No início da tarde desta segunda-feira (25), foram realizadas na Câmara de Vereadores do Aracati, as Audiências Públicas de apresentação do relatório de avaliação do cumprimento das metas fiscais e gestão da saúde referentes ao segundo quadrimestre de 2017. A realização das audiências públicas é determinada pela Lei de Responsabilidade Fiscal, para assegurar aos moradores acesso a transparência das contas do município.

Os dados, apresentados pelo Assessor Contábil, Manoel Ernilton, fazem referência às receitas, despesas, fontes de arrecadação e áreas de destinação dos recursos, assim como as relações entre o orçamento e o volume de despesas já realizadas pelo município, para o cumprimento das metas fiscais, do segundo quadrimestre. Nas palavras do Assessor, demonstrar os relatórios em audiência pública é cumprir uma das partes da lei, reforçando uma administração transparente, aberta a população e autoridades legislativas, como vem sendo repetidamente defendida pelo prefeito Bismarck Maia.

Em uma análise feita pelo Secretário de Finanças, Gustavo Montenegro, o município vem tentando modernizar a parte contábil, orçamentária, fiscal e financeira. “Esse processo de reordenamento é gradativo. Obviamente, com todas as dificuldades, nós viemos apresentar alguns bons números que o município expõe nesse segundo quadrimestre”.

Ao final, o Secretário agradeceu a presença de todos os participantes e servidores que colaboraram para realização dos trabalhos apresentados durante o evento, reforçando a necessidade da participação da comunidade nos atos de gestão, colaborando na legalidade e transparência na execução dos recursos públicos.

Prefeitura Municipal do Aracati
imprensa@aracati.ce.gov.br