Notícias

Setembro Amarelo e a importância de prevenir o suicídio

POR PORTELA | 11 DE SETEMBRO DE 2018 | 170
Em todo o país acontece, no mês de setembro, a campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio. A Prefeitura Municipal do Aracati através da Secretaria de Saúde realiza diversas atividades durante todo o mês para prevenir esse mal que aflige todos os países.

No Aracati existe um CASPS AD (Álcool e Drogas) que atende a todas faixas etárias e é especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas e também um CAPS II que atende a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas. Existem equipes com Médico Psiquiatra, Enfermeiro, Psicólogo, Assistente Social, Técnico de Enfermagem.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são locais de serviços de saúde de caráter aberto constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial e são substitutivos aos hospitais psiquiátricos.

Na manhã de ontem (10), o Resgate Municipal realizou, com apoio do CAPS AD e CAPS II, uma capacitação de primeiros socorros com abordagem a tentativas de suicídio no auditório da Escola Darcy Ribeiro. O Dia D do Setembro Amarelo será comemorado na sexta, dia 14/09, no CAPS II com diversas atividades e aberto ao público.

No mundo acontece um suicídio a cada 40 segundos e no Brasil um a cada 45 minutos. A faixa etária dos 15 aos 29 anos, no país, os suicídios já são a terceira maior causa de mortes. Dados como esses tornam de grande importância o combate diário a esse problema social que cresce em nossa sociedade.

SERVIÇO:

CAPS AD : Rua Beni Carvalho, 1670.

CAPS II: Rua Beni Carvalho, 1928.

 

Deixe seu comentário