CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Infraestrutura 26/03/2024 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeitura do Aracati e Super Minibox firmam parceria para a adoção das praças Adolfo Caminha e José Benício

A assinatura que regulamenta a primeira parceria, entre a iniciativa privada e a sociedade civil organizada, para a manutenção de espaços públicos no Aracati, aconteceu na tarde da terça-feira, 26, na Praça Adolfo Caminha (Praça da Comunicação). O acordo firma o apoio da empresa Super Minibox para cuidar das praças Adolfo Caminha e José Benício (Praça 2 de novembro).

Na prática, acontecerá a relação entre o Poder Público e iniciativa privada, para juntos preservarem o patrimônio local e equipamentos públicos, cuidando e restaurando aquilo que é do bem comum do povo. Além de sensibilizar toda a população, no sentido de desenvolver hábitos preservacionistas.

Essa iniciativa inovadora nasceu quando da assinatura, pelo prefeito Bismarck Maia do Decreto Nº 056/2023, que regulamenta as parcerias entre iniciativa privada e sociedade civil organizada para a manutenção de espaços públicos. "A parceria é fruto de uma decisão do Governo Municipal de buscar no setor privado, um apoio na administração de equipamentos como as praças. Temos certeza que a parceria será exemplo de bem cuidar de espaços públicos e deve servir como modelo a ser seguido por outras empresas", informou o prefeito Bismarck Maia.

#Infraestrutura 23/02/2024 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeitura do Aracati intensifica ações de combate aos alagamentos

A Prefeitura do Aracati, permanentemente, trabalha em diversas frentes para minimizar os transtornos causados pelas fortes chuvas. Diversos órgãos e dezenas de profissionais vêm realizando trabalhos, além de uma vigília constante para garantir o bem-estar da população. Existe, desde 2018, um Grupo de Trabalho (GT) permanente que monitora os índices pluviométricos diários, discute e age para minimizar os efeitos danosos das chuvas nas localidades. Este grupo é formado pela Casa Civil, Gabinete Pessoal, Seinfra, Defesa Civil, Guarda Municipal, entre outras secretarias.

Somente entre os dias 19, 20 e 21 de fevereiro de 2024, o somatório das chuvas chega a 189,50 milímetros, número próximo das chuvas de janeiro e fevereiro de 2023. Lembrando que 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Apenas no dia 20 de fevereiro foi registrado no bairro N. S. de Lourdes 110 milímetros de chuva.

Com o aumento das chuvas, os trabalhos de nossas equipes continuam em ritmo acelerado para melhorar a vida de todos os aracatienses. Apenas no último ano, foram feitas limpezas em 33 unidades de bocas de lobo, nove grandes canais, 2.808 árvores podadas, 28.600m³ de retirada de entulhos, 323.700 m² de limpeza de sarjetas e mais 18 obras de pavimentações e drenagens.

Entre os serviços realizados permanentemente e refeitos nos últimos dias estão: limpeza de canais de águas pluviais na Maloca, N. S. de Lourdes, Aterro, R. S. Pedro (V. S. Rafael), C. Vida, Marezinha à C. da Espinha, V. São José; limpeza dos bueiros no F. Brito (Velame), R. A. Calixto; limpeza da galeria da R. T. João Paulo; recuperação de tampas da galeria da R. T. João Paulo, C. S. Francisco; desobstrução de bueiros da Av. D. do Mar, R. Cel. Alexanzito, V. S. Cristóvão; substituição de manilhas no Cumbe; limpeza das caixas de drenagem da R. C. João Paulo, manilhamento no campo de Quixaba, Boca do Forno acesso a Varzinha; limpeza ao redor do platô de Majorlândia para escoamento de águas pluviais.

Mas é muito importante que a população também faça sua parte, não descartando lixo em locais inapropriados.

#Infraestrutura 09/03/2023 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO A BR-304, em Aracati, receberá obra de duplicação O trecho liga a cidade até a divisa com o RN e tem 51 km de extensão
#Infraestrutura 30/11/2022 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Novas pavimentações somam mais de 6,5 km Diferentes obras de pavimentação asfáltica, intertravado e em piso de paralepípedo estão em fase de conclusão
#Infraestrutura 14/09/2022 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Inauguração da nova praça do Cumbe

A comunidade do Cumbe receberá na quinta-feira, 15, uma nova praça construída ao lado da quadra coberta. O equipamento beneficiará a comunidade distante pouco mais de 9 km da sede do município e conta com academia ao ar livre, playground, área verde, paisagismo e bancos.

