhos

- Dor de cabeça - Cefaleia

- Vômito

- Diarreia

- Coriza ou congestão nasal

- Ardor ao urinar

- Sensação febril

- Febre

- Garganta arranhada

- Importantíssimo contar os dias de sintomas: 1º, 2º e o 3º dia, é durante esse período que os sintomas aparecem.

Medicação:

O tratamento medicamentoso, somente deve ser iniciado sob prescrição médica. Caso apresente algum sintoma, você deverá procurar o serviço de saúde público mais próximo - Unidade Básica de Saúde ou UPA - para avaliação clínica.

<b>2ª fase: </b>

(do 4º ao 8º dia: inflamatória).

- Perda do paladar e/ou olfato

- Cansaço aos mínimos esforços

- Dor no tórax (caixa torácica)

- Dor na região lombar (na região dos Rins)

<b> ATENÇÃO! </b>

- A diferença entre cansaço e falta de ar:

- Falta de ar é quando a pessoa está sentada - sem fazer nenhum esforço - e lhe falta ar;

- Cansaço é quando a pessoa se movimenta para fazer algo simples e se sente cansada.

<b> 3ª fase - cura: </b>

- No 9º dia entra a fase de cura, que pode ir até o 14º dia.

- Após o 14° dia, o paciente deve observar se ainda existe presença dos sintomas, se houver, deverá procurar novamente o serviço de saúde.

- Durante o Isolamento Social, todas as orientações de proteção individual e familiar devem ser seguidas.

<b> * Não esqueçam: </b>

Prevenção nunca é demais.

Higienize as mãos, com água e sabão ou álcool gel a 70%.

Ao sair de casa, use máscara.

Mantenha o distanciamento social.

<b> * Informações importantes: </b>

É muito importante se manter hidratado. Beba bastante água para não deixar a garganta seca e para ajudar a limpar os Pulmões.

Mantenha a saúde do sistema imunológico, uma alimentação equilibrada e balanceada faz toda a diferença.

Vitamina D, é uma boa aliada, sente-se ao Sol por 15 a 20 minutos, entre as 06h e 08h.

Descanse, durante o sono seu corpo se recupera e renova energias.

A realização dos testes rápidos dos PACIENTES SUSPEITOS estão sendo realizados nos postos de saúde, UPA e HMED.

Além disso, as Unidades de Saúde estão entregando os Kits de medicamentos para tratamento do Covid-19. Esses kits são distribuídos nas unidades de saúde, após prescrição médica.

Não guarde essas informações somente para você, repasse para toda família e amigos.

#Saúde 19/11/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Ação Social de Prenvenção ao Câncer de Pênis no HMED

Aconteceu no Hospital Municipal Eduardo Dias - HMED, hoje (19/11), uma ação social de alunos do curso de Farmácia da Faculdade do Vale do Jaguaribe - FVJ em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

A atividade foi realizada por alunos do Grupo de Estudos em Atenção Farmacêuticas e do Estágio em Farmácia Clínica com orientação do professor Jorge Ricardo do Curso de Farmácia e participação da professora Ana Karenina que é Coordenadora adjunta do Curso de Farmácia e Coordenadora da Assistência Farmacêutica do Município.

O tema dos atendimentos foi o "Câncer de Pênis", e teve o intuito de mostrar à população fatores de riscos e as consequências de se adquirir este tipo de câncer. O momento também proporcionou ações de atenção farmacêutica com aferição de pressão arterial e de glicemia, que foram realizadas na entrada da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF).

#Saúde 10/08/2020 SECRETARIA DA CASA CIVIL DECRETO 79/2020 PRORROGA ATÉ O DIA 16 DE AGOSTO A 2ª FASE DE RETOMADA DAS ATIVIDADES

No município de Aracati, fica prorrogada até o dia 16 de agosto de 2020 a 2ª fase do processo de reabertura responsável das atividades econômicas e comportamentais do Estado do Ceará, observadas as regras específicas dispostas pelo município nos decretos nº 054 e 055 de 31 de maio de 2020 e alterações posteriores.

I - Cadeias liberadas com funcionamento pleno:

a) Indústria química e correlatos - Fabricação de cloro e álcalis; Fabricação de sabões e detergentes sintéticos; Fabricação de produtos de pastas celulósicas, papel, cartolina, papel-cartão e papelão ondulado não especificados anteriormente; fabricação de outros produtos químicos inorgânicos não especificados anteriormente; Fabricação de intermediários para plastificantes, resinas e fibras.

b) Indústria, comércio de artigos de couro e calçados; lojas de calçados; comércio atacadista de calçados.

c) Cadeia da construção civil - Fabricação de casas pré-moldadas de concreto; Fabricação de outros artefatos e produtos de concreto, cimento, fibrocimento, gesso e materiais semelhantes; Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas; Demolição de edifícios e outras estruturas; outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente.

d) Saneamento e reciclagem - Recuperação de materiais; Recuperação de sucatas de alumínio; Recuperação de materiais plásticos; Recuperação de materiais não especificados anteriormente.

e) Cadeia da saúde - Fabricação e comercialização de medicamentos homeopáticos para uso humano; Serviço de laboratório óptico; Serviços de prótese dentária; Comércio varejista de artigos médicos e ortopédicos; clínicas; Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementar; outras atividades de atenção à saúde humana não especificadas anteriormente.

f) Indústria metalurgia e afins - Fabricação de ferramentas, maquinários, tubos de aço, usinagem, tornearia e solda.

g) Energia - Estação de energia elétrica, Transmissão de energia elétrica; geradores.

h) Agropecuária - Obras de irrigação; Fabricação de tratores agrícolas, peças e acessórios; Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos

para agricultura e pecuária. Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias, Comércio varejista de plantas e flores

naturais, Criação de ovinos, Cultivo de outras fibras de lavoura temporária não especificadas anteriormente; Comércio atacadista e varejista de

alimentos para animais e utensílios de pesca; Criação de outros animais não especificados anteriormente.

i) Comércio e serviços de higiene e limpeza - Comércio atacadista de produtos de higiene pessoal; Comércio atacadista de produtos de higiene,

limpeza e conservação domiciliar; Comércio atacadista de embalagens; Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene

pessoal; Lavanderias; Higiene e embelezamento de animais doméstico.

II - Cadeias liberadas com trabalho presencial não superior a 40 % (quarenta por cento):

a) Indústria e comércio têxtil: Fabricação de estamparia e texturização em fios, tecidos, artefatos têxteis e peças do vestuário, - lojas de confecções;

Estamparia e texturização em fios, tecidos, artefatos têxteis e peças do vestuário; comércio varejista e atacado de suvenires, bijuterias e artesanato;

b) Indústria e serviços de apoio - cabelereiros, manicures e barbearias.

c) Comunicação, publicidade e editoraria - Impressão de livros materiais publicitário e serviços de acabamento gráfico.

d) Cadeia moveleira - Comércio varejista de móveis; lojas de móveis, eletrodomésticos.

e) Cadeia automotiva - Comércio por atacado de automóveis, camionetas e utilitários novos e usados; Comércio por atacado e varejo de peças e

acessórios novos para veículos automotores; Comércio a varejo de motocicletas e motonetas usadas; Comércio a varejo de peças e acessórios novos para motocicletas e motonetas.

f) Tecnologia da informação - Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação; Comércio atacadista de equipamentos elétricos de uso pessoal e doméstico; Comércio atacadista de equipamentos de informática; Comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação.

g) Comércio de artigos do lar - utensílios de casa; Comércio atacadista de outros equipamentos e artigos de uso pessoal e doméstico; Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo.

h) Móveis e madeireira - Fabricação de móveis e produtos de madeira.

i) Logísticas e transporte - Manutenção de bicicletas.

j) Comércio de outros produtos - Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes;

k) Comércio de livro e revistas - livrarias; Comércio varejista de livros.

l) Comércio de artigos de escritório - papelarias; Comércio atacadista de artigos de escritório e de papelaria.

m) Serviços contábeis e advocatícios, escritórios e similares.

III - Ficam liberadas, na forma, condições e percentuais previstos na Tabela III, do Anexo II, do Decreto Estadual nº 33.693, de 25 de julho de 2020, as seguintes atividades:

a) Alimentação fora do lar - Restaurantes e similares; lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares; serviços ambulantes de alimentação, cantinas,

serviços de alimentação privativos com 40% (quarenta por cento) dos trabalhadores, com 50% (cinquenta por cento) da capacidade total e somente na sede do Município.

b) Atividades de organizações religiosas - A celebração de cerimônias religiosas, com ocupação de 20% (vinte por cento) da capacidade do espaço e uma pessoa por cada 2m², atendidas as medidas de segurança definidas em protocolo específico para a atividade.

c) Esporte, cultura e lazer - Fabricação e Comércio varejista especializado de instrumentos musicais e acessórios; Produção teatral; produção musical, produção de espetáculo de dança, com 40% (quarenta por cento) da capacidade; A prática esportiva individual de corridas, sendo vedados pelotões e aglomerações; A prática esportiva individual e os serviços de assessoriais esportivas desde que as atividades sejam praticadas em ambiente privado, não comercial, aberto ao ar livre (sem cobertura).

