Notícias

Prefeitura e Hemoce juntos na Campanha Nacional de Doação de Sangue

POR PORTELA | 29 DE NOVEMBRO DE 2018 | 214
A Prefeitura do Aracati, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) realizam nesta quinta-feira (29), das 8h às 16h, no Hospital Municipal Eduardo Dias (HMED, a Campanha Nacional de doação de sangue "Meu sangue é Rubro Negro".

A campanha nacional conta com o apoio dos Consulados do time do Flamengo de todo o Brasil. Em Aracati, o consulado Arafla está participando da divulgação e da mobilização dos doadores: "Somos um movimento espontâneo de Flamenguistas aqui em Aracati e estamos mobilizando torcedores até de outros times para estarem aqui hoje fazendo um bem ao próximo", comentou Davi Pereira Bernardo, representante do Consulado Arafla.

"É um trabalho social de extrema importância que o município do Aracati presta ao Hemoce e ao Estado do Ceará, que possui um déficit muito grande de bolsas de sangue. O Aracati estará sempre no olhar do Hemoce, como um município proativo, que sempre contribui nas campanhas de doação", ressaltou Sayoanara Moura Cidade.

Para técnica de enfermagem, Rosimeire de Sousa, a doação é um ato de amor: "Esta é a minha primeira vez. Meu pai sempre foi doador e foi ele quem me incentivou a doar. A doação é rápida, não dói, é só uma picadinha de leve. O mais importante é sabermos que estamos ajudando a salvar vidas", disse.

Após as coletas todo o material é encaminhado ao Hemoce, onde passará por avaliações para depois ser distribuído aos hospitais de todo o Estado. "As bolsas de sangue serão destinadas a 160 hospitais dentro dos 184 municípios do Estado. Aracati é um dos municípios que mais contribuem para manter o estoque alinhado para a demanda transfusional do Ceará. Estamos contando com as doações dos aracatienses e também da liga Arafla, que está apoiando esta causa", Assianne Leite, Assistente Social do Hemoce.

Quem pode ser doador?

Para ser um doador de sangue, basta estar saudável, pesar acima de 50 quilos, ter de 16 a 69 anos de idade, portar um documento com foto e comparecer ao SAE no HMED.

 

Deixe seu comentário