Notícias

Prefeitura promove Dia D de Mobilização de Combate ao Aedes Aegypti

POR SIMONE | 29 DE NOVEMBRO DE 2018 | 236
A Prefeitura do Aracati, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta sexta-feira (30), o Dia D de Mobilização Nacional de Combate ao Aedes Aegypti, que tem como objetivo promover ações específicas, no sentido de envolver servidores públicos e a comunidade, disseminando informações, envolvendo alunos e professores, promovendo a educação em saúde, ampliando e fortalecendo as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

As atividades visam alertar a comunidade aos riscos e ao combate ao mosquito transmissor das arboviroses. "O Dia D de mobilização contra o Aedes Aegypti vem coroar todo um conjunto de atividades articuladas que são realizadas no município durante todo o ano. As ações de educação em saúde, visam a prevenção da dengue, da Chikungunya e da Zika e estão sendo realizadas nas escolas, nos ambientes de trabalho, Unidades Básicas de Saúde e nos domicílios desenvolvidas por Agentes do Controle de Endemias (ACE), Agentes Comunitários de Saúde e por profissionais das equipes da Estratégia Saúde da Família, Residentes da Escola de Saúde Pública e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF", ressaltou Fabianne Róseo, Coordenadora da Vigilância em Saúde.

A programação do dia 30 de novembro contará com ações de educação em saúde sobre arboviroses nas atividades do NASF, visitas domiciliares dos ACE - Endemias, realização do projeto Escola Vai ao Cinema com exibição do filme "Romeu e Julieta nos tempos do Aedes", para alunos do 2º ano da Escola Darcy Ribeiro, mobilização nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e inspeção de prédios públicos municipais pelas Brigadas.

As ações visam atender as necessidades de saúde da população do Aracati de forma integral, além de combater os focos do Aedes que se encontram nas redondezas ou no próprio domicílio, prédios públicos, pontos estratégicos, como borracharias e cemitérios.

Incidência do Aedes

O mosquito Aedes prolifera-se durante o período da quadra invernosa, geralmente no primeiro semestre do ano - janeiro a junho - com picos entre março e junho. Porém, as ações de controle ao Aedes devem ser intensificadas nos meses de novembro e dezembro, a fim de reduzir a transmissão no ano seguinte. A população é uma grande aliada na prevenção e controle do Aedes, impedindo a proliferação do mosquito em suas residências e áreas abrangentes, principalmente dando destino adequado ao lixo e acondicionando a água de forma adequada.

 

Deixe seu comentário