#Saúde 03/08/2020 GABINETE DO PREFEITO DECRETO 73/2020 PRORROGA ATÉ O DIA 09 DE AGOSTO A 2ª FASE DE RETOMADA DAS ATIVIDADES

No município do Aracati, fica prorrogada até o dia 09 de agosto de 2020 a 2ª fase do processo de reabertura responsável das atividades econômicas e comportamentais do Estado do Ceará, observadas as regras específicas dispostas pelo município nos decretos nº 054 e 055 de 31 de maio de 2020 e alterações posteriores.

I - Cadeias liberadas com funcionamento pleno:

a) Indústria química e correlatos - Fabricação de cloro e álcalis; Fabricação de sabões e detergentes sintéticos; Fabricação de produtos de pastas celulósicas, papel, cartolina, papel-cartão e papelão ondulado não especificados anteriormente; fabricação de outros produtos químicos inorgânicos não especificados anteriormente; Fabricação de intermediários para plastificantes, resinas e fibras.

b) Indústria, comércio de artigos de couro e calçados; lojas de calçados; comércio atacadista de calçados.

c) Cadeia da construção civil - Fabricação de casas pré-moldadas de concreto; Fabricação de outros artefatos e produtos de concreto, cimento, fibrocimento, gesso e materiais semelhantes; Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas; Demolição de edifícios e outras estruturas; outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente.

d) Saneamento e reciclagem - Recuperação de materiais; Recuperação de sucatas de alumínio; Recuperação de materiais plásticos; Recuperação de materiais não especificados anteriormente.

e) Cadeia da saúde - Fabricação e comercialização de medicamentos homeopáticos para uso humano; Serviço de laboratório óptico; Serviços de prótese dentária; Comércio varejista de artigos médicos e ortopédicos; clínicas; Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementar; outras atividades de atenção à saúde humana não especificadas anteriormente.

f) Indústria metalurgia e afins - Fabricação de ferramentas, maquinários, tubos de aço, usinagem, tornearia e solda.

g) Energia - Estação de energia elétrica, Transmissão de energia elétrica; geradores.

h) Agropecuária - Obras de irrigação; Fabricação de tratores agrícolas, peças e acessórios; Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos

para agricultura e pecuária. Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias, Comércio varejista de plantas e flores

naturais, Criação de ovinos, Cultivo de outras fibras de lavoura temporária não especificadas anteriormente; Comércio atacadista e varejista de

alimentos para animais e utensílios de pesca; Criação de outros animais não especificados anteriormente.

i) Comércio e serviços de higiene e limpeza - Comércio atacadista de produtos de higiene pessoal; Comércio atacadista de produtos de higiene,

limpeza e conservação domiciliar; Comércio atacadista de embalagens; Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene

pessoal; Lavanderias; Higiene e embelezamento de animais doméstico.

II - Cadeias liberadas com trabalho presencial não superior a 40 % (quarenta por cento):

a) Indústria e comércio têxtil: Fabricação de estamparia e texturização em fios, tecidos, artefatos têxteis e peças do vestuário, - lojas de confecções;

Estamparia e texturização em fios, tecidos, artefatos têxteis e peças do vestuário; comércio varejista e atacado de suvenires, bijuterias e artesanato;

b) Indústria e serviços de apoio - cabelereiros, manicures e barbearias.

c) Comunicação, publicidade e editoraria - Impressão de livros materiais publicitário e serviços de acabamento gráfico.

d) Cadeia moveleira - Comércio varejista de móveis; lojas de móveis, eletrodomésticos.

e) Cadeia automotiva - Comércio por atacado de automóveis, camionetas e utilitários novos e usados; Comércio por atacado e varejo de peças e

acessórios novos para veículos automotores; Comércio a varejo de motocicletas e motonetas usadas; Comércio a varejo de peças e acessórios novos para motocicletas e motonetas.

f) Tecnologia da informação - Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação; Comércio atacadista de equipamentos elétricos de uso pessoal e doméstico; Comércio atacadista de equipamentos de informática; Comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação.

g) Comércio de artigos do lar - utensílios de casa; Comércio atacadista de outros equipamentos e artigos de uso pessoal e doméstico; Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo.

h) Móveis e madeireira - Fabricação de móveis e produtos de madeira.

i) Logísticas e transporte - Manutenção de bicicletas.

j) Comércio de outros produtos - Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes;

k) Comércio de livro e revistas - livrarias; Comércio varejista de livros.

l) Comércio de artigos de escritório - papelarias; Comércio atacadista de artigos de escritório e de papelaria.

m) Serviços contábeis e advocatícios, escritórios e similares.

III - Ficam liberadas, na forma, condições e percentuais previstos na Tabela III, do Anexo II, do Decreto Estadual nº 33.693, de 25 de julho de 2020, as seguintes atividades:

a) Alimentação fora do lar - Restaurantes e similares; lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares; serviços ambulantes de alimentação, cantinas,

serviços de alimentação privativos com 40% (quarenta por cento) dos trabalhadores, com 50% (cinquenta por cento) da capacidade total e somente na sede do Município.

b) Atividades de organizações religiosas - A celebração de cerimônias religiosas, com ocupação de 20% (vinte por cento) da capacidade do espaço e uma pessoa por cada 2m², atendidas as medidas de segurança definidas em protocolo específico para a atividade.

c) Esporte, cultura e lazer - Fabricação e Comércio varejista especializado de instrumentos musicais e acessórios; Produção teatral; produção musical, produção de espetáculo de dança, com 40% (quarenta por cento) da capacidade; A prática esportiva individual de corridas, sendo vedados pelotões e aglomerações; A prática esportiva individual e os serviços de assessoriais esportivas desde que as atividades sejam praticadas em ambiente privado, não comercial, aberto ao ar livre (sem cobertura).

#Saúde 26/07/2020 GABINETE DO PREFEITO DECRETO 72/2020 PRORROGA O ISOLAMENTO SOCIAL RÍGIDO E ENTRA NA 2ª FASE DE RETOMADA DAS ATIVIDADES ATÉ O DIA 02 DE AGOSTO

A Prefeitura do Aracati, com o Decreto 72/2020, prorroga a "Política de Isolamento Social Rígido" instituída pelo Decreto 52/2020 e inicia a "2ª FASE DE RETOMADA DAS ATIVIDADES" até o dia 02 de agosto de 2020.

A recomendação é para as pessoas manterem o isolamento domiciliar, o distanciamento social e o uso de máscaras obrigatório em vias públicas e ambientes fechados.

Ficam liberadas:

a) Alimentação fora do lar - Restaurantes e similares; lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares; serviços ambulantes de alimentação, cantinas, serviços de alimentação privativos com 40% (quarenta por cento) dos trabalhadores, com 50% (cinquenta por cento) da capacidade total e somente na sede do Município;

b) Atividades de organizações religiosas - A celebração de cerimônias religiosas, com ocupação de 20% (vinte por cento) da capacidade do espaço e uma pessoa por cada 7m², atendidas as medidas de segurança definidas em protocolo específico para a atividade;

c) Esporte, cultura e lazer - Fabricação e comércio varejista especializado de instrumentos musicais e acessórios; produção teatral; produção musical, produção de espetáculo de dança, com 40% (quarenta por cento) da capacidade; a prática esportiva individual de corridas, sendo vedados pelotões e aglomerações; a prática esportiva individual e os serviços de assessoriais esportivas desde que as atividades sejam praticadas em ambiente privado, não comercial, aberto ao ar livre (sem cobertura).

Os serviços de alimentação fora do lar deverão funcionar de 09h às 16h.

#Saúde 20/07/2020 GABINETE DO PREFEITO DECRETO 69/2020 PRORROGA O ISOLAMENTO SOCIAL RÍGIDO E A 1ª FASE DE RETOMADA DAS ATIVIDADES ATÉ 31 DE JULHO

No município de Aracati, fica prorrogada até o dia 31 de julho de 2020 a 1ª fase do processo de reabertura responsável das atividades econômicas e comportamentais do Estado do Ceará, observadas as regras específicas dispostas pelo município nos decretos ns° 054 e 055 de 31 de maio de 2020 e alterações posteriores.

A recomendação é para as pessoas manterem o isolamento domiciliar, o distanciamento social e o uso de máscaras obrigatório em vias públicas e ambientes fechados.

