Notícias

Aracati participa do I Simpósio Nacional para Gestores da Atenção Domiciliar

POR PORTELA | 26 DE SETEMBRO DE 2018 | 521
I Simpósio Nacional de Gestão da Atenção Domiciliar foi realizado em Brasília entre os dias 18 e 19 de setembro e promovido por meio de um projeto em parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC). O Simpósio teve como objetivo discutir diversos aspectos referentes à gestão dos Serviços de Atenção Domiciliar com vistas a sua qualificação. Além disso, ele desencadeou outras ações de apoio à gestão dos serviços, a serem realizadas ao longo dos próximos dois anos.

O evento foi promovido por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC).

O Simpósio faz parte do projeto de Complexidade do Cuidado em Atenção Domiciliar e objetiva qualificar a gestão, os processos de trabalho e as equipes dos Serviços de Atenção Domiciliar (SADs), possibilitando o aumento da complexidade do atendimento ofertado.

O foco do Simpósio foi no debate das cinco principais questões relacionadas ao gerenciamento de um Serviço de Atenção Domiciliar em relação à Gestão do cuidado, do trabalho, da logística, do monitoramento e avaliação e do trabalho em rede intra e intersetorial.

A enfermeira Cristiana Gurgel coordenadora do Programa Melhor em Casa e a representante do Aracati no evento disse: "Gostaria de parabenizar e agradecer ao nosso Prefeito Bismarck Maia e Secretária Sayonara Cidade pelo excelente trabalho feito na Saúde do nosso município, e dizer do meu orgulho em fazer parte de tudo isso. O momento foi de extrema importância para o desenvolvimento e aprimoramento dos procedimentos realizados no domicílio, sobretudo avaliação e monitoramento dos indicadores, gestão do cuidado, a importância do trabalho em rede, entre outras temáticas. Essa troca de experiência com profissionais de todo Brasil só tem a acrescentar ao nosso serviço".

Cerca de 400 pessoas participaram do Simpósio, entre coordenadores dos Serviços de Atenção Domiciliar/Programa Melhor em Casa de todo o país, além de convidados ligados à temática de Universidades, outras áreas dos Ministérios da Saúde, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.

 

Deixe seu comentário