Aracati é um município do estado do Ceará, no Brasil, a 150 km da Capital cearense Fortaleza, fundada em 11 de abril de 1747 Teve o núcleo urbano sede do município tombado em 2000 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio nacional. É a terra onde nasceu o Revolucionário Eduardo Angelim, e também o romancista Adolfo Caminha, o primeiro bispo cearense, Dom Manuel do Rego Medeiros, o abolicionista Dragão do Mar, o ator Emiliano Queiroz, o pianista clássico Jacques Klein.

Aracati tem sua população estimada em 72,727 habitantes, e é um polo econômico de serviços, que conta com mais de 3.000 pontos comerciais, destaca-se pela produção da carcinicultura e pescado.

Durante anos a cidade recebeu empreendimentos de grande porte como: A fábrica E.B.B.A. (Empresa Bras. de Bebidas e Alimentos), Maris (Pescado), Sapatoterapia, o Aeroporto Internacional Dragão do Mar, Energia eólica e o Shopping Pinheiro: O Bom Vizinho, Aracati consolidou-se em 2014 como a cidade mais importante de toda a região e a que mais arrecadou. Em 2015 a cidade ficou entre os três municípios que mais geraram empregos no Ceará.

Aracati também é conhecida nacionalmente como o melhor carnaval do Ceará.

Muito conhecida pelas suas Praias como: Praia de Canoa Quebrada, Majorlândia e Quixaba dentre outras que fazem parte do município.