CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Juventude 29/09/2023 SECRETARIA DA CASA CIVIL Jovens aracatienses participarão da 3ª Conferência Municipal de Juventude O encontro acontecerá no Centro Vida no próximo sábado, 30, e vai debater participação social, diversidade, liberdade de expressão e sustentabilidade
#Juventude 12/03/2019 SECRETARIA DE CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL CONSELHO TUTELAR - Lançadas resoluções para composição da comissão eleitoral 2020/2023 A Prefeitura do Aracati, através da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, informa sobre o lançamento das resoluções que iniciam o processo de escolha para membros do Conselho Tutelar 2020/2023.

O edital que rege o processo de eleição será publicado na primeira semana de abril de 2019, conforme a Resolução 170 do CONANDA - Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que prevê a publicação até seis meses antes do dia da votação.
#Juventude 15/02/2019 SECRETARIA DA CASA CIVIL Projeto Desperta Jovem reúne profissionais em palestras voltadas as vocações Aconteceu, ontem (14), na escola Barão de Aracati, o lançamento do Projeto Desperta Jovem, da Coordenadoria Especial de Juventude, da Prefeitura do Aracati. Muitos jovens estão terminando o Ensino Médio e ainda não decidiram qual carreira pretendem seguir. Diante disso, a Coordenadoria de Juventude criou grupos de debates para esclarecer várias dúvidas e questões sobre o assunto e, com base no seu perfil e nas suas preferências, conseguir ajudar em suas escolhas.

Ao todo foram cinco palestras com: médico, advogado, assistente social, guarda municipal e um policial militar. De acordo com a Coordenadoria de Juventude, a Gestão do Prefeito Bismarck Maia tem priorizado a juventude, principalmente com obras e programas que beneficiam os jovens em diversos aspectos.
#Juventude 12/09/2018 SECRETARIA DE CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Aracati realiza as Conferências Livres Municipais durante todo o mês de setembro As Conferências Livres propõem ações para o fortalecimento da participação de crianças e adolescentes nas políticas sociais do município
#Juventude 24/08/2018 SECRETARIA DE CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Projeto "Escola vai ao Cinema" premia alunos do Aracati A Prefeitura Municipal do Aracati, a Secretaria de Educação e a Rede Pinheiro Supermercado realizaram na manhã de hoje, 24 de agosto, no Cine Bom Vizinho, a solenidade de lançamento da X Edição do projeto "A Escola vai ao Cinema" e a premiação dos concursos de redação e curta de animação.

O projeto "A Escola vai ao Cinema" existe com a missão de contribuir para o processo de formação dos estudantes da rede pública do Aracati, Sobral, Limoeiro do Norte e Quixadá, proporcionando a esses estudantes a experiência inesquecível de ir ao cinema.

A professora Beth Jaguaribe, responsável pela curadoria do projeto, conduz o Seminário Cine Educação, que visa preparar os docentes, orientando-os a utilizar a experiência vivida extra sala de aula, através de debates e reflexões de valores socioculturais tão importantes para a formação humana de seus alunos: "O que eu faço é uma formação com os professores, para que essa experiência com o cinema se potencialize nas escolas. Esse é um projeto que traz os alunos para verem filme brasileiro, já que só trabalhamos com essa categoria, e depois há essa formação com os educadores para que eles explorem esses filmes em sala de aula", explica.

O projeto oferece também Oficina de Animação, onde são criados curtas de animação com histórias sugeridas pelos próprios alunos. Os estudantes envolvidos na execução do curta do ano passado receberam um Certificado de Participação, passaporte de seis meses para o Cinema e um DVD com o resultado do trabalho realizado por eles.

A estudante Marcela Monteiro dos Santos, foi a primeira colocada na categoria redação, recebendo um notebook como premiação: "Eu realmente não esperava que iria alcançar essa colocação. Me sinto muito feliz por ter conseguido", falou entusiasmada.

O Senhor João Bosco Pinheiro esteve presente no evento representando a Rede Pinheiro Supermercados e falou sobre a importância do projeto: "O nosso propósito através desse programa é contribuir com a educação e cultura dessas crianças", declara.

A Secretária de Educação, Theresa Zaranza, declarou estar feliz com essa iniciativa: "É uma ótima oportunidade para incentivar e motivar o professor a trabalhar ainda mais, fortalecendo e animando os seus alunos, para que eles possam se tornar bons agentes transformadores", disse.

