Notícias

Prefeitura do Aracati realiza o projeto Cidadania na Escola Fundamental

POR SIMONE | 28 DE SETEMBRO DE 2018 | 281
A Prefeitura do Aracati, por meio da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, realiza todas as sextas-feiras, o projeto Cidadania na Escola Fundamental, que tem como objetivo a formação do cidadão através da emissão de Documento de Identificação (RG) para os alunos do quinto ao nono ano da rede pública do município e de cidades vizinhas.

O Vapt-Vupt é uma parceria do Governo do Estado com o Município do Aracati e realiza o atendimento dos alunos do projeto todas as sextas-feiras, onde é realizado o procedimento de recebimento de documentação, cadastro biométrico e emissão. Os alunos menores de 16 anos necessitam de um responsável para a assinatura de documento.

Segundo Rozamgilia Alves, Secretária da Junta Militar de Aracati, o projeto possibilita às crianças e aos jovens a formação e o exercício da cidadania "O jovem, desde cedo, precisa descobrir a sua própria responsabilidade, ter direitos e deveres. A cidadania é um direito de todos, e os jovens são representantes de uma geração que pode mudar a nossa cidade", comentou.

Nicolly França, aluna da escola da Vila da Volta, estava acompanhada de sua mãe e ficou bastante satisfeita com o projeto: "Gostei muito da ideia de ter um documento importante como este. Meu RG já vai ficar pronto na próxima semana e estou muito feliz", disse.

Documento de Identificação (RG)

O Registro Geral (RG) ou carteira de identidade é um documento emitido para cidadãos nascidos e registrados no Brasil e para nascidos no exterior, que sejam filhos de brasileiros. Serve para confirmar a identidade da pessoa e para solicitação de outros documentos. O registro é válido em todo o território nacional. A partir de setembro de 2012, a emissão da primeira via da carteira de identidade (Registro Geral/ RG) passou a ser gratuita em todo o território nacional, para todos os brasileiros.

Os alunos menores de 16 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis. Elizabeth do Nascimento, mãe da jovem Niccolly França, parabenizou a iniciativa: Essa ação é de grande valia. Com essa iniciativa a criança adquire o documento dela mais cedo. Minha filha tem somente 11 anos e já vai receber seu RG. A escola dela organizou a nossa ida com nossos filhos para o Vapt-Vupt, o atendimento foi rápido e com uma semana o documento dela já vai estar pronto, concluiu.

 

Deixe seu comentário