Notícias

Agentes Comunitários de Saúde participam de treinamento em primeiros socorros ministrado pelo Resgate Municipal

POR PORTELA | 02 DE OUTUBRO DE 2018 | 178
A Prefeitura do Aracati realizou, na manhã desta terça (02), no auditório da Escola Darcy Ribeiro, um treinamento em primeiros socorros voltado para os Agentes Comunitários de Saúde. O curso foi ministrado pela equipe do Resgate Municipal, que abordou os principais conceitos sobre primeiros socorros, identificação de riscos, perigos e acidentes durante o atendimento e orientações importantes sobre o que pode e o que não deve ser feito em situações de acidentes, sangramentos, perfurações, quedas, entre outros casos.

Segundo Aurilene Batista, Coordenadora dos Agentes Comunitários de Saúde, o treinamento foi uma oportunidade de preparação desses profissionais para as diversas situações que podem surgir durante os acompanhamentos das famílias: "Como os Agentes de Saúde trabalham diariamente na comunidade, muitas vezes eles se deparam com situações emergenciais, como quedas de moto, perfurações, entre outros. Então, com o curso, eles puderam ter noções básicas de como proceder em situações de emergência antes mesmo da chegada do Regate ou do Samu para o socorro da vítima nas comunidades em que trabalham", concluiu.

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) tem um papel muito importante no acolhimento, pois este profissional possui contato direto com a comunidade, permitindo a criação de vínculos e propiciando maior qualidade de vida e apoio às comunidades. O ACS é o profissional responsável por atuar na promoção e prevenção da saúde, mapeando e encaminhando pessoas ao serviço público de saúde. Em Aracati atuam cerca de 135 Agentes Comunitários, distribuídos na zona urbana e rural de todo o município.

 

Deixe seu comentário