O espaço servirá como mais um local de lazer, inclusão social e prática de esporte para a localidade que já é conhecida por sua beleza e se destaca no turismo. A área total da construção é de 364 m², a execução aconteceu em quatro meses e o valor total investido na obra foi de R$ 207.863,33 reais.

Serviço

Inauguração da nova praça do Sítio Cumbe

Dia: 15/09 (Quinta-Feira)

Horário: 18h30

Local: ao lado da quadra do Cumbe

#Infraestrutura 25/08/2022 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Novas estradas e pavimentações chegam a 150 km em Aracati

Malha viária municipal era de apenas 16 km e saltou 937% entre 2017 e 2022

Conectar as comunidades para facilitar o acesso a serviços públicos, acelerar o escoamento da produção agrícola e facilitar a fruição das nossas belezas naturais pelos turistas: com estas metas, a Prefeitura do Aracati executou um plano de pavimentação e construção de estradas que soma quase 150 km de intervenções entre 2017 e 2022.

Este número representa um crescimento de mais de 937% na malha rodoviária do Aracati. Antes destas obras - a maioria, executada com recursos próprios - o município tinha apenas 16 km de estradas para conectar uma área superior a 1,2 mil km².

Nesta estratégia, a Prefeitura do Aracati abriu novas estradas fundamentais para o desenvolvimento econômico do município, como o Rodoanel, na antiga estrada do dique; Beirada-Canoa, que vai encurtar o caminho entre a sede e a região das praias; e Santa Tereza-Jirau.

Até pouco tempo, moradores das mais diversas regiões do município precisavam se deslocar em estradas de péssima qualidade e que muitas vezes, nos períodos chuvosos, ficavam intransponíveis para a maioria dos veículos. Isso reprimia o fluxo de pessoas de um local para outro, atrasando ou diminuindo muitas relações comerciais, profissionais ou mesmo pessoais.

Entre as comunidades já beneficiadas com estradas concluídas temos: Cajueiro, Santa Tereza, Peixoto, Jirau, Teobaldos, Canavieira, Cumbe, Beirada, Preá, Aroeira, Tabuleiro do Cabreiro, Serrote do Cabreiro, Tábua Lascada, Outeiro, Córrego dos Rodrigues, Córrego da Nica, Pedregal, Pedra Redonda, Majorlândia, São Chico, Retirinho, Fontainha, Lagoa dos Porcos, Ferreiras, Canoa Quebrada, Quixaba, Lagoa do Mato e Vila da Volta.

#Infraestrutura 19/08/2022 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Santa Tereza recebe praça totalmente reformada e ampliada

A praça central da comunidade de Lagoa de Santa Tereza foi entregue, totalmente reformada, à população na quinta-feira, dia 19. Antes, a comunidade chamava de praça um espaço próximo a Capela Santa Teresinha do Menino Jesus, que tinha apenas alguns bancos e piso de areia.

A nova praça conta com mais de 1.100 m² de área construída e vários mobiliários urbanos, bem como parquinho, academia ao ar livre, espaço funcional, mini campo de areia, pista de cooper, bicicletário e paisagismo.

O equipamento recebeu piso intertravado cinza e vermelho, rampas de acessibilidade e pisos táteis de alerta e direcionais para deficientes visuais. Além disso, foi feita uma conexão com a capela.

#Infraestrutura 19/08/2022 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Platô da praia de Lagoa do Mato vai valorizar destino turístico

Obra com mais de 3.000 m² tem acessibilidade e espaço para contemplação de uma parte do litoral de Aracati ainda pouco conhecida

A praia de Lagoa do Mato, distante 18,7 km da sede do Aracati, recebeu na sexta-feira, 19, a maior obra de sua história: um platô com jardins paisagísticos, concebido para viabilizar a acessibilidade e contemplação da região. O complexo inaugurado pelo prefeito Bismarck Maia, além de ser uma opção de lazer, vai gerar trabalho e renda para a comunidade local.

O projeto teve como premissa respeitar o ambiente natural e preservou o coqueiral nativo, tornando-o protagonista da paisagem. A obra foi dividida em duas partes, sendo a primeira em nível mais elevado, com cerca de 240 m² com vista para o mar e para as falésias brancas da Lagoa do Mato. Além disso, conta com uma passarela de acesso para pessoas com deficiência e conexão a outras áreas paisagísticas, bem como ao platô inferior, mais próximo ao mar, com cerca de 160 m².