As atividades econômicas e comportamentais já liberadas no município de Aracati, deverão, durante a prorrogação do isolamento social, manter-se obedientes a todos os condicionantes estabelecidos para a operação, em especial as medidas sanitárias definidas no decreto municipal n° 054/2020 de 31 de maio de 2020, para o seguro funcionamento da atividade.

Reabertura responsável das atividades das 8h às 17h.

a ) Comércio de artigos de couro e calçados,

b) Comércio têxtil e roupas.

c ) Comercio de livro e revistas,

d ) Comércio de artigos de escritório.

e) Comércio de artigos do lar;

f) Cadeia moveleira;

g) Comércio o serviços de higiene e limpeza;

h) Serviços contábeis e advocatícios, com no máximo 3 (três) funcionários por escritório;

i) Agropecuária - novas autorizações;

j) Tecnologia da informação;

#Saúde 12/07/2020 GABINETE DO PREFEITO DECRETO 66/2020 DISPÕE SOBRE O ATENDIMENTO BANCÁRIO NO MUNICÍPIO DE ARACATI

Os atendimentos bancários darão prioridade aos seguintes serviços:

I. - Saque INSS sem cartão;

II. - Saque Seguro Desemprego sem cartão;

III. - Saque benefícios sociais sem cartão;

IV. - PIS e FGTS sem cartão e senha;

V. - Desbloqueio de senha e cartão de contas;

VI. - Outros benefícios sociais.

#Saúde 12/07/2020 GABINETE DO PREFEITO DECRETO 67/2020 PRORROGA O ISOLAMENTO SOCIAL RÍGIDO E A 1ª FASE DE RETOMADA DAS ATIVIDADES ATÉ 19 DE JULHO

No município de Aracati, fica prorrogada até o dia 19 de julho de 2020 a 1ª Fase do processo de reabertura responsável das atividades econômicas e comportamentais do Estado do Ceará, observadas as regras específicas dispostas pelo município nos decretos ns° 054 e 055 de 31 de maio de 2020 e alterações posteriores.

A recomendação é para as pessoas manterem o isolamento domiciliar, o distanciamento social e o uso de máscaras obrigatório em vias públicas e ambientes fechados.

As atividades econômicas e comportamentais já liberadas no município de Aracati, deverão, durante a prorrogação do isolamento social, manter-se obedientes a todos os condicionantes estabelecidos para a operação, em especial as medidas sanitárias definidas no decreto municipal n° 054/2020 de 31 de maio de 2020, para o seguro funcionamento da atividade.

Reabertura responsável das atividades das 8h às 17h.

a ) Comércio de artigos de couro e calçados,

b) Comércio têxtil e roupas.

c ) Comercio de livro e revistas,

d ) Comércio de artigos de escritório.

e) Comércio de artigos do lar;

f) Cadeia moveleira;

g) Comércio o serviços de higiene e limpeza;

h) Serviços contábeis e advocatícios, com no máximo 3 (três) funcionários por escritório;

i) Agropecuária - novas autorizações;

j) Tecnologia da informação;

#Saúde 06/07/2020 GABINETE DO PREFEITO DECRETO 63/2020 PRORROGA O ISOLAMENTO SOCIAL RÍGIDO E ENTRA NA 1ª FASE DE RETOMADA DAS ATIVIDADES ATÉ O DIA 12 DE JULHO

A Prefeitura do Aracati, com o Decreto 63/2020, prorroga a "Política de Isolamento Social Rígido" instituida pelo Decreto 52/2020 e inícia a "1ª FASE DE RETOMANDA DAS ATIVIDADES" até o dia 12 de julho de 2020.

A recomendação é para as pessoas manterem o isolamento domiciliar, o distanciamento social e o uso de máscaras obrigatório em vias públicas e ambientes fechados.

As atividades econômicas e comportamentais já liberadas no município de Aracati, deverão, durante a prorrogação do isolamento social, manter-se obedientes a todos os condicionantes estabelecidos para a operação, em especial as medidas sanitárias definidas no decreto municipal n° 054/2020 de 31 de maio de 2020, para o seguro funcionamento da atividade.

Reabertura responsável das atividades das 8h às 17h.

a ) Comércio de artigos de couro e calçados,

b) Comércio têxtil e roupas.

c ) Comercio de livro e revistas,

d ) Comércio de artigos de escritório.

e) Comércio de artigos do lar;

f) Cadeia moveleira;

g) Comércio o serviços de higiene e limpeza;

h) Serviços contábeis e advocatícios, com no máximo 3 (três) funcionários por escritório;

i) Agropecuária - novas autorizações;

j) Tecnologia da informação;

#Saúde 30/06/2020 GABINETE DO PREFEITO DECRETO 60/2020 PRORROGA O ISOLAMENTO SOCIAL RÍGIDO E A FASE DE TRANSIÇÃO ATÉ O DIA 06 DE JUlHO

A Prefeitura do Aracati, com o Decreto 60/2020, prorroga a "Política de Isolamento Social Rígido" instituida pelo Decreto 52/2020. A FASE DE TRANSIÇÃO vai até o dia 06 de julho de 2020.

A recomendação é para as pessoas manterem o isolamento domiciliar, o distanciamento social e o uso de máscaras obrigatório em vias públicas e ambientes fechados. Necessário: confinamento, proteger pessoas do grupo de risco, controle da circulação de veículos, controle da entrada no município, controle de saída das pessoas.

As atividades econômicas e comportamentais já liberadas no município de Aracati, deverão, durante a prorrogação do isolamento social, manter-se obedientes a todos os condicionantes estabelecidos para a operação, em especial as medidas sanitárias definidas no decreto municipal n° 054/2020 de 31 de maio de 2020, para o seguro funcionamento da atividade.

#Saúde 26/06/2020 GABINETE DO PREFEITO Praias permanecem fechadas em Aracati

A Prefeitura do Aracati, tomou a decisão de fechar o acesso à toda extensão de praia do município para efeito de turismo e/ou lazer. A Guarda Municipal em parceria com Detran fará a devida fiscalização. Além de coibir, serão aplicadas multas a todos os veículos, carros, motos, etc... que estejam na região de praias e lagoas que não sejam de moradores e/ou pessoas que comprovadamente trabalhem nessas localidades.

A ação é imprescindível a ajudar o combate a contaminação de nossa população pelo vírus COVID19.

#Saúde 16/06/2020 GABINETE DO PREFEITO DECRETO 59/2020 PRORROGA O ISOLAMENTO SOCIAL RÍGIDO E A FASE DE TRANSIÇÃO ATÉ O DIA 30 DE JUNHO

A Prefeitura do Aracati, com o Decreto 59/2020, prorroga a "Política de Isolamento Social Rígido" instituida pelo Decreto 52/2020. A FASE DE TRANSIÇÃO vai até o dia 30 de junho de 2020.

A recomendação é para as pessoas manterem o isolamento domiciliar, o distanciamento social e o uso de máscaras obrigatório em vias públicas e ambientes fechados. Necessário: confinamento, proteger pessoas do grupo de risco, controle da circulação de veículos, controle da entrada no município, controle de saída das pessoas.

As atividades econômicas e comportamentais já liberadas no município de Aracati, deverão, durante a prorrogação do isolamento social, manter-se obedientes a todos os condicionantes estabelecidos para a operação, em especial as medidas sanitárias definidas no decreto municipal n° 054/2020 de 31 de maio de 2020, para o seguro funcionamento da atividade.

#Saúde 08/06/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Prorrogado até dia 30 de junho a vacinação contra a Influenza

??Atenção, o prazo de vacinação foi prorrogado até o Dia 30 de junho!!!

#Influenza #Vacinômetro #AsPessoasEmPrimeiroLugar

#Saúde 31/05/2020 SECRETARIA DA SAÚDE DECRETO 54/2020 PRORROGA O ISOLAMENTO SOCIAL RÍGIDO, MAS LIBERA ALGUMAS ATIVIDADES ECONÔMICAS

A Prefeitura do Aracati, com o Decreto 54/2020, prorroga a "Política de Isolamento Social Rígido" instituida pelo Decreto 52/2020. A recomendação é para as pessoas manterem o isolamento domiciliar, o distanciamento social e o uso de máscaras obrigatório em vias públicas e ambientes fechados. Necessário: confinamento, proteger pessoas do grupo de risco, controle da circulação de veículos, controle da entrada no município, controle de saída das pessoas.

O Decreto 54/2020 também prevê a liberação de algumas atividades do Dia 1º de junho em diante, são elas:

a) Indústria têxtil.

b) Indústria de fabricação de calçados e produtos de couro.

c) Construção civil.

d) Comércio médico e ortopédico, óticas, podologia e terapia ocupacional.