#Juventude 23/08/2018 SECRETARIA DE CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL I Fórum Comunitário marca o início de um novo tempo para a infância e adolescência do município O I Fórum Comunitário do Aracati, realizado nesta quinta-feira (23), no auditório da Escola Darcy Ribeiro, superou todas as expectativas. O encontro marcou o início de um novo momento para as crianças e adolescentes do nosso município. Estiveram presentes no encontro, a vice-prefeita Denise Menezes, secretários municipais, o delegado da Polícia Civil Wagner Luís, representantes de secretarias, a Comissão do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), a Comissão do Selo Unicef, representante do CMDCA, profissionais dos CRAS e CREAS e representantes de associações quilombolas da região.
O momento foi um espaço de encontro, de disseminação de informações e de diálogo sobre as políticas públicas municipais voltadas à infância e à adolescência. A comunidade pôde planejar e sugerir ações para serem trabalhadas ao longo da edição do Selo Unicef 2017/2020.

Para iniciar o momento, adolescentes integrantes do Nuca fizeram uma representativa leitura do cordel "I Fórum Comunitário". Logo, a palavra passou para as secretárias de Educação, de Saúde e de Cidadania e Desenvolvimento Social que enfatizaram a importância de se pensar na garantia dos direitos das crianças e adolescentes do município. O Delegado de polícia, Wagner Luís, ressaltou o trabalho de combate às drogas junto aos jovens e adolescentes.

E para colorir ainda mais a programação do fórum, o projeto Som da Vila, que desde 2007 realiza um trabalho social na Vila São Rafael, apresentou um lindo musical com as crianças do projeto.
O Diagnóstico do Município foi apresentado pela articuladora municipal do Selo Unicef, Andrea Pessoa. E, logo no final da manhã, grupos de trabalhos se reuniram e discutiram políticas sociais, analisaram ideias e ações para melhorar as condições de vida de nossas crianças e adolescentes ao longo da edição 2017/2020. As propostas e conclusões dos referidos grupos de trabalhos foram apresentadas ao público no início da tarde.

E para alegrar a tarde do fórum e encerrar as atividades, alunos da Escola Raízes e Asas mostraram muito talento e fizeram uma linda apresentação musical.
#Juventude 10/08/2018 SECRETARIA DA SAÚDE Agentes Comunitários de Saúde do Aracati contribuindo com a Busca Ativa Escolar A reunião dos Agentes Comunitários de Saúde realizada na manhã desta sexta-feira (10), no Pão de Santo Antônio, contou com a presença da Articuladora do Selo Unicef do Município, Andrea Pessoa, que destacou a importância destes profissionais na contribuição da Busca Ativa Escolar.

O que é a Busca Ativa Escolar?


A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM. A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes de quatro a 17 anos que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

A Busca Ativa Escolar faz parte dos indicadores sociais para validação Selo Unicef no município. "A nossa ideia em vir conversar com vocês é nos alinharmos enquanto profissionais. A Busca Ativa Escolar é responsabilidade inicialmente da Educação, mas contamos com a parceria de outros profissionais como visitadores, cadastradores, assistentes sociais que estão vinculados a outras secretarias, que estão à campo no dia a dia e irão contribuir enquanto profissionais e cidadãos para a identificação destas crianças e registro no formulário de alerta", destacou Andrea Pessoa, Articuladora Municipal do Selo Unicef.

Agentes Comunitários de
Saúde

O Agente Comunitário de Saúde é o profissional responsável por atuar na promoção e prevenção na saúde, mapeando e encaminhando pessoas ao serviço de saúde. O profissional trabalha 40 horas semanais e dentro de suas atribuições estão as visitas mensais nas famílias em cada região demográfica delimitada, chamada micro área. O Ministério da Saúde determina que cada agente acompanhe cerca de 750 pessoas, realizando visitas mensais nessas famílias.

Para Alberto da Silva Pereira, Agente Comunitário da microrregião do Tabuleiro, quem ganha com esta parceria são as crianças e adolescentes do município: "Toda parceria é necessária para se executar um trabalho de qualidade. Nós temos que abraçar com todo amor e procurar o melhor para os nossos jovens que são o futuro do nosso amanhã", afirmou.

"Vamos tentar trabalhar da melhor forma e ajudar o município a conseguirmos trazer o Selo Unicef. Se depender de mim, estarei abraçando
esta causa", ressaltou Francisca Maria Ribeiro, presidente da Associação dos Agentes de Saúde do Município.

"Esta parceria com os Agentes Comunitários de Saúde é fundamental porque eles perpassam por todas as áreas do município, desde a assistência social até o esporte. O Agente de Saúde consegue identificar em suas visitas se aquela criança ou adolescente está fora da escola, então, nesse momento, a nossa parceria é mui
to importante", comentou Aurilene Batista, Coordenadora dos Agentes de Saúde.

www.aracati.ce.gov.br
Emitido dia 04/05/2024 às 05:59:42