Carnaval de Aracati

Carnaval Cultural

Até o ano de 1940 0 carnaval de Aracati sempre mantinha a tradição de começar os festejos mominos 15 dias antes da data oficial. No sábado antes do carnaval iniciava com a chegada do Zé Pereira que era um bloco que animava o povão para a abertura do carnaval. Os homens vestidos de trajes que eram: uma túnica branca, onde pareciam com almas, um capuz na cabeça que não dava para conhecer a pessoa que o estava usando e na mão eles conduziam uma tocha de fogo. A animação era por conta da charanga cantando e tocando marchinhas e frevos.Os ensaios dos blocos eram até sexta e no sábado à noite os blocos já desfilavam pela principal rua da cidade Rua Cel. Alexanzito( Rua Grande).Desfilavam pelas ruas principais os blocos: Marújo da Orgia, Cana-Verde, Contradanças de Velhos, As Baianinhas (organizada pela saudosa Maria Baía), As Lanceiras, Odalisca, Bambas da Orgia, Cangaceiro Lampião e Maria Bonita, Malandro do Morro( homenageava a pequena notável Carmem Miranda), Caveira, Os Índios (fundado por Mané Caboclo, depois passou a ser organizado por Chiquinho dos Santos) e As Ciganas. Pela manhã desfilavam os tradicionais Papangus e à noite abriam os clubes; 7 de Setembro, Democrático e o Aracati-Club.

Os foliões jogavam lança perfume nas moças, serpentina e o confete pela manhã, à tarde saiam várias pessoas vestidas de Papangu, logo em seguida vinha Chico de Janes, Geraldo Cirino e uma mulher que se chamava Dora. Também havia um boi que só saia pela parte da manhã, Barra de Aço e Zé Pandeiro eram o boi e a catita e logo em seguida o Cabe Mais Um.

Não podemos esquecer das pessoas que fizeram parte da história do carnaval de Aracati como: Chico de Janes, Dora, Geraldo Cirino, Barra de Aço, Mestre Hermes, Antônio Nogueira Ponciano, dentre outros…

O último bloco de rua a ser criado em Aracati, foi Os Piratinhas da Santos Dumont (Organizado por Lourdinha de Mestre Hermes, composto em sua maior parte por crianças).

Os anos se passaram e o carnaval mudou um pouco, começaram a trazer Trios Elétricos. Antes de começar o falado mela-mela na rua principal, Cel. Alexanzito (Rua Grande) o primeiro bloco a desfilar era o Cabe Mais Um, em seguida vinha o Malandro do Morro, Caveira, Os Índios, As Baianinhas e Os Piratinhas da Santos Dumont. A abertura do carnaval era no domingo com a presença do rei Momo e a Rainha, o primeiro Rei Momo foi Zé Benício, um mês antes do carnaval, eles faziam a festa no clube para escolher o rei e a rainha do carnaval, depois de escolhidos os dois desfilavam no trio elétrico fazendo a abertura do carnaval. Era entregue a chave da cidade e desfilavam três ou mais dias de carnaval. Após a morte de Zé Benício seu sucessor foi Juarez que reinou durante 6 anos, sucedido por Coelho, Mauro Jorge, Netinho, Evandro e Ricardo.

Originalmente eram quatro dias de folia, mas devido a chegada de vários foliões na sexta-feira Aracati ficou com cinco dias de folia. Na quinta-feira saia a Banda Chico de Janes animando a cidade, hoje é o desfile dos blocos alternativos do carnaval de Aracati; Bob Esponja, Esquina Dos Artistas, A Praça é Nossa, Ação Reggae, Bloco Boa dentre outros…

Hoje existe o mela-mela com trios elétricos indo e voltando na Avenida Coronel Pompeu. Pela manhã os foliões curtem o carnaval na praia de Majorlânida, onde é armado um palco para as bandas tocarem, não existe mais o carnaval da Praça da Comunicação

Arquitetura e Urbanismo

Igreja Matriz

Paroquias e Igrejas;
Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Sede):
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos;
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos;
Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres;
Igreja de Nosso Senhor do Bonfim;
Capela de Nossa Senhora dos Navegantes (Nicho);
Capelo de Nossa Senhora das Graças (Instituto São José).
Paróquia Santo Antônio (Litoral);
Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Sertão).

Os principais eventos

Carnaval de Aracati

Festa da padroeira: Nossa Senhora do Rosário (8 de outubro)
Canoarte (julho),
Carnaval de Aracati (fevereiro / março),
Festa do Senhor do Bonfim (1 de janeiro),
Festa de São Sebastião (20 de janeiro),
Festa do Município (25 de outubro),
Regata de Jangadas de Majorlândia (outubro)
Festival Folclórico-cultural do Baixo-Jaguaribe (janeiro)
FESTMAR – Festival Internacional de Rua do Aracati – Instituto IACB
A Paixão de Cristo do Aracati – Largo da Igreja Matriz – Grupo Teatral Frente Jovem/Instituto IACB

Instituições culturais

Museu de Aracati

Palacete da Biblioteca Pública de Aracati
Biblioteca Municipal de Aracati
Museu Municipal de Aracati
Centro de Artesanato