#Saúde 29/05/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Aracati ultrapassa a marca de 80% de cobertura vacinal contra a Influenza

A Campanha de Vacinação contra a Influenza no Aracati já conseguiu atingir mais de 80% de Cobertura Vacinal. Para mais informações procure seu Agente Comunitário de Saúde ou Posto de Saúde mais próximo.

#Saúde 23/05/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Equipes realizam testes rápidos de Covid-19 e ação educativa nas barreiras de proteção do Aracati

Na manhã deste sábado, (23/05), a equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal do Aracati, acompanhada da Secretária de Cidadania e Desenvolvimento Social realizou visitas as barreiras de proteção nas localidades de Canoa Quebrada, Majorlândia, Quixaba, Beirada, Lagoa do Mato e agora à noite no Preá. A ação contou com medição de temperatura e testes rápidos de Covid-19, com as pessoas que estão na linha de frente das barreiras. Houve nos locais, ação educativa de conscientização da população, com recomendação do uso de máscaras e reforçando a importância do isolamento social. A operação tem como objetivo maior a prevenção da propagação do coronavírus.

#FicaEmCasaAracati

#Saúde 22/05/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Decreto 53/2020 prorroga o Isolamento Social Rígido até 31 de maio em Aracati

A Prefeitura do Aracati, com o Decreto 53/2020, prorroga a "Política de Isolamento Social Rígido" instituida pelo Decreto 52/2020. A recomendação é para as pessoas manterem o isolamento domiciliar, o distanciamento social e o uso de máscaras obrigatório em vias públicas e ambientes fechados. Necessário: confinamento, proteger pessoas do grupo de risco, controle da circulação de veículos, controle da entrada no município, controle de saída das pessoas.

Fica prorrogada, até o dia 31 de maio de 2020, a "Política de Isolamento Social Rígido" instituída, no município de Aracati pelo decreto municipal n° 052 de 05 de maio de 2020.

#Saúde 18/05/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Entregas de Máscaras no Aracati

Iniciou-se, hoje (18/05) a entrega de máscaras à população em situação de vulnerabilidade social e econômica. Foram entregues também para profissionais dos diversos setores do município e da segurança pública, clientes de supermercados, de estabelecimentos bancários e respectivos correspondentes.

A distribuição das máscaras está sendo feita pelos Agentes Comunitários de Saúde e Visitadores Sociais, que também alertam sobre a importância do uso, o uso correto e como higienizá-las.

Locais visitados hoje: Nossa Senhora de Lourdes, Córrego da Priscila, Beira do Rio (Farias Brito, Bairro de Fátima), Várzea da Matriz, Vila São Rafael, Pedregal.

As entregas prosseguirão ao longo dos próximos dias. Não divulgaremos os locais previamente para evitarmos aglomerações. Juntos, vamos vencer a doença.

#Saúde 14/05/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Campanha Contra a Dengue com Carro Fumacê em Aracati

Os Carros Fumacê estão passando pelo Aracati (sede e localidades) em três etapas para prevenir a Dengue. O setor de Endemias pede para a população abrir portas e janelas quando o Fumacê passar. Vale destacar que a substância atualmente, não tem cheiro incômodo para humanos, e espalha mais rápido, ou seja, os carros antes passavam a 10 km/h, agora podem passar a 15 km/h. Ontem (13), o carro percorreu as localidades de Lagoa do Mato, Cacimba do Povo, Castelo e Nossa Senhora de Lourdes. Hoje (14), passará pelo Centro, Várzea da Matriz e Bairro de Fátima. As etapas serão de 13 a 15, 18 a 22 e 25 a 29 de maio.

#Saúde 06/05/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Decreto 52/2020 pede isolamento social rígido de 08 a 22 de maio

A Secretaria Municipal de Saúde do Aracati divulga nesta quarta(06/05), o boletim com o número de casos confirmados do Coronavírus, por bairros e localidades. Continua a recomendação para que as pessoas mantenham o isolamento domiciliar, o distanciamento social e o uso de máscaras que através do Decreto 52/2020 é obrigatória. Entre outras medidas: confinamento, proteger pessoas do grupo de risco, controle da circulação de veículos, controle da entrada no município, obrigatoriedade de máscara facial nas ruas, controle de saída das pessoas.

#Saúde 03/05/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Resumo do Panorama COVID-19 em Aracati em 03/05/2020

Com o objetivo de oferecer a máxima transparência às informações referentes à situação do município diante do enfrentamento da epidemia de Covid-19 e evitar a propagação de notícias falsas, a prefeitura do Aracati informa os dados epidemiológicos em 03 de maio de 2020 referentes à Covid-19.

CASOS CONFIRMADOS: 18 (dezoito), sendo:

09 pacientes curados.

05 em acompanhamento clínico (em casa);

02 óbitos;

02 pacientes internados em Hospitais de Referência da Rede SESA (Secretaria de Saúde do Estado do Ceará);

Informamos que os dados acima ainda não foram atualizados no sistema Integra SUS, o que deve ocorrer em breve.

A prefeitura reforça a necessidade de atenção aos decretos, sobretudo às questões de higiene e isolamento social. Vamos vencer a doença.

Prefeitura do Aracati.

As pessoas em primeiro lugar.

#Saúde 21/04/2020 GABINETE DO PREFEITO Atualizações importantes no Novo Decreto Municipal 50/2020
#Saúde 17/04/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Resumo do Panorama COVID-19 em Aracati

Com o objetivo de oferecer a máxima transparência às informações referentes à situação do município diante do enfrentamento da epidemia de Covid-19 e evitar a propagação de notícias falsas, a prefeitura do Aracati informa:

1) No dia 06 de abril, houve a confirmação do primeiro caso de Covid-19 testado no município. Um paciente de 69 anos que realizava tratamento no Hospital Municipal Dr. Eduardo Dias (HMED). Este paciente encontra-se curado, e com alta médica. Informações divulgadas em 09/04/2020.

2) No dia seguinte, 07 de abril, confirmou-se que um paciente de 80 anos, que fora à óbito no HMED três dias antes (04 de abril), estava com a Covid-19. O paciente tratava de um câncer de pulmão em estado avançado e já fazia procedimentos regulares de drenagem e desinfecção. Informações divulgadas em 07/04/2020.

3) O terceiro paciente confirmado é um profissional de saúde residente de Mossoró- RN. Por ocasião do seu plantão de trabalho em Aracati, fez o exame em nosso município. Ele não precisou de internação, fez a quarentena em casa, e também encontra-se curado. Pelo motivo deste paciente residir em outro estado, a própria Secretaria de Saúde do Ceará indicou o caso para o RN, conforme protocolo do Ministério da Saúde. Por essa razão, em 16 de abril, o sistema INTERASUS foi atualizado, e o Aracati deixou de ter (03) três casos confirmados e passou a ter somente (02) casos. Informações divulgadas em 14/04/2020.

4) Hoje, sexta-feira, dia 17 de abril, dois novos pacientes que estavam em isolamento preventivo e já assintomáticos, testaram positivo para Covid-19. Eles já se encontravam em isolamento domiciliar. Embora os dois estivessem em isolamento, um deles, mesmo estando assintomático, preferiu ficar em observação e isolamento no HMED.

Foram estes os casos da doença em nosso município até o momento.

Hoje, 17 de abril, a situação real do município do Aracati, no acumulado, é a seguinte:

Total de 70 casos notificados, dos quais:

32 casos descartados (cujos resultados já chegaram e foram NEGATIVOS);

05 casos confirmados e 01 que saiu da base de dados do município e foi transferido para a base de dados de Mossoró, portanto, 04;

33 casos em análise, todos em isolamento, AGUARDANDO RESULTADOS.

A prefeitura espera que essas informações esclareçam de forma transparente e definitiva a real situação em nosso município.

Prefeitura do Aracati. As pessoas em primeiro lugar.

#Saúde 22/03/2020 SECRETARIA DA SAÚDE 22ª CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA 2020

Nesta segunda (23/03), inicia-se a Campanha Nacional contra a Influenza e vai até o dia 22 de maio. O objetivo é reduzir complicações, internações e mortalidade decorrente de infecções pelo vírus na população alvo. Procure o Posto de Saúde mais próximo!

1ª fase - Período: 23 de março a 22 de maio de 2020.

*Grupo prioritário: Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da Saúde.

2ª fase - Período: 16 de abril a 22 de maio de 2020.

* Grupo prioritário: Professores das Escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais.

3ª fase - Período: 09 de maio a 22 de maio de 2020.

* Grupo prioritário: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

#Saúde 18/03/2020 GABINETE DO PREFEITO Coronavírus: Decreto proíbe visitação as praias do Aracati e eventos com aglomeração de pessoas

O Prefeito Bismarck Maia assinou, hoje (18/03), um decreto que determina a adoção de medidas preventivas de combate e prevenção a propagação do Covid-19.