Toda estrutura da obra é em madeira com Eucalipto e Maçaranduba nas passarelas e Ipê nos pisos. Foram feitas conexões por escadas para a circulação no espaço e no nível inferior, onde existem passeios e as "ilhas de madeira", para o visitante levar guarda-sol e contemplar a paisagem única.

O paisagismo foi feito com plantas adaptadas à região de praia, como Bromélia e Yucca, e receberá ainda um pequeno lago, instalado a partir de um olho água existente no centro do terreno. Ao todo, são mais de 600 m² de intervenção em madeira, mas a área total da obra, contando os caminhos em piso cimentado, paisagismo e muros de contenção, soma mais de 3.000 m².

O platô de Lagoa do Mato é o terceiro entregue pela Prefeitura do Aracati. Os outros dois completam as requalificações urbanísticas das praias de Majorlândia e Quixaba. Um quarto platô está em início de construção na praia de Retirinho, e somando todo o investimento já feito nessas obras, o Aracati alcança pouco mais de 4 milhões de reais para a melhoria das populações locais.

SERVIÇO

INAUGURAÇÃO DO PLATÔ DE LAGOA DO MATO

Data: 19/08/22

Horário: 18h

Local: descida da praia

#Infraestrutura 29/07/2022 INSTITUTO DE QUALIDADE DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO Ações da Prefeitura do Aracati coibem loteamentos irregulares
#Infraestrutura 19/05/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Izolda Cela vem ao Aracati anunciar ações em parceria com o município

Governadora e prefeito inauguraram CCI e assinaram obras de serviço para nova estrada de Canoa e duas areninhas

Uma série de ações nas áreas da educação, logística e esportes, frutos da parceria entre a Prefeitura do Aracati e o Governo do Estado do Ceará, foram lançadas no município pela governadora Izolda Cela e pelo prefeito Bismarck Maia, nesta quinta-feira, 19.

Na primeira parte da agenda, foi inaugurado o Centro Cearense de Idiomas (CCI). Em seguida, os gestores assinaram ordens de serviço para importantes obras no município: a nova estrada para Canoa Quebrada e as areninhas das comunidades de Quixaba e Cajueiro.

O CCI foi oficialmente inaugurado - apesar de já estar em funcionamento desde o início do ano - e oferece cursos de línguas estrangeiras para alunos da rede pública de ensino do Aracati e também de Fortim. A unidade do Aracati, no Shopping Bom Vizinho, atende 375 estudantes, distribuídos em 16 turmas de inglês e de espanhol.

"O Centro Cearense de Idiomas que foi entregue ao Aracati, propõe a melhor condição para que os jovens estudantes sejam proficientes no domínio de uma segunda língua. Ele abre oportunidades para os jovens e aqui, numa região turística, isso é essencial", afirmou a governadora Izolda Cela.

As seleções acontecem todo semestre e os cursos têm duração total de três anos. Todas as salas têm no máximo 25 alunos e contam com recursos midiáticos para facilitar a aprendizagem do idioma. O material didático e o fardamento são fornecidos gratuitamente.

Posteriormente, governadora e prefeito foram à comunidade Beirada e assinaram as ordens de serviço. O novo acesso para Canoa terá 3,83 km e vai encurtar a distância entre a sede do Aracati e a praia. A nova via deve ficar pronta em 12 meses e vai conectar a comunidade de Beirada à região das praias. Ao todo, serão investidos R$ 4.102.979,20 milhões. A estrada integra o projeto Ceará de Ponta a Ponta, de melhoria e expansão da infraestrutura viária, em parceria com os municípios.

Ainda na comunidade Beirada, foram assinadas as ordens de serviço para a construção de duas areninhas. O secretário dos Esportes e Juventude, Rogério Pinheiro, também esteve presente.

"Estou super feliz, recebemos a primeira Governadora do Ceará. Gravem na memória de vocês, cada canto da Beirada, daqui há cinco anos vocês vão ver toda a prosperidade dessa região. Existem obras, existem benefícios e existem conquistas, que são maiores para a população e para o seu desenvolvimento", declarou o prefeito Bismarck Maia.