Entre as ações está a suspenção de atividades que promovam aglomerações que excedam 20 pessoas; festas públicas; eventos; shows; funcionamento de: cinemas, teatros, museus e outros tipos de exibição pública; atividades culturais esportivas em: Arenas, Quadras esportivas e Estádio Municipal.

Também fica terminantemente proibido o ingresso em postos turísticos como Canoa Quebrada, Majorlândia, Quixaba, Cumbe, Lagoa do Mato, Fontainha e Retirinho. Assim como: excursões, passeios, caravanas e atividades que ocasionem aglomeração de pessoas e contato com os residentes dessas localidades.

O impedimento tem validade do dia 18 até o dia 31, de março de 2020.

#Saúde 21/02/2020 SECRETARIA DE CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Campanha busca conscientizar folião no Carnaval Aracati 2020

A Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com a Secretaria de Saúde, realizam uma campanha de pré-carnaval para a proteção de crianças e adolescentes, alertando sobre os cuidados que devem ser tomados com as crianças no período e sobre a proibição do fornecimento de álcool e outras substâncias para menores de idade. A blitz na entrada da cidade aconteceu, hoje (21/02), como ação de sensibilização, onde foram distribuídos panfletos informativos, preservativos e sais de hidratação para os foliões. Amanhã (22/02), acontecerá nova ação pela manhã no Terminal Rodoviário.

#Saúde 28/01/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Aracati conquista a menor taxa de mortalidade infantil do Ceará

A taxa de mortalidade infantil é o número de crianças de uma localidade, que morre antes de completar um ano de vida, a cada mil crianças nascidas vivas. A falta de instrução a gestante, ausência de acompanhamento médico, a falta de limpeza pública, deficiência na assistência hospitalar são alguns fatores que causam a mortalidade infantil.

O Aracati, depois de grandes investimentos em saúde pública, tem a satisfação de conquistar o 1º lugar no Ceará, ou seja, conseguir a menor taxa de mortalidade infantil do Estado. Apenas 2,15% de mortes a cada mil nascidos e lidera entre os 10 melhores indicadores municipais de 2019 no Ceará. A conquista vem de uma junção do trabalho de muitos profissionais, e metas como: foco na vacinação, no atendimento em Postos de Saúde e com os agentes comunitários de saúde. Lembrando que 70% dos custos da atenção primária a saúde é mantida com recurso municipal e os outros 30% são recursos federais.

Desde 2017, a gestão tem buscado ampliar a quantidade e qualidade de atendimentos de saúde, bem como o acompanhamento e o bem estar social. O Sistema de Saúde do Aracati é extremamente importante para a população de toda a região. Com equipamentos como: o Hospital Municipal Eduardo Dias - HMED, Postos de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento - UPA, Hospital Maternidade Santa Luiza, Centro de Especialidades Odontológicas -CEO, Policlínica, Central de Regulação.

#Saúde 24/05/2019 SECRETARIA DE SEGURANÇA CIDADÃ E ORDEM PÚBLICA II Encontro de Atualização e Suporte Básico de Vida traz conhecimento para diversos profissionais A Prefeitura do Aracati promoveu, por meio do Resgate Municipal, o II Encontro de Atualização e Suporte Básico de Vida. O evento aconteceu no auditório da Escola Darcy Ribeiro, durante a manhã e tarde de quinta (23/05) e, dentro da programação, aconteceram as palestras: "Escuta ativa e negociação em tentativa de suicídio", ministrada pelo Major Edir Paixão do Corpo de Bombeiros e a palestra "SAMU-CE", ministrada por Sérgio Vaz, instrutor do Núcleo de Pesquisa Permanente (NEP) do Samu.
Participaram: Polícia Militar e Civil, Guarda Municipal, Bombeiros, Exército, Marinha, e enfermeiras de diversas instituições.
#Saúde 27/03/2019 SECRETARIA DA SAÚDE Saiba como prevenir a Meningite através de vacinação A meningite é uma infecção bacteriana aguda, rapidamente progressiva e potencialmente fatal, causada pela Neisseria meningitidis, popularmente conhecida como meningococo. A doença provoca a inflamação das membranas que revestem o sistema nervoso central e possível infecção generalizada.

A meningite é mais grave em bebês e crianças pequenas. Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, rigidez de nuca e, às vezes, manchas na pele.

Há cinco principais grupos de meningococos (bactérias) causadores da meningite: A, B, C, W e Y. No Brasil, em 2016, o meningococo C foi responsável por 70% dos casos da doença. O sorogrupo B por 20%, e os 10% restantes pelos sorogrupos W e Y.

As vacinas contra meningite C

Há duas vacinas contra a meningite C disponíveis no município de Aracati: a "meningocócica C conjugada", oferecida gratuitamente em postos de saúde e a "meningocócica conjugada ACWY", disponível apenas em clínicas particulares.

A principal diferença entre as duas vacinas é que a oferecida pelo SUS contém proteção apenas contra a bactéria Neisseria meningitidis do grupo C. Já a "meningocócica conjugada ACWY" é quadrivalente e também oferece proteção contra os meningococos dos grupos A, W e Y, além do C. A Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Imunizações recomendam esta última para bebês, crianças e adultos, já que oferece proteção para outros tipos de meningococos, além do C.


A principal forma de prevenir a doença

Existem algumas vacinas que previnem a doença. No calendário básico previsto pelo Ministério da Saúde, as crianças devem ser tomar as seguintes:

- BCG: previne a meningite tuberculosa;
- Vacina Pentavalente: protege contra a meningite e outras infecções causadas pelo vírus H. influenzae;
- Vacina Meningocócica conjugada C: protege contra a doença causada pelo N. meningitidis;
- Vacina Pneumocócica conjugada 10-valente.

A vacina contra a meningite meningocócica B não é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A doença é considerada de alta letalidade pela rápida evolução do caso. A imunização está disponível no Brasil em clínicas particulares.

O esquema de doses sugerido é de duas doses aos três e cinco meses, além de um reforço aos 12 meses, que pode ser aplicado até os quatro anos. E os adolescentes de 11 a 14 anos, um reforço ou duas doses. Com intervalo de 6 meses. Já adultos devem tomar apenas uma dose, mas somente quando for recomendado por motivos específicos.
#Saúde 27/03/2019 SECRETARIA DA SAÚDE Regimento da 11ª Conferência Municipal de Saúde A 11ª Conferência Municipal de Saúde será realizada dia 12 de abril de 2019 às 8h na FVJ, sob os auspícios da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde.

Ela ocorrerá em etapas:

I. Pré-Conferências
II. Conferência Municipal
III. Monitoramento a partir da data da realização da conferência
§ 1º. A responsabilidade pela realização da conferência, incluído o seu acompanhamento e monitoramento, será competência da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, com apoio dos movimentos sociais.

Objetivos:

I. Avaliar a situação da saúde, de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde - SUS;
II. Definir Diretrizes para a plena garantia da saúde como direito humano fundamental do ser humano e como política de Estado;
III. Definir diretrizes para efetivar ação articulada dos órgãos setoriais do município na execução da política de saúde e controle social;
IV. Discutir o tema central e os eixos temáticos;
V. Discutir a composição do Conselho Municipal de Saúde;
VI. Elaborar propostas;
VI. Eleger os delegados à 16ª Conferência Estadual de Saúde


#Saúde 10/12/2018 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeitura realiza mutirões de Cirurgias Oftalmológicas de Pterígio e Catarata Com o intuito de oferecer saúde de qualidade e atendendo a necessidade da população mais carente, a Prefeitura do Aracati, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, a partir dos dias 12 e 15 de dezembro, na Policlínica e no Hospital Municipal Eduardo Dias (HMED), um mutirão de Cirurgias Oftalmológicas de Pterígio e Catarata.

As cirurgias de pterígio compõem uma ação do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Aracati - CPSMAR, que é constituído pelo Estado e pelos quatro municípios da 7ª região - Aracati, Icapuí, Fortim e Itaiçaba, tendo na presidência o prefeito Bismarck Maia. Em dezembro, as cirurgias acontecerão a partir do dia 12, na Policlínica de Aracati, tendo continuidade nos próximos meses. A meta é que cerca de 569 pacientes de Aracati e região sejam beneficiados com a cirurgia de pterígio.

Para Silvana Cardoso, diretora da Policlínica, o objetivo é beneficiar toda a região com uma quantidade de cirurgia que possa chegar a pessoas mais humildes, que sofrem muito com a catarata: "Nosso objetivo é atender a necessidade da população da sétima região de Saúde, com qualidade e resolutividade, zerando a fila de espera", ressaltou.
Pterígio
Pterígio é um crescimento benigno de tecido na córnea. Geralmente tem início na região da córnea mais próxima do nariz. Embora possa ir gradualmente aumentando de tamanho, raramente cresce ao ponto de cobrir a pupila Em muitos casos ocorre em ambos os olhos simultaneamente. As causas ainda são pouco claras, mas podem estar associadas à exposição prolongada à luz solar.


Já o mutirão de cirurgias de catarata iniciará neste sábado (15), no Hospital Municipal Eduardo Dias (HMED). Serão cinco mutirões no total, sendo 30 cirurgias por vez. Ao todo foram liberadas 605 cirurgias, o que vai zerar a demanda do Aracati que hoje é de 549 pacientes. O mutirão da catarata será realizado com recursos de emenda estadual.

"As cirurgias de catarata são de grande importância, pois temos uma demanda de pacientes no município e regiões vizinhas necessitando deste mutirão. A cirurgia melhora a autoestima do paciente, evita quedas e demais transtornos causados por esta doença. Vai ser uma felicidade muito grande para as pessoas contempladas nestas duas campanhas", destacou Sayonara Moura Cidade, Secretária de Saúde.

Catarata

Aé uma opacidade do cristalino com ou sem diminuição da capacidade visual. Pode afetar um ou ambos os olhos e é frequente desenvolver-se lentamente. Os sintomas podem incluir visão desfocada, diminuição de sensibilidade às cores, halos à volta das luzes, dificuldade de observar luzes brilhantes e de enxergar durante à noite.
#Saúde 29/11/2018 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeitura e Hemoce juntos na Campanha Nacional de Doação de Sangue A Prefeitura do Aracati, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) realizam nesta quinta-feira (29), das 8h às 16h, no Hospital Municipal Eduardo Dias (HMED, a Campanha Nacional de doação de sangue "Meu sangue é Rubro Negro".

A campanha nacional conta com o apoio dos Consulados do time do Flamengo de todo o Brasil. Em Aracati, o consulado Arafla está participando da divulgação e da mobilização dos doadores: "Somos um movimento espontâneo de Flamenguistas aqui em Aracati e estamos mobilizando torcedores até de outros times para estarem aqui hoje fazendo um bem ao próximo", comentou Davi Pereira Bernardo, representante do Consulado Arafla.

"É um trabalho social de extrema importância que o município do Aracati presta ao Hemoce e ao Estado do Ceará, que possui um déficit muito grande de bolsas de sangue. O Aracati estará sempre no olhar do Hemoce, como um município proativo, que sempre contribui nas campanhas de doação", ressaltou Sayoanara Moura Cidade.

Para técnica de enfermagem, Rosimeire de Sousa, a doação é um ato de amor: "Esta é a minha primeira vez. Meu pai sempre foi doador e foi ele quem me incentivou a doar. A doação é rápida, não dói, é só uma picadinha de leve. O mais importante é sabermos que estamos ajudando a salvar vidas", disse.

Após as coletas todo o material é encaminhado ao Hemoce, onde passará por avaliações para depois ser distribuído aos hospitais de todo o Estado. "As bolsas de sangue serão destinadas a 160 hospitais dentro dos 184 municípios do Estado. Aracati é um dos municípios que mais contribuem para manter o estoque alinhado para a demanda transfusional do Ceará. Estamos contando com as doações dos aracatienses e também da liga Arafla, que está apoiando esta causa", Assianne Leite, Assistente Social do Hemoce.

Quem pode ser doador?
Para ser um doador de sangue, basta estar saudável, pesar acima de 50 quilos, ter de 16 a 69 anos de idade, portar um documento com foto e comparecer ao SAE no HMED.
#Saúde 29/11/2018 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeitura promove Dia D de Mobilização de Combate ao Aedes Aegypti A Prefeitura do Aracati, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta sexta-feira (30), o Dia D de Mobilização Nacional de Combate ao Aedes Aegypti, que tem como objetivo promover ações específicas, no sentido de envolver servidores públicos e a comunidade, disseminando informações, envolvendo alunos e professores, promovendo a educação em saúde, ampliando e fortalecendo as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti.


As atividades visam alertar a comunidade aos riscos e ao combate ao mosquito transmissor das arboviroses. "O Dia D de mobilização contra o Aedes Aegypti vem coroar todo um conjunto de atividades articuladas que são realizadas no município durante todo o ano. As ações de educação em saúde, visam a prevenção da dengue, da Chikungunya e da Zika e estão sendo realizadas nas escolas, nos ambientes de trabalho, Unidades Básicas de Saúde e nos domicílios desenvolvidas por Agentes do Controle de Endemias (ACE), Agentes Comunitários de Saúde e por profissionais das equipes da Estratégia Saúde da Família, Residentes da Escola de Saúde Pública e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF", ressaltou Fabianne Róseo, Coordenadora da Vigilância em Saúde.


A programação do dia 30 de novembro contará com ações de educação em saúde sobre arboviroses nas atividades do NASF, visitas domiciliares dos ACE - Endemias, realização do projeto Escola Vai ao Cinema com exibição do filme "Romeu e Julieta nos tempos do Aedes", para alunos do 2º ano da Escola Darcy Ribeiro, mobilização nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e inspeção de prédios públicos municipais pelas Brigadas.

As ações visam atender as necessidades de saúde da população do Aracati de forma integral, além de combater os focos do Aedes que se encontram nas redondezas ou no próprio domicílio, prédios públicos, pontos estratégicos, como borracharias e cemitérios.

Incidência do Aedes

O mosquito Aedes prolifera-se durante o período da quadra invernosa, geralmente no primeiro semestre do ano - janeiro a junho - com picos entre março e junho. Porém, as ações de controle ao Aedes devem ser intensificadas nos meses de novembro e dezembro, a fim de reduzir a transmissão no ano seguinte. A população é uma grande aliada na prevenção e controle do Aedes, impedindo a proliferação do mosquito em suas residências e áreas abrangentes, principalmente dando destino adequado ao lixo e acondicionando a água de forma adequada.
#Saúde 23/11/2018 SECRETARIA DA SAÚDE Secretaria de Saúde realiza campanha de Vacinação Antirrábica A Prefeitura do Aracati, por meio da Secretaria de Saúde inicia neste sábado, 24 de novembro, a campanha de vacinação antirrábica 2018 na sede do município, que se estende até o dia 21 de dezembro. A vacinação será gratuita, e todos os cães e gatos ainda filhotes - a partir de 90 dias de vida - deverão ser vacinados a fim de prevenir a doença. A meta é vacinar 15.115 animais.

"Não são apenas os seres humanos que necessitam de cuidados com a saúde. Cães e gatos também precisam de carinho e atenção e por isso essa Campanha de Vacinação Antirrábica é extremamente importante na cidade", comentou a Secretária de Saúde do município, Sayonara Moura Cidade.

Serão disponibilizados os seguintes pontos fixos diários de vacinação nos horários das 8h às 12h e das 14h às 17h: Creche do Castelo; Colégio Municipal; Capela do Bairro de Fátima; Praça do Campos Verde; Praça Farias Brito; Praça da Comunicação; Cacimba do Povo (em frente ao Ginásio); Hospital Municipal; Colégio Beni Carvalho; Maloca; Endemias; Colégio Integrado; Vila Rafael; Praça da Coluna; Praça da Matriz; Creche 02 de Novembro;; Colégio Eduardo Dias e Vila São Cristóvão.

A raiva é causada por um vírus, que acomete mamíferos tais como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença é transmitida principalmente pela mordida e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.

"A raiva é uma doença que tem grande letalidade com relação ao ser humano, pois praticamente 100% das pessoas e animais acometidos pela doença chegam a falecer, daí a importância de que seja realizada a vacinação anual de todos os cães e gatos", explica o veterinário Ricardo Eugênio.

Entendeu a importância da vacina contra a raiva? Não se esqueça de levar seu amiguinho para a vacinação e o mantenha sempre feliz e saudável.
#Saúde 20/11/2018 SECRETARIA DA SAÚDE Mais Médicos em Aracati garante atendimento qualificado e saúde preventiva O município do Aracati participa desde 2013 do Programa Mais Médicos (PMM), do Governo Federal. O programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão e também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado aos usuários que utilizam cotidianamente o Sistema Único de Saúde (SUS). O programa tem o objetivo de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais.

Os profissionais bolsistas do Programa Mais Médicos estão em processo de educação permanente. Essa atualização constante possibilita um trabalho com ênfase na saúde preventiva e um atendimento mais qualificado e humanizado dos usuários.