#Infraestrutura 17/05/2022 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Majorlândia recebe mais de 35 mil m² de nova pavimentação

A praia de Majorlândia está recebendo nova pavimentação em 19 vias. A transformação urbanística de um dos principais destinos turísticos do Aracati vai readequar a Avenida Santo Antônio, a principal da localidade, e mais 18 ruas. Muitas destas ainda são de areia, o que causa transtornos para a população, principalmente nos períodos chuvosos.

As obras já estão em andamento e devem ser concluídas até agosto, de acordo com previsão da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano. A Avenida Santo Antônio está recebendo pavimentação em piso intertravado de concreto e as ruas, em paralelepípedo. Ao todo, serão investidos R$ 2.916.722,79 em mais de 35 mil metros quadrados (m²) de pavimentação.

O conjunto de obras é comemorado pelos moradores de Majorlândia. Para o técnico em usina eólica André Pato, a nova pavimentação vai melhorar a qualidade de vida da população e estruturar a localidade para receber melhor turistas e veranistas. "Nós moradores da praia de Majorlândia, já vínhamos sofrendo com o estado das nossas vias há bastante tempo, sem dúvidas essa obra vai trazer inúmeros benefícios, quer seja para o condutor, quer seja para o pedestre, quer seja para o ciclista. Majorlândia está no rumo certo!", comemora.

#Infraestrutura 08/06/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Cagece realiza melhorias no sistema de Abastecimento de Água de Majorlândia e Quixaba

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE, informa que realizou ajustes operacionais no sistema que abastece Majorlândia e Quixaba a fim de garantir a qualidade da distribuição de água na referidas regiões. Casos pontuais de ação foram solucionados com as melhorias adotadas e o abastecimento encontra-se funcionando normalmente.

Para otimização do abastecimento, a companhia também fará a instalação de equipamentos em rede de distribuição. A CAGCECE informa ainda que tem realizado o monitoramento contínuo em diferentes pontos das duas localidades para garantir a efetividade das melhorias após a conclusão dos serviços.

Casos específicos no abastecimento podem ser encaminhados à companhia pelos canais de atendimento como a Central de Atendimento (0800.275.0195), o aplicativo Cagece App (disponível para Android e iOS) ou por meio da Gesse, assistente virtual que atende no portal da companhia (www.cagece.com.br).

Fonte: CAGECE

#Infraestrutura 09/08/2018 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeitura inaugura nesta sexta a mais bonita praça do interior do Ceará: a Praça das Carnaúbas A Prefeitura do Aracati está realizando um extenso pacote de obras públicas no município. E nesta sexta-feira (10), a partir das 17h, mais um novo equipamento público será entregue à população. A gestão municipal inaugura a obra de revitalização da Praça das Carnaúbas, localizada no bairro Várzea da Matriz, já numa área bem ao lado da Vila São Rafael. A solenidade contará com a presença de secretários, de autoridades municipais, de lideranças comunitárias, da vice-prefeita Denise Menezes e do Prefeito Bismarck Maia.

A reforma da praça contou com recursos municipais na ordem de R$ 884.493,45 reais investidos na construção de uma academia ao ar livre, uma Areninha de futebol society, pista de skate, campo de futebol, quadra de vôlei de areia, dois quiosques para alimentação, pista de cooper, parquinha infantil e espaços de convivência. O novo equipamento está totalmente revitalizado com calçamento plano, nova pintura, iluminação em LED, holofotes especiais nos espaços esportivos e arborização que respeitou as plantas naturais já existentes.

A reinauguração será uma verdadeira festa para os moradores da Várzea da Matriz, que poderão usufruir de um novo equipamento totalmente revitalizado, garantindo mais uma opção de lazer à comunidade. "Quando um equipamento de política pública deste porte chega a uma comunidade, ele renova o espírito coletivo, ele volta a ser um ponto de encontro das famílias, facilitando a socialização. A praça está toda iluminada, arborizada, ideal para caminhadas e prática de esportes", destacou Roberto Souza, Gerente Executivo da Secretaria de Esporte e Lazer.

Na festa desta sexta-feira, jogo de futebol society, apresentação do circo escola, jogo de vôlei de praia, apresentação de skate com a aracatiense Luana Saunier (moradora de Canoa Quebrada), atividades orientadas na academia de ginástica envolvendo jovens e os participantes do projeto Eterno Aprendiz, participação do projeto "Som da Vila", brincadeiras lúdicas com o palhaço Zumbido, orientações gerais de saúde e medição de pressão e taxa de glicose, e muito mais.

www.aracati.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 23:53:20