Programa Mais Médicos em Aracati

O município conta com um total de sete profissionais do programa, entre eles seis são brasileiros e uma médica é argentina que atendem nas Unidades Básicas de Saúde da Várzea da Matriz, Bairro de Fátima II, Abengruta II, Cacimba Funda, Nova Barreiras, Barreira dos Vianas e Cabreiro. Os profissionais trabalham todas as faixas etárias e realizam atendimentos ambulatoriais, atividades de grupo e visitas domiciliares. Outras quatro vagas remanescentes estão sendo aguardadas para o município até a publicação de novo edital.

Para Beatriz Ribeiro das Virgens, médica participante do programa, o PMM cria vínculos com os usuários do SUS: “Estou há um ano e sete meses trabalhando na zona rural de Aracati, na UBS Barreiras dos Vianas, que fica aproximadamente 21 km da sede do município. Antes da minha chegada, momento em que iniciou o programa nessa localidade, a rotatividade de profissionais era alta o que impossibilitava a construção de vínculo com a comunidade”, relatou.

Segundo a Supervisora do Programa Mais Médicos, Magda Almeida, o PMM fortalece a política de educação permanente com a integração ensino-serviço por meio da atuação das instituições de educação superior na supervisão acadêmica das atividades: “O principal benefício foi a longitudinalidade, isto é, o mesmo médico atendendo a mesma população por dois, três anos. Fato que não acontecia antes pela alta rotatividade de profissionais. A qualificação destes profissionais pela supervisão de uma Instituição de Ensino Superior também é importante. O que torna a atenção fornecida para a população sempre qualificada”, comentou.

Prefeito torce para que seja encontrada solução

Apesar do Ministério da Saúde de Cuba anunciar a saída dos profissionais cubanos do Mais Médicos após o presidente eleito Jair Bolsonaro externar como pretendia conduzir o convênio depois de sua posse, o Brasil continuará com o programa, com convocação de um edital para médicos brasileiros ou estrangeiros que tenham se submetido ao teste chamado Revalida. O Revalida chancela os diplomas médicos de outras localidades de acordo com normas locais.

Em Aracati, o prefeito Bismarck Maia reafirma que a saúde pública não será afetada, pois o município não possui médicos cubanos e garante a qualidade do atendimento a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, torcendo para que o Governo Brasileiro encontre uma solução viável e adequada para o assunto, o gestor público municipal disse que se resolvido o problema, e os profissionais puderem atuar com uma remuneração justa e adequada, a cidade tem até 15 postos de trabalho para recepcionar os médicos cubanos em Unidades Básicas de Saúde.

Há hoje 8,5 mil médicos vindos de Cuba que atuam na Estratégia Saúde da Família e cuidando da saúde de indígenas. Os profissionais atuam em 2.885 municípios, a maioria em áreas mais vulneráveis, como na região norte do país, no semiárido nordestino, em cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), terras indígenas e periferias de grandes centros urbanos.

Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), cerca de 28 milhões de brasileiros podem ficar sem assistência básica de saúde se não houver substituição rápida dos profissionais. O presidente da CNM, Glademir Aroldi afirma que, segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), 1575 municípios são atendidos apenas por médicos cubanos, e que 80% dessas localidades têm até 20 mil habitantes.
#Saúde 02/10/2018 SECRETARIA DA SAÚDE Agentes Comunitários de Saúde participam de treinamento em primeiros socorros ministrado pelo Resgate Municipal A Prefeitura do Aracati realizou, na manhã desta terça (02), no auditório da Escola Darcy Ribeiro, um treinamento em primeiros socorros voltado para os Agentes Comunitários de Saúde. O curso foi ministrado pela equipe do Resgate Municipal, que abordou os principais conceitos sobre primeiros socorros, identificação de riscos, perigos e acidentes durante o atendimento e orientações importantes sobre o que pode e o que não deve ser feito em situações de acidentes, sangramentos, perfurações, quedas, entre outros casos.

Segundo Aurilene Batista, Coordenadora dos Agentes Comunitários de Saúde, o treinamento foi uma oportunidade de preparação desses profissionais para as diversas situações que podem surgir durante os acompanhamentos das famílias: "Como os Agentes de Saúde trabalham diariamente na comunidade, muitas vezes eles se deparam com situações emergenciais, como quedas de moto, perfurações, entre outros. Então, com o curso, eles puderam ter noções básicas de como proceder em situações de emergência antes mesmo da chegada do Regate ou do Samu para o socorro da vítima nas comunidades em que trabalham", concluiu.


O Agente Comunitário de Saúde (ACS) tem um papel muito importante no acolhimento, pois este profissional possui contato direto com a comunidade, permitindo a criação de vínculos e propiciando maior qualidade de vida e apoio às comunidades. O ACS é o profissional responsável por atuar na promoção e prevenção da saúde, mapeando e encaminhando pessoas ao serviço público de saúde. Em Aracati atuam cerca de 135 Agentes Comunitários, distribuídos na zona urbana e rural de todo o município.

#Saúde 01/10/2018 SECRETARIA DA SAÚDE Central de Regulação do Município realiza marcação de consultas e exames aos usuários do SUS A Prefeitura do Aracati por meio da Secretaria de Saúde está trabalhando para regularizar e aprimorar todos os procedimentos de marcação de consultas e exames do município, através da Central de Regulação.

Todo o sistema de entrega de fichas está regular e sem paralisações e, que somente nesta segunda-feira (01), todos os usuários presentes na Central de Regulação receberam fichas para exames e consultas para atendimento no SUS. Ao todo foram distribuídas 170 fichas, sendo em média de três a cinco procedimentos por ficha, totalizando cerca de 600 consultas marcadas.

Em virtude da reestruturação da Central de Regulação, a administração municipal está providenciando um novo local para a entrega de fichas, garantindo e suprindo normalmente toda a demanda de solicitações de exames e consultas e mantendo todas as atividades da Central de Regulação.

A Prefeitura do Aracati trabalha da melhor forma possível para garantir a todos os aracatienses o direito e acesso à saúde de qualidade.
#Saúde 26/09/2018 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeitura promove oficina voltada aos profissionais da saúde em alusão ao Setembro Amarelo A Prefeitura do Aracati, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na manhã desta quarta-feira (26), a oficina Setembro Amarelo com o tema Todos juntos pela Valorização da Vida. O encontro discutiu sobre a importância do acolhimento e apoio dos profissionais da saúde aos pacientes vítimas de violência autoprovocada.

O encontro, promovido pela Gestão do Hospital Municipal Eduardo Dias (HMED), contou com a presença de enfermeiros, técnicos de enfermagem, alunos da Escola Profissional Elsa Maria Porto Costa Lima e psicólogas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Durante este mês, entidades de todo o país se unem para alertar a população sobre os fatores de risco e os sinais que indicam a intenção de atentar contra a própria vida. "O suicídio ainda é um assunto um pouco velado, pouco se discute sobre o tema devido a mitos e tabus. Durante todo este mês estaremos discutindo nas escolas, nas unidades básicas de saúde, nos Centro de Referência de Assistência da Saúde (CRAS), de forma a levar para a população conhecimento acerca dos mitos sobre o suicídio e sobre quais são os fatores de risco, quais os sinais de alerta para as pessoas identificarem um potencial suicida", comentou Hérica Sousa, psicóloga do NASF.

A campanha de prevenção ao suicídio acontece em todo o país desde 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida(CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha em alusão ao dia 10 de setembro que é comemorado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.


Suicídios no município do Aracati

Segundo levantamento da Secretaria de Saúde, os números de casos de violência autoprovocada no município crescem desde 2016. Do início de 2018 até o mês de setembro já foram notificados 32 casos, sendo 57% em mulheres. O meio de maior incidência ainda é a ingestão de medicamentos, seguido por casos de envenenamentos e enforcamentos.


A Coordenadora da Vigilância em Saúde do Município, Fabianne Róseo, ressaltou a importância da identificação do perfil das vítimas de violência autoprovocada para o posterior acompanhamento: "Toda pessoa que tenta suicídio, geralmente procura a unidade de saúde secundária, como a UPA ou HMED e, nesses locais, existe uma ficha própria para preenchimento das principais informações de cada caso e, a partir dessa ficha, identificamos o perfil dessas pessoas. A Vigilância em Saúde verifica se a unidade notificadora realizou o encaminhamento desse paciente ao CAPS ou à Unidade Básica de Saúde, quando o quadro depressivo já estiver controlado”, explicou.

#Saúde 03/09/2018 SECRETARIA DA SAÚDE Aracati promove ações de educação em saúde na prevenção da sífilis A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum, transmitida principalmente por via sexual, mas também pode ser transmitida de mãe para filho, durante a gravidez. A doença não é tão conhecida como o HIV e o HPV, mas é tão preocupante quanto.

A doença pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. E a melhor forma de prevenção é o uso correto e regular do preservativo, como também o acompanhamento das gestantes durante o pré-natal.

Tratamento

Quando devidamente tratada a Sífilis tem 98% de chance de cura.
A maior causa de abandono do tratamento é achar que a doença já foi vencida, por já não haver nenhum sintoma aparente. Assim fica claro que o melhor tratamento desta e de outras doenças sexualmente transmissíveis ainda é a prevenção, por isso o uso de preservativos é a melhor opção.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, no ano de 2017, o município do Aracati apresentou 30 casos confirmados de sífilis adquirida, ou seja, aquela transmitida durante relação sexual. O trabalho da Secretaria de Saúde é alertar, prevenir os jovens sobre a importância do uso do preservativo, orientar as gestantes infectadas, diagnosticar e tratar os casos confirmados no município.


O paciente poderá ser diagnosticado em qualquer Unidade Básica de Saúde do município através da realização do teste rápido ou nos serviços secundários ou terciários. Após o diagnóstico da doença, o médico prescreverá a penicilina Benzatina e a mesma é aplicada na própria unidade.
Todo o processo é realizado pelo SUS. Desde a confirmação do diagnóstico até o tratamento e acompanhamento.

Sintomas

Os sintomas vão depender do estágio. Na sífilis primária: surge uma ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca ou outros locais da pele), que aparece entre 10 a 90 dias após o contágio. Essa lesão é rica em bactérias. Normalmente não dói, não coça, não arde e não tem pus, podendo estar acompanhada de ínguas (caroços) na virilha.
Já na sífilis secundária, os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial. Podem ocorrer manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. Essas lesões são ricas em bactérias. Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo.
Na sífilis latente - fase assintomática - Não aparecem sinais ou sintomas.
É dividida em sífilis latente recente (menos de dois anos de infecção) e sífilis latente tardia (mais de dois anos de infecção). A duração é variável, podendo ser interrompida pelo surgimento de sinais e sintomas da forma secundária ou terciária.
Na sífilis terciária, que pode surgir de dois a 40 anos depois do início da infecção, costuma apresentar sinais e sintomas, principalmente lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.

#Saúde 27/08/2018 SECRETARIA DA SAÚDE Aracati realiza a VI Semana Municipal da Gestante Apoio, informação e acolhida. Estes são os focos da VI Semana Municipal da Gestante, realizada pela Prefeitura do Aracati em parceria com o Hospital Santa Luísa de Marillac e a Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ). A programação teve início na manhã desta segunda-feira (27), com palestra Magna, no Teatro Francisca Clotilde e continuará por toda a semana com palestras educativas no Hospital Santa Luísa de Marillac.

Este ano a programação tem como tema: "Responsabilidade do pré-natal ao parto a quem compete?" Serão trabalhados assuntos relacionados à gestação, como aleitamento materno, parto, hipertensão e diabetes na gravidez, eclampsia, alimentação e cuidados durante e após a gestação. As palestras e encontros também fazem alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Para Sayonara Cidade, Secretária de Saúde, o foco do trabalho não se limitará apenas durante a Semana Municipal da Gestante: "Após a programação, o trabalho será continuado. Este formato trabalhado aproxima a maternidade das gestantes, para que elas entendam que serão atendidas com mais humanização e, desta forma, todas se sentirão acolhidas e mais confiantes", afirmou.

“O principal benefício da Semana Municipal da Gestante é a comunicação com os diversos setores que trabalham com a gestante, como a atenção básica, o hospital, a policlínica e a FVJ que está nos apoiando. Este trabalho em conjunto representa tanto uma melhoria na assistência como na prevenção da atenção da saúde da gest
ante”, ressaltou Júnior Porto, diretor do Hospital Santa Luísa de Marillac.

E para o encerrar a programação, uma grande novidade chegará ao município. Será inaugurado o primeiro Posto de Coleta de Leite Humano do Vale do Jaguaribe. O posto terá sede no Hospital Santa Luísa de Marillac e será de grande importância para as mães e gestantes do município. "As lactantes que possuem leite em excesso poderão ajudar outras mães e outros bebês. Então ela vai ao hospital, faz a captação deste leite, enviamos para o Albert Sabin para processo de pasteurização para logo depois retornar ao Aracati e beneficiar mães que por algum motivo não podem amamentar e que precisam desse leite para alimentar seus bebês", concluiu Emanuel de Sousa Ribeiro, Gerente de Enfermagem do Hospital Santa Luísa de Marillac.


#Saúde 02/08/2018 SECRETARIA DA SAÚDE Agentes Comunitários de Saúde do município passam de Celetistas a Estatutários A Prefeitura do Aracati, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira (02), no Teatro Francisca Clotilde, o ato de assinatura da portaria que modifica o regime dos Agentes Comunitários de Saúde, que agora passam de celetistas para estatutários. Os servidores também receberam de volta suas carteiras de trabalho.

Entenda a diferença

O regime celetista é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), possui carteira de trabalho e direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A relação jurídica é de natureza contratual, ou seja, é celebrado um contrato de trabalho. A contribuição e aposentadoria é por meio do INSS.

Já o regime estatutário é aquele em que o servidor adquire estabilidade após três anos de efetivo exercício. Seus direitos e deveres são previstos em lei municipal, estadual ou federal. Entre outras vantagens estão: aposentadoria com valor integral do salário, férias, gratificações, licenças e adicionais variáveis de acordo com a legislação específica.

Segundo o Procurador Geral do Município, Lúcio Telmo, o exercício do trabalho continua sendo o mesmo, somente o regime é que mudou: "Estes servidores vão se beneficiar com as vantagens próprias do regime Estatutário, como a aposentadoria, que será através da Previdência Municipal, ao invés do INSS", concluiu.

Para o Agente Comunitário de Saúde, Lucileudo Lima, a mudança irá beneficiar tanto os servidores como o município: "A mudança é uma valorização do servidor público. O regime Estatutário nos possibilita uma relativa estabilidade. Iremos deixar de ser empregado público para ser servidor público municipal", concluiu.
#Saúde 27/07/2018 SECRETARIA DA SAÚDE ARACATI PARTICIPA DE CONGRESSO NACIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE Aracati se faz presente no XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e no VI Congresso Norte Nordeste de Atenção Primária em Saúde (APS), que se realiza na cidade de Belém (PA). O evento se iniciou no último dia 25 e se estende até este sábado (28), com a participação de 4.747 secretários e técnicos dos órgãos gestores de saúde municipais de todo o Brasil.
O encontro está debatendo a agenda técnico política do Sistema Único de Saúde (SUS), além de propostas, ideias de reformas na saúde pública dos estados e municípios, fortalecimento e inovações para a Atenção Primaria em Saúde. O Ceará foi representado por 70 secretários e aproximadamente 35 técnicos das secretarias de saúde municipais e estaduais.
Para Sayonara Cidade, Secretária de Saúde, o momento foi de aperfeiçoamento e discussão de ideias em busca de novos modelos de assistência para os municípios, e de extrema importância para os técnicos locais que foram destacados para acompanhar o Congresso: "Sabemos que os municípios possuem tantas demandas e responsabilidades, que aumentam a cada ano, tendo que ser realizadas com menos recursos. Portanto, o nosso compromisso é defender a maior política social que é o SUS e defender nossos municípios, que não estão suportando mais ampliar seu percentual de aplicação dos recursos próprios, que perfaz uma média de 34%" disse.
A participação de gestores municipais no encontro irá trazer ao Aracati ideias e práticas inovadoras com base científica na área da saúde pública, com foco nas pessoas. "Agradeço ao nosso gestor maior, a possibilidade de ter propiciado a participação de uma equipe nossa nesse momento tão rico, pois sei que trarão aos nossos munícipes, propostas de inovação das práticas assistenciais, fortalecendo o modelo focado na Atenção Primaria em Saúde", concluiu Sayonara Cidade, Secretária de Saúd
e.
#Saúde 23/07/2018 SECRETARIA DA SAÚDE PREFEITURA DIVULGA DATAS DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO E POLIOMIELITE A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite já tem data definida. A partir do dia seis até 31 de agosto, todos os postos da rede municipal estarão abertos para vacinação de segunda a sexta-feira.
#Saúde 11/07/2018 SECRETARIA DA SAÚDE VÁRZEA DA MATRIZ RECEBE O MAIOR E MAIS MODERNO POSTO DE SAÚDE DO ARACATI A nova Unidade Básica de Saúde da Várzea da Matriz será inaugurada na manhã desta quinta-feira (12), 10h, na Rua Heriberto Porto Cavalcante, bem atrás do Colégio Municipal. A população da Várzea da Matriz e bairros no entorno passam a ter à disposição um equipamento moderno e adequado às exigências de vários programas do Sistema Único de Saúde - SUS.
www.aracati.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 21